Ir para conteúdo

Mochilando BOLÍVIA - PERU (first Trip) <3


Posts Recomendados

  • Membros

Pra reunir todas as informações e dividir com algumas pessoas que me perguntaram sobre minha viagem, resolvi postar nesse site MARA todas as coisas que se passaram comigo e que pode ajudar quem deseja fazer uma viagem no mesmo estilo.

 

Inclusive, SUPER recomendo este site pra pessoas que querem ir pra todo lugar do universo. Aqui existem relatos reais de pessoas que têm de pouco a muito dinheiro, pouca ou muita frescura (eca!) e muita muita disposição em ajudar. Então, valews mochileiros do mundo! ;)

 

Foi minha primeira viagem mochilando, então pesquisei tipo MUITO antes de entrar num avião com destino a felicidade. Comecei com muita ansiedade e muito medinho, porque mal mal viajo para dentro do Brasil, uma viagem internacional fez meu estômago nascer várias borboletas.

 

Então, antes de sair do Brasil tinha todo o roteiro estritamente traçado (não recomendo), quase que conhecendo todos os lugares que ia visitar de tanto ler sobre eles (não recomendo).

 

Para os viajantes de primeira viagem (frase estranha, mas não sou esquisita!) tenho umas dicas essenciais da VIDA. E tenho três regras básicas e MOR que eu entendi que todo viajante tem que ter é:

 

NÃO SEJA PRECONCEITUOSO!

Abra sua mente. Viajar é: além de conhecer outros lugares, pessoas, culturas. É também um conhecimento próprio. Então se livre de tudo que te impeça de abrir seu coração.

 

NÃO TENHA MEDO!

Existem pessoas ruins e lugares ruins e coisas ruins do lado da sua casa, em todo lugar do mundo. Mas o medo além de não te trazer benefício nenhum, te impede de descobrir coisas super legais. Tá, não seja radical e saia ai dando moleza pra tudo, espero que tenha entendido a dica.

 

NÃO SEJA ESPERTÃO!

Claro, ninguém quer ser passado pra trás. Mas, quando você evita demais isso você começa a se sentir o maioral e começa a tentar passar os outros pra trás. Isso não é legal, perder um cadinho aqui ou ali, (cadinho viu gente? pesquisar é muito importante), não faz mal a ninguém. Te digo uma coisa: Banque, pague, desencane, se não vai passar a viagem inteira sofrendo com o mal do: "Eu preciso ser mais esperto que todos!" E imprevistos acontecem, por mais esperto que você seja, não dá pra saber tudo!

 

Depois das dicas básicas, segue meu roteiro:

 

02/10

 

Peguei um avião RJ - Corumbá-MS

Corumbá faz fronteira com a Bolívia, então peguei um TAXI do aeroporto até a fronteira, aí desce, carimba seu passaporte, tira uma foto linda na ponte da fronteira e pega um TAXI pra estação do Trem Oriental.

Procure BEEEM por um restaurante, a partir deste ponto as comidas ficam TENSAS.

Quis andar no trem da morte, pois os relatos que tive, é de ter um contato incrível pra já chegar quebrando os preconceitos. Eu peguei o trem durante a noite, a viagem até Santa Cruz dura aproximadamente 13 horas, dormi a noite toda então, perdeu o propósito. Dizem que é legal pegar durante o dia e já ir vendo as paisagens, curtindo o povo boliviano e tudo mais (info. baseada em outros relatos).

 

03/10

 

Chegando em Santa Cruz, fique chocado(a)! Sim, a cidade é estranha pra quem vê a primeira vez. Mas depois você repara bem, é tipo o centro do RJ ou BH. Meeessmos povos querendo te vender até a avó e comendo fritura e coisa estranha. Hahaha, (não tem nada pra fazer lá a não ser olhar a paisagem da parte ryca da cidade ou viajar nas comidas (bem estranhas).

Fui pro Aeroporto e peguei um vôo pra La Paz (existem vários outros meios de transporte para este trajeto).

Chega em La Paz filhona e filhão, e descansa. Não tenta achar que você é um super atleta e vai pedalar por toda a cidade, porque a altitude você só sente mais tarde. Não beba mais do que 3 garrafas de cerveja pois se não você vai achar que é o batman e querer voar pela janela de tão locãoo! Acho que a altitude afeta aí também.

Eu escolhi o hostel LOKI e não escolheria outro, melhor estadia EVER da trip, com as melhores pessoas EVER pra conhecer, com as maiores loucuras e festas super animadas! Com caminha gostosa e banho super quentinho. Enfim, te convenci: eu sei.

 

04/10

 

Dê rolê na cidade, conheça o mercado, faça Walk tour, ande de teleférico, vá no centro, nas praças principais. Aproveite que você não está de ressaca (pois é, não rolou comigo, tava super de ressaca e só consegui ir no mercado). Faça tudo devagar, porque tudo cansa. Todos os morrinhos, e aproveite nessa andança para fechar os passeios que deseja fazer. Os Hostels geralmente têm pra você não precisar sair, mas não custa pechinchar pra ver se acha algo mais barato.

 

05/10

 

Chalcaltaya

É uma antiga estação de ski, a mais alta do mundo, serve pra você ir lá sofrer pra subir ela, chegar leeeemmm cima, ficar bem feliz que conseguiu e descer. Enfim, quem quiser saber mais pesquisa, mas é TOP. Paisagens topsss, fotos tooppss, e tem gelo. Então, te convenci Tipo: tem que visitar. É incluso na maioria dos passeios o Valle de La Luna, não é tão legal quanto o monte gelado na cordilheira dos Andes, mas você já pagou, você já tá lá. Então, se joga!

 

06/10

 

Nesse dia não aguentava nada. (tive uma noite daquelaaas, beeem legais e divertidas e lindas e engraçadas e na memória). Mas, tem um super passeio bem maneiro nas Ruínas de Tiwanaku. Eu queria ter ido, mas tava morta. Sou bem fraca. Aí eu misturo Altitude + bebidas + bebidas e + bebidas. Sendo bem feliz com tudo isso. Contentei-me em só ficar curtindo La Paz. Mas faça o passeio, vale a pena, segundo relatos de terceiros.

 

07/10

 

Fui radical, fui bem radical, fui radical deMAIS! Mas eu sobrevivi a Carretera de La Muerte, ou death Road. Ou (o dia mais top e cansativo e com mais adrenalina). Esta é a minha definição. É o passeio mais carinho (180 reais +ou-) MAAS, valeee bemmmm a pena! É MUITO maneirinho! Super radical.

 

08/10

 

Partiu para o lago mais lindo, alto, gelado, colorido, delicioso e abençoado deste mundão todo eu fui para o Lago Titicaca! (De Bus), são umas 4 horinhas de viagem, você pega barquinho, dorme, acorda, vê paisagem só lindonaaaaaaaaaaaa! Já quase na fronteira BO-PE. O lago é lindo, Copacabana é uma cidade beeem pequenininha, de umas 10 ruas haha, mas é tipo a praia deles. Eu andei e fui descansar. Não tava legal da minha aventura super radical. Mas quem for um cadinho menos preguiçoso que eu , consegue ficar lá no lago só olhando pro nada e curtindo esse momento playa Boliviana!

 

09/10

 

Fui visitar Isla Del Sol, tem de ir, tem de fazer trilha, tem de dormir lá! REALLYYYY! A ilha é linda, atravessar ela é supeeeeeeeer cansativa, mas é super linda. O povo fala que são 3 horas de trilha, não fique triste se você fizer em 5. É quase a mesma coisa né? Dorme lá e come lá. Escolhe um restaurante bacaninha. Tanto do lado Sul ou Norte. Não sei se têm tanta diferença começar de um lado pra dormir no outro ou vice-versa. A ilha é só MARA VIDA!

Têm outra ilhazinha lá, Isla de La Luna (eu acho), mas como ia embora pra Puno no dia seguinte, não pude visitar. Se você tiver mais um dia, visite no bate e volta, dizem que vale a pena.

 

Então, acabou Bolívia.

Sobre lá algumas dicas:

 

- Alimentação:

A comida é estranha, SIM. Mas as pessoas lá amam, perna de porco inteira, sucos em saquinhos que saem de baldes que ficam nas ruas, salgados estranhos que são pegos com a mão e entregues a você, sopas beeeeeem cabulosas que você nunca vai descobrir exatamente o que existem nelas. Não critique, se não gosta não come né não? Você acha um Mc Donald e umas comidas globalizadas lá.

 

- Clima:

É frio predominantemente, mas faz sol. Tem que ter protetor solar, protetor de boca, muita manteiga de cacau, principalmente para os passeios. Leve blusa de frio e roupa térmica pra subir o monte e fazer a trilha na ilha, mas carregue roupas leves pra depois disso. É estranho, mas você acaba sentindo calor no meio do frio. Use gorrinhos e protetores de garganta, ninguém quer ficar de cama né?

 

- Outros:

De resto, seja muito feliz, meninas não podem ser fresquinhas. Aceite que isso é uma trip e você só tem que aproveitar. Faça muitos amigos, muitos amigos divertidos, amigos pra vida! E Bolívia fica sempre com saudades de você assim como você vai ficar pra sempre dela. Aproveite a história, aproveite a cultura, entenda as mulheres mais fortes do país (Las Cholas), abrace e tire foto com as crianças mais fofinhas. Seja beem, beeem feliz.

 

- PARA MENINAS:

 

Leve pouca roupa, quando você achar que é suficiente, diminua pela metade, a não ser que queira fazer um desfile de moda lá, a maioria das minhas fotos são com as mesmas roupas, não precisa ficar bonita, a paisagem fala por si só. Só leve maquiagem se você REALMENTE não vive sem, porque MEO, na moral manô. Totalmente dispensável. Senti falta de um sapatinho fechado pra sair a noite, podia ser tipo uma Alpagatas. Sempre sai de chinelo e meia, maas, me senti gata ::hahaha:: #ALOKA dica essencial: leve lencinhos umedecidos, pro rosto, pro corpinho e pra ela <3 muito amor e cuidado com a gente né? Tem horas que ficamos tempos na estrada, sem papel no banheiro, sem banhozinho, então não custa! Se for fresca, nem pense em fazer mochilão, vai visitar Paris. De mais, se jogue lindamente com seu cabelo gorduroso (difícil lavar sempre) e com sua pele uma bosta de ressecada. Passe bastante hidratante.

 

Mil beijos Brasel, amo demais meu lugarzinho tanto quanto amo o lugarzinho dos outros ::love::

 

___ ADENDO: Várias pessoas que visitam a Bolívia, fazem o trajeto até o Salar de Uyuni. É o lugar mais visitado atualmente na Bolívia, um deserto todinho de Sal pra você tirar as fotos mais gatas e postar no insta com várias curtidas. Porém, meu roteiro já estava fechado antes e o meu ponto alto da viagem era Machu-Pichu no Peru. Não teria tempo pra visitar o Salar. Mas, já tenho um roteiro montadinho pra conhecer essa belezura, que pretendo ir logo logo.

 

::sos::

NÃO QUIS ESCREVER VALORES, DICAS DISSO E DAQUILO PORQUE FOI A PRIMEIRA VIAGEM, MUITAS COISAS EU MUDARIA PRA ECONOMIZAR MAIS, MAS NESSE MESMO SITE, EXISTE UMA PORÇÃO DE GENTE TE DANDO TUDO BEM MASTIGADO. Aqui vai só uma dica de roteiro, barato (não foi caro +ou- 1500 apenas Bolívia) pra você seguir, achei bem elaborado apenas :)

 

Eu vou escrever sobre o Peru num próximo post!

 

:arrow::arrow: @isadoraprochaa

Segue lá no insta, curte, comenta, dá status! Hahaha

Compartilha cmg sua história Tb!

 

:arrow: Desculpe os erros gramaticais, concordâncias e babaquices, mas eu faço engenharia!

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Peru, peru, peru, talvez algum ceviche caia melhor que tudo.

 

GentY! ::love::

 

Apesar de achar que toda a inspiração foi utilizada ontem no relato da Bolívia, não posso deixar de contar desse lugar super, mega, top, master, blaster e extremamente preparado para o Turismo.

 

Se você quiser aventura, tiver dinheirinho como os meros mortais do planeta Brasil e tiver afim de uma viagem cultural, cheia de coisas e lugares lindos pra conhecer, com pessoas super preparadas pra te ajudar e ablar で all linguas.

 

Vá pro Peru. Mas não se esqueça das super dicas básicas, elas são importantes também em viagens chiques, chiqueréssimas e chiqueirinhas (rs)!

 

Continuando então em: roteiro

 

10/10

 

Voltei da ilha cedinho da Bolívia, amando as paisagens lindas e maravilhosas que conheci <3

 

Aí, chegou o momento de ter mais um carimbinho no nosso passaporte, (fala sério, é o doc mais foda que temos).

Ai, de copa eu peguei um BUS pra Puno no Peru, são 4 horinhas de viagem que eu me lembro! Fui à noite, ai cê entra no busão, desce do Busão na fronteira, carimba seu lindo passaporte na migração, entra pro busão e segue feliz. Eu cheguei a noite em Puno, só fui pro meu hostelzinho e já combinei o passeio do dia seguinte.

Ah, foi a primeira vez que tomei café da manhã decente, uma gracinha de senhorzinho ;)

 

11/10

 

Fui visitar Isla Del Urus, uma história incrível de um povo bem bacana e bem característico. Achei meio turistão assim, te cobram por TUDO. Mas saber da historinha das totoias, de como são feitas as ilhas flutuantes no lago titicaca e as belas fotos que você tira é bem legal. Fiz amizade com uma turmina super divertida, o passeio é bem rapidinho, então voltei e fiquei de bouas conhecendo Puno e fiz amizade com o MAIS apaixonante morador da Holanda! Divertido demais e super paciente com meu inglês. Ele é tão gente boa que consegui passar o dia todooo só conversando em inglês com ele. PROVEI MEU PRIMEIRO PISCO (pasmem! a bebida é sensa e tem ovo CRU) Nesse mesmo dia peguei um BUS pra Arequipa.

 

12/10

 

Gente, Arequipa é incrível, eu super recomendo fazer o Free Walk Tour e conhecer a história. Foi lá que eu conheci a Tessa, linda, Holandesa também. Na boa, preciso mudar pra holanda, que esse povo de lá é muito MARA. Arequipa é uma cidade com culinária incrível, umas batatas pretas mais gostosas da vida (comam) e bem estilo européia também. Foi colonizada por eles. Foi dia de muitas fotos, (tessa ama fotos), de ser famosa, fomos assediadas no mercado, foi demais. E de quase ir rolando pra casa (A comida no Peru é o que eles tem de mais gostoso).

 

13/10

 

Dia total morto, mas em Arequipa, faça o passeio para Coca Cânion. É lindo, as fotos é demais, todo mundo que vai morre de amores! ME ARREPENDI SUPER de não ter feito. E agora vou custar a voltar a fazer. Nessas trips tem que conhecer tudo, porque né? A gente que é pobre custa a repetir os mesmos roteiros. A noite voltei pra Puno porque ia começar a viagem mais histórica e emocionante do mundo.

 

14/10

 

Esse dia tava marcado desde antes de eu pensar na viagem, eu iria conhecer Cusco, mas melhor que isso, eu iria num trem de luxo. Cara, brother, my friend! PEGA ESSE TREM. Ele é bem caro (sim, 170 OBAMAS) tudo free, o café da manhã é free (e delicioso) o pisco e uns tira gostos são free (e delicioso) a entrada, o almoço e a sobremesa são free (e delicioso) o chá, os bolinhos e os docinhos são free (e delicioso) as cusquenas não, mas a gente paga um precinho só pra beber essa delicinha! Têm dança, têm música, têm SÓ PAISAGEM PARADISÍACA. Então, vão dizer que absurdo, mas eu sou muito feliz com meus 17 Dólares por hora investidos numa passagem de trem.

 

15/10

 

Ida a Machu -Pichu, nós meros mortais e trabalhadores desse mundo precisa se preparar pra esse passeio. Da mesma forma que cê desbanca 100 Dilmas só pra entrar num bondinho pra ir no Cristo Redentor. Em Machu-Pichu você desbanca alguns bons OBAMAS pra chegar a conhecer essa maravilha do mundo. Eu fiz um roteiro, mas gostaria de fazer totalmente o inverso do que fiz (Veja o roteiro recomendado no final do post). Nesse dia eu peguei o famoso passeio pro Valle Sagrado (pisaq + Ollantaytambo + Chinchero) mas fui abandonada em Ollantaytambo, com destino a Águas Calientes (cidade de acesso a MachuPichu). Ainda bem que eu tava com duas gatas, sensuais e amigas do meu coração, que me fez rir muito, divertir muito e ser muito feliz nesse dia. (Vou sempre falar dos amigos da vida)

 

16/10

 

Tinha o meu ingresso pra Machu-Pichu comprado pra esse dia (tem que comprar pelo menos 2 meses antes da aventura). Acorda bem cedinho 3 da manhã, se quiser subir a pé (vá na fé) mas se tiver comprado alguma montanha (Huayna Pichu ou Machu Pichu) sugiro ir de Busão, se não chega no fim do dia mortinho pra voltar pra casa e tomar uma cusquenha com uma boa pizza! Geeenty, fiz a trilheira maluca, subi a montanha (Huayna Pichu), morri várias vezes (ou ao menos achei que sim) mas cheguei na Pedra Mais ALTA! É beeeeeeeeeeeeeem emocionante, é beem cansativo mas é tipo, uma vibe do c a r a l h o chegar lá em cima. Com sua super nova frienda (ladrona corintiana) então é mais animado. Bom, quando fui descer fudeo tudo, choveu pacas, contratei um guia pra eu conhecer a histórinha de machu-pichu (mesmo que quase já tenha lido sobre tudo) e as fotos ficaram uma verdadeira merda. Mas brothers, uma dica, pra quem não se interessa por história, na moral, nem vai! Machu-Pichu é espiritual, é mágico, a sua história têm uma razão inexplicável (sim, isso é contraditório). Então, só curte quem curte essas paradas! Você olha e pensa, caralhooooooo manow, eles já pensavam assim antes! hahaha [é bem assim mesmo] os quechuas são fodás!

 

17/10

 

Nesse dia fiquei visitando Cusco, comendo muita comida boa, (porraaannn, lá tem muita comida boaaa). Tudo que não comi na Bolívia, eu engoli no Peru. Andei com minhas amigas lindas braziliense e paulistana gatas e sexys (já falei delas antes), é demais fazer amigos, na moralz! A gente tava bem de ressaca por que nos jogamos na noite passada na boate (mama africa, crl, não vá, é bem merda) mas a gente se divertiu bastante! Eu perdi meu cartão pro caixa eletrônico, tô até hoje sem ele pq os bancos tão em greve, mas nem quero saber disso agora! Aqui no mar não aceita mesmo!

 

18/10

 

Last Day, bem triste! Morri de inveja de todas as pessoas que estavam chegando, de todas as pessoas que ainda tinham várias coisas pra conhecerem. Mas, tentei aproveitar meu dia. Fui em Maras e Moray conheci esse labo mara de agricultura e essa salineiras topppsss! Nesse dia fizemos tour cervejeiro e graças aos meus amiguinhos consegui todas as etiquetas pra minha coleção ;) Aamo esssas amizades. Comi Cuy! Bem estranho, mas maneiro. Fui no bar, me joguei, fui no PUB mais alto do mundo. Ah, foi uma delícia. NAA.DAA a reclamar.

 

19/10

 

Ai cê quase perde o taxi e o segurança tem que invadir seu quarto pra te acordar às 4 da manhã porque seu taxi tá te esperando. (sério, isso aconteceu de verdade) ::quilpish:: ACORDA ISADORA, VEM VER O MUNDO AQUI DE FORA! Ai cê quase chora, agarra no pé da cama, pede por favor pra ser mentira e aquilo ser um sonho. (não, você pula da cama e foge correndo pq pagou bem caro pra perder um voo de volta pro Brasel.) Aí cê faz a típica foto do passaporte, com passagens e café e quase lança o programa de volta pra sua terra (só que nesse caso você não tá feliz). E vem, vem voltar pra realidade porque o sonho acabou.

 

 

Essa viagem foi a melhor primeira viagem inesquecível da vida. E eu super recomendo demais pra caralho!

 

 

Roteiros sugeridos que você vai encontrar super dicas nesse mesmo SITE e eu comprovo que sim, são bons roteiros.

 

PARA CUSCO:

 

Você chega e conhece a cidade (Walk Tour, museus, catedrais, etc) LIKE A TOURIST, aí você no dia seguinte vai pra Maras e Moray, se tiver mais dias você conhece outras ruínas. Ai cê vai pro Valle Sagrado um dia antes de Machu Pichu e por último você conhece Machu Pichu. [porque depois que cê vai pra Machu Pichu, os outros lugares, em relação a HISTÓRIA apenas, deixam um pouco a desejar. Em relação a fotos é tudo lyndo amiguinhos] Deixa um diazinho a mais pra voltar pra Cusco e comer, conhecer outros lugares que não sejam tão turísticos como os museus, tipo bares, restaurantes, e curtir com suas novas amizades que fatalmente (ou não) você terá!

 

Outra super dica se você for viajar pra caralho é fazer a trilha Inka ou a trilha Salkantay. (É DESAFIADOR E SENSACIONAL) todo trilheiro ama, se joga, e bate no peito com muito orgulho que conseguiu. (Mas são de 4 a 5 dias de muito sofrimento). E tem que reservar tipo SUPER ANTES, é bem salgado o preço, mas nunca deixará de ser um puta investimento!

 

 

Galera do meo lindo Brasel, e amigos da Dilma.

 

Tirando o fato do real ter desvalorizado muito na época em que eu estava viajando, e o dólar está bem carinho, eu gastei um cadinho mais! ::toma::

 

Mas, de todo modo, não deixa de ser uma trip barata comparada com outros destinos!

 

Resumindo sobre isso, disse que não daria dicas acerca de grana, porque foi a primeira vez e tem o tal do batismo né? Pra preparar pra segunda trip! Anyway, eu digo que:

 

Aproveite, não pense nisso! Viagem é investimento e por mais que você gaste, você ainda terá adquirido muito.

 

Não fique se privando de gastar seu soado dinheirinho viajando, se prive de pagar 200 paus numa blusa que vai te vestir da mesma maneira que outra de 50 paus. Na moraw, viagem dá MUITO mais status do que roupa de marca para os stateiros do momento (inventei essa palavra e curti muito).

 

Espero na moral que estes 172 acessos até o momento as pessoas realmente tenham lido, porque desta maneira fico feliz de não tá perdendo um baita de um tempo (hahahaha #akelas). Se leu, gostou, curte aí, da seu like! (zoeira, não precisa disso, é só pra parecer com blogueira de viagem).

 

Esse post foi mais dedicado aos meus amigos que tudo, porque quem realmente deseja viajar, se empolgue com minha história, mas principalmente, pesquise bastante antes disso {e esse site como já disse mil vezes é top}.

 

Não feche todos os roteiros, não compre passagens online, compre apenas coisas que esgotam facilmente como ingressos para visitar grandes parques e etc. Lá você acha o resto bem mais barato e tem a flexibilidade de mudar.

 

Qualquer pessoa que tenha lido este post e gostado, pode me perguntar pelo facebook qualquer dúvida:

http://www.facebook.com/isaprocha

 

:arrow::arrow: @isadoraprochaa

Segue lá no insta, curte, comenta, dá status! Hahaha

Compartilha cmg sua história Tb!

 

:arrow: Desculpe os erros gramaticais, concordâncias e babaquices, mas eu faço engenharia!

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...