Ir para conteúdo

Norte da Argentina - Espetacular! Salta, Cafayate, Iruya, Tilcara, Purmamarca, Angastaco, Cordoba, Jujuy


Posts Recomendados

  • Membros

Norte da Argentina

 

Olá Amigos, estou iniciando este topico para trazer à vocês informações sobre a minha viagem com minha esposa ao Norte da Argentina durante o carnaval de 2013.

 

Fomos de carro alugado. Sei que muitos adeptos do mochilão torcem o nariz para esse tipo de viagem. Mas tem vários fatores que contam a favor: 1) Fiz e refiz as contas e o valor das passagens de onibus entre as cidades + taxis + custos dos passeios cobrados pelas operadoras estaria muito próximo do preço do aluguel do veículo + combustível. 2) com o carro poderíamos conhecer muito mais lugares, fizemos em 7 dias um roteiro que demoraríamos 20 dias sem carro; 3) conforto e liberdade de ir e vir a hora que quizer; 4) a possibilidade de ver paisagens belíssimas (que muitas vezes perdemos por estar viajando de ônibus à noite).

 

Então, vamos aos relatos:

 

Córdoba, ponto de partida da viagem, acabou sendo uma escolha obrigatória, isso porque era o único destino da Argentina que consegui passagens com 10.000 milhas. Culpa foi da minha total falta de planejamento, já que o esperto aqui decidiu fazer esta viagem de "fuga do carnaval!" de última hora. Mas até que a escolha acabou sendo ótima, e a partir de Córdoba iniciei o plano da viagem.

 

A principal atração em Córdoba é o Bairro Jesuíta, tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade

 

cor_cidade.jpg

 

O norte e oeste da Argentina, como Mendoza, Catamarca, Salta e Jujuy. Região ainda desconhecida por muitos brasileiros. A nossa decisão foi seguir ao norte, para Salta e depois atravessar ao Chile para conhecer o Deserto do Atacama a partir de San Pedro de Atacama.

 

Cafayate é uma pequena cidade, o segundo pólo produtor de vinho da Argentina. Nosso desejo de conhecer Cafayate surgiu das dezenas de relatos na internet e de reportagens sobre a hospitalidade e beleza da cidade, além da reconhecida qualidade de seus vinhos (com preços baratíssimo, tipo R$ 10 uma garrafa de excelente vinho). Além dos vinhedos, bodegas e restaurantes, bem próximo à cidade, existem atrativos naturais espetaculares como a Quebrada de Las Flexas e Quebrada del Rio de Las Conchas.

 

Caf-Cafayate+Placa.jpg

 

caf-quebradaConchas4.jpg

 

caf-flechas3.jpg

 

Salta é o ponto de partida para quem quer conhecer o norte da Argentina. A cidade tem aeroporto e pode ser uma boa opção para quem vem direto para mochilar.

 

Salta+_Igreja+San+Francisco.jpg

 

Salta_tele.jpg

 

Em Purmamarca (a 100km de Salta) está localizado o Cerro de Las Siete Colores, são montes com cores espetaculares. É um daqueles lugares que você tem que ir conferir de perto... Em Tilcara (mais 40Km ao norte de Purmamarca) fizemos o passeio "caravanas de lhamas" e as ruínas Pulcara de Tilcara (antigas ruínas de uma civilização pré-colombiana). também fomos à cidadezinha de Iruya, encrustada nas montanhas a quase 4.000 metros.

 

TILCARA

 

tilcara2.jpg

 

tilcara122.jpg

 

PURMAMARCA

 

Purma+-+Cerro+7.jpg

 

purma+-+passeio2.jpg

 

IRUYA

 

iruya-igreja.jpg

 

Retornamos para Purmamarca e fomos conhecer as paisagens espetaculares da estrada RN 52 como a Cuesta del Lipan e do Salar Salinas Grande. Ambos acima dos 4000 metros. A dica mais comum para "aturar" esta altitude é hidratação (bastante água) e o chá de folha de coca. Mascar as folhas e tomar o seu chá é uma tradição desta região altiplanica.

 

CUESTA DEL LIPAN

Cuesta+Lipan.jpg

 

SALAR SALINAS GRANDES

Salina+Grande.jpg

 

Mais dicas, informações, fotos, locais de hospedagem etc.... no meu BLOG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Também estou indo pro norte da Argentina em Janeiro. Quanto tempo acham recomendável gastar no norte da AR? Tenho 40 dias mas vou subir até o Peru e descer de volta pra Córdoba :x

Na verdade considero pegar da região de Salta direto para o Atacama para passar pelo Salar de Uiuny, vocês recomendam? Ou seria melhor chegar à uiuny e ir se aclimatando aos poucos?

No mais, a moça aí em cima que está indo, vamos trocar figurinhas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi desculpem a demora, não tenho entrado muito aqui no Fórum

 

Meu BLOG está na assinatura.

 

Também estou indo pro norte da Argentina em Janeiro. Quanto tempo acham recomendável gastar no norte da AR? Tenho 40 dias mas vou subir até o Peru e descer de volta pra Córdoba :x

Na verdade considero pegar da região de Salta direto para o Atacama para passar pelo Salar de Uiuny, vocês recomendam? Ou seria melhor chegar à uiuny e ir se aclimatando aos poucos?

No mais, a moça aí em cima que está indo, vamos trocar figurinhas :)

 

NOrte da Argentina em 5 dias dá pra conhecer muita coisa. Uyuni e San Pedro tem quase a mesma altitude (3000m e 2600m respectivamente) o ideal seria ficar em San Pedro uns 3 ou 4 dias para se aclimatar conhecendo o Atacama e depois seguir para a Bolívia. Quando passei pelo sul da Bolívia de carro (Reserva Eduardo Avaroa, no caminho entre a Laguna Verde e Colorada) peguei trechos de estrada a 4900 metros !! perde-se o fôlego literalmente. O Salar de Uyuni já é mais baixo, 3000metros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...