Ir para conteúdo

13 dias em Portugal e gestante de 4 meses. (entre Março e Abril 2014 com preços e fotos)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

598db3293779f_Portugal26mar2014-01.jpg.f5cdb516d9710cde714a7b2a79ae6e5d.jpg

Como sempre, em agradecimento aos mochileiros que, com suas dicas, me ajudaram a montar o meu roteiro, venho aqui descrever o meu!

 

Todos os meus post de viagem insiro em meu site: http://www.turistando.in.

Se quiserem, vejam a pàgina com os links que escrevi sobre Portugal (gastronomia, hosteis e o que fazer): http://turistando.in/index.php/category/portugal/

 

Eu, Juliana, fui para lá com meu marido, Thiago, comemorar nossa 1° gravidez.

Havia acabado de completar o 3° mês de uma gestação bastante tranquila e, por causa disso, encaramos esse nosso "último" mochilão antes de nosso pequenino mochileiro chegar.

 

Foram 13 dias nas cidades de Lisboa, Cascais, Sintra, Braga, Guimaraes, Coimbra e Porto, divididos da seguinte forma:

 

1° dia - terça feira: chegada em Lisboa por volta das 9h, final da manhã e tarde em Cascais. Noite em Lisboa (hospedagem no hostel Sunset Destination)

2° dia - quarta feira: dia e noite em Lisboa (hospedagem no hostel Sunset Destination)

3° dia - quinta feira: dia e noite em Lisboa (hospedagem no hostel Sunset Destination)

4° dia - sexta feira: dia e noite em Lisboa (hospedagem no hostel Lisbon Destination)

5° dia - sábado feira: dia e noite em Coimbra (hospedagem no hostel Dream on Coimbra)

6° dia - domingo feira: dia e noite em Braga (hospedagem no hostel Pop Braga Hostel)

7° dia - segunda feira: dia e noite em Guimarães (hospedagem no hostel My hostel)

8° dia - terça feira: dia e noite em Porto (hospedagem no hotel Porto Estoril)

9° dia - quarta feira:dia e noite em Porto (hospedagem no hotel Porto Estoril)

10° dia - quinta feira: dia e noite em Sintra (hospedagem no hostel Almaa Hostel)

11° dia - sexta feira: dia em Sintra e noite em Lisboa (hospedagem no hostel Patio Alfama Destination)

12° dia - sábado feira: dia e noite em Lisboa (hospedagem no hostel Patio Alfama Destination)

13° dia - domingo feira: dia e noite em Lisboa (hospedagem no hostel Patio Alfama Destination)

14° dia - segunda feira: embarque Brasil às 6h55 da madrugada

 

Bom, não vou negar que a passagem pelo norte foi um tanto corrida, até porque tivemos alguns contratempos (chuva e mudança de horário), mas deu tudo certo.

 

Contando com o avião, as hospedagens, os trens, os ônibus dentro de casa cidade, alimentação e lembrancinhas gastamos juntos aproximadamente 2.000 euros, sendo que, deste valor, 1000€ foi a passagem e dividimos em 10x.

 

Retirando os restaurantes e os souvenirs, tivemos um gasto de € 1700,00.

 

 

Partimos na segunda feira, dia 24 de março às 15h55, do aeroporto de Guarulhos, com um voo da Iberia. Escolhemos o mês de março por ser mais barato que o mês de abril.

 

A ideia seria partir no final de semana, para ganharmos mais dias lá fora, mas acreditem se quiser, o voo no domingo custava o mesmo que o da segunda, mas quando procuramos os valores para o retorno, vimos que seria muito mais barato se partíssemos na segunda do que no domingo (pelo site da Iberia é possível visualizar o calendário do mês com os valores por dia. Desta forma facilita achar os melhores valores).

 

O voo da Iberia não é direto. Fizemos uma conexão em Madri (um aeroporto imenso. Leia um pouco sobre ele aqui: http://turistando.in/index.php/2014/04/08/voando-iberia-e-conhecendo-o-aeroporto/) e chegamos por volta das 9 da manhã da terça feira no aeroporto de Lisboa. O tempo de espera no aeroporto é terrível (e ainda por cima fazia frio!).

 

 

Além da Ibéria, a AirEuropa faz o trajeto (mas o site deles não é fácil de pesquisar) e a TAM. Todos com conexão em Madrid. Apenas a TAP faz voo direto, mas bem mais caro.

 

CHEGANDO EM LISBOA

 

O bom, e muito bom, é que há uma estação de metro no aeroporto de Lisboa (invejinha boa!) que o liga ao centro da cidade.

Ônibus e taxis também podem ser boas opções. O valor do taxi inicia com € 3,20 e até o centro deve dar uns 15 euros.

 

Mas se você quer economizar, é possível fazer a ligação com o metro (Pagamos 1,40€ o bilhete que vale por 1 hora, mas confirme os valores: http://www.metrolisboa.pt/informacao/viajar-no-metro/).

Decidimos comprar o Lisbon Card no aeroporto. Ele vale por 3 dias e te dá o direito de utilizar todos os meios de transportes e entrar gratuitamente em alguns museus (veja infos aqui: http://www.askmelisboa.com/). O cartão não é barato, custou 39€, mas se você decide entrar nos museus (pelo menos em 3), vale bastante a pena.

 

Voltando ao metro, do aeroporto chegamos diretamente ao hostel que ìamos nos hospedar.

E' só entrar na linha vermelha e procurar a estação mais próxima de teu destino (veja o mapa abaixo).

 

Diagrama_rede_Metro_julho2012.jpg.65819cbe2c13ac219318f72643127e24.jpg

 

Como ficamos no Sunset Hostel - Cais de Sodré, descemos na estação Alameda e trocamos para a linha verde, sentido Cais do Sodré. Muito fácil!

 

Aliás, é de invejar mesmo que a linha vermelha, que vai até o aeroporto, passe por todas as outras linhas de metro (as de cor cinza, são linhas de trem, ou comboio, como eles chamam)!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

NOSSO PRIMEIRO DIA: LISBOA

 

Como disse acima, ficamos no hostel Sunset Destination, um dos hostels da rede Destination (http://destinationhostels.com/). Como reservamos muito em cima da hora, nao encontramos um quarto privativo e ficamos em um coletivo (e muito tranquilo) por 18€ pessoa. Hà mais economicos na cidade, mas queriamos um que fosse bem localizado e que fosse recomendados por viajantes (fizemos a analise pelo Tripadvisor) e novamente acertamos a escolha.

 

Chegamos bem antes do check in e fomos muito bem recepcionados ao chegar. Estavam lá o Eric e a Madalena. Mais tarde estava o simpático Miguel, mas foi o Eric que nos recepcionou e que nos mostrou as áreas comuns do hostel, a parte de fora com a piscina, o bar, a hortinha coletinha e depois, nosso quarto e os banheiros. Foi ele também que alojou as nossas coisas em um quartinho trancado no qual eles deixam as coisas do pessoal.

 

Toda a ala de quartos é fechada com cartão magnético e apenas os visitantes tem acesso. Assim como os quartos.

Para a área comum, na ala oposta aos quartos, tem uma sala de estar, uma cozinha, uma sala de "jantar" e um terraço imenso com espaço para bar, sauna, hortinha coletiva e piscina com vista sobre o rio Tejo!!! :)

Neste espaço eles fazem festas e BBQ, mas como esta ala é oposta aos quartos, o barulho é zero para quem quer apenas dormir!

Um coisa boa: eles fazem o jantar ali por 9€, para quem nao quer se aventurar na cozinha ou sair para comer fora.

 

598db3435d8db_SunsetDestination.jpg.e8387f546c1de112761ac9b27b35de2c.jpg

 

A localização deste hostel, em relação ao centro, também é muito boa.

Seguindo a margem do rio Tejo, com alguns passos em linha reta se chega à praça do Comércio, com o Arco Triunfal da rua Augusta (falarei sobre isso mais adiante);

 

No meu blog, segue mais informações: http://turistando.in/index.php/2014/04/10/hostel-em-lisboa-fotos-e-precos/

 

Para conhecer Belém, pode se pegar o trem ou um bonde (chamado de elétrico) e em pouco tempo, também de trem, se chega a Cascais e foi para là que nos dirigimos.

 

CASCAIS

 

Seguimos em direção a Cascais, uma vilinha portuguesa na costa do mar mediterrâneo. De Cais de Sodré, foi só descer até a estação e pegar o trem que ia para lá!

A ideia, na cidadela, era caminharmos tranquilamente pela sua costa, respirar um bom ar e descansarmos da longa viagem!

 

Mas tivemos um imprevisto:

Apesar de ser início de primavera e de ter feito tempo bom uma semana antes de nossa viagem, chegamos com um tempo bastante frio. E caminhar por Cascais foi realmente difícil.

 

Nossa ideia era conhecer a Boca do Inferno, mas esse plano falhou.

Ficamos pelo centrinho mesmo, mas para nos proteger do frio, fomos almoçar no aconchegante Cafe Galeria House of Wonders, no centro de Cascais, bem próximo à estação de trem.

::Cold::::Cold::::Cold::

 

Cascais.jpg.9c237b6b92e206f8a794e1455111fa01.jpg

 

Ao chegarmos, avistamos uma senhora alta, magra e loira atrás do balcão, era a holandesa Anna! Ela nos perguntou se queríamos ficar ali mesmo, ou no terraço. Estava frio, mas fomos dar uma olhada.

O espaço tinha algumas mesinhas feitas com pallets, alguns balcões e cobertores! Tinha ali um grupo corajoso, mas nós decidimos descer!

Se pelo menos o céu estivesse azul!!!!!!!

;)

Ela disse que a vista do por do sol aqui é magnífica!!!!!

 

No andar de baixo estava, claro, muito mais quente! Havia um casal em uma mesa ao lado da nossa e outros na mesa atrás, mas que estavam já de saída.

 

Meu marido quis provar a cerveja da região, a Sagres. Eu, "gravidinha", pedi um suco mix de frutas. Não me lembro exatamente tudo o que tinha, mas basicamente era um suco de laranja, beterraba, cenoura e maçã!

 

Iniciamos com uma sopa (a "sopa do dia") com alguns pães integrais. No momento deduzi que havia alguma especiaria que eu conhecia e feijão. Não me lembro exatamente do que era a sopa, mas tinha um pouco de feijão e zattar! Ficou uma combinação maravilhosa!

 

Assim que acabou nossa sopinha, pedimos pequenas porções dos pratos bonitos que estavam expostos no balcão de vidro. Havia Moussaka, Babaganouch, Homus, Kibbe Sírio, Tabuleh e Fatushe (uma salada de beterraba e pimentões).

 

Estava tudo muito gostoso. O Moussaka daquela forma para mim foi uma surpresa!

 

Enquanto fazíamos a nossa refeição, chegavam outras pessoas. O que mais me impressionou foi ver a Anna conversando com todos como se fossem amigos de tempos (e eram na verdade, turistas como nós). E' marcante como aquele espaço é importante para ela e como ela se dedica!

 

Ao terminar nossa refeição, foi a vez da sobremesa!

 

Um pratinho com fatias de maçã com canela, um purê de maçã, uma fatia de brownie de chocolate com pedaços de framboesa (ma-ra-vi-lho-so) e um cupcake com recheio de brigadeiro (sim, você leu corretamente: brigadeiro! Os doces são feitos por uma brasileira)!

 

Eu confesso, já estava de barriga cheia, mas o brownie e o cupcake são paradas obrigatórias para chocólatras grávidas como eu!

 

Para terminar a nossa refeição, o Thiago pediu um café e eu escolhi um chá! Na verdade eu escolhi uma tisana! Por sorte, eu sabia um pouco o que era tisana, pois vejo essa diferença na língua italiana (té e tisana)!

Não sei explicar ao certo, acho que depende do processo, mas sei que de chá temos o mate, o preto, o verde e etc. E tisana são de ervas como camomila, erva cidreira e etc. Escolhi de Tília! Que nunca havia bebido! Boa, por sinal! E olha como veio! Muito chic, não?!?

 

Nao sei quanto deu a conta, mas tirei foto do cardápio

rs

598db3296d95b_CascaisHouseofWonders25mar2014-18.jpg.62b58b9bddabd7ef3001f731c345ece4.jpg

 

No meu blog, segue mais informações: http://turistando.in/index.php/2014/04/14/houseofwonders/

 

Por conta do frio e do cansaço, caminhamos pelo centro e fomos embora.

::Cold::

 

598db347743b6_Cascais2.jpg.05e394bcd21cec5da4c9ab90f3179fa9.jpg

 

Jantamos no hostel mesmo. Não quisemos passar frio na nossa 1 noite.

Na estação de trem, embaixo do Hostel, há um supermercado da rede Pingo Doce e ali ele comprou presunto cru, queijo, vinho, suco, macarrão, molho e sobremesa. Tudo isso por menos de 10€! Cozinhamos no próprio hostel. Não sabíamos que eles também preparavam comidas!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

NOSSO SEGUNDO DIA: LISBOA / BELÉM

 

Nosso segundo dia iniciou-se no bairro do Chiado para comprarmos roupas de frio!!! rs

O que tínhamos conosco não era suficiente.

::Cold::

No indicaram entrar no Armazém do Chiado, no bairro do Chiado. Como não queríamos perder tempo, fomos logo cedo e encontramos o local ainda fechado.

Zanzamos pela região achamos uma loja bonitinha, na rua debaixo com as escritas: "Roupas Low Cost". Rimos e fomos ver o que era. Parecia um brechó, mas de roupas novas. Talvez rejeitadas pela loja por apresentar algum defeito, ou ser da estação anterior, não sei dizer, mas encontramos jaquetas por 15 euros! (em Cascais comprei uma blusa por 20€ em um chines!!!!).

Aproveitei também e comprei roupinhas de bebe!

:P

Jaquetas, blusas e calça jeans boas, de frio, por 3,5€! Sò não comprei mais porque era inicio de viagem (e eles não aceitavam cartão de crédito - rs)

 

Chiado.jpg.c809cf846a1eef077fd31d2673032859.jpg

 

Aquecidos, retornamos ao hostel, deixamos as coisas por lá e partimos para o bairro de Belém!

Precisávamos aproveitar o Lisboa Card e resolvemos fazer o nosso 2° dia de viagem o bairro de Belém, para poder aproveitá-lo.

 

BELÉM

 

Pegamos o mesmo trem de ontem, pois achamos que era o modo mais fácil (pois no dia anterior havíamos visto que o trem parava em Belém), mas atento!. Nem todos os trens param ali. Há trens que vão direto para Cascais ou que param em poucas estações.

Por sorte, na estação seguinte, ele parou e disse: Quem segue para Belém, favor descer e pegar o próximo (ou algo do tipo).

 

E digo: ainda bem que o maquinista disse e que eu prestei atenção (apesar da falta de costume com o português PT). Meu marido não prestou atenção e por alguns momentos, até eu fiquei na dúvida (mas descemos mesmo assim).

 

Talvez o melhor fosse ter pego o bonde (chamado "elétrico"), mas de trem também deu certo. Só precisa saber qual pegar exatamente! rs

 

Ao descermos na estação e ultrapassarmos a passarela, avistamos uma praça imensa, chamado Jardim Alfonso de Albuquerque. O atravessamos em saímos em frente ao Museu Nacional dos Coches. Como estava dentro do Lisboa Card, resolvemos entrar.

O local vale muito a pena. Sao dois ambientes com as carroças utilizadas na época da realeza portuguesa. E o wi-fi é livre lá dentro.

 

Coches.jpg.9e5b86e1923b5fdc017c7a4dde965f95.jpg

 

Ao sairmos, seguimos a rua principal sentido o Mosteiro dos Jerônimos e passamos em frente à Casa Pasteis de Belém. Estava LOTADA, assim com a entrada para o mosteiro!

Como estávamos com fome, seguimos reto.

 

Naquele pedaço há muitos restaurantes voltado ao turista, mas como era nosso primeiro dia em Portugal, coincidentemente, a data que, 4 anos atrás, decidimos nos mudar juntos para o nosso apto, resolvemos sair do "esquema mochileiro econômico" e exageramos "um pouco". Fomos comemorar nossos 4 anos de "casados" no Nunes Real Marisqueria, um restaurante de frutos do mar português que fica um pouco mais à frente do Mosteiro (a rua muda de nome, mas é a mesma, seguindo reto).

 

Chegamos lá por volta do meio dia, ainda não estava cheio de gente. Pedimos um couvert com pães e manteigas, acrescido de uma porção deliciosa de presunto cru espanhol Pata Negra.

Para beber, vinho branco para o Thiago, água para mim!

:(

Na sequência, chegaram as entradas: Vieiras , com um sabor bem delicado e uma textura bem macia; Ameijoas à Bolhão Pato, um prato bem português da região de Extremadura, finalista do concurso "As 7 maravilhas da cozinha portuguesa", também delicioso, mas com um sabor bem mais forte que a Vieira e a minha paixão à primeira vista, a Casquinha de Santola.

Difícil dizer qual era a melhor, mas eu gamei, amei e me deliciei na casquinha de Santola. Simplesmente divina! Não que o restante não fosse. Eram! Mas temo em dizer que este prato foi o melhor fruto do mar que eu comi em minha vida! Não estou exagerando! (Alguém sabe onde tem este prato aqui em SP??? rs)

 

Na sequência, pedimos uma seleção de frutos do mar portugueses. Apareceu um garçom com pães e molhos, e outro garçom colocando uns "instrumentos" no local do garfo e faca.

Um olhou para o outro com cara de: "hein"?

::essa::

E de repente aparece um prato magnifico de frutos do mar, que nos fez arregalar os olhos!!!!! O prato continha lagosta, os 3 tipos de camarões (de Algarve, do Porto e de Setúbal), a gamba e as canilhas!

De todas essas maravilhas, não tive coragem de provar exatamente as canilhas, um tipo de marisco, que fica dentro de uma concha. Tínhamos que retirar e a sensação que tive era que o bichinho estava cru e vivo (assim como a ostra)! O Thiago comeu, gostou, mas não abusou tanto!

 

Ao terminarmos, fomos para a sobremesa. Eu fiquei com um Tarte de Limão merengada, uma torta de limão um pouco diferente. Havia uma camada de doce de limão e outra de um merengue gostoso, que tirava o super doce das tortas tradicionais de limão (o Thiago não curte muito mas adorou este doce) e um delicioso sorvete de framboesa com champanhe.

 

O Thiago ficou com um doce de mil folhas, não me lembro exatamente qual era o recheio e um curioso e gostoso sorvete de cerveja Sagres !

 

Nunes.jpg.ab57cfad18d37966b3081a588d1dbc2a.jpg

 

Caso queriam ler com mais detalhes: http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2014/04/nunesrealmarisqueriaLisboa.html

 

Retornamos sentido Mosteiro e, para a nossa sorte, não tinha mais fila. Assim com o museu dos Coches, o Mosteiro de São Jeronimo faz parte do Lisboa Card. Para quem nao tem, custa 7€

O local é impressionantemente lindo!

Aconselho comprar por 1€ o mapa/guia explicativo na entrada. Facilita a compreensão de cada sala.

 

Reza a lenda que o local fora construído no local onde existia a igrejinha Ermida do Restelo, local onde os navegadores e sua trupe passavam a noite anterior à viagem, rezando.

 

Considerado o ponto mais alto da arquitetura manuelina (estilo que mescla elementos decorativos do tardo gótico com motivos do renascimento), o mosteiro é testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Foi construído, após à viagem de Vasco da Gama, com os primeiros lucros do comércio de especiarias. Tanto que, encontramos em seu interior, seu túmulo, ao lado do túmulo do poeta Luís Vaz de Camões.

 

jeronimos.jpg.8023243ace35d0654024e2f7d135627c.jpg

 

São dois andares. O primeiro andar, com o claustro e diversas salas, entre os quais o refeitório, um espaço bastante amplo com paredes decoradas em azulejos do século XVIII, a Sala Capitular, com a tumba do escritor Alexandre Herculano e ainda um espaço onde o poeta Fernando Pessoa está sepultado.

 

598db34ecc762_jeronimostumulos.jpg.db7cfac017896c955606695b3b30dcac.jpg

 

No andar superior, é possível entrar na parte do coro da igreja e ter uma visão muito bonita de sua arquitetura, além da cruz com Cristo e do próprio coro.

598db34ec27cc_jeronimos2.jpg.50e488c278cb0cfc04e403c484ab2b69.jpg

 

Saimos do Mosteiro em seu horàrio de fechamento! Acabamos ficando muito tempo na Marisqueria!

rs

 

(mais infos: http://www.mosteirojeronimos.pt/pt/index.php)

 

De là, seguimos para o Monumento aos Descobridores, também conhecido como Padrão dos Descobrimentos. Jà estava entardecendo e vimos que nao conseguiriamos também chegar em tempo até a Torre de Belém!

Não entramos, mas quem tem o Lisboa card tem 30% de descontos ou então, 3,00€.

 

O monumento é em forma de uma caravela estilizada, com auto relevos que simbolizam o escudo de Portugal, a espada da Casa Real de Avis, D. Henrique, e as estátuas de heróis portugueses ligados aos Descobrimentos. Também se vê o poeta Camões.

 

(mais: http://www.padraodosdescobrimentos.pt/)

 

Seguindo reto pela margem do Tejo, chegamos à Torre de Belém (grátis com o Lisboa Card e 5€ sem). Outro grande monumento feito na época do descobrimento, com a arquitetura manuelina, apesar de ter influências islâmicas e orientais.

Infelizmente chegamos tarde demais e nao pudemos entrar!

:(

 

(mais infos: http://www.torrebelem.pt/pt/index.php)

 

belem.jpg.fe1fed5ac99b3122a33038304073391c.jpg

 

Ao sair de lá, fomos caminhando sentido Mosteiro (a foto noturna está acima) pois querìamos aproveitar nossa ida à Belém para comermos o famoso pastel de Nata (hein?). Sim, voces leram corretamente: NATA!

 

Bom, aqui no centro de SP abriu uma doceria portuguesa, o Matilde. Está sempre lotada e nunca tive tempo de perguntar ao vendedor porque não havia pastel de Belém ali!

"Como assim não tem pastel de Belém em uma grande doceria portuguesa?", você poderia perguntar, assim como eu me perguntei! Havia pastel de nata e de São Bento, mas nada do pastel de Belém.

 

Bom, fomos até a Casa do Pastel de Belém e fomos atendidos por dois senhores super simpáticos, que nos explicaram que apenas eles tem a receita original (guardada a 7 chaves), iniciada no Mosteiro dos Jerônimos, e que os outros locais fazem uma "imitação" do doce!!

;)

O doce foi registrado e somente eles podem vende-los com o nome de Pastel de Belém!!!

O doce é, sem dúvida, maravilhoso! Deveríamos ter comido também antes de irmos embora de Portugal (e assim, conseguindo fazer uma clara distinção entre as "falsificações" - rs), mas é um doce muito saboroso e a combinação com canela a deixa ainda mais gostosa!

 

O pastel custa 1,05 €!

 

598db3c0e138b_pasteldebelem.jpg.1eec24bb47ded4461f3a32a0f9199968.jpg

 

Meu post sobre o local: http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2014/04/casapasteisdebelem.html

 

Voltamos ao hostel para nos aquecermos e procuramos algum local para comer. Escolhemos o Fumeiro de Santa Catarina, alguns passos do Hostel, no bairro da Alta, próximo à Praça Camões e ao Miradouro de Santa Catarina (com uma estátua do gigante Adamastor).

Era noite de clássico na TV e o local estava vazio! O que foi bom para a gente! ::lol4::

O local é pequeno e bem decorado, com luzes baixas (as fotos ficaram um pouco com "ruído" por causa disso. Não uso flash!) e bem propício a um clima romântico! Pedimos a eles um menu degustação e fomos atendidos pela brasileira Mariana. Foi ela quem escolheu o nosso menu.

Começamos com um couvert de pão, queijo de ovelha, azeitonas temperadas e manteiga também temperada (esta manteiga estava deliciosa! Pedimos bis).

 

Para beber, ele preparou para o Thiago um aperitivo feito com vinho do Porto branco e tônica. Eu apenas provei, como sempre e fiquei na água mesmo! :cry:

 

Mal tínhamos acabado o couvert (com o bis - rs), chegou a entradinha: Uma deliciosa empanada com bacon defumado! (Adoro bacon, mas evito em abundância por achá-lo gorduroso. A sensação que tive era que eles apenas defumaram a parte da carne, deixando de lado a parte gordurosa). Para acompanhar, uma saladinha mista de rúcula, rabanete e, para equilibrar o amargo dos dois primeiros, tomatinho cereja e rosbife defumado. Não curto muito rosbife, mas este estava diferente dos rosbifes que já comi! Aprovado!

Para beber, eu continuei na água. O Thiago foi de vinho tinto 3 Castas com Syrah, Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional. Provei e gostei! Simples mas gostoso!

 

Como prato principal, vieram mais dois pratos deliciosos: um vinagrete com batata bolinha, cebola roxa e polvo defumado (uma combinação muito boa! Não me lembro se foi a primeira vez que comemos polvo, mas adoramos) e um prato de Favas com farinheira (a farinheira é um enchido criado pelos judeus portugueses durante a época da inquisição, como forma de simularem o consumo de carne de porco) e calabresa. Um prato quente e forte que, provavelmente, não deve estar no cardápio nos dias quentes!

 

Como sobremesa, comemos um bolo de amêndoas com raspas de limão e hortelã e um doce cremoso de ovos.

Os preços aqui também são convidativos. Com 20€ um casal come muito bem, e com direito a vinho!

fumeiro.jpg.2283615d81265c938e4471d247697fff.jpg

 

Meu post sobre o Fumeiro: http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2014/04/FumeirodeSantaCatarina.html

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

NOSSO TERCEIRO DIA: LISBOA

 

O dia estava nublado com um friozinho chato, mas decidimos sair do hostel e seguir para a praça central (praça do Comércio) a pé, nas margens do rio Tejo.

 

A Praça do Comércio, também conhecida por Terreiro do Paço, é considerada uma das maiores praças da Europa. O local, antes do grande terremoto de 1755, foi local do palácio dos reis de Portugal durante uns 200 anos.

No centro da praça, vê-se a estátua equestre de D. José e ao centro, como entrada à rua Augusta, encontra-se o Arco Triunfal , também a entrada para a Baixa.

 

tejo.jpg.06522804f6253ba82c0e93c7786d96cf.jpg

 

Caminhamos pela praça, demos uma olhada na estàtua e seguimos em direçao ao lado direito da praça (para quem olha em direçao ao arco). Ali se encontra o Lisbon Story Centre e ficamos interessados em conhecer.

Para quem tem o Lisboa Card, eles dão descontos de 20%. Quem não tem, custa 7€. Também há um valor para família e um combinado para quem quiser subir o Arco Augusta (entrem no site para mais infos).

 

O local é interessante, principalmente para crianças (exceto as impacientes - rs). E' um museu áudio visivo que conta a história de Portugal, desde seu início, passando pela época dos descobrimentos, do terremoto (inclusive tem uma sala que simula os tremores), da destruição e reconstrução, até os dias de hoje.

 

Ao comprar o bilhete, você ganhará um equipamento "audio guia" com um sistema gps, que localizará automaticamente a sala no qual você se encontra e contará a história daquele local.

A visitação dura aproximadamente 1h.

 

(mais infos: http://www.lisboastorycentre.pt)

 

598db384f3bfd_LisbonStoryCentre.jpg.203882fb75d580f1493f8f067e2230bf.jpg

 

Saindo de là, fomos caminhar pela famosa Rua Augusta, que inicia no arco triunfal, ligando a Praça do Comércio até à Praça do Rossio. E' uma rua pedonal, com uma elevada concentração de comércio, entre lojas de marca, lojas para turistas e restaurantes.

Caso tua ideia seja comer por aqui, circulem pelas paralelas (na rua dos Correeiros, há vários restaurantes pescando os turistas que por ela passam).

 

Antes de chegar na praça do Rossio (também chamada de Don Pedro IV), cruzamos a rua de Santa Justa, com o famoso elevador\mirador de Santa Justa (http://www.carris.pt/pt/ascensores-e-elevador), gràtis para quem tem o Lisbon Card e 5€ para quem nao tem!

 

598db3872e88e_augustarossio.jpg.a0487d25fde0e132174aadc2988e1c3d.jpg

 

Agora, o melhor de tudo serà passar pela praça do Rossio e encontrar esse carrinho de morangos do ALGARVE! Sao imensos, gostosos e super docinhos. E o melhor: a caixinha me custou 2 euros!!!!

 

598db387357fd_Portugal28mar2014-14.jpg.acbcfe1b236120b353168daa70d62ca9.jpg

 

Bom, se você está na praça, precisa entrar na Confeitaria Nacional e provar algum dos docinhos da loja! Ela está lá te aguardando desde 1829! rs

O endereço certo é Praça da Figueira x Rua dos Correeiros.

 

docinhos.jpg.b851696dd784bb5c1fb36c7836b0fea2.jpg

 

Saimos do bairro da Baixa e seguimos sentido a Alta, passando pela Chiado. Pegamos a rua do Carmo (a pegamos do inicio, perto da praça, mas também é possível pega-la pela rua Santa Justa) e depois a Garret.

 

O bairro do Chiado tem bastante lojas e cafés, mas também tem ótimas livrarias. A mais tradicional e imensa é a Bertrand, inaugurada em 1732. Era uma espécie de clube literário, frequentada por diversos políticos e literários, entre eles, Alexandre Herculano, Eça de Queirós, Antero de Quental e inclusive o nosso D. Pedro II!!

 

livraria.jpg.c4b5a7cc2fb12e1b3cfbd6bac9967366.jpg

 

Mais acima, na direção da praça Camões, está o famoso café "A Brasileira". Sempre muito lotado, com mesas externas e inclusive uma estátua de Fernando Pessoa (não conseguimos uma folga para fotografarmos - rs).

Na sequencia, a praça de Camões e um pouco mais abaixo, seguindo pela rua Paiva de Andrada, o Teatro de São Carlo, com o restaurante Café Lisboa, onde fomos almoçar.

 

598db38d8ccd3_Portugal27mar2014-10.jpg.164056e4dcf03d4d1f62110d104bee03.jpg

 

Bom, tentamos, nesta viagem, fazer uma viagem gastronômica. Assim como em Lima, que quisemos conhecer um dos restaurantes do Gastón Acurio, aqui tivemos o prazer de conhecer um dos restaurantes do jovem Chef português José Avillez. Entre o Belcanto, o Cantinho do Avillez e Pizzaria Lisboa, fomos no charmoso Café Lisboa, no centro da cidade.

 

Havíamos feito a reserva antes e pedimos um menu degustação. Algo que eles não fazem (mas conseguimos uma exceção - rs). Fomos atendidos pela simpática Inês, a chefe de sala do restaurante. Ela nos mostrou o salão e a esplanada (o local externo), perguntou onde ficaríamos (chuviscava e fazia friozinho, ficamos lá dentro mesmo!

 

Nossa refeição começou com um couvert de pães (uma cestinha contendo pães de Mafra, tostas e broa), manteiga, um molho feito com tomate, azeite e alho e um potinho de azeitona temperada e marinada no limão e laranja. Uma ideia simples e deliciosa, que parece ser normal em Portugal, mas que meu marido e eu achamos brilhante!

 

Na sequência veio a entrada. Para começar, a Inês nos apresentou um vinho assinado pelo próprio José Avillez, uma parceria dele com a Quinta de Monte D'Oiro, de Lisboa. A carta de vinhos da casa é boa, mas aceitamos experimentar seus vinhos. Começamos com o rosé. Quero dizer, o Thiago começou, eu beberiquei apenas. Fiquei com um suco de limão e hortelã!

 

A nossa entradinha foi muito boa, a começar pelo Nugget de Bacalhau (destaquei na foto), uma das coisas mais deliciosas que provamos em Portugal. Um empanado com bacalhau fresco, macio e saborosíssimo. O nugget vem acompanhado de uma maionese de alho e cebolinha, também muito boa, mas do meu ponto de vista, o molho esconde o sabor desta maravilha!

Complementando a entrada, uma saladinha com tostas e cabeça de Xara com Molho de Mostarda e Pickles.

 

Assim que terminamos a nossa entradinha, deu se início aos pratos principais (sim, no plural).

A Inês veio então nos mostrar o vinho tinto JA e na sequência, o garçom nos trouxe o famoso Bacalhau a Brás, prato muito típico do país e que até o momento não tínhamos degustado.

No entanto, a versão de Avillez contém Azeitonas Explosivas (o prato se chama Bacalhau a Brás com Azeitonas Explosivas), são azeitonas que derretem na boca (meu conselho, a tragam na boca com um pouco do bacalhau, senão ela estoura no garfo).

 

Pensávamos que esse era o único prato principal, que a sequência seria a sobremesa. Para o meu engano, trocaram nossos pratos e colocaram mais garfos e facas. Eu já estava bem satisfeita e disse ao Thiago: "Estou vendo pessoas comendo um pastel gigantesco. Será que é o que iremos provar?" Quanto vi o garçom se aproximando com dois pratos, cada um contendo 2 grandes pasteis, respirei fundo e pensei: "Filhotinho, abre o apetite que aqui vem bem mais" - rs!

 

Além dos pasteis, veio um prato de arroz e a Inês veio à nossa mesa explicar: "Finalizaremos com uma das especialidades da casa, o Pastel Lisboa com Arroz de Grelos. Estes pasteis, que parecem pasteis de ventos, são recheados com uma carne bem macia de vitela. Os pasteis se comem juntos com o arroz de Grelos, um tipo de couve, bastante usada em nosso país".

Dito isso, fomos experimentar. Estava uma delícia, mas eu aguentei apenas um pastel. Diria que apenas este prato é uma super refeição. Diferente dos nossos pasteis de feira, o Pastel de Lisboa é bem sequinho (leve impressão de que ele é assado e não frito) e a carne era mesmo bastante tenra. Quanto ao arroz, adorei! O sabor do grelho me lembrou bastante o espinafre!

 

Mal cabia espaço para a sobremesa, mas lá fomos nós. Recebemos em nossa mesa o Pastel de Nata, nosso segundo em Portugal e, para diferenciar daquele de Belém, JA usa aqui uma receita que ele considera especial! Bom, estava delicioso! Mas como digo a todos: precisaríamos provar todas as receitas no mesmo momento para dizer qual é o melhor pastel de nata.

rs

Para terminar a digestão, Thiago ficou com um cafezinho e eu, com uma infusão de Tília!

 

O menu com os preços está disponível no site, podendo ser acessado através deste link: http://www.cafelisboa.pt/pt/menu.html

 

598db3c17fa89_CafeLisboa.jpg.447114edaf8ad9ef8c92885011028777.jpg

 

Leia mais sobre a nossa experiencia: http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2014/04/CafeLisboa.html

 

Terminado o almoço, vimos que garoava!

 

Tínhamos decidido conhecer o Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa e sabíamos que o caminho era "rua abaixo". Mas como não queríamos retornar para a Praça Camões (o caminho mais lógico), tentamos descer a rua do teatro (Largo Picadeiro) e demos uma volta imensa e inútil!

rs

 

Ao chegarmos na parte mais baixa da cidade, exatamente no Cais do Sodré, pegamos o bondinho amarelo (chamado de elétrico). Ele é mais caro que o ônibus (chamado de autocarro) normal, mas para quem comprou o Lisboa Card, ele é gratuito nos 3 primeiros dias.

598db38d865ca_Portugal28mar2014-16.jpg.66c8c05262b54785e4dfc122e4871ae2.jpg

Pedimos para uma moradora nos indicar o ponto e após 4 ou 5 paragens (e nao paradas - rs), descemos. Chovia muito e, para chegar até o museu, tivemos que subir alguns lances de escada!

 

Infelizmente, por causa da chuva, não fotografei a parte externa. A entrada, para quem tem o Lisboa Card, é livre (exceto para as mostras temporárias), quem não o possui, custa 5€.

 

O museu é dividido em Coleção de Artes Plásticas (Escultura, Pinturas e Gravuras, ) e Coleção de Artes Decorativas (Ourivesaria, Cerâmica, Mobiliário, Têxteis e Vidros). Como estávamos com muito sono, escolhemos as pinturas européias, que se encontra no Piso 1 (que é o térreo) mas começamos erroneamente no Piso 2 (para nós, piso 1 - rs) onde estão expostas as coleções de Ourivesaria e Joalharia portuguesa (que inclui algumas peças indo-portuguesas e europeias), Cerâmica (com as faiança portuguesa e porcelana da China e Japão), Vidros portugueses e as Artes Orientais.

Destaque para os Biombos de Arte Namban.

 

598db38e6e50c_MNAABiombos.jpg.ea5719788cd68e0948b418929c1773c3.jpg

 

Ao percebermos a confusão, descemos e seguimos com muitos bocejos, a arte antiga européia.

Nao dá, claro, para comparar aos grandes museus italianos que conheci, mas o acervo é muito bom, com destaques para Rafael, Piero della Francesca, Dürer e Bosch!

 

MNAA.jpg.dc2a95f9160d9ee185702af55a6b8ccd.jpg

 

(mais infos: http://www.museudearteantiga.pt ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_de_Arte_Antiga)

 

Veja aqui o link com as preciosidades do museu: http://www.museudearteantiga.pt/pt-PT/exposicao%20permanente/obras%20referencia/ContentList.aspx e baixe o mapa do museu: http://www.museudearteantiga.pt/Data/Documents/Expo%20Permanente/PlantaMNAA.pdf

 

O cansaço nos pegou de jeito e fomos embora assim que terminamos de ver a sala européia. Voltamos ao hostel e dormimos por umas 2 horinhas. Na sequencia, saímos para jantar na "taverna" Caso Sério, casa que serve a famosa Tosta XL portuguesa e que, às quintas feiras, tem apresentação de Fado.

 

Não sabíamos exatamente onde era. Estávamos perto da Casa dos Bicos, na parte debaixo e decidimos chamar um taxi. Ao entramos, o taxista nos falou: "Vou ser sincero, entre naquele arco, suba uma escada, vire a direita, a esquerda e vocês chegam lá! Ir de taxi é jogar dinheiro fora!". rs

Não sei se foi honestidade ou falta de vontade de nos levar até lá!. Agradecemos e pegamos o tal atalho.

Algumas subidas e incertezas depois, chegamos em frente à igreja da Sé. Não sabíamos se a rua era a direita ou a esquerda da igreja e, claro, fomos para o lado errado (o da esquerda, e que rapidamente foi corrigido).

Em nossos passeios, não havíamos ainda ido para aquele lado e pelos muro que circundava a igreja, achávamos que estávamos ao lado do castelo.

 

O local é pequeno e aos poucos começa a encher. Como havíamos reservado mesa, a nossa, em um cantinho perto da janela, estava nos aguardando.

Pedimos a tal famosa Tosta XL de frango. Um pão de forma imenso, torrado com creme de frango e aspargo. O Thiago foi de vinho e eu fiquei com um suco de laranja. A Tosta é bem gostosa, mas eu, que não consigo comer pão "seco" (preciso de algo, como manteiga, pate, requeijão ou até azeite), achei que merecia mais um pouco de recheio!

 

A apresentação da banda iniciou às 19h30, mais ou menos quando chegou a nossa Tosta. Pela foto é possível ver como o lanche é grande. Não é que pedimos 4 não, é apenas uma (e custa apenas 5€!!!!). Para completar o prato, saladinha e batata palha.

A primeira parte do show dura uns 15 ou 20 minutos. Há uma pausa e recomeça! O mais curioso e interessante é que eles pedem para que os clientes fiquem quietos, pois o cantor não utiliza microfone, mas o que eu achei mais engraçado é que o pessoal respeita (igualzinho aqui #SQN).

 

Como queríamos ficar mais (o show é bem animado e interessante, pois a dupla não canta apenas Fado), pedimos o menu e o Rui nos ajudou com um vinho e um queijo para o Thiago. O vinho escolhido foi o Montaria e o queijo de cabra Saloio. Eu fiquei com uma salada de rúcula com tomate cerejinha e uma tônica. A salada estava bem temperada, com um sabor bem delicado. O queijo estava bom, achei bem forte no tempero, mas o Thiago apreciou bastante.

 

Preços:

A Tosta, para duas pessoas, custa 5€. Mais um saladinha, um vinhozinho, um petisco, um casal deve gastar de 15€ a 20€.

Por ser pequeno, aconselho fazer reservas, principalmente nos dias de apresentação. Fizemos pelo email festaporta@gmail.com.

 

598db3c57a16e_Casoserio.jpg.c3ba5543a2acbdfdf0642c72d7600255.jpg

 

Segue aqui o post sobre o Caso Sério: http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2014/04/casoSErio.html

 

Como a chuvinha havia passado, decidimos circular a noite pelo centro, com seus prédios iluminados. Pegamos novamente a Rua Augusta e fomos sentido a praça do Rossio. De lá voltamos também a pé. Super tranquilo!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

NOSSO QUARTO DIA: LISBOA

 

O dia amanheceu com um pouco mais de sol e resolvemos fazer o mesmo percurso que fizemos ontem, caminhando pelo Tejo até chegar à praça do Comércio. Como amante de fotografia, queria fazer algumas fotos com o tempo bom!

::otemo::

 

598db3c596669_TerreirodoPaco.jpg.9d802707c8bc125944bf77f175a996e7.jpg

 

baixa.jpg.8a2e65d0aec984d9ca2e99871af2a4ff.jpg

 

Aliás, para os amantes da moda, aconselho a conhecer o MUDE - Museu do Design e da Moda (http://www.mude.pt), que fica na Augusta, logo após o arco. Nao fui, mas o museu é considerado uma das mais importantes coleções de design e de moda a nível internacional, composta por cerca de mil objetos de mobiliário e utilitários de design, e 1200 peças de alta costura representativos dos momentos artísticos mais marcantes do século XX (fonte Wikipedia).

 

Neste dia, compramos alguns cartões postais, fomos atrás de uma agencia dos Correios e fizemos praticamente o mesmo caminho do dia anterior, mas para ir sentido um restaurante que havíamos ouvido falar muito bem: O Café de Sao Bento, que fica em frente à Assembléia. Decidimos ir ali pois, pelos viajantes do Tripadvisor, o melhor bife de Lisboa está ali!

 

Para começar, fomos MUITO bem atendidos. O local é chiquetoso, mas com 15 euros é possível (durante o almoço semanal) comer pratos completos (couvert, o prato do dia, bebida e café). Infelizmente o tal Bife não faz parte , mas no site deles tem a tabela de preços.

Comemos presunto cru e queijo Serra da estrela como entradinha, os dois famosos bifes da casa (Bife do Café de São Bento e Bife à Portuguesa), ambos acompanhados de batata fritas e depois, sobremesa. Minha opinião: vale muito a pena! A carne é saborosa, bem macia e o molho é muito bem feito. Eu gostei mais do Bife à Portuguesa que o famosão Bife do Café de São Bento, mas é porque não tomo leite e acredito que havia creme de leite em seu molho!

 

598db39e0517c_CafedeSaoBento.jpg.9873801776804d92af48d7a136f69e5d.jpg

 

Meu post sobre o local: http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2014/04/cafedesaobento.html

 

Saímos do restaurantes e tentamos nos perder por suas ruazinhas. Apesar de ser um bairro cheio de subidas e descidas, é uma experiencia que vale a pena! No meio do caminho encontramos casinhas graciosas, sebos com livros brasileiros e ninguém tomando conta, lisboetinhas voltando da escola, jovens desempregados fazendo protestos pacíficos! Foi muito bacana!

 

predios.jpg.cba8a7831dff5ba12ce840326c81bb94.jpg

 

ruas.jpg.9ea37985a89617fd1ce8c968284f8df5.jpg

 

Neste caminho, vimos indicação para as ruínas da Igreja e Convento do Carmo (Museu Arqueológico do Carmo) e decidimos entrar. Procurei no site oficial o preço da entrada, mas não encontrei. Acho que nos custou aproximadamente 3€ a entrada, mas há descontos de 20% para quem tem o Lisboa Card.

 

O conjunto, que já foi a principal igreja gótica da capital, e que pela sua grandeza e monumentalidade concorria com a própria Sé de Lisboa, ficou em ruínas devido ao terramoto de 1755, não tendo sido reconstruído. Constitui-se em um dos principais testemunhos da catástrofe ainda visíveis na cidade. Atualmente as ruínas abrigam o Museu Arqueológico do Carmo, que inclui um sarcófago e uma múmia!.

(mais infos: http://www.museuarqueologicodocarmo.pt)

 

598db39e1f162_igrejadoCarmo.jpg.57424583fd7885617ac726110f2fd537.jpg

 

598db39e26162_igrejadoCarmo(mumias).jpg.069fe92e0041bdac6b2dd774f29202ea.jpg

 

Ao lado da igreja do Carmo, hà uma descida curvosa que sai na parte de cima da estação do Rossio (a pronuncia é RossIo). A pegamos e fomos ver a tal estação. O prédio é imenso e realmente muito bonito. Até então, tínhamos ido até o teatro, na praça Dom Pedro, mas não havíamos continuado. Desta vez, ao invés de retornarmos sentido rua Augusta e Cais, resolvemos seguir adiante, sentido rua da Liberdade.

Antes de escrever sobre esta imensa rua, cheia de lojas de grifes, seria interessante falar sobre o Marques de Pombal.

Nao me lembro nada de história (deixei de lado após ser aprovada no vestibular - rs), mas em Lisboa ele foi responsável pela reorganização e reestruturação da cidade após o terremoto. Fazendo um outro parentese aqui, sempre critiquei o modo caótico português de criar suas ruas. Percebi que a confusão era lusa após visitar Colonia do Sacramento e comparar a parte histórica portuguesa, com a parte organizada espanhola. As ruas de Portugal são sinuosas, tortas e cheias de vielas e ruas sem saída, exceto na parte central de Lisboa, iniciando no Terreiro do Paço (onde está o inicio da Rua Augusta) até o final da rua Liberdade. Essa parte foi a parte destruída pelo terremoto e reorganizada pelo Pombal.

 

598db3c584419_RossioLiberdadeePracaPombal.jpg.fe2f8bf087d892190aee741ea3d0b60c.jpg

 

Voltando, apesar do frio, resolvemos caminhar por esta rua. Além de lojas de roupas de grifes, encontra-se também o carissimo Hard Rock, com cervejas portuguesas pelo triplo do preço (rs).

No final, há uma imensa rotatória em homenagem ao Marques. Ficamos um tempo ali, em um banco da praça, contemplando o frio (rs) e descemos para o metro.

Ali dentro, encontrei uma loja de roupas infantis com ótimas promoções. Blusinhas de soft e camisetas de manga longa por 2 e 3 euros. Blusas de moletom felpudas por 5 euros! Fiz uma meia festa!

rs

(ai se eu soubesse na época que eu esperava um menininho.....)

 

Chegando na estação Cais de Sodré, como no dia seguinte acordaríamos cedo para Coimbra, decidimos parar no mercado e comprar coisinhas para petiscar. Compramos vinho, suco, um pacote de alfaces mistas lavadas, queijo, presunto cru, iogurte, chocolate e desta vez, ultrapassou os 10 euros - rs. Total 13€, mas apenas prq eu quis um Milka diferente! ;)

 

Ao chegar no hostel, a recepcionista noturna (que eu não havia notado), gritou meu nome e veio correndo ao nosso encontro. Ali, ela nos informou, que não tínhamos reserva para aquela noite e que nossas camas já estavam ocupadas.

Bom, quando iniciei a minha busca por hostels em Portugal, tinha a idéia de sair de Lisboa no dia de "ontem" e passar o dia de "hoje" em Sintra. O Joao, do Almaa Hostel me disse que ele estava com um grupo imenso, mas que estaria livre nas semanas seguintes. Por causa disso, reorganizei a minha viagem e repassei o cronograma para o Eric, que fez minhas reservar, com um dia a mais em Lisboa e um a menos em Alfama.

O problema é que eu apenas mandei o cronograma, eu não disse: aumente mais um dia aqui e diminuía mais um dia lá! E ele não percebeu! Como foi meu marido que assinou o check in, ele também não percebeu e tudo isso passou batido.

Neste ponto, ainda bem que o Destination é uma rede. A recepcionista rapidamente entrou em contato com os outros hostels e conseguiu uma vaga para nós no Lisbon Destination (o da estação de Rossio). O ruim foi o incomodo de ter que enfiar correndo as coisas nas mochilas (já estava tarde), pegar novamente o trem e ir até Rossio.

 

Chegando lá, nos direcionaram ao nosso novo quarto, um local menor, com 4 camas e um banheiro, bem iluminado e com o pé direito super alto. Tomei meu banho e descemos para jantar. Ainda bem que compramos coisas leves!

 

Sobre o Lisbon Destination: Ele é tao bem localizado quanto o Sunset. Está dentro da estação de trem do Rossio e ao lado do metro Restauradores (parece que tem uma passagem entre as estacoes, mas não achamos. Fomos por fora mesmo). Está distante do rio Tejo, mas ao lado do burburinho turístico (entre a Av. liberdade e a Augusta). E' bem grande e modernoso. Os quartos estão no piso superior (acho que também tem quartos no piso inferior, mas não tenho certeza), todos fechados com cartão magnético.

O saguão do piso inferior é a área coletiva do hostel, com um pequeno bar, sofás, redes e pufs para sentar, uma mesa de bilhar e uma cozinha imensa. Tudo aberto, como se fosse um loft!

 

598db3c58dfe5_lisbonDestination.jpg.a42aacdacdd6921b002e0c604a8c810f.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

NOSSO QUINTO DIA: COIMBRA

 

598db3c993396_editadas15mag2014-10.jpg.0f9a071b5b83c87103bb6db94f871fea.jpg

 

Acordamos cedo para pegar um trem (comboio) para Coimbra.

Os horários são sempre bons logo cedo e vai rareando após às 10h. Existem vários tipos de trem em Portugal e você pode conhecê-los através do site http://www.cp.pt. Um é o Alfa-pendular, que acabamos não pegando. O Intercidades, que é mais econômico que o primeiro tipo e o Regional, que faz curtas distancias. E é bem mais simples, mas mais espaçoso!

 

Para irmos até Coimbra, fomos até a estação de Santa Apolônia (metro com ligação à estação de trem). Como chegamos em cima da hora (em cima, mesmo! rs), pegamos assentos de costas :(

 

A viagem foi rápida, algumas paradas e descemos na estação Coimbra B.

Atentos, pois nem todos os trens vão até Coimbra A. Esta última estação é bem no centro, mas é estação final. Se teu trem tem destino Porto, por exemplo, ele não irá parar ali!

 

Para chegar até o hostel, pegamos um taxi (7 euros tudo).

Outra atenção: existe uma tarifa extra para o uso do porta mala! Acho que de € 1,20.

Caso vocês fiquem no centro baixo e não queiram gastar com taxi, desçam em Coimbra B e aguardem o próximo trem para Coimbra A.

 

Aqui, ficamos no eco hostel Dream On Coimbra (http://dreamoncoimbrahostel.com).

 

O hostel, Dream On, é, na verdade, uma casa grande, tranquila, arejada e muito perfumada. Fica em uma rua larga e calma, na parte moderna da cidade e dista uns 5 minutos a pé do centro.

Mais uma vez, tivemos uma ótima recepção. A Rita nos ajudou bastante sobre o que fazer na cidade e qual caminho tomar. Ela nos entregou a chave do quarto e uma chave magnética para a porta. Desta forma, facilitou a nossa entrada e saída sem incomodá-las. Como elas nem sempre estão na recepção (pelo menos no dia em que estivemos), acho uma boa dizer o horário de chegada no hostel ou, ter em mãos o número do celular delas (+351 918676286).

 

Apesar da casa ser grande, o espaço do hostel não é muito, mas ele é todo decorado com materiais recicláveis (minha mãe e sogra iriam amar!!!!!) e bastante harmoniosos. Não sei exatamente quantos quartos tem, mas elas me disseram que tem capacidade para 20 pessoas. Cada quarto tem um nome referente à cidade; O Mondego (por causa do rio), a Universidade (o quarto coletivo, claro), a Princesa Isabel...

 

Nós ficamos em um quarto privativo chamado Pedro e Inês (o casal "Romeu e Julieta" português. Sabe a frase: "agora Inês morta? rs" E' esta Inês! rs), com uma cama de casal (e não uma twin). Não havia aquecedor, mas as cobertas deram conta do recado!

O valor fixado na parede era de: Quarto Compartilhado de 13€ até 16€, Quarto Privativo de 23€ até 25€, mas acho que vale a pena entrar em contato com elas.

 

Aqui tivemos mais uma noite de sono tranquila! Além dos quartos, há uma sala de estar, com Tv e sofás, que também é sala do café da manhã e de refeição. Bem iluminado e arejado! Ao lado tem uma cozinha pequena e bem equipada, com uma janelona que nos dá uma ótima vista da universidade (com possibilidade de ver o por do sol atrás dela, se o tempo ajudar!!!!).

 

O banheiro e chuveiro são coletivos e bem perfumado (como todo o hostel), divididos entre feminino e masculino. No feminino há dois chuveiros e um banheiro, acho que o masculino também.

O café da manhã é simples e gostoso. Uma mesa com pães, fruta (maçã e laranja), chás, leite, cereal, café, manteiga e geleias.

 

A reservas fizemos por email (http://dreamoncoimbrahostel@gmail.com), mas elas também aceitam reservas por Facebook.

 

598db3c8179da_DreamonCoimbra.jpg.332316810b4c8e6e0e3e6de3c2022697.jpg

Bom, chegamos por volta das 10h30, deixamos nossas coisas no hostel (o quarto jà estava liberado) e fomos conhecer o centrinho da cidade.

O caminho a pé nao é distante. Antes de chegar até a Universidade, passamos pelo Aqueduto de São Sebastião e cortamos pela rua (para evitar a imensa escadaria chamada Escadas Monumentais).

 

A primeira parte da universidade que avistamos é aquela da Faculdade de Medicina e a Biblioteca Geral. E' aqui que se compra o ingresso para visitação (custa 7€).

Chegamos no horário de saída dos alunos e vimos que eles usam um "uniforme preto", chamado de "Traje acadêmico", no qual eles costuram símbolos (provavelmente para mostrar graus ou algo do tipo). Por ser diferente, eles se tornam alvo de turistas (alguns até parecem circular por ali propositalmente . rs)

 

Coimbra.jpg.4e256ab9ec1e8d766d2bad7bddf79a11.jpg

A ala antiga da Universidade se encontra mais a frente, seguindo reto, sentido de quem veio da "super" escadaria.

 

598db3c9b963c_Portugal29mar2014-10-2.jpg.7dc8ff92f5a6455f56a0bf43e4a53dd5.jpg

E' fácil perceber que se aproxima da parte antiga, graças a essa maravilhosa "porta", chamada Porta Férrea. E' ela que te ingressa ao belíssimo prédio da universidade de Direito, com a torre do sino (funcional) e no centro, um imenso pátio com a estátua de Don João 3 (chamado de Paço das Escolas).

 

A visitação do lado externo da Faculdade é de graça, inclusive o interno da faculdade (bastante descuidado), mas o que faz valer realmente a visita ao local é a fantástica Biblioteca Joanina, a Capela de São Miguel e a Via Latina.

 

598db3c9c980c_Restosdeazulejosinternosdafaculdade.jpg.3e08ae2f7d4a6b279ef693be33cc94e8.jpg

598db3c9c33c1_CoimbraUC.jpg.d3ebb7efe8ad0ac85855d25b71b56e93.jpg

Compramos o nosso ingresso na Biblioteca Geral (como escrevi acima, custa 7€) e aguardamos o horário de abertura da Biblioteca Joanina. Infelizmente não é permitido fotografar seu interno, mas pro esse link do Google (http://goo.gl/UsdkHN) é possìvel ver como ela é magnifica!

 

Bom, a Biblioteca Joanina é do século XVIII, com estilo barroco rococó e foi construída sobre o antigo cárcere do Paço Real. Em seu interno, podemos ver frescos no teto e diversas molduras e detalhes pintados de dourado. O mobiliário é de madeira brasileira.

Ela é dividida em três salas, todas revestidas de estantes e reúne cerca de 70 mil volumes, muitos deles primeiras edições!

 

Veja mais e faça um tour virtual: http://bibliotecajoanina.uc.pt/

 

Na parte inferior à biblioteca, encontra-se a Prisão Acadêmica. Restos arruinados do que fora o antigo cárcere do Paço Real, documentando o único trecho de cadeia medieval subsistente em Portugal.

 

Veja mais: http://visit.uc.pt/prisao

 

Após sair da Biblioteca e subir as escadarias que dão para o Paço das Escolas e antes de entrar na universidade para seguir o restante do passeio, de uma olhada na paisagem que este local oferece (se não o fez antes de entrar).

 

598db3cd07551_BibliotecaJoaninaevisaodacidade.jpg.0232d86a8673db8022156af3ac1842de.jpg

Na sequência, fomos visitar a Capela de São Miguel . Ela foi construída no início do século XVI, substituindo uma anterior, provavelmente do século XII. A sua estrutura arquitetônica é manuelina, estilo decorativo visível sobretudo nos janelões da nave central e no arco cruzeiro. Hà celebrações de casamentos, batismos, crismas e missas, que ocorrem aos domingos, ao meio dia.

 

Contemplem: http://goo.gl/z34EE5

 

Saindo desta ala e retornando ao Paço, pegamos a escadinha ao lado da torre do sino e nos deparamos a um corredor, que eu acho que se chama Via Latina.

598db3cbbcdf3_ComplexoTorreViaLatinaePortaFerrea.jpg.fe976c9c923c24e11fc7a48e12447415.jpg

Entramos no complexo, subimos algumas escadas e fomos conhecer a Sala dos Capelos (e Salas do Exame Privado e das Armas).

 

Outro local proibido de fotografar!

::vapapu::

 

Bom, a Sala Grande dos Actos é a principal sala da Universidade de Coimbra, também conhecida por Sala dos Capelos uma vez que, ainda hoje, é utilizada nas cerimônias acadêmicas. Seguindo o corredor, visitamos a Sala do Exame Privado e a Sala das Armas.

 

A Sala do Exame Privado fazia parte integrante da ala real do palácio. Foi câmara real (local onde o monarca pernoitava).

 

A Sala das Armas fazia parte da ala real do antigo paço. Alberga a panóplia das armas (alabardas) da Guarda Real Acadêmica, que ainda hoje são utilizadas pelos Archeiros (guardas) nas cerimônias acadêmicas solenes (Doutoramentos solenes, “honoris causa”, Investidura do Reitor, Abertura Solene das Aulas).

 

Aqui, te aconselho a ser xereta.

Sim! rs

Antes de ir embora, você verá uma escadinha e uma porta. Ela nao està trancada, apesar de nao ser convidativa. Ao abri-la, voce verà um terracinho maravilhoso que te darà uma otima visao da cidade e do Rio Mondego. E aqui, tua câmera não será proibida!

::hahaha::

 

598db3cd2d0ad_PanoramadoMondegovistodaUC.jpg.231991187d7461114d9b5bef8d932dd5.jpg

598db3cd398e4_ViaLatinacomaPortaFerreaepanoramadavelhaSe.jpg.f4f84e04e9f2507a4a4e1f443d6033f8.jpg

A visitaçao à UC dura, caso voce entre nas salas que entrei e leia os panfletos explicativos do local, aproximadamente 2 horas.

 

Mais detalhes sobre a UC: http://www.uc.pt/informacaopara/visit/paco

 

Saimos de là direto para o almoço. Havìamos reservado uma mesa no Fangas Mercearia Bar, também no centro. Para achar, nao foi dificil, mas tivemos que perguntar para uma aluna que circulava pelo local e caminhar por suas ruas labirinticas.

 

Aliàs, se voce gosta de ruazinhas assim, perca um pouco de tempo (e joelhos) nelas!

::otemo::

 

598db3cd5555f_ruazinhasdeCoimbra.jpg.70c1e03414b726f03e2200969a30253e.jpg

Depois de descer as ruazinhas estreitas de Coimbra, chegamos no Fangas, na Rua Fernandes Tomas, 45.

Um local pequeno, gostosinho, econômico e com um clima super romântico.

 

Fangas.jpg.058379fb629b67c9e95fab8e0e57c7f8.jpg

Chegamos ali às 14h e tinha apenas a nossa mesa livre. Ainda bem que reservamos antes (aconselho reservar também. Fizemos pelo email fangasmbar@gmail.com). Pelo o que nos disseram, eles abrirão na mesma rua o "Fangas maior", mesma cozinha, mas em outro espaço!

Olhamos o menu e vimos que eles fazem algo parecido com um menu degustação (chamado Misto de 4 sabores). Assim como em outros locais que aceitam esses menus, a escolha dos pratos é por conta do chef!

Dissemos apenas o que eu não poderia comer por causa da gravidez e o que queríamos provar (petiscos típico português!).

Enquanto eles pensavam em nossos pratos, nos serviram vinho (um Tinto do Douro, Quinta do Soque) e Gasosa de Limão (um suco de limão com água com gás, estilo soda italiana). Para comer, um couvert com pãezinhos e azeite com alho.

 

Quando escrevi acima "pratos", quis dizer refeição! E' que o local não serve propriamente "pratos", mas diversos tipos de petiscos.

A ideia, segundo a Luisa, a chef super simpática que nos atendeu, é estranha para moradores e para alguns turistas, que aguardam pratos únicos! Mas vou ser sincera, mesmo para almoço a ideia me agradou bastante.

 

598db3cd5eb39_PratinhosdePetiscos.jpg.86537671d7488e940390301d06715e80.jpg

A primeira degustação continha uma cesta de pães e 4 porções com: batata recheada de queijo fresco (eu, amante de batata, achei divina!), fatias de queijo de cabra temperado (também deliciosa), alheira (uma "invenção" portuguesa maravilhosa. Trata-se de um enchido de varias carnes, geralmente de caça), filé de sardinha (o prato mais tradicional do país).

 

A segunda degustação, que veio ao mesmo momento que a primeira, continha um pastel de requeijão com tomate cereja (parece mais um rolinho primavera! E' bem saboroso, mas achei pesado no alho), cogumelos com queijo fresco e temperos (o Thiago adorou, eu nem tanto, mas não sou fã de cogumelo!), tomate com toucinho fumado e amêndoas (uma delícia) e por fim, a maior surpresa da degustação: pimentão com toucinho fumado.

Por que digo surpresa? Porque tanto eu, como o Thiago deixamos este petisco por último por ser aquilo que talvez fizéssemos careta e deixássemos no prato, mas o sabor é tal delicado e saboroso que simplesmente amamos! Super aconselho!

 

598db3cd70bc4_Sobremesaefotosdolocal.jpg.2fbda1a14029b09b0efad6e0abeeb9e5.jpg

Enquanto isso, o Thiago bebeu mais uma taça de vinho (um tinto Dão, da Quinta das Marias) e eu fiquei com uma Gasosa de groselha. Após esta sequência de petiscos, fomos para a sobremesa.

O primeiro, um bolo de chocolate com nozes e vinho do porto (lembrava bastante o nosso "petit gateau", mas sem o creme interno) e um doce de ovos com amêndoas. Chocólatra que sou, fiquei com o primeiro! :)

 

Preços: Depende, claro, do que for pedido, mas sai uma média de 15 a 18€. Fiz uma foto do cardápio. Cliquem para aumentá-lo

598db3cd66052_cardapioFangas.jpg.9988c2c178ec2f9954dd1acfc8e0ebf1.jpg

Meu relato sobre o Fangas: http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2014/04/FangasBarCoimbra.html

 

Saímos do restaurante e fomos conhecer o centro, caminhamos em sentido ao Arco de Almedina, ali, meu marido parou para tomar outra "Ginjinha", desta vez no copinho de chocolate! rs

A Ginja é um licor da fruta de mesmo nome, que parece uma cereja. E' docinho e gostoso, mas bastante alcoólico! Infelizmente nao achamos no nosso ùltimo mercado antes de irmos embora. Eu iria adorar bebe-lo apòs a gravidez! ::otemo::

 

598db3cd9bb0a_ArcodeAlmedina.jpg.6078a86b5646a72852cb51b06a7e977c.jpg

Ultrapassando o Arco, chegamos à principal rua comercial do centro: a Ferreira Borges. Este pedacinho é para andar e se perder. Além de docerias, há bastante igrejas e casas antigas. Alguns destaques: o gigantesco suspiro! Não sei qual é o nome que eles dão e nem se há algo de diferente nele. Meu marido não é tao fã, então para matar a vontade comprei um pequenininho, mas se estivesse em turma, teria comprado o grandão!

;)

Há uma casa medieval ainda em pé neste centrinho. Se mal me engano está na rua Sargento Mor (está na foto abaixo) e hoje é sede da Go Tour, que faz passeios turísticos pela cidade.

598db3cda8730_centrocomercialdeCoimbra.jpg.869130a327e07ee0c4495e41f8f6d3bc.jpg

 

Ainda caminhando pelo centro, entramos em uma igrejinha de 1131, com decorações internas de azulejos (Mosteiro de Santa Cruz). Mais a frente tinha um mais antiga ainda, a Igreja de Santiago, iniciada em 957 (mas estava fechada)!

598db3ce8e837_MosteirodeSantaCruz.jpg.04f6090f6d3786c0b6a60a4c9a2cc819.jpg

O sol começou a se por e o frio e a preguiça bateram forte. Resolvemos voltar a pé, para passar pela Sé antiga e nova. Subimos uma ruazinha e ali apreciamos um magnifico por de sol, de cor alaranjado! Amo por do sol! ::love::

598db3ce97667_Pordosol.jpg.4118e738eb614f9f9372fd0966c12776.jpg

 

Voltamos para o hostel para dormir um pouquinho e, mesmo com muita preguiça, resolvemos sair para jantar na parte alta da cidade mesmo. Fomos no Dux Petiscos e Vinhos.

Para quem está no centrinho de Coimbra, este Dux é um pouco distante (há um outro no centro, o Dux - Taberna Urbana, mas nao o conheci). Convém pegar um táxi.

 

Chegamos por volta das 20h30. A casa ainda estava vazia, mas aos poucos foi-se enchendo. Por volta das 21h30 não tinha mais local vago!

 

Pedimos uma degustação de vinhos e petiscos portugueses e fomos atendidos pelo Rodrigo (que se preparava para obter o diploma de Sommelier). Ele optou por nos oferecer vinhos da região da Bairrada (onde fica Coimbra) com o intuito de provar que a região tem valor e resolvemos aceitar a sugestão. Para iniciar, nos serviram um couvert: Três tipos diferentes de pães, azeite e azeitonas temperadas.

A degustação iniciou com um Frizante Bruto Natural Rosé da Quinta das Bágerias e na sequência, uma entradinha deliciosa de carpacio de novilho, rúculas e parmesão.

 

Entre essa entradinha e o primeiro prato do menu degustação, o Rodrigo nos apresentou um Bairrada branco, Volúpia, uma mistura de 3 castas (Sauvignon Blanc, Chardonnay e Maria Gomes). Como não sou grande apreciadora de rosés e brancos, degustei bem pouquinho aqui, à espera do tinto!

Para comer, nos trouxeram duas panelinhas vermelhas com o famoso Bacalhau a Brás e pedaços de Alheiras de carne de caça com Grelos. Uma delícia!

Enquanto isso, o Rodrigo nos apresentou o tinto Bairrada, da Eskuadro e Kompasso, com as castas Baga e Touriga Nacional. Um vinho forte, mas não com muito corpo e nem muito tanino, aprovados por nós dois!

598db3ce9fb38_EntradanoDux.jpg.14c86867a1536f06a4d8d5f11ae931b0.jpg

Para acompanhar o vinho, veio um baldinho com batatas rústicas, salgadas com pedaços de sal (como amo esse sal!!!!), Cogumelos salteados com linguiça e ovo cozido e para compor, um picado de carne de vitela com molho mostarda que leva o curioso nome de Pica Pau!

Os cogumelos, comi pouco. Devo ter escrito por aqui que não sou tão fã, mas a combinação da linguiça deu um toque especial ao prato.

Já, o Pica Pau! Apesar da barriga cheia, adorei! O Thiago achou forte no alho. Talvez por ter sido o primeiro a pegar (acho que a parte branca em cima da carne é o tempero). Mas a carne estava bem saborosa e muito macia!

598db3cea9ac2_PratoseSobremesanoDux.jpg.97b4a470615d359486062fb66e8eb961.jpg

Enfim, a sobremesa! Ela chegou com ar misterioso: um prato, o Rodrigo nos disse: "Este é o nosso famoso pudim de leite, mas este prato aqui (um creme de leite, estilo Crème brûlée), tem uma especiaria diferente. Tentem descobrir qual é!".

 

Bom, eu cheguei perto, mas errei! E não direi aqui para deixar vocês curiosos em pedir este doce! E' uma delícia e esse tempero a mais deu um sabor bem diferente ao famoso doce!

598db3ceb04dc_VinhosnoDux.jpg.c9615ee46c33c26acc2cb717a7471a70.jpg

Preços: Depende, claro, do que for pedido, mas sai uma média de 15 a 20€. O menu degustação básico para 2 pessoas com 1 vinho, 4 petiscos e 2 sobremesas sai por 30€!

Na pagina do Facebook, eles divulgam o cardápio de petiscos. Se a tua visita for ao sábado, como a nossa, aconselho fazer reservas ou chegar antes das 21hs. Fizemos pelo e-mail dux.geral@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

NOSSO SEXTO DIA: BRAGA

 

Chegamos tarde na noite anterior e acabamos acordando mais tarde do que deveríamos!

O dia ontem amanheceu fechado, mas assim que saímos da UC, apareceu o sol e nos deu Boas Vindas.

Hoje o tempo não quis nos dar um belo "Até Mais". Começou nublado, frio, até iniciar a chover. Tivemos ainda um outro contratempo: A mudança de horário e não vimos informação sobre isso em nenhum lugar.

Queríamos pegar o trem das 9h45, mas por causa desta 1h que perdemos, tivemos que esperar o outro que sairia às 11h45!

 

Chovia muito e não tinha o que fazer na cidade (queríamos deixar nossas coisas na estação e caminhar, mas não há lockers na estação!). Por isso, nos sentamos no café em frente a estação enquanto aguardávamos o horário do trem.

Pagamos 17,20 € pelo bilhete, mas ele não era direto e nem saia da estação que estávamos (Coimbra A). Tivemos que aguardar um que saísse de Coimbra A para Coimbra B e lá, aguardar o trem que iria sentido Porto.

 

A viagem foi tranquila, mas para nós, preocupantes: o trem partiu em atraso e, por causa disso também chegou em atraso. Em Porto Campanha tínhamos que trocar de trem e tínhamos apenas 3 minutos para isso!

Nossa sorte é que ele também chegou atrasado e não o perdemos!

 

Chegamos na cidade de Braga em baixo de garoa! Pegamos um taxi e a corrida deu 6€.

 

Nos hospedamos no Braga Pop Hostel, muito bem localizado, no centro da cidade.

O hostel fica no 3° ou 4° andar (não me lembro exatamente) de um prédio sem elevador. Mochilas, como sempre, é essencial! A porta de fora é fechada eletronicamente e temos acesso a essa "chave", que nos permite entrar e sair sem depender do pessoal ali de dentro. A chave de cada quarto também é eletrônica!

 

Ficamos em um quarto privativo, com aquecedor e varanda (36€)! O quarto é pequeno, mas limpo. Não há guarda roupa ou espaço para colocar as coisas (pelo menos este nosso não tinha), mas como ficamos apenas uma noite, não iriamos precisar!

A porta janela tem um sistema de fechamento total feito em madeira (não sei como se chama em português. Em italiano é tapparella) e com isso, podemos decidir se queremos deixar apenas uma fresta ou fechar completamente (evitando assim a claridade da manhã). Aqui tivemos uma ótima noite de sono!

 

Os banheiros são coletivos, divididos entre feminino e masculino. No feminino há dois chuveiros (com água quente) e dois banheiros. O masculino é um pouco menor. O que achei muito bacana, e vi isso no hostel de Colônia do Sacramento, é um espaço extra, fora do chuveiro, mas fechado para quem esta circulando por li, para deixar as roupas e se trocar.

 

A cozinha é bem equipada, tem uma varanda fechada do lado de fora para refeiçoes e café da manhã, e uma varanda aberta para um cigarrinho ou descansar na rede. Desta varanda é possível ver um belo por do sol (coloquei uma linda foto no final deste post)!

Para completar o espaço coletivo, tem uma grande sala de estar com uma mesinha redonda, filmes e sofazinhos.

O café da manhã também é simples e gostoso. A mesa fica na varanda da cozinha e a Helena nos deixa pães, chás, leite, cereais, café, manteiga e geleias caseiras.

 

Fizemos a reserva por email (bragapophostel@gmail.com). Veja aqui o post que fiz sobre eles: http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2014/04/hostel-em-braga-e-guimaraes.html

 

598db40535488_PopBragahostel.jpg.5b53f7e7740d19f2b07c91ed15b0fe5e.jpg

 

Bom, chegamos por volta das 13h, creio, debaixo de chuva e com muita fome!

Em Braga, além do centro histórico, eu queria conhecer o Santuário do Bom Jesus do Monte, que era capa do meu guia DK! A igreja fica um pouco distante da cidade e, para quem não está com carro, o ônibus sai da rua ao lado do hostel (não disse que estávamos super bem localizados?).

Comemos uma "frigideira" no primeiro local que avistamos e entramos no ônibus.

 

Chegamos lá perto do último horário do trenzinho (que eles chamam de elevador - eram quase 15hs) e só fomos com ele pois estávamos com medo de mais chuva e de escurecer rapidamente!

Meu conselho: subam, se quiserem, com o trem, mas desçam a pé! O caminho é maravilhoso!

 

598db40693751_BragaBJM2.jpg.09b625e66e0c7c1b493a4b4284dba23f.jpg

O santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus constitui-se num conjunto arquitetônico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus) e o funicular (chamado Elevador do Bom Jesus).

Como eu sempre digo, mesmo para quem não é religioso, como eu, vale a pena pisar aqui! Todo o complexo é lindo, mesmo em um dia nublado!

 

598db4069c2d8_BragaBJM.jpg.a4443b7d62d3f1c69faa9dcc6b8c5bdf.jpg

A igreja é bonita, em estilo neoclàssico, com duas torres em cada lado, lembrando bastante as igrejas de Minas Gerais.

Ao lado, há um hotel, mas também um laguinho com uma pequena "gruta" (que me pareceu artificial) e um tipo de coreto na parte superior.

 

 

Deste local, a visão da cidade é magnifica! Não ficamos muito tempo pois, além do frio, parecia querer chover!

598db4016110d_PanoramadeBraga.jpg.a9eb460271431a6b961d06e9d7a448a4.jpg

 

E assim fomos descer o escadório, um pouco na pressa e por isso, acabamos nos perdendo em muitos (ricos) detalhes, que escreverei aqui.

A descrição é de quem está na igreja e desce a escadaria (e não o contrário).

 

598db401667ec_EscadariodeBomJesusdoMonte.jpg.fc892e223c7e995f2ce71d8c85b3c6aa.jpg

Bom, os escadórios estão divididos em três lances:

 

O Escadório das Três Virtudes, com três fontes dedicadas às Virtudes teologais: a Fé (com a inscrição "Correrão dele águas vivas"), a Esperança (com uma figura da arca de Noé por baixo da qual cai a água e com a inscrição "Arca na qual... se salvaram almas") e a Caridade (uma estátua de mulher com duas crianças nos braços, com a inscrição "São três estas virtudes... a maior delas, porém, é a caridade")

 

O Escadório dos Cinco Sentidos, com cinco lances de escadas, intervalados por patamares com fontes alegóricas aos cinco sentidos, pela seguinte ordem: "Visão", "Audição", "Olfato", "Paladar" e "Tato". Estas fontes são precedidas por outra, a "Fonte das Cinco Chagas", onde se lê a seguinte inscrição: "Fontes de púrpura abriu então o ódio amargo; agora o amor transforma-os aqui em cristais para ti."

 

Fonte da Visão: caracteriza-se por uma figura que lança água pelos olhos, e possui a inscrição: "Varão prudente, toma-as por um sonho e assim vigiarás." Do lado direito, uma estátua de Moisés traz a inscrição "Aqueles que feridos olhavam saravam", e outra de Jeremias, com a inscrição "Eu vejo uma cara vigilante".

Fonte da Audição: caracteriza-se por uma figura que lança água pelos ouvidos, com uma estátua de Idito a tocar cítara e a inscrição "Que cantava ao som da cítara, presidindo os que cantavam e louvavam o Senhor". Do lado esquerdo encontra-se David, com a inscrição "Ao meu ouvido darás gozo e alegria", defronte a uma mulher com a inscrição "Tua voz soe aos meus ouvidos".

Fonte do Olfato: Caracteriza-se por uma figura que lança água pelo nariz, com uma estátua de um varão encabeçada pela inscrição "Dai flores como o lírio e rescendei suave cheiro". Do lado esquerdo encontra-se a figura de Noé, e do direito Sulamita com a inscrição: "A tua estatura é semelhante a uma palmeira... e o cheiro da tua boca é como o das maçãs".

Fonte do Paladar: Caracteriza-se por uma figura que lança água pela boca, com uma estátua de José do Egito com um cálice e um prato nas mãos, e a inscrição "A tua terra seja cheia das bênçãos do Senhor, dos frutos do céu e do orvalho". Do lado esquerdo, a figura de Jónatas com a inscrição "Provei um pouco de mel na ponta duma vara e eis porque morro" e, do direito, Esdras com a inscrição "Prove o pão, e não nos abandones, como o pastor no meio dos lobos".

Fonte do Tato: Caracteriza-se por uma figura que segura uma bilha com as duas mãos, de onde lança água, com a estátua de Salomão e a inscrição "As minhas entranhas estremeceram ao seu toque". Esta estátua está ladeada por Isaías,com a inscrição "Tocou a minha boca", e a de Isaac, invisual, com as mãos estendidas à procura do filho e a inscrição "Chega-te a mim, meu filho, para que te toque".

 

O Escadório do Pórtico, é a primeira, para quem chega ao local, e ùltima, para quem desce e dà-se inicio pelo Pórtico do Bom Jesus, um arco no início da escadaria, onde se encontra o brasão com as armas do responsável pela sua construção, em 1723, o então Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles. Neste lanço inicial encontram-se as primeiras capelas da Via Sacra do Bom Jesus, erguidas no mesmo período.

 

598db40799ba6_BragaBJM3.jpg.d9b9df4003b4c6a428053fc7a8db0117.jpg

O escadório, num total de 581 degraus, culmina no Terreiro de Moisés, onde se localiza a Fonte do Pelicano e a Estátua de São Longuinho, a que se segue o adro e a Igreja do Bom Jesus.

(fonte Wikipedia)

 

Curiosamente pegamos para o retorno o ônibus com o mesmo motorista da ida, que nos indicou onde descer. Neste momento, começou a cair um pé d'água de encharcar dentro do ônibus (sabem aquelas janelas mal vedadas?)

Por sorte estávamos com guarda chuva!

 

O ponto era ao lado do hostel e esperamos a cuva diminuir para comprarmos algo no supermercado. Íamos comprar petisquinhos, mas achei ali uma embalagem de risotto de funghi secchi, que estava com uma cara muito boa (não aparentava ser aquelas tranqueiras químicas que se vende por aqui) e compramos! Mais uma garrafa de vinho, um saquinho de alface pré lavado, queijo parmesão, frutas, chocolate Milka e mais uma vez, menos de 10€ (não vale converter!!!!)!

O risotto realmente era muito bom! Super valeu a pena (apesar da demora para ficar pronto!), até porque, a chuva não parou!!!

 

598db4079fed7_Portugal30mar2014-01.jpg.a01af04604ef6913598199680178cdba.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

NOSSO SÉTIMO DIA: BRAGA E GUIMARÃES

 

Nosso plano era ter chegado cedo ontem em Braga, ter visitado a cidade e partir no nosso 7° dia, logo cedo, para Guimaraes. Mas aquele imprevisto que ocorreu em Coimbra atrapalhou tudo e eu não queria sair de Braga sem visitar o centro histórico.

 

Para nossa sorte, a Helena (já comentei aqui que ela é muito simpática???), perguntou se topávamos fazer um free "city tour" com o pessoal do The Tourists' Affairs (http://www.thetouristsaffairs.com/), uma agência turística da cidade. Achamos interessante e perguntamos um pouco mais sobre o tour. Ela disse que uma pessoa nos encontraria em um ponto do centro da cidade e que, no período de uma hora, ele nos mostraria a cidade e o valor, seria gorjeta.

 

Aqui, entramos em uma nova questão: quanto dar de gorjeta?

Difícil, mas ela disse que o valor é livre e que poderíamos dar conforme a nossa possibilidade e avaliação do tour.

Vou ser sincera, estávamos apenas eu e meu marido (mais duas estagiarias do Pop Hostel que apenas fizeram o tour, mas não fizeram perguntas), mas compensa e muito entrar em contato com eles e reservar um city tour privado! Talvez o tour de um dia inteiro valha mais a pena, pois inclui a igreja que fomos no dia anterior!!!

 

Bom, encontramos com o João em frente ao café "A Brasileira" e ali ele seguiu o tour. O tempo começou nublado, mas foi melhorando ao longo do passeio!

Veja abaixo as fotos dos locais que passamos:

 

598db41e59cf0_UmgiroporBraga1.jpg.884d2553bbca7b7297a9b47a462a743d.jpg

598db42941f27_UmgiroporBraga2.jpg.3184771e72a298cd9b6f2536a3c38f77.jpg

 

Acabado o tour, o Thiago quis tomar um café no "A Brasileira". Sentamos ali e ficamos aguardando atendimento.

Nada!

Nos irritamos e fomos para a livraria "Centésima página" (https://www.facebook.com/livrariacentesimapagina) que disseram que também havia um café gostosinho e ali, entre livros e tranquilidade tomamos um delicioso expresso e uma torta de limão!

:)

 

GUIMARÃES

 

Saímos de lá na garoinha, almoçamos rapidamente e fomos para a rodoviária (poucas quadras do hostel) debaixo de chuva! Não sei se tem trem que segue para Guimarães, mas vimos que tinha ônibus e que os horários são bons. O bilhete se compra diretamente com o motorista.

A viagem foi tranquila e confortável. Dura aproximadamente 1 hora. Apesar da proximidade, o ônibus diminuiu a velocidade por causa da chuva, além de parar no caminho para entrada e descida de passageiros.

 

Ao chegarmos na estação, pedimos indicação em uma banquinha de livros que encontramos. O Miguel, um dos donos do hostel (My Hostel. Veja mais aqui: http://ow.ly/KD5MM) nos deu a indicação para caminhar, mas quisemos confirmar se era fácil ir a pé ou se um taxi seria melhor opção. Nos indicaram ir a pé. Eh perto da rodoviária, mas para quem estiver de mala e não precisar economizar, pegue um taxi!

 

Aqui tivemos um novo contratempo. Não sabiamos que horas iriamos exatamente chegar e, como o hostel estava vazio, o Miguel saiu para pegar os filhos na escola exatamente na hora que chegamos.

A entrada é feita com um código, que ele sò nos deu após telefonarmos a ele. Como ele sabia de nossa chegada, acho que ele deveria ter dado o código por email (escrevi para ele ainda na parte da manha), mas paciência. Eu fiquei sentada com as malas em um local fechado, na rua do hostel e meu marido foi procurar um telefone público.

 

Resolvido a questão, entramos no hostel e deixamos nossas coisas là. Acessei o wi fi deles e notifiquei que iriamos circular pela cidade e assim fizemos. Neste link http://ow.ly/KD5MM relatei como foi a nossa experiencia no hostel do Miguel!

 

Diferente de Braga, que tem poucos restos de casas ou castelos medievais, Guimarães tentou mantê-los. Seu centrinho histórico tem cara de centro medieval e em poucos passos chegamos ao resto do Castelo da cidade.

O bom é que é o hostel está no centro da cidade e toda essa parte turística dá para se fazer a pé e em poucos passos!

 

Como tínhamos pouco tempo e chovia, resolvemos ir até o castelo. Pedimos informação, contornamos as ruazinhas do centro e seguimos uma muralha. Vimos que havia algo grandioso no final dela.

Ao chegarmos, descobrimos que a construção grandiosa era o Paço dos Duques de Bragança, um imenso casarão construído no século XV por D. Afonso (filho ilegítimo do rei D. João I e de D. Inês Pires Esteves), 1.º duque de Bragança.

Hoje o local virou museu e centro de visitação. A entrada custa 5,00€ e o local abriga belas peças de mobiliário renascentistas, soberbas tapeçarias flamengas e tapetes persas.

Infelizmente não é permitido fazer fotos.

 

Subindo sentido o castelo, passamos por uma pequena construção, uma igrejinha do séc.X, chamada Igreja de S. Miguel do Castelo. Ali tem uma curiosa placa dizendo que ali foi batizado D. Afonso Henrique (“Nesta pia foi bavtizado El-Rey Dom Afonso Henriques pelo Arcebispo S. Geraldo no anno do Senhor 1106”.)

 

Continuamos o nosso trajeto sentido castelo e encontramos uma fortificação abandonada, vazia e com as portas fechadas. Era possível apenas dar uma pequena volta no pátio! Apesar da grandiosidade que ainda resiste com o tempo, foi decepcionante!

 

No final da noite, sem a chata garoa que lavou a cidade em nossa visita, resolvemos dar uma volta pelo centrinho.

 

Como foi, infelizmente, uma visita rápida, não posso dizer que conheci Guimaraes. No dia seguinte, acordamos cedo e seguimos em direção à Porto!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...