Ir para conteúdo

México - Road Trip na Riviera Maia com fotos (Playa del Carmen-Akumal-Tulum-Coba)


JoaoSimoes

Posts Recomendados

  • Membros

Amigos,

 

Em Janeiro estive com a minha namorada e mais os meus cunhados (eramos um grupo de 4) na Riviera Maia e ficámos alojados na Playa del Cármen (empreendimento Playacar).

 

A Playa del Cármen é uma pequena cidade costeira de cerca de 100 mil habitantes e, a meu ver, é o local ideal para explorar a região. Para além de ter hotéis para todos os gostos (inclusive uma área de resorts de luxo), aqui os turistas não ficam confinados a relacionarem-se exclusivamente com outros turistas, podendo, para além de aproveitar as praias magníficas do caribe, conviver com mexicanos “verdadeiros”, ir a restaurantes mexicanos, discotecas locais…

 

Outra vantagem é que aqui é possível poupar dinheiro, já que é o local de onde saem os ferries para Cozumel, tem transportes públicos que o podem levar para outras cidades da região ou para os parques aquáticos e, para quem gosta, tem uma oferta maior de excursões que se pode negociar para baixar os preços (ao contrário de quem fica em hotéis isolados, onde a única opção para comprar excursões é através dos operadores turísticos que, sabendo que os turistas não têm acesso a outras ofertas, acabam por carregar nos preços e não os baixar).

 

Pessoalmente, quando viajo não gosto de excursões em grupo (quem as faz, passa muito tempo com outros turistas, tem de respeitar o ritmo de um grupo muito grande de pessoas e acaba por passar uma parte significativa do dia a recolher outros turistas nos hotéis quando podia estar a aproveitar, acabando por passar uma parte do tempo em paragens em locais para comer e comprar souvenirs que têm apenas interesse para o guia turístico que organiza a viagem e que recebe uma comissão dos donos destes locais para levar para lá o seu grupo de turistas). Por isso, sempre que as condições de segurança o permitem, prefiro alugar um carro, definir a minha rota e ir à descoberta ao meu próprio ritmo.

 

Nesta região do México, alugámos carro e ficámos com a noção de que, desde que se sigam as regras básicas de segurança e se respeitem as regras de trânsito(atenção ao cumprimento dos limites de velocidade e ao local onde estacionam o carro), alugar carro é seguro e uma opção que para além de ser flexível, é também económica.

 

Num dos dias que alugámos o carro, fizemos um trajecto que gostava de partilhar e sugerir como programa para 1 dia:

 

1) AKUMAL - Saímos cedo do hotel, enchemos as mochilas com comida do bufet do pequeno almoço e pusemo-nos ao caminho. Às 10h já estávamos em Akumal, um sítio recomendado por um mexicano que conhecemos por lá. Akumal é uma localidade costeira a 40kms a sul da Playa del Cármen que não é muito referenciado nos roteiros turísticos, mas que foi uma das experiências mais espectaculares da nossa estadia. Akumal tem uma pequena barreira de coral acessível da praia com muita vida marinha, onde é possível a CUSTO ZERO qualquer pessoa sem experiência fazer snorkling e nadar em mar aberto ao pé de tartarugas gigantes, raias, lulas e muitos tipos de peixes!!! Na praia há um centro de mergulho onde é possível alugar a preço muito reduzido equipamento de snorkling ou mesmo utilizar os serviços de um guia especializado. Nenhuma das pessoas do nosso grupo tinha experiência anterior de snorkling e, por isso, optámos por mergulhar acompanhados por um guia (foi cerca de 12USD por pessoa com equipamento incluido)... foi uma experiência inesquecível! Como tenho dificuldades em descrever o quanto esta experiência valeu a pena, deixo um link com o vídeo de um turista que filmou a experiência na praia de Akumal (

), bem como o link do centro de mergulho de que vos falei, que penso ser o único naquela praia (http://www.akumaldiveshop.com/). Mas se escreverem akumal na pesquisa do youtube, vão obter muitos vídeos com exemplos desta experiência.

 

2) TULUM – 30 Kms a sul de Akumal fica Tulum, onde chegámos por volta das 12h. Se chagarem lá de carro, estacionem perto da entrada e dirijam-se à bilheteira onde podem comprar os bilhetes para visitar este magnífico sitio maia por cerca de 4USD (52 pesos mexicanos). Felizmente, não apanhámos nenhuma enchente de turistas, talvez porque visitámos o local durante a hora do almoço. Como já há muita informação sobre Tulum neste fórum, não me vou alongar muito na descrição, mas não posso deixar de dizer que o mergulho na praia com as pirâmides maias como pano de fundo é imperdível e vai ficar na minha memória por muito tempo :-)

 

3) COBA – 40kms a oeste de Tulum fica Coba, onde chegámos por volta das 15h30m. Também estacionámos à porta e pagámos mais 4USD (52 pesos mexicanos) para entrar neste sítio maia que, estando situado no meio de uma floresta tropical, tem uma paisagem totalmente diferente da de Tulum (que fica na costa do Caribe) e é conhecido por ter a segunda mais alta pirâmide do mundo Maia, com 42 metros de altura, onde, ao contrário do que acontece por exemplo em Chichen Itza e Tolum, É POSSÍVEL SUBIR À PIRÂMIDE. Como estávamos meio apertados de tempo quando chegámos, alugámos bicicletas para visitar o sítio, o que recomendo porque as distâncias são longas para serem percorridas a pé, havendo mais locais de interesse para além desta pirâmide, como os templos maias, o campo de jogo ou o observatório astrológico. A experiência foi fantástica e, para fechar o dia, tivemos a sorte de apanhar um pôr-do-sol lindo, que nos fez companhia enquanto observávamos em silencio a vista indescritível daquela selva tropical de perder de vista.

 

Quando saímos de Coba ficámos com aquela sensação que não temos muitas vezes na vida de que tínhamos acabado de viver um dia perfeito, em que não mudávamos absolutamente nada. Por isso, terminámos o dia exaustos, mas com um sorriso na cara que ia de orelha a orelha e memórias que vamos guardar para sempre.

 

Antes de terminar, deixo uma referência aos custos, por pessoa, que tivemos neste dia (relembro que éramos 4):

 

• 1 dia de aluguer do carro com seguro contra todos os riscos = 60USD/4 pessoas = 15USD;

• Gasolina para toda a viagem = 30USD/4 pessoas = 7,5USD;

• Aluguer de material de snorkling com guia em Akumal = 12USD;

• Bilhete de entrada em Tulum por pessoa = 4USD;

• Bilhete de entrada em Coba por pessoa = 4USD;

• Aluguer de bicicleta em Coba = 4USD.

 

Feitas as contas (alimentação à parte, porque levámos do hotel), pagámos cerca de 46 dólares por pessoa, o que, considerando os locais que visitámos e a experiência inesquecível que vivemos, é um preço imbatível!

 

Para além dos locais que visitámos e dos mexicanos de todas as idades que conhecemos, partilhei esta viagem com companheiros de jornada muito animados, divertidos e com muito boa onda, o que ajudou bastante a enriquecer ainda mais esta experiência. ::otemo::

 

Espero que este relato possa ajudar-vos a planearem a vossa viagem, mas se tiverem questões adicionais que eu possa esclarecer, cheguem-se à frente.

 

Beijos e abraços,

João

 

FOTO-REPORTAGEM:

 

Foto 1) Akumal - Preparados para nadar com tartarugas :D

20100403160926.JPG

 

Foto 2) Tulum - Ruinas Maias

20100403160939.JPG

 

Foto 3) Tulum - Vista da praia, desde as ruinas

20100403160954.JPG

 

Foto 4) Tulum - Vista das ruinas, desde a praia

20100403161026.JPG

 

Foto 5) Coba - Preparados para subir às pirâmides (ao contrário da maioria das pirâmides maias do méxico, estas é possível subir)

20100403161034.JPG

 

Foto 6) Coba - Foto do topo da pirâmide maia, com a floresta tropical ao fundo

20100403161041.JPG

 

Foto 7) Coba - Fotos dos percursos de bicicletas que é possível fazer, por entre ruinas maias ::mmm:

20100403161459.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Olá, onde vocês ficaram hospedados? Tem dica de albergue? Vou pra lá em junho. Muito legais as fotos!!!

 

Bom dia Rafa,

 

Como viajei desde Portugal e o México é um destino de férias popular, as agências de viagens daqui têm pacotes muito competitivos que incluem voo charter e hotel com tudo incluído que acabam por ser mais baratos do que comprar os bilhetes de avião num voo regular e fazer a reserva do hotel em separado.

 

As opções de hotel para viagens neste tipo de pacotes acabam por ser limitadas e, de entre as opções que tínhamos, acabámos por optar pelo Hotel Riu Palace Mexico, que é um excelente hotel all inclusive em primeira linha de praia que te dá a oportunidade de utilizares sem custos adicionais os restaurantes, bares, discotecas e actividades dos 5 hotéis desta cadeia que se encontram no mesmo empreendimento (visita o link http://www.riu.com/pt/Paises/mexico/playa-del-carmen/hoteles_en.jsp para veres o que cada um dos hotéis oferece). Adicionalmente, num dos dias fomos até Cancun e, como tínhamos as pulseiras all inclusive do nosso hotel, acabámos por almoçar e jantar, também sem custos adicionais, nos restaurantes dos hotéis da cadeia Riu de Cancun.

 

Apesar destas vantagens aparentes, naturalmente que se não tivesse comprado esta viagem num pacote de agência, nunca teria ido para um hotel como este, essencialmente porque haverá com certeza opções muito mais baratas e também porque nestes hotéis ficas apenas em contacto com outros turistas. São sítios muito cómodos, onde não falta nada, mas o México está lá fora por descobrir…

 

Gostei muito da experiência no Hotel Riu Palace Mexico, mas a verdade é que na Playa del Carmen há uma oferta muito variada de hotéis, quer em termos de qualidade, quer em termos de preço. Por isso, aconselho-te a pesquisares em função do tipo de experiência que quiseres ter durante os dias que quiseres passar por lá.

 

Espero ter ajudado, mas se não tiver sido suficientemente claro ou se puder ajudar em mais alguma coisa, diz.

 

Boas férias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em Cancún tem a zona hoteleira mas tudo lá é muito caro, no centro existem hotéis e pousadas mais econômicas.

 

Para ficar em Playa del Carmem tenho duas dicas de hostel:

 

- Los Colores Mexicanos (U$13)

- Youth Hostel Playa (US$10)

 

Os dois estão próximos ao terminal de ônibus e tem boa estrutura. Não gosto de fazer reservas mas nesse caso é bom se precaver, estive lá no mês passado e fiquei no segundo (o primeiro estava lotado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá gente!!

 

No final do ano eu e mais 4 pessoas estamos indo pra peninsula de yucatan.

Gostaria de saber os melhores lugares para dormir em Tulum e Playa del Carmen!

 

Agradeço pelas informaçoes....estou procurando e vendo alguns comentarios mas nao to achando nada legal.

 

O legal seria bom e barato hahhaha

 

Em tulum queriamos ficar naqueles cabanas e o que estou achando estao caras de mais e a estadia minina é de 7 noites.

 

 

Gostaria de conhecer outros hostel alem desses : Los Colores Mexicanos (U$13), Youth Hostel Playa (US$10)

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Oi João adorei o seu relato e as fotos ficaram incríveis. Vou fazer o seu roteiro de carro Akumal-Tulum-Coba. Vc acha que dá para chegar em Chichen Itza ou ficará muito corrido.Vou para Cancún- Riviera Maya em 21-29 julho e gostaria que vc me ajudasse a montar o meu roteiro. Comprei no Groupon um pacote Cancún 4 noites Hotel: Oasis Palm Beach e Riviera Maya 3 noites: Hotel Sandos Caracol por 9 dias e 7 noites com aéreo, hotéis all inclusive,traslados, Assistência de embarque nos aeroportos de São Paulo e Cancún,Seguro Viagem. Valor: R$ 2.448,00 mais taxas de USD 147 dos aeroportos não inclusa. Como é all inclusive quero aproveitar ao máximo os hotéis por isso vou fazer só alguns passeios desta vez. Vou com meu marido. Basicamente quero fazer um mergulho autônomo Cozumel, conhecer Chichen Itzá, Akumal-Tulum-Coba, mergulhar com tubarão baleia,nadar com os golfinhos. Minha dúvida é como fazer este roteiro aproveitando o máximo de meu tempo. Pelo mapa em Cancun vou mergulhar com tubarão baleia na Ilha Cantoy,nadar com os golfinhos e conhecer Islá Mujeres e em Riviera Maya conhecer Chichen Itzá, Akumal-Tulum-Coba, cenote Dos Ojos e mergulho em Cozumel. Devo incluir mais algum atrativo imperdível? Não quero balada nem compras. Sou mergulhadora e vou levar meus equipamentos básicos. No mar, em frente aos Resorts, dá para ver a vida marinha com a máscara de mergulho? Quais passeios posso fazer junto para aproveitar melhor o tempo? Devo alugar um carro para agilizar? É fácil de achar os atrativos de carro? É melhor eu pagar os passeios em dólares ou pesos? Se vc puder me ajudar a montar o meu roteiro desde já agradeço. Ufa desculpa o jornal !!!! ::mmm:

 

Eros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...