Ir para conteúdo

Mulheres ao volante de Porto Alegre ao Atacama até Pucón


Posts Recomendados

  • Membros

Olá amigos,

 

Em 2010 viajei à Patagonia com uma amiga e gostamos tanto que decidimos fazer Chile e Argentina em abril 2011, desta vez de carro. Fizemos Porto Alegre, Atacama e Pucón, 11.000Km em 32 dias. Muitas informações e dicas pegamos aqui no Mochileiros então estou aqui pra dar minha contribuição e ajudar quem precisa. Escrevi um blog: http://mulheresaochile.blogspot.com/ se alguém quiser mais informações tem muitas por lá com algumas fotos. Quero dizer também que em momento algum nos sentimos discriminadas por estarmos sem a companhia de homens. Apenas acho que pode haver uma preocupação com as roupas não serem muito curtas ou escandalosas. Foi tudo muito tranquilo. Os argentinos são muito simpáticos e acolhedores e os chilenos apesar de meio desconfiados são gentis e educados.

 

Não vou me ater aos detalhes porque já tem muita informação aqui no forum. Vou resumir e colocar o que mais interessa.

 

Saí de Porto Alegre com mais duas amigas(51/52 e 55 anos, isso não deu certo porque uma das "meninas" eu só conheci na hora da viagem, resultado, em uma semana ela precisou voltar porque "nossos santos não ficaram amigos".). Viajamos em um Honda CRV, 4x4 mas não é todo terreno, soube disso apenas quando atolei o carro no areal do Vale de la Muerte(um chileno nos tirou de lá com o cambão). Depois dessa percebi que um carro comum ia dar conta do recado apenas com alguns cuidados a mais.

 

Fomos paradas algumas vezes por policiais. Chile: policiais de primeiro mundo, educados e gentis, viam a documentação e gostavam de conversar. Argentina: paradas por estarmos com farol apagado duas vezes sendo que uma vez tentaram extorquir minha amiga levando ela pra uma salinha na beira da estrada. Nos preparamos pra isso e combinamos que não daríamos dinheiro nenhum. Mas vale dizer que em momento algum me senti ameaçada ou tive medo, foi muito tranquilo perto do que vemos aqui no Rio (eu moro no Rio de Janeiro). Importante frisar que os Carabineiros no Chile são muito respeitados pela população em geral, eles têm orgulho da profissão (ah se no Rio fosse assim ... mas isso é outra história).

 

A pior estrada é a "estrada sem fim - Chaco" de Uruguaiana a Corrientes e depois Salta, banheiros sem condição de uso, não tem nada pra comer e combustível duvidoso. Mas depois disso estradas em geral, nos dois países, são atrações a parte. Você sai de uma cidade pra outra, principalmente na Argentina, e as paisagens mudam drasticamente e são magníficas. Todo cuidado é pouco porque há muitas estradas à beira de precipícios(La Cornisa), à beira de encostas com desmoronamentos, travessia de rios que descem das montanhas (Cuesta del O bispo), estradas super estreitas em curva, com animais na pista, enfim, mas como tem muito pouco movimento de automóveis fica mais fácil. Também não tive medo nesses momentos, curti a paisagem. Não tínhamos GPS da Argentina apenas do Chile. Fez falta? Fez, mas em poucos momentos. Pedíamos informações nos postos de gasolina e deu tudo certo. Em Santiago é imprescindível. Levamos os mapas do Rough Guide (publifolha) que são excelentes.

 

Dinheiro: levei dólares e cartão liberado para saques. Quando cheguei na Argentina já fiz um saque no caixa eletronico(conforme dica daqui do site) e no Chile também. A maior dificuldade é aceitarem cartão, todos só querem dinheiro e quando aceitam cartão cobram 10 ou 15% a mais no valor. Achei ótimo isso de sacar no caixa eletronico(tem em toda parte), no fim gastei poucos dólares.Mas ter dinheiro em espécie é fundamental. Mantenha sempre o tanque cheio de gasolina. Nunca da metade pra baixo, não é como no Brasil onde os postos fazem festa um em cada esquina. O LuisD aqui no site dá ótimas dicas mas falou que em todo lugar aceita cartão, mas quando eu fui pouquíssimos lugares aceitavam. Vale dizer que fomos sem nenhuma reserva mas demos sorte, apesar de ser abril muitos hotéis não tinham disponibilidade.

 

O roteiro é longo mas vou listar aqui os locais que ao meu ver valeram a pena.

 

Parar em Salta(http://www.hoteldelconvento.com.ar/, nota 10) para fazer a estrada para Cachi(dormir aqui), e voltar por Cafayate(não durma aqui). Jujuy não vale a pena(não quero saber de cidades, mas se vc gosta...), só passe e se hospede em Tilcara(http://www.cabaniasdelcielo.com.ar), ficamos aqui 3 noites, ótimos restaurantes e caminhadas. Passamos por uma estrada chamada La Cornisa, linda mas estreita e cheia de curvas.

 

Seguimos San Pedro, mais estradas deslumbrantes.Dicas ótimas do LuisD.

Ficamos 4 noites em San Pedro(http://www.takhatakha.cl/ - pessoal adorável, lugar agradável) e todos os passeios valem, minha opinião. Certifique-se de pegar o pôr do sol no Valle de la Luna e outro dia na Laguna Chaxa, nesta última tem flamingos. Fiquei um pouco decepcionada porque achei que daria pra ver muito de perto, mas não, mas o anoitecer é muito lindo lá. Fazer com pacote somente o deserto de Tara e o El Tatio, são passeios cansativos e longos, na altitude. Atenção à semana de lua cheia, o observatório fecha, e isso eu queria fazer muito mas não deu, fomos no de La Serena.

Saímos San Pedro e seguimos descendo. Dormimos em Antofagasta, Chañaral e La Serena, mas conhecemos o Valle del Elqui(muito charmoso, é um vale de produção de uvas)) e teríamos dormido lá (em Pisco Elqui, muito pequenina e charmosa com restaurantes incríveis) se tivéssemos visto antes de fechar o hotel em La Serena. Também fomos ao Observatório Mamaluca (http://www.mamalluca.org/index/) e foi demais, adorei ver as estrelas e aprender um pouco mais sobre o universo.

 

Partimos Pucón, parando pra dormir em Linares.

 

Pucón é linda e ter o vulcão tão perto é uma energia extrema. Várias coisas pra fazer de aventura, mas fizemos apenas a trilha do parque, que é bem pesada e no dia seguinte o vulcão. Bom, o vulcão. Depois de tantos dias dirigindo eu estava, claro, sem condicionamento físico. Fiz 1/3 da subida carregando mochila com equipamento e pedi arrego, não deu pra mim mas minha amiga foi até o cume. Fui no meu limite e a trilha é pesada. Mas achei esquisito subir e não poder olhar a cratera com a lava, bom, voltei e fui relaxar no hotel. A operadora era muito profissional, fiquei impressionada com o cuidado e atendimento(mas não me avisaram da dificuldade). Ficamos em um ótimo hotel que tem cabanas pra alugar também, sem dúvida o melhor hotel da viagem (http://www.monteverdepucon.cl/)

 

Voltamos para Santiago(GPS imprescindível aqui), fizemos a revisão no carro para não perder a garantia. Ótimo atendimento da concessionária. Dormimos uma noite, demos uma volta pela cidade e partimos Mendoza. Paramos em Los Andes apenas para dormir.

 

Mendoza é bem legal, embora cidade grande tem todas aquelas vinícolas e restaurantes maravilhosos. Seguimos todas as dicas do Reynaldo L.

do Mochileiros. É importante fazer as reservas dias antes porque deixamos pra fazer lá e não conseguimos na Vinícola mais recomendada mas nos divertimos também na degustação da http://www.familiazuccardi.com/. O ápice foi o preço do http://www.1884restaurante.com.ar/, comemos em um dos melhores restaurantes do mundo num preço que aqui no Rio só da pro couvert e entrada em um do mesmo nível.

 

De última hora resolvemos voltar por Córdoba e acabamos dormindo em Villa Carlos Paz. Não valeu a pena e ainda nos perdemos em Córdoba. Não tínhamos o GPS da Argentina, apenas mapas e quando chegava em cidade grande complicava um pouco. Dormimos ainda a última noite da viagem em Bovril, uma cidadezinha minúscula, hotel modesto mas pessoas acolhedoras que fomos começando a nos sentir já próximas de casa. Dali partimos POrto Alegre direto. Loucas pra chegar dirigimos 1.000 Km e dormimos em casa.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá! Bela viagem! Parabéns!

e lindas fotos no seu blog, a do vulcao está perfeita!

Legal ver duas ao volante, viajei muito pelas estradas e quase nao vi mulheres sem a companhia de homens. Isso vai encorajar muitas de nós a fazer viagens assim. Parabéns!

Beijos e muitas estradas pra voces!

Sueli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...