Ir para conteúdo

Mochilando pelo Rio de Janeiro


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Mochileiros!

 

Moro em Sampa e não conhecia o Rio de Janeiro apesar de ser uma cidade tão próxima e turística.

 

Viajei de 03/01/11 a 10/01/11 = 7 dias na alta temporada e sem privações gastei no máximo R$ 700,00. ::otemo::

 

Fui com meu namorado, porém as despesas que contabilizei estão com valor individual.

 

É possível gastar menos caso você cozinhe no hostel, faça menos viagens de ônibus, coma em lugares mais baratos enfim. Gastamos até R$ 700,00 sem nos privar e pagamos meia em tudo que pudemos.

 

Ah faz MUITO calor, então nunca saia sem filtro solar e tomemuito líquido para se hidratar.

 

Em relação a violência tão comentada em toda parte, posso dizer que é igual em qualquer outra grande cidade turística. Claro, não dê moleza para o azar, mas não é preciso achar que está numa zona de perigo.

 

Transporte:

 

Ônibus da 1001 - ida e volta SP – RJ R$ 167,00 - cama semi leito com lanche, ar condicionado, coberta e travesseiro.

Taxi de Copacabana para Rodoviaria R$ 30,00

Para andar pela cidade:o ônibus custa R$ 2,40 - Vans R$ 2,20 - Metro R$ 2,80

 

Hopedagem:

 

Hostel El Misti Copacabana http://www.elmisticopacabana.com/

Travessa Frederico Pamplona, 20

Fica a umas 5 ruas da praia de Copacabana no Posto 4. Fica numa rua sem saída então é muito tranqüilo, o café da manhã é excelente. As beliches tem lockers grande embaixo das camas. Vários banheiros que nem sempre estão tão limpos. O Atendimento é bom, eles realizam passeios diários e não há lugar para deixar sua mala depois do check out.

R$ 204,00 6 diárias no quarto com WC coletivo para 12 pessoas com ar condicionado. Café da manhã incluso. Hostel El Misti Copacabana. Nesse hostel se vc ficar + de 3 dias o traslado é grátis

 

Há muito o que fazer no Rio de Janeiro, http://www.mochileiros.com/cidade-do-rio-de-janeiro-t30334.html faça chuva ou faça sol. Nos 3 primeiros dia que chegamos, chovia, mas mesmo assim o calor é intenso e não deixamos de passear. No Rio vc caminha bastante pois as algumas atrações são próximas umas das outras então apesar de ser praia, leve um bom par de tênis.

 

Abaixo descrevo como foi o meu roteiro e comento sobre as atrações que visitei.

 

Roteiro

 

03/01 - segunda-feira

 

Lagoa Rodrigo de Freitas : Vale o passeio e você pode alugar bicicletas e praticar esportes.

 

Jd. Botanico: um lugar tranqüilo para você relaxar, namorar e apreciar a beleza da natureza. Entrada 5,00 entrada

 

Pq. Lage: vale tomar um café ou simplesmente descansar apreciando o parque.

 

20110409003339.jpg

 

04/01 - terça-feira

 

Aterro do Flamengo: Um lugar para caminhar mas sem nada de especial. Não vale a visita.

 

Palácio do Catete: Vale a visita pela beleza do edifício e a historia do pais contada de forma interativa. Fica em frente o Aterro. Entrada R$ 6,00 entrada (estudante paga meia).

 

Museu do Folcore: dentro do espaço do Palácio do Catete, é um museu simples, e gratuito vale dar uma espiada.

 

Confeitaria Colombo : Cheia de estrangeiros, fila de espera para entrar mas tem tanta historia e quitutes saborosos que vale uma passadinha.

 

Palácio Tiradentes: Aberto a visitação todos os dias.

 

Paço Imperial : Imponente e chama a atenção

 

Cristo Redentor no Corcovado: merece o título de maravilha do mundo. Não há como não vê-lo e não dizer “uau”. A paisagem é estonteante. Fui de trem que é uma experiência muito bacana. O último sai 20h20 e lá em cima é bem mais frio que embaixo. Em plena terça-feira esperamos cerca de 2h para conseguir tomar o trem. Ao redor não há nada para fazer. Vale ir com tempo e paciência. Em nenhum lugar está escrito que aceitam meia, somente no papel que a moça te entrega na fila. Bonde para o Cristo Redentor R$ 36,00- Vale avisar que vc é estudante, mostrar a carteirinha e pagar meia pq eles aceitam sim! Só não avisam.

 

20110409003415.jpg

 

05/01 - quarta-feira

 

Copacabana : A praia tem excelente quiosques, duchas mas o mar é um pouco “bravo”.

 

Praia do Arpoador: A praia é minúscula pedras são uma belezinha e compõem o charme de Ipanema.

 

Ipanema: Achei mais bonita que Copacabana.

 

Leblon : em vista das outras é tranqüila e vazia. O centro é bastante requintado.

 

Mirante do Leblon: Vale ir até o mirante que oferece uma linda vista do litoral e tem quiosques para vc beber e comer enquanto aprecia a paisagem.

 

20110409131447.jpg

 

06/01 - quinta-feira

 

Forte de Copacabana : Próximo ao posto 6, tem um café e uma confeitaria Colombo (que não tem o mmo charme da que fica no centro). A vista de Copacabana é linda daqui! E vc também pode visitar o Forte que é interessante e tirar ótimas fotos. Entrada R$ 4,00 (estudante paga meia)

 

Barra da Tijuca: Nessa praia a areia é branquinha e venta MUITO.

 

20110409125858.jpg

 

07/01 - sexta-feira

 

Museu Histórico Nacional: Uma belezinha de Museu, bem próximo a praça XV vale a visita. Entrada R$ 6,00 (estudante paga meia).

 

Ilha de Paquetá : Leva 70 minutos o percurso da Praça XV até lá. Barco para Paquetá R$ 4,50 A ilha é uma viagem no tempo. Não circulam carros, casas antigas, tem pedalinhos e eco-taxi (taxi de bicicleta). O almoço no Hotel Lido é bem servido, o atendimento é ótimo.

 

20110409004435.jpg

 

08/01 – sábado

 

09H – 13H – City Tour : Itinerário: Cinelândia(Teatro Municipal, Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Assembléia legislativa, Centro Cultural Justiça Federal), subida a Santa Teresa de bondinho(Largo dos Guimarães, Museu Chácara do Céu, Museu das Ruínas, Casarios), Escadaria Selaron, Arcos da Lapa, Passeio Público, Catedral Metropolitana;

Fizemos o city tour a pé. O bondinho para Sta Tereza e o passeio pelo bairro é imperdível.

A escadaria Selaron também é uma obra que vale a pena ser conhecida.

 

Espaço Cultural da Marinha: É gratuito e vc pode conhecer por dentro um submarino, um navio e um helicóptero. Vc leva umas 2h para conhecer tudo isso e vale visitar enquanto espera o passeio para Ilha Fiscal

 

20110409133212.jpg

 

09/01 – domingo

 

Centro Cultural Banco do Brasil: Um lindo prédio que tem o Museu Numismático gratuito e genial.

 

Ilha Fiscal: É preciso chegar com antecedência na bilheteria que abre as 11h e comprar o ingresso que é muito concorrido por turistas e famílias cariocas. O passeio de 1h20 de duração vale a pena. Entrada R$ 10,00(estudante paga meia). Vc vai e volta de escuna e tem uma visita guiada pelo Castelo que celebrou o último baile do Império. Também há um outro passeio pelo mesmo valor que visita 12 ilhas da Baía de Guanabara.

 

Pão de Açúcar : Sim é caro (R$ 44,00 por pessoa e não tem meia entrada) mas vale a pena! A vista que se tem é incrível, com esprequiçadeiras, lojinhas, lanchonetes, é imperdível.

 

20110409124416.jpg

 

Boa viagem a todos espero que aproveitem o Rio tanto quanto eu. Não vejo a hora de voltar.

 

P.S.: Quero agradecer a ajuda do meu pai, Diogo, Douglas, Cris, Katê e Aline que me deram muitas dicas para montar o guia e aproveitar ao máximo essa viagem. ::kiss::

Guia do Rio de Janeiro.doc

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Estou a 60 Km do Rio e alguns destes lugares eu não conheço ainda. Estive no Rio semana passada com amigas paulistanas e foi uma pena que não deu para fazer metade dos passeios que fez. PARABÉNS AS DICAS ESTÃO ÓTIMAS!!! Vou recomendar seu relato e me socorrer a ele de vez em quando.

Ah, e tenho uma informação a acrescentar. No trem para o Cristo Redentor clientes ITAUCARD também pagam a metade. Assim como a meia eles tb não divulgam, mas fica a dica.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...