Ir para conteúdo

Pelas ruas de Edimburgo


Posts Recomendados

  • Membros

Recentemente visitei Edimburgo, deixo aqui um relato do que vi.

 

Era bem cedo quando chegamos a Edimburgo, descemos do ônibus que liga o aeroporto ao centro da cidade numa rua chamada George Street e foi como se adentrássemos em um cenário de filme. Logo atrás de nós podíamos ver o famoso e imponente Castelo de Edimburgo. Todo de pedra, construído por volta do século 12 em uma encosta, de onde pode ser visto de muitos pontos da cidade. É realmente uma visão impressionante e muito bela. Fiquei imaginando o quão privilegiadas são as pessoas que acordam todos os dias pra ir trabalhar e durante o seu caminho podem apreciar a vista do Castelo. Logo depois me lembrei que quando vira rotina, temos a tendência de nos acostumar as paisagens e não mais admirá-las. Para informações sobre o Castelo acesse http://www.edinburghcastle.gov.uk.

A cidade, capital da Escócia, é pequena (cerca de 492.000 habitantes). Portanto, é bastante fácil conhecer os principais pontos de interesse caminhando. Com um bom mapa na mão você chega onde quer. Para chegar do aeroporto ao centro da cidade é simples, você encontrará duas possibilidades, o ônibus chamado Airlinky, que sai da frente do aeroporto e vai para o centro, percorrendo as principais ruas (site: http://lothianbuses.com). Outra opção é o trem que também serve o centro e é de fácil utilização (http://www.edinburghairport.com/transport-links/trams).

A primeira coisa que fizemos, foi deixar nossas malas no Hostel e procurar algum lugar pra tomar café da manhã. Seguimos a dica da proprietária do Hostel e fomos comer num lugar chamado Papii, um estabelecimento pequenininho, mas muito aconchegante e com um atendimento excelente. Tive uma ótima primeira impressão das pessoas em Edimburgo lá. A decoração também me chamou a atenção, havia pendurado na parede atrás das mesas janelas antigas e reformadas, formando um grande mural de janelas, achei a ideia incrível. Decidimos experimentar o reforçado café da manhã escocês, composto de ovos, salsicha, tomate, torradas e duas generosas e pecaminosas fatias de bacon. Foi uma ótima decisão, a comida estava muito saborosa e tivemos uma excelente experiência gastronômica. Agora tínhamos energia para caminhar umas boas horas e explorar a cidade. A minha única dúvida é onde realmente começou esse tipo de café da manhã, embora em Edimburgo fosse vendido como café da manhã escocês, você encontra o mesmo prato em diversos lugares da Europa, inclusive em Dublin, com os mesmos itens.

Fomos para o centro antigo da cidade, passamos pelo castelo e descemos as ruas antigas e muito bem preservadas, patrimônio da Unesco desde 1.995. No caminho nos deparamos com um escocês a caráter tocando a gaita de fole, típico de áreas com muitos turistas. Poucas vezes ouvi um som tão melancólico e agradável de se ouvir. A parte antiga tem arquitetura medieval, belíssima, é recheada de intrigantes becos, bons restaurantes e prédios antigos que já foram igrejas em determinada época, mas agora servem a outro propósito. Uma delas, conhecida como Tron Kirk, construída em 1.637, deixou de ser utilizada como igreja em 1.952, porém pela arquitetura e importância histórica foi preservada e hoje dentro do prédio funciona um mercado, o Royal Mile Market, com comerciantes da região que vendem, em sua maioria artesanato local e comida.

A tarde visitamos o Calton Hill, uma região que fica numa montanha, de onde você pode-se ver toda a cidade. A paisagem é fascinante! Pra quem gosta de Harry Potter é como se você tivesse entrado num dos filmes. No dia seguinte, visitamos o Jardim Botânico (http://www.rbge.org.uk), novamente, encantada com a paisagem. Na volta passamos pela Catedral de St. Mary, com uma arquitetura belíssima, tivemos a sorte de visitá-la durante um ensaio de órgão. A experiência foi ainda mais agradável com a trilha sonora.

Há muitas atrações free para visitar na cidade, como a National Gallery (www.nationalgalleries.org), o Scottish National Portrait Gallery (www.nationalgalleries.org/portraitgallery), o Museu da Cidade de Edimburgo (http://www.edinburghmuseums.org.uk/Venues/Museum-of-Edinburgh), entre outros. Há muito o que conhecer, muito o que ver e saborear. No entanto, apenas andar despropositadamente pelas ruas da cidade e observar a arquitetura e os belos jardins já é um belo passeio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...