Roteiros de Viagem na América do Sul
#1158615 por karinadubuc
27 Jan 2016, 16:03
Olá pessoal. Estou ensaiando uma aventura para outubro deste ano e me interessei pela Patagônia pois tenho milhas aéreas que irão expirar e é um dos trechos mais baratos depois do próprio território nacional. Irei com meu marido, temos 40 e 44 respectivamente e nossa última aventura foi na região oeste do Canadá, com trilhas muito tranquilas e trechos fáceis em função de nosso pouco preparo atual e do fato de estarmos com meu pai (já de idade) e minha filha juntos.
Agora estamos animados com a Patagônia, já conhecemos Santiago de outra viagem e vi que por lá, tirando a estação central onde fui furtada, o resto é tranquilo.
Dúvida número 1: ir pelo Chile ou ir pela Argentina. Explico: tenho o guia da Patagônia Footprint mas odeio ele. Não é fácil de usar, não tem fotos coloridas, dá a impressão geral de que é como um cachorro quando vai ao quintal, dá mil voltas antes de chegar ao ponto e mesmo assim ainda fica na dúvida se aquele é o seu ponto sabe? Então mais do que esclarecer ele me encheu de dúvidas. A pontuação pela TAM é a mesma para resgate tanto para BA quanto para Santiago, então queria a opinião de alguém que conhece as duas cidades para ver qual das duas é melhor alternativa para entrar em terras patagônicas... o vôo de ambas as capitais até El Calafate ou outra cidade próxima a Torres del Paine tb tem valor similar, tanto pela LAN quanto pela Aerolineas. É uma questão mais de ver as opiniões.
Dúvida número 2: vi vários roteiros por aqui mas em quase todos fala-se em levar uma mochila de ataque e outra mais para o equipamento pesado. Habitualmente viajo com mala e não com mochila para despachar. Queria saber se é tranquilo despachar mochila com barraca e outros itens de camping/ trekking pois me corta o coração imaginar investir numa barraca tipo 4 estações (cerca de 600 a 800 reais) e ela ser extraviada pela aérea ou perder meus queridos bastões de caminhada. É tranquilo pra despachar esse tipo de equipamento? A cia aérea despacha fogareiro e tb o gás sem problemas ou dá BO e é melhor comprar já no destino o gás pelo menos?
Dúvida 3: ainda com relação às mochilas e ao circuito. Vi o pessoal postando que deixa a mochila maior junto da barraca e vai fazer parte do percurso e depois volta na hora de dormir. O trecho não é contínuo? Há necessidade de ficar nesse vai e volta de acampamento base? Não ligo de ficar 1 dia dependendo da limpeza por lenço úmido porém ficar brincando de caranguejo vai pra frente volta pra trás me deixaria sem vontade de fazer o passeio. Alguém foi e fez o trecho sem ter que retornar? Por favor dê umas dicas.
Dúvida 4: o frio e sacos de dormir. Tenho em casa sacos de dormir da época da faculdade, são dois sacos de dormir que aguentam em tese até 0 graus. Nunca testei em uma situação em que o clima pode mudar. Tenho também mantas tipo fleece que poderiam ser usadas por dentro dos sacos de dormir. Alguém sabe se seria o suficiente para meados de outubro (data provável entre 07 a 15 ou 17 de outubro). Meu agasalho de frio aguentou bem durante o frio do dia em pleno julho em Farellones (em 2013) e daria para usar para dormir em caso de frio extremo.
Dúvida 5: precisa fazer reserva nas áreas de camping? Ou esse tipo de reserva seria para os lugares mais estruturados como hostels? Basta chegar, pagar a taxa de pernoite e montar a barraca?
Dúvida 6: todo lugar tem malandragem e nossa má experiência em Santiago comprovou isso. Há perigo em deixar as coisas na barraca e ir fazer os trechos descritos nos relatos ou recomendam que seja usado cadeado para sair? Alguém teve má sorte com pertences nesses acampamentos? Vi que alguns deles cobram preços caros pela pouca infra estrutura que apresentam.
Dúvida 7: ida e retorno. Vi uma colaboradora que postou que o vôo atrasou em cerca de 2 horas. Vcs recomendam deixar 1 ou 2 dias de folga para se estar de volta nas capitais e fazer o trecho de retorno ao Brasil? Pois como vou marcar esses trechos principais com pontuação a remarcação é extremamente complicada e já passei por isso em um vôo para SP que cancelaram e nos mandaram de ônibus embaixo de chuva... perdi os pontos que até hoje a TAM não devolveu e sacolejei 7h sem necessidade...horrível a experiência.
Agradeço a quem puder ajudar e qq coisa quem quiser pode mandar msg aqui ou no meu whatss app (43) 91587091.
Obrigada.
Karina.

#1159496 por camilalisboa
30 Jan 2016, 13:35
Dúvida 1: mas você vai passar alguns dias nessas cidades ou só vai usar como base? Se sim, eu passaria uns dias em Santiago, pelo menos pra trocar dinheiro, porque a cotação na Patagônia é triste.

Dúvida 2: Eu nunca tive problema com cia aérea e sempre viajei de mochila. Mas tem que proteger bem os equipamentos sim, e proteger a mala com plástico filme ou bons lacres. Se for com mala, coloca a mochila dentro e de boa... Deixa a mala de rodinhas no hostel que for ficar em Natales.

Dúvida 3: já te respondi por mensagem, rs... (agora que me toquei!)

Dúvida 4: Esquece, saco de dormir, ainda mais pra outubro tem que ser de -15 pra menos... alugue em natales.

Dúvida 5: Pra essa época nem se preocupa que o parque vai estar "vazio"

Dúvida 6: Nunca ouvi relato de gente roubada em TDP... e nunca tranquei nada nao, rs...

Dúvida 7: Atrasa bastante viu... o clima patagônico é meio louco, e é bom ter uma folguinha sim

Beijos e boa sorte!
#1160300 por karinadubuc
02 Fev 2016, 09:08
Gente qual a real necessidade de uma barraca do tipo The North Face para essa região? O doidinho do meu marido quer investir em algo do gênero mas estou totalmente contrária à idéia dele. Além dela ele quer comprar sacos de dormir pra temperaturas muito baixas sendo que se formos será primavera e tb quer enfiar o pé na jaca com mochila da archterix ou Deuter. Isso seria pra quem vai todo ano nesse tipo de aventura, o que não é nosso caso. Usamos até bem o saco de dormir na época que cursamos biologia mas depois eles ficaram no guarda roupas há 10 anos ou mais quando só saíram pra nossa pequena ir dormir na escola. Ele disse que pra ir bem equipado teria que gastar até uns 4000 a 5000. Falei pra ele deixar quieto que por esse valor eu prefiro ficar em hotel! Ou pegar um trecho aéreo pra outro canto. Nós iríamos com pontos da cia Aérea mas agora desanimei. Alguém foi nessa época e com equipamentos mais em conta ou foi surpreendido pelo mau tempo?
Obrigada.
#1160310 por camilalisboa
02 Fev 2016, 10:12
Eu peguei 3 dias de uma chuva NON STOP isso foi em outubro... A barraca era excelente e não deixou passar nada! Poreeeeem vi muita gente dormindo em lagos, rs... Sim, principalmente pra outubro, novembro, uma boa barraca é essencial.

E eu levei um saco de -15...

A coisa boa é que vc consegue alugar tudo isso em Natales... Sério, eu não ia usar esse saco de dormir nunca mais na minha vida! Não acho que faz sentido investir tanto em algo que vai ficar guardado tanto tempo.


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes