Ir para conteúdo

Playa del Carmen, Akumal, Tulum, Valladolid, Chichén Itza e Cancún - 14 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Demorei um pouco mas aqui vai o meu relato.

 

Antes da viagem

 

Vacina: Tomei vacina de febre amarela 10 dias antes do embarque, fui ao posto da ANVISA, no Aeroporto de Guarulhos e tirei o certificado internacional de vacinação.

 

Passagem aérea: Aeromexico - 14/02/2014 a 28/02/2014.

 

Reserva de hotéis e hostels

 

Hostel Rio Playa: 15/02 à 19/02

Playalingua Del Caribe: 19/02 à 22/02

Hotel Meson del Marques: 22/02 à 23/02

Hostal Mayapan Cancun: 23/02 à 26/02

Hyatt Regency Cancun - agora mudou para Krystal Grand Punta Cancún: 26/02 à 28/02

Reservas: http://www.booking.com/ e http://www.hostelworld.com/

 

Dinheiro

Levei Dólar (USD) - 500 e Peso Mexicano (MXN) - 13.000. Além de cartão de crédito para emergência.

 

Seguro Saúde

 

Mondial Travel Internacional Plus - R$151,19

 

Acessórios

 

Comprei uma câmera subaquática, Panasonic Lumix TS5. Uma câmera deste tipo é essencial para uma viagem como esta.

 

14/02 - Embarque para Cancún

 

Antes de iniciar o meu relato quero deixar claro que reservei todos estes hostels e hotéis pelo fato de nunca ter ficado em hostel e tinha insegurança quanto este tipo de local, idéia esta que mudei já no primeiro dia de hospedagem.

C6lLpc.jpg

Visão através do hostel

 

iAsgoX.jpg

Hostel a noite

 

Embarquei no Aeroporto de Guarulhos às 23:55hs rumo à Cancún. Fui sozinho, foi a primeira viagem de avião e primeira viagem internacional. Não sei se foi pela aeronave ou se foi pela duração do vôo - quase 9hs - mas achei a viagem desconfortável, imaginando que ia dormir a viagem toda, não consegui pregar os olhos. Cerca de 1h após decolar, foi servido a janta, que não estava ruim. Tivemos algumas turbulências, parecia que o avião ia desmontar, foi a parte mais emocionante do vôo. Pela manhã, cerca de 1h antes da aterrissagem no aeroporto da Cidade do México, foi servido o café da manhã. Chegando na Cidade do México, fui pegar minha mala e para minha surpresa, não chegou, segundo a atendente a mala ficou em SP, preenchi a ficha com os meus dados e dados do hostel e segui viagem. O bom é que não fiquei nem 5 minutos na fila da imigração. Após embarcar na segunda aeronave - bem menor que a primeira porém mais confortável - foi servido água, suco, barrinha de cereal e amendoim. Após 2:04hs de vôo, desembarquei em Cancún e como eu não conhecia nada, fui seguindo o fluxo e depois peguei uma VAN que me cobrou 300 pesos até Playa del Carmen.

 

15/02 - Playa del Carmen

 

Ao chegar no Hostel Rio Playa, fiz o check-in e passei no Häagen-Dazs, que fica a cerca de 30m do Hostel, depois fui ao Walmart comprar algumas coisas, já que minha mala não chegou comigo e em seguida fui dar uma volta na 5ª avenida, principal rua de PDC.

 

No dia seguinte, por volta das 6hs passei pela recepção, para minha surpresa, lá estava minha mala intacta, acredito que foi apenas problema de logística da Aeroméxico.

Ao final de texto irei colocar minha avaliação em relação a todos os hostels e hotéis.

 

16/02 - Cenote Azul

 

Às 9hs, horário em que abre a maioria das locadoras de veículos, fui alugar um carro e em seguida fui visitar o cenote azul com algumas pessoas que conheci no hostel e também aluguei equipamento de snorkel ($55). A CNH do Brasil é valido por 90 dias. O cenote fica a cerca de 20 minutos do Hostel, e impressiona pela beleza. Fiquei tão impressionado que me afoguei. rsrsrsrsrs Não sei nadar mas pulei na água sem verificar profundidade e o mais engraçado é que vou ter esta recordação para sempre, pois o meu afogamento foi filmado com minha própria câmera. Depois voltei ao hostel e aproveitei para descansar já que a viagem foi cansativa e eu estava acordado a mais de 40hs.

 

2kvbQe.jpg

 

XNXk0P.png

 

sk6YZP.jpg

Aqui foi o local que pulei e me afoguei. ::lol4::

 

17/02 - Playa del Carmen

 

Pela manhã fui à Playa Paraíso...

 

0rRsE0.jpg

 

LIJxmr.jpg

 

cOfjzZ.jpg

 

depois fui à Tulum, onde paguei $59. Leve bastante água, protetor solar e algo para proteger a cabeça, pois o sol castiga.

 

6tIljn.jpg

 

BX9POU.jpg

 

8cSSjH.jpg

Zona arqueológica

 

gDEjuW.jpg

 

... e depois fui à Xcacel Xcacelito, onde fiquei até o final da tarde.

gDrqzk.jpg

 

mJ7FBL.jpg

 

Xcacel Xcacelito é um lugar super tranquilo e seu acesso não é fácil para os desavisados, já que não possui placas indicando o acesso e os carros trafega em alta velocidade na rodovia.

 

18/02 - Cenote dos Ojos

 

Às 7:30hs, segui para o Cenote dos Ojos, que fica na Carretera Federal, ligação entre Playa del Carmen a Tulum. Não tem como se perder, tem uma placa enorme indicando o acesso. A entrada custou $300, logo após a entrada, ainda é preciso percorrer uma distância de aproximadamente 7 minutos de carro até os cenotes.

O meu guia foi o Juan, muito atencioso e paciente, já que no início eu estava enroscando nas rochas e não conseguia sair. O Ojo 1 é fechado e maior, o Ojo 2 é aberto é pequeno. A batcav também achei legal.

 

i1lkNG.jpg

 

HQaQ60.jpg

 

HGkgSy.jpg

 

Por volta 10hs, voltei ao hostel, porque tinha que devolver o carro e depois fui ao XCARET, em outro carro alugado por uma Francesa.

 

O XCARET é muito bom, seja para ir com amigos ou família. Tem um rio no qual você faz snorkel, pode fazer nado com golfinhos, com tubarões, entre outros.

Tem o snuba, onde você faz mergulho e seu tanque de oxigênio permanecem na superfície, enquanto você explora um dos recifes perto do parque, tem uma grande diversidade de peixes tropicais.

O Adrenalina, faz jus ao nome, a bordo de um barco rápido, você experimenta voltas de 360​​° de arrebatar o fôlego e se refresca da cabeça aos pés. Muito bom!

À noite, tem um espetáculo que eu achei interessante também. Bom, o parque é grande e têm atrações para todos.

 

YFjFk8.jpg

 

GygKNi.jpg

 

OtiTEC.jpg

 

FQCtYh.jpg

 

8BRbJa.jpg

 

5Zgwzv.jpg

 

19/02 - Check out do Hostel Rio Playa e check in no Playalingua.

 

kIalCQ.jpg

Hotel Playalingua

 

Como citei no início do meu relato, reservei este hotel pela insegurança que eu tinha com hostel. Eu até ia cancelar a reserva e continuar no Hostel Rio Playa, mas como eu ia ter que pagar o valor integral porque não cancelei 1 semana antes, resolvi ficar hospedado no hotel. Ao final do relato, vou descrever o hotel.

Fiquei o resto de tarde na praia e à noite fui para balada, a Cocobongo, que falarei adiante.

 

20/02 - Fui à praia, depois fazer algumas compras.

 

Quase todas as noites que fiquei em PDC, jantei no La Vagabunda. O almoço foi cada dia em um restaurante diferente, fora os lanches apimentados do Subway.

 

21/02 - Akumal

 

Saindo do hotel, peguei uma van e em menos de 30 minutos eu estava em Akumal, paguei 35 pesos.

Akumal é o destino perfeito para quem busca sossego, beleza natural e prática de esportes aquáticos. A pequena cidade fica localizada na Riviera Maya, próximo a Playa del Carmen.

 

TAff99.jpg

 

fM1bvB.jpg

 

Ao chegar em Akumal, você vai encontrar 1 ou 2 restaurantes à beira-mar, feiras de artesanato e 1 loja de mergulho. Na região é permitido apenas o uso de protetores solares biodegradáveis, para evitar a poluição das águas límpidas. Como é feito o controle disso, eu não sei, mas acredito que quase todo mundo respeita. Como fui sozinho neste dia, paguei $200 MXN para usar o locker do restaurante. A comida é muito boa.

 

Lm2zzt.jpg

 

Continua...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

22/02 - Valladolid

 

Pela manhã, fiz o check out do Hotel Playalingua e segui para o Terminal ADO, no terminal, peguei um ônibus até Valladolid ($176), onde fiz o check in no Hotel Meson del Marques e fui conhecer um pouco a cidade. Achei que seria cansativo ir à Chichén Itza através de Cancún ou PDC, já que seria cerca de 3hs de viagem para ir e para voltar, por isso fiquei 1 noite nesta cidade.

Os ônibus da ADO são excelentes, em todos que viajei, tinha ar condicionado e tv. Além de confortáveis, se você colocar seu nome na passagem, você ganha 10% de desconto na próxima passagem.

 

HK2bg0.jpg

Restaurante do Hotel Meson del Marques

 

aznjSX.jpg

Piscina do Hotel

 

LV6iE0.jpg

Praça em frente ao hotel

 

Cenote Zaci

 

Passeando pela cidade, encontrei este cenote e entrei por curiosidade. Não mergulhei, apenas tirei algumas fotos, conversei com algumas pessoas e fui embora. Para quem é deficiente físico ou idoso(a), achei o acesso um pouco complicado, mas nada que impeça a visita.

 

FJR8oY.jpg

 

23/02 - Chichén Itza

 

Por volta das 7hs peguei o ônibus para Chichén Itza ($44) e fui visitar as pirâmides, chegando em Chichén Itza, paguei a entrada $57 e uma taxa de $129 pelo fato de ser estrangeiro.

XjMkG9.jpg

Ingresso e taxa

 

xzWL7q.jpg

Pirâmide de Kukulcán

 

DWz1HH.jpg

 

O3O6KX.jpgG

Panorâmica

 

8rrUBM.jpg

 

GfwDrS.jpg

Plaza de las Mil Columnas

 

Tirei diversas fotos e caminhei por cerca de 2hs. Para voltar ao hotel, peguei o ônibus da Oriente, por $60. Ao chegar no hotel, fiz check out e peguei o ônibus para Cancún. Fiquei hospedado no Hostal Mayapan. O hostel fica em um shopping desativado. Localização excelente, pois está ao lado das baladas, restaurantes, shoppings, etc.

 

24/02 - Cancún

 

Fiquei pela praia durante o dia...

 

ZMDjpz.jpg

 

e à noite fui ao Carlos'n Charlie's.

palhaco.png

Palhaço do Carlos'n Charlie's

 

O Carlos'n Charlie's é uma boa opção para começar a noite. Os garçons, de tempo em tempo, sobem nas cadeiras e fazem coreografias convidando a todos para dançar, além do trenzinho, levando a galera para fora do restaurante. É um local muito animado, toca diversos tipos de músicas, ou seja, ninguém fica parado. O restaurante fica ao lado das principais baladas de Cancún. Vale a visita! Depois continuei a noite na CocoBar e depois Cocobongo.

 

SwDNaW.jpg

Entrada

 

nJj8SE.jpg

Pista

 

NXDnVQ.jpg

Palco

 

mtelo.png

Ao som de Michel Teló

 

coco.png

Cocobongo

 

coco2.png

Cocobongo

 

coco3.png

Cocobongo

 

coco4.png

Cocobongo

 

25/02 - Cancún

 

Fui conhecer outras praias próximas ao hostel e depois fazer algumas compras no Mercado 28 e La Europea. Não compre bebidas no mercado 28, pois tem muita bebida falsa e às vezes mais cara. La Europea tem uma grande variedade de bebidas e o preço é muito bom.

 

26/02 - Cancún

 

Fiz check out do Hostal Mayapan e fiz check in no Hyatt Regency. Aproveitei o resto do dia no hotel e à noite fui à balada novamente.

 

4pDCGb.jpg

Hyatt Regency

 

IMG_2512.JPG

Vista do andar que eu estava

 

27/02 - Cancún

 

Este dia eu tinha reservado para conhecer Isla Mujeres mas choveu - único dia de chuva - daí resolvi ficar nas proximidades do hotel. À tarde, o sol voltou a reinar mas achei que metade de 1 dia não ia ser legal para conhecer a ilha. Para quem quer conhecer Isla Mujeres, a UltraMar é a mais rápida e sai a cada meia hora de Puerto Juárez.

 

28/02 - Embarque para São Paulo

 

O pior momento, arrumar as malas para embarcar rumo a SP.

De CUN à MEX, fui de Aeromexico e de MEX à GRU, fui de TAM. Diferente da ída à Cancún, achei o avião da TAM menos desconfortável. Para finalizar a viagem, cerca de 4hs antes do desembarque, comecei a ficar com febre e cheguei muito ruim em SP, acho que meu corpo percebeu que eu estava voltando para a poluição e o caos de SP e resolveu fazer manifestação. :-)

 

Algumas observações

 

Hostel Rio Playa: Sobre o Hostel, só tenho elogios. Tanto para quem quer só festas quanto para quem quer dormir com tranquilidade. O Marcelo, é um carioca gente boa e toda sua equipe atenciosa. Os quartos possuem ar condicionado e ventiladores. O café da manhã é simples mas é muito bom, tem cereais, frutas, pães e bolos. O hostel é excelente, é a melhor opção de Playa Del Carmen. Está localizado a mais ou menos 200m da praia, uns 50m da 5ª avenida (a mais conhecida da cidade), três quadras do WallMart, enfim, simplesmente está tudo muito próximo. Recomendo! No primeiro dia fiz amizades com pessoas de uns 6 países.

 

Playalingua Del Caribe: Muito bom! Hotel próximo da agitação de Playa Del Carmen, que fica na quinta avenida. É possível ir à shoppings, restaurantes e supermercados a pé. A praia fica a cerca de duas quadras do hotel. Café da manhá simples, porém muito bom. Wifi funciona perfeitamente em todos os ambientes. Quem quiser ficar no hotel, pode aproveitar a piscina.

 

Hotel Meson del Marques: O hotel tem uma arquitetura interessante, funcionários são atenciosos e a comida é muito boa. O quarto que fiquei possui ar condicionado, tv LCD, cofre e secador de cabelos. A piscina também é bacana. O hotel fica a duas quadras do terminal ADO e mais ou menos a mesma distância para o Cenote Zaci.

 

Hostal Mayapan Cancun: O Hostel fica na Zona Hoteleira, no meio da avenida, entre Oasis Viva e a lagoa. O preço é muito bom e os funcionários são educados. O quarto é muito quente, o que torna sua noite não agradável para dormir. Os quartos tem ar condicionado mas fica ligado por pouco tempo e os ventiladores não dá conta.

 

Hyatt Regency Cancun: O nome mudou para Krystal Grand Punta Cancún. O hotel é excelente e os funcionários são super educados e estão prontos para te atender a qualquer momento. Fica próximo das baladas, restaurantes, shoppings

Achei o wifi caro, 24 dólares por dia. O café da manhã é bom mas também é muito caro ($320 pesos).

 

Câmbio:

 

O Real é aceito em poucos lugares e a cotação é horrível. Dólar e peso mexicano é o que rola por lá. Em PDC, a cotação varia entre $8 e 13,45 (foi a melhor cotação que encontrei, próximo ao terminal ADO da 5ª avenida). Como levei tudo em espécie, não precisei trocar.

Se pagar em dólar e precisar de troco, eles te voltam o troco em pesos e fazem uma confusão lascada.

 

Ônibus:

 

Aluguei carro por alguns dias somente em PDC, para poder visitar as cidades próximas com mais conforto, mas é possível se locomover e de forma barata através do transporte público.

Em Cancún, 100% ônibus. Até os táxis eu achei que não valeria a pena. Quando fui do hotel ao aeroporto, paguei $54 pesos de ônibus, já táxi, o mais barato estava cobrando $400. Se estiver em grupo, pode valer a pena, o que não foi o meu caso.

 

Propina:

 

Pra TUDO eles te pedem propina. Até em um banheiro do posto de gasolina.

 

Pechinche!

 

Sempre que você for comprar algo, chore. Em alguns lugares, falando que era brasileiro, eles começava a dar descontos, em outros casos, ao ir embora e falar que eu não queria, também recebi descontos. Vi muita gente pagando passeios e produtos bem mais caro do que o que eu estava pagando.

 

Clima:

 

Durante o período que fiquei no México, só choveu pela manhã em Cancún e mesmo assim foi apenas 1 dia. O castiga, principalmente nas cidades mais afastadas do mar.

 

Compras:

A única coisa que achei barato para homem, foi bebidas e perfumes, as demais coisas era o mesmo preço do Brasil ou até mais caro. Lacoste foi o que mais fiquei surpreso, uma polo, fazendo a conversão do peso para real, estava ao equivalente a R$238,00, coisa que no Brasil custa R$199,00 e em Miami paguei o equivalente a R$65,00. Para as mulheres, quase tudo é bem mais barato que o Brasil.

 

E para finalizar, achei tudo muito bacana. Em todas as cidades que visitei, achei tudo muito organizado, limpo e as pessoas são extremamente simpática.

Duas coisas que me chamou atenção foi, a educação dos motoristas com os pedestres (porém com pouca paciência entre motoristas) e outra coisa que não vi foram mendigos.

 

Este foi o meu relato e espero retornar algum dia. Abraço à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Fala, Thiago! Bem legal o seu relato. As fotos ficaram muito boas! ::otemo::

 

Me tira uma dúvida? Em algum momento da sua viagem foi exigido o certificado internacional de vacinação ou alguma comprovação dessa vacina de febre amarela que vc tomou?

 

Valeu! ::cool:::'>

 

Obrigado Victor!

Não cara, em nenhum momento foi solicitado certificado de vacinação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Muito show a viagem !

Fiquei surpreso com os preços,não sabia que roupas etc era caro assim ,me falaram que era muito barato,por ser perto de Miami

Vou ir em Dezembro,espero aproveitar mto tbm

abraços

 

Lembrando que estava caro roupas de marcas conhecidas mundialmente.

Pois é, fui preparado para encher a mala e fiquei decepcionado. Ouvi dizer que fora da área turística é possível encontrar roupas com excelentes preços. Não posso confirmar porque era muito longe e resolvi não ir à estes lugares.

Pô, bacana Rodrigo! Com certeza você vai aproveitar, lá é um lugar que agrada a todos estilos e bolsos.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Thiago, bom dia! Pode me contar como foi a experiência de alugar carro lá? Estava pensando em ficar todo o período com o carro. Você conseguiu fácil alugar o carro localmente? Ainda lembra quanto ficou aproximadamente e qual a locadora? Sempre que viajo com meu marido preferimos alugar carro para ficar mais livres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Thiago, bom dia! Pode me contar como foi a experiência de alugar carro lá? Estava pensando em ficar todo o período com o carro. Você conseguiu fácil alugar o carro localmente? Ainda lembra quanto ficou aproximadamente e qual a locadora? Sempre que viajo com meu marido preferimos alugar carro para ficar mais livres.

 

Olá! Foi super tranquilo. Em PDC eu achei necessário pelo fato de ter várias atrações um pouco distante do hostel/hotel, além da liberdade de ir a qualquer lugar e a qualquer horário.

Não tive problemas em nenhuma locadora. Aluguei carro na Muscaria Rent Car (Telefone: +52 01 (984) 803-1451 / Cellular: (984) 157-6220, Thrifty e na Hertz. Das 3, a menos burocrática foi a Thrifty, porém não aceitava pagamento em dinheiro, somente cartão de crédito. Não estou com os comprovantes e só lembro do carro mais caro, o Dodge Avenger (Hertz) foi $3.200,00, por 3 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...