Ir para conteúdo

Panamá, Costa Rica e Nicarágua - 20 dias - Jan.15 (+ fotos)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Relato dividido pelos países e locais visitados. Espero que seja de algum proveito para os mochileiros daqui, da mesma forma que pude pesquisar muitas coisas nos outros relatos.

 

- Panamá: locais visitados : Casco Viejo, Canal, Calzada Amador, Albrook Mall e San Blas.

Em 1 dia e meio é possivel fazer as 4 primeiras coisas acima. Vale conhecer, se estiver de passagem por lá.

Canal do Panamá está agora por U$ 10 para estudantes e U$ 15 normal, se não me engano.

Sobre o Albrook (o maior shopping de lá), achei meio carinho. Perfumes ainda parecem valer a pena comprar. Disseram que a região de Colon é excelente pra compras baratas, mas você não sai com as mercadorias, elas são despachadas depois.

Taxis, em média 4 a 5 U$ por trajeto, muito barato, ainda mais dividindo com 3 ou 4 pessoas.

Ficamos hospedados na Hospedaje Casco Viejo (regular - http://www.hospedajecascoviejo.com , de U$ 13 a 18 +/- a diária. FOmos em 2 vezes distintas, e na segunda os preços haviam aumentado .

San Blas, vale muito a pena, apesar que me parece já estar sendo invadida por turistas. Ficamos apenas 1 dia na ilha Franklin a U$ 26 diária, mas recomendo 2 ou até 3 dias no local, para poder fazer passeios a outras ilhas na região. Aumentaram a taxa de entrada para U$ 20 . É possivel reservar por email com a agência Lam Tours (http://lamtourspanama.com/) o transporte e até a ilha de pernoite, mas há outras opções de agências por lá também.

 

- Costa Rica: locais visitados : San Jose, La Fortuna, Monteverde (Santa Elena), Vulcan Poaz, Puntarenas.

a Costa Rica tem muitas opções de turismo. Infelizmente, com pouco tempo, temos que nos concentrar em algumas delas.

O site http://www.sanjosecostarica.org/buses.html, é de grande auxilio para locomoção via transporte terrestre por lá, possuindo infos sobre todos os pontos do país.

San Jose, acabamos 'perdendo' 1 dia inteiro la, por desencontro de horários. O Centro é bem feinho mesmo, e não tem muito o que fazer. Fomos a um shopping Multiplaza, que é muiiittooo caro. Eu cortaria facilmente esse dia do roteiro. Nos hospedamos no próprio hotel Ticabus ( U$ 46 privado 3 pessoas ) e no hostel Casa Yoses (http://www.casayoses.com/ , bom e melhor localizado - U$ 17 privado por pessoa).

Há um lugar com algumas baladinhas chamado La California, no bairro San Pedro; dá pra gastar uma noite, mas nada sensacional também.

Vulcan Poaz, vale a pena, bem interessante. O último bus para lá sai as 09:15 de Alajuela, e volta umas 14:30. Portanto, deve-se estar no terminal em San Jose até umas 08:00 .

Puntarenas, praia mais próxima de San Jose, interessante também, para apenas 1 dia. Há opção de Ferrys para ilhas e praias próximas a partir dali, mas não fizemos.

La Fortuna de San Carlos, bem legal, possui o Parque Nacional Vulcan Arenal. Muitas opções de esportes radicais e tours. Fizemos um tour à base do vulcão com cachoeira e hot springs ( U$ 40 pessoa ) e fomos à Cascata La Fortuna ( acho que U$ 11 ) , que vale muito a pena. Hospedagem no Hostel Arenal Volcano ( bom, U$ 10 privado por pessoa ). Tem que ter sorte pra ver o vulcão , pois o tempo é bem instável por lá.

Monteverde (Santa Elena), muito bom também. Chegamos a partir de La Fortuna por Jeep-Boat-Jeep pelo lago Arenal ( U$ 20 pessoa - saida manhã e tarde ). Hospedagem Hostel El Tucan (bom , U$ 12 privado por pessoa http://www.monteverdehosteleltucan.com/). Fizemos pacote de Canopy-Tarzan-Superman por U$ 50 com a Extremo (http://www.monteverdeextremo.com/). Disseram que essa seria a melhor agência para esse tipo de tour, visto haver outras que operam em outros parques na região. Vale muito a pena o passeio, pura adrenalina. Fomos ao ranário (bem fraquinho) e também fizemos o tour das Pontes Suspensas ( U$ 30 - Selvatura Park - razoável, mas vale por ser diferente).

Taxis, baratos também, mas é bom pedir pra ligar o taximetro sempre.

 

- Nicarágua: locais visitados : Masaya, Granada, Isla Ometep e San Juan del Sur.

A Nica é bem pobre, mas meio que surpreende positivamente. Povo simples mas gentil e aparentemente felizes.

Ficamos só uma noite em Managua (hotel Ticabus), e não conhecemos nada por lá, mas parece que não perdemos muita coisa.

Masaya, saída do Terminal Uca em Managua. Cidade não muito atraente, mas acho que vale muito conhecer sim. Há um mercado de artesanatos bem grande, uma forteleza chamada Coyotepe (muito zuada, só vale a vista panorâmica da cidade), e o parque NAcional Vulcan Masaya (uns U$ 4 entrada, muito bom). No trajeto dentro do parque ao vulcão, tente pegar carona com alguém que esteja subindo , pois lá se vai uns 5 km de caminhada . Hospedamos em Hostel El Costeno (bom - http://www.elcosteno.hostel.com/ - U$ 10 privado por pessoa ).

Granada, bem turistica e interessante. É ponto de parada obrigatório na Nica. Hospedagem Hostel Oasis (ótimo - http://www.nicaraguahostel.com/ , U$ 10 privado por pessoa ) . FOmos a Laguna Apoyo também (muito boa).

Isla Ometep, muito interessante, vale passar 2 dias. Opções de aluguel de bikes, quadriciclo, caiaque, tour aos vulcões, cachoeira, e praias . Chegada através de Rivas, via balsa. Hospedagem Hotel Ometepetl (bom - https://vianica.com/hotels/38/hotel-ometepetl , U$ 10 privado por pessoa ). Vale também ir ao Ojo dagua.

San Juan del Sur, legalzinha. Por do sol fantástico. Mas pra mim 1 dia é o suficiente. Dá pra ir de Rivas até lá por uns 5 ou 6 U$ pessoa de taxi. Hospedamos no Hotel Orlandos ( bom - http://www.lonelyplanet.com/nicaragua/southwestern-nicaragua/san-juan-del-sur/hotels/orlando-s-house , U$ 10 privado por pessoa).

Taxis, baratos, como U$ 1 a 2 por pessoa, mas sempre combine preço antes.

 

Considerações finais :

- Ticabus: em temporada, realmente falta bilhete. Tente comprar assim que chegar ao país de desembarque. Quase ficamos sem passagem. (mas há outras companhias que operam entre os países)

- Fronteiras: meio demoradas e quentes, em média de 2 a 4 horas de espera. Em todas há taxas a se pagar, porém não recordo os valores, entre U$ 2 e 20, talvez. Eles fingem que revistam as malas (rs). Se entrar no Panama pela Costa Rica, precisa apresentar comprovante de saida do pais e comprovante de possuir U$ 500 (!) em conta ou cash, senão encrenca (pelo que vi, pedem pra alguns turistas só).

- Taxistas: como em todo lugar, alguns querem passar a perna nos turistas. Negociação é a chave.

- Clima: bem quente nos 3 paises, exceto alguns lugares da Costa Rica; regiões montanhosas como La Fortuna , Monteverde e até San Jose são mais frias. Uma capa de chuva é bem vinda em Fortuna-Monteverde.

- Gastos: meio que tranquilo gastar uma média de U$ 50 / dia ou menos nos paises.

- Comida: bem parecida com a brasileira, no geral.

- Segurança: apesar de alguns lugares bem estranhos e feios, não tivemos problema algum. Pra quem vive nas principais capitais brasileiras, não é muito diferente nesse quesito.

 

Por enquanto é isso, bem resumido .

Se quiserem perguntar algo mais especifico, estou a disposição.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Boa noite Caio,

tudo bem

Estive vendo seu relato de viagem Costa Rica, Panama e Nica..

E u e amiga estamos planejando fazer Panama e Costa Rica, por 15 dias

na 1a quinzena de maio.

Vi os lugares que passou e parece muito bacana

Sera que da p fazer os 3 paises em 15 dias?

Qual o transporte que usaram para ir da cidade do Panamá para Costa Rica?

E pela Costa Rica?

Despesas nestes países, cartão de credito e bem aceito?

E seguro circular com dinheiro?

Estamos vendo passagem para la pela Copa, saindo de SP

 

Abraço

Aguardo informações

 

Aida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aida tudo bem?

Eu estou indo pra uma viagem pela América Central domingo agora. Vou te passar algumas coisas que pesquisei já para te adiantar.

15 dias pode ficar corrido dependendo do que você quer conhecer em cada país. Eu mesmo vou gastar exatos 15 dias nos 3 países e ficou bem corrido.

Panama o que tem de interessante:

San blás (ilhas caribenhas), Bocas del Toro ilhas caribenhas mais ao norte e proximo da fronteira com a Costa Rica. Cidade do Panamá pessoal deixa no máximo dois dias para conhecer e já estão satisfeitos eu deixei um dia só.

 

Costa Rica: Pontos famosos Parque Manuel Antonio (praias do pacifico com muitos animais selvagens, dizem que lembra Itacaré ou Boipeba) Arenal para fazer atividades radicais(canopy, rafting, aguas termais, trekings) MonteVerde fica bem proximo e oferece algo parecido só que mais radical). Tem as praias de Tamarindo que são bem famosas e cheias de gringos. Cidade de Puerto Viejo que é um clima mais Jamaica. San Jose a capital não e tão bonita e tem muitos vulcoes para observar e conhecer. Costa Rica eu deixaria uns 7 dias. O transporte é ruim pessoal costuma perder meio dia a um dia inteiro entre as cidades mesmo sendo pequenas distancias.

 

Nicaragua: Grande maioria conhece as Ilhas Ometepe, a maior ilha fluvial do mundo. A cidade de granada é interessante por ter uma arquitetura colonial e clima agradavel. Tem alguns passeios para conhecer vulcoes proximos a Granada e a capital Managuá. Dos três países é o mais barato e menos explorado se fosse você deixaria 4 dias para Nicaragua no minimo.

 

Cartão de credito e bem aceito pelo que li não sei se com o dolar assim vale a pena, o transporte entre os paises e tranquilo de conseguir mas pode separar pelo menos um dia toda vez que mudar de país. Os três países são bem tranquilos pode ir sossegada e com os cuidados que você toma ao andar pelo Brasil.

Vou escrever o relato da minha viagem na medida do possivel assim que chegar no Panama dia 06/04/2015.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Boa noite Caio,

tudo bem

Estive vendo seu relato de viagem Costa Rica, Panama e Nica..

E u e amiga estamos planejando fazer Panama e Costa Rica, por 15 dias

na 1a quinzena de maio.

Vi os lugares que passou e parece muito bacana

Sera que da p fazer os 3 paises em 15 dias?

Qual o transporte que usaram para ir da cidade do Panamá para Costa Rica?

E pela Costa Rica?

Despesas nestes países, cartão de credito e bem aceito?

E seguro circular com dinheiro?

Estamos vendo passagem para la pela Copa, saindo de SP

 

Abraço

Aguardo informações

 

Aida

 

Oi Aida.

 

Complementando o que o Eduardo disse:

 

Sera que da p fazer os 3 paises em 15 dias? Fica meio corrido sim ; já que está lá, tente prolongar um pouquinho mais.

Qual o transporte que usaram para ir da cidade do Panamá para Costa Rica? Ticabus . Mas há outras empresas que fazem, precisa pesquisar.

E pela Costa Rica? VEja aqui: http://www.sanjosecostarica.org/buses.html

Despesas nestes países, cartão de credito e bem aceito? Levei mas não usei ; foi td em cash mesmo . Dessa forma, não me preocupei em saber rs

E seguro circular com dinheiro? Pra nós foi ;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...