Ir para conteúdo

Um sonho, um rio e um vinho – parte 1/5 (Patagônia)


Posts Recomendados

  • Membros

Noiscasa, me sinto lisonjeado em lhe ajudar, ainda mais sendo você um colaborador ouro ::hahaha::

 

Bem, de meu primeiro relato é incontestável o tom emocional. E de fato foi uma viagem emocionante. depois de três anos de longo trabalho e sem férias (quando tinha férias de um trabalho não tinha de outro ou da faculdade).

tenho que admitir que não fui o mochileiro mais econômico. Abri mão da troca do meu carro pela viagem. Não que tenha custado o preço de um carro ::lol4::

O Mochileiros foi revelador nessa minha trip, até porque nunca tinha ouvido falar de Futaleufú. Fuçando, descobri que o Chile é um paraíso para o rafting, e por meio do relato do Márcio Sp (futaleufu-o-paraiso-do-rafting-t32982.html), Futa é o paraíso no paraíso. Comecei a organizar a viagem em torno da cidade, sem muita informação.

Acho que agora vai ficar mais simples para quem quiser ir.

Vamos às respostas.

"1 - Não encontrei nenhuma opção de ônibus para Futaleufú saindo de Puerto Monnt e nem de Puerto Varas, viu alguma por lá? "

Realmente não me parece haver ônibus de Puerto Montt para Futa. Vc não encontra informações na internet e não cheguei a pesquisar na Rodoviária da cidade porque já havia pago a passagem aérea.

Entretanto... tem ônibus de Puerto Montt para Chaitén, creio que todos os dias ::otemo:: e de lá vc toma a van para Futa. Quando for comprar a passagem para chaitén, basta perguntar se tem direto para futa.

Também tem a opção da balsa, mas os horários são meio confusos. Sempre marcava 24h! Mas de que dia para que dia???? :?:

 

"2 - Quanto saiu o trecho de avião até Chaiten? e nesta cidade, apesar de "morta" existe hospedagem e opções para passear que você tenha visto?"

O trecho de avião pela Aerocord eu paguei 50.000 pesos, mais ou menso R$ 250,00 (considerando o preço da passagem entre Sinop e Cuiabá, é aceitável). Não precisa fazer reserva antes, como eu fiz. Havia mais ou menos 24 lugares e foi ocupado somente com 10 passageiros na alta temporada. Só chegar no Aeródromo (não é o aeroporto, ok?) e pedir um bilhete, que tenho certeza que te embarcam. Se for de avião, procure a empresa no mesmo dia que chegar a Puerto Montt.

A cidade tinha ar de abandono de faroeste. Só faltou o rolo de feno passando... ::lol4::

Não cheguei a ver hospedagem porque fiquei apenas duas horas na cidade. Mas vi hotéis relativamente grandes na orla (considerando o tamanho da cidade). Certo que há opções mais baratas.

A cidade é rodeada de parques e lagos, com montanhas e florestas. Só perguntar para os moradores, que vão te dizer com muito prazer.

 

"3 - Em Futaleufú, onde se hospedou, quanto custou, dá para contratar na hora os passeios, além do rafting que outras coisas você viu que ficou com vontade de fazer (se possível com valores), e se tivesse tempo de sobra quantos dias ficaria por lá curtindo o lugar?"

Em Futa fiquei no Hostal Las Natalias. O preço foi de 10.000 pesos por noite em quarto coletivo. Mas só havia eu e o russo que não sabia nadar.

O lugar é tranquilo, mas sinceramente não voltaria a ficar lá. Explico: achei o Nathaniel - o dono - um colono chucro mal educado. Volta e meia dava uma resposta atravessada, e isso vai torrando o saco ::grr:: Não tem café da manhã também.

O cúmulo do absurdo foi que esses dias atrás me enviou um email me pedindo um "empréstimo" de 1.200 LIBRAS ESTERLINAS porque estava em Newcastle dizendo que tinha sido roubado. Não sei se é verdadeira a história ou não, mas não comprei a ideia.

Tem vários lugares para hospedagem, inclusive com camping, tudo com vários preços, ao gosto do freguês. Pode chegar sem reserva e perguntar no balcão de informações da praça ou pra qualquer morador. É super tranquilo.

A casa de câmbio na frente da praça aceita reais ::hahaha::

Os passeios, a par do que vão te dizer, dá sim para ser contratado todos os dias, sem preocupação. Nem há tanta procura assim.

Mas lembre-se, fuja da Patagonia Elements. Procure a Outdoor Patagônia que fica a meia quadra da praça.

Além da rafting, dá pra fazer o kaiak (em torno de 25.000), descer com boia o rio azul, rapel em cachoeira (25.000), tirolesa (20.000), cavalgada, pesca com mosca... isso pelas agências. Pode alugar um bike e sair pelas redondezas, ou ir fazer trilhas. As opções são muitas

Mas fique atento, só descem o rio se não estiver chovendo, por questões de segurança.

Uma semana é o período ideal para a cidade, até porque vc irá conseguir pegar dias de Sol.

 

"3.1 (ia esquecendo o mais importante) - Você menciona que o Russo não sabia nadar... mas fez o rafting... não há restrições para quem não sabe nadar para faze-lo? (sim eu não sei nadar apesar de praticar rafting a anos, ::putz:: por isso a dúvida)"

Melhor não comentar que vc não sabe nadar (brincadeira... quando vc estiver no bote e no meio do rio, diga para o instrutor que vc não nada muito bem). O rio Futaleufú não é brincadeira. Olhe para a parede que está ao seu lado. Possivelmente tem 3, 3,5m. As ondas chegam a 5 metros. Você estará com colete e se souber remar com os braços e manter a calma se cair na água, será tranquilo.

Como vc tem experiência, não creio que será problemas.

 

"4 - O transfer para o lado Argentino até Esquel deve ser comum, mas e do lado Argentino (de Esquel) para Futaleufú? Teria idéia do preço?"

O transfer até a fronteira, em ambos os sentidos, ocorre às segundas, quartas e sextas e sempre que o onibus de um lado chegar, o outro estará esperando.

De Futa ate a fronteira foram 2.000 (eu acho) e da fronteira a Esquel, 75 pesos argentinos (não me recordo ao certo), pela Jacobsen.

Mas atenção, da argentina para a fronteira é onibus. da fronteira para o chile é micro-onibus. Assim que descer do onibus, entregue sua mochila para o cara da van... depois é que vcs vão para a alfandega, ok?, para não correr o risco de ficar sem lugar.

Esse é o caminho mais fácil para se chegar a futaleufu.

 

"5 - Em Esquel, diz que guardou o nome do hostel onde o brasuca trabalha e conta pra gente!!!!"

Cara, não guardei, mas é fácil achar. Fica na avenida da rodoviária. Avenida Alvear. saindo da rodoviária basta caminhar umas quatro ou oito quadras ::lol4:: que vc achará o hostel. Fica à esquerda e tem um porta bem pequena. É necessário atenção.

 

"6 - Viu ou tem alguma ideia de como chegar de Esquel a El Calafate? acho que seria complicado voltar para o chile para descer até puerto natales para TDP certo?"

Tem ônibus de Esquel para Calafate... mas vai demorar uma eternidade. os caras não passam de 60km/h. O meio mais rápido de chegar a TDP, estando em Futa, é por Puerto Montt de avião até Punta Arenas (vc pode fazer o caminho até chaitén e daí para PM ou ir por Bariloche, passando por esquel) . Lembrando que essas duas cidades são empresariais e não dependem de turismo, ao contrário de Bariloche e Calafate. Voos mais constantes e baratos.

 

"7 - Numa média, quantos dólares gastou para o básico - alimentação, hospedagem (chegou a ver hosteis em Futa?), e passeios?"

Tirando os refúgios em TDP e considerando já incluso os dois hotéis bacanas que fiquei, gastei R$ 1.500,00 com hospedagem por 21 dias.

Alimentação - aqui não fiz questão de economizar. Não cozinhei nenhum dia. Gastei uma média de R$ 60/70,00 por dia. Estava de férias depois de 3 anos de trabalho, e cozinhar em hostel, tem que lavar.

Os passeios que fiz, acabei listando mais acima.

 

"8 - Minha idéia é ir entre Setembro a Outubro, acha que na primavera já rola o rafting em Futa?"

Nessa época não tem rafting, cara. Esquece. Lembre-se que setembro ainda é inverno. Peguei neve em Futa no dia 31 de dezembro.

A temporada começa em novembro, por causa do degelo.

 

Espero ter tirado suas dúvidas. Mas se alguma ainda ficou para trás, se algo não ficou claro ou se outras surgiram, é só chamar.

E relembrando mais uma vez. Meu mochilão foi feito com um orçamento folgado (daria para ter economizado absurdamente mais), o que não ocorrerá no próximo. Já estou com as passagens compradas para Rio Branco para ir para o Peru, de onibus.

 

Por fim, se vale a pena fazer tudo de uma vez? Cara, prefiro economizar um pouco mais e encarar de uma vez por causa da economia com as passagens. Pesquise o multitrechos pela decolar. Se não conseguir comprar direto pela TAM, só buscar uma agência de turismo. O multitrechos deixa muito mais barato que comprar separadamente. O ruim é que engessa a viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

João Paulo,

 

Demorei para responder, mas não para ler... :D

 

Primeiramente eu que fico lisonjeado pela ajuda, ainda mais pelo "colaborador ouro"... principalmente pq faz muitooooo tempo que não tenho colaborado com alguma coisa - não por falta de vontade, mas sim de falta de novas informações, justamente pela falta de viagens.... ::mmm:

 

Agora João... pelo que somei aqui... vc gastou o suficiente para comprar um carro sim... hahahahaha não um zero... mas dava para comprar um meia-vida... ::hahaha::

 

Tendo isso em mente e o fato de que eu não tenho e nem quero um carro agora... então não me assustou... mesmo pq já fui até o Chile... e sei como as coisas lá são baratas..... ::ahhhh::

 

Que coincidência... também descobri Futaleufú com o relato do Márcio SP.... e para mim, que adoro rafting... putz saber da existência de tal lugar virou um suplicio... sim suplicio.. já que não consigo ir até lá... apesar de sempre estar planejando resolver este problema... ::grr::

 

Sobre as respostas....

 

 

Otimo ter ônibus para Chaiten, eu vi o barco, mas o site deles é confuso mesmo... até agora não entendi como os horários funcionam... ::tchann::

Em contrapartida, tem bus direto para Bariloche (na qual já estive e adorei - te muita coisa para fazer fora da cidade e rodeado pela natureza ::otemo:: ), então para mim pode ser um bom caminho...

 

Achei "curioso" o seu problema com o dono do hostel em Futa... e me lembrou do que tive em Mendoza... não foram iguais... mas a minha opinião sobre o lugar é identica a sua, justamente pelo dono... ::toma::

 

Mas é bom saber que há opções boas por lá em tudo aquilo que precisamos (hostal - passeios e comida), sempre viajei no sistema, arruma na hora em que chegar lá... ::quilpish::

 

Outdoor patagônia - Sen chuva! Uma semana! Anotado! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

No rafting eu tenho experiência, já curti vários rios e tal... mas para ser sincero... não sei nem boiar... ::tchann:: hahahahah bem, se é pra morrer... que seja fazendo algo que curto! ( to brincando... eu não quero morrer) ::dãã2::ãã2::'>

 

Encontrei o site da Jacobsen... mas não tem nada...mal funciona... por isso valew pelas dicas... ::sos::

 

Sobre Esquel, tenho lido bastante sobre a city e sobre El bolson, (no site das prefeituras) e penso em ir por lá e passar alguns dias visitando e fazendo trekking por lá, e fica a dica pra galera... lá tem muitas opções do que fazer, comer e onde ficar) :!:

 

Sobre encarar tudo, não rola dessa vez... na primeira viagem que fiz, tentei lugares demais para o tempo que tinha... então muito deixou de ser visto, não cometi este erro nas seguintes, e não me arrependo... ::otemo::

 

Nesta viagem eu quero fazer umas 4/5 cidades em 20/23 dias... e para fazer FUta e TDP de uma vez na rota que penso seria complicado demais... só TDP na minha cabeça merece os dias necessários para fazer no mínimo o W, então vou deixar ele para quando for de carro (que eu tenho que comprar) e fazer a carreteira austral até Ushuaia e voltando pelo costa... (sonhos - sonhos....)

 

Por isso penso em fazer assim: Campinas bus para São paulo (GRU) avião para Santiago -> Pucon (ou Puerto MOnnt) -> passou uns 2 dias lá -> Bariloche -> uns 4 dias -> Esquel ->4 dias -> El bolson -> 3 dias -> Futaleufú 6 dias -> Chaiten 1 ou 2 dias -> puerton monnt e Santiago para sampa.

 

O que me matou nisso ai em cima é o fato de que não conseguirei fazer o rafting... ::essa:: apesar de muito provavelmente estar chegando lá apenas no final de Outubro... mas como tem muita coisa por lá para fazer é melhor não se preocupar com isso...

 

Bem agora eu só fiquei com uma dúvida (por enquanto), você disse que em Futaleufú se aceita reais para cambio, lembra da diferença para o cambio (reais e Dolar para peso) em Santiago? para saber se é melhor trocar tudo em Santiago, ou não perco tanto trocando em Futa.

 

obrigado novamente e se precisar de alguma info do Peru, estamos aqui, quem sabe eu não consigo colaborar novamente com alguém.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na cidade eu somente troquei dólar por pesos argentinos e o suficiente para que eu pegasse o ônibus. Estava US$ 1,00 = P$ 10,50. Não teve outro jeito; mas como foi pouco dinheiro, não pesou.

A cotação da casa de câmbio é muito próxima da oficial, e sem aquelas taxas que são cobradas no Brasil.

Noicasa, segue o site da Condorfu e da Pagatonia Elements. Tente entrar em contado com eles para ver se ocorre de descer o rio já em outubro, apesar da temporada somente começar em novembro.

http://condorfu.cl/

http://www.patagoniaelements.com/

Servirá como orientação.

Abração e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Na cidade eu somente troquei dólar por pesos argentinos e o suficiente para que eu pegasse o ônibus. Estava US$ 1,00 = P$ 10,50. Não teve outro jeito; mas como foi pouco dinheiro, não pesou.

A cotação da casa de câmbio é muito próxima da oficial, e sem aquelas taxas que são cobradas no Brasil.

Noicasa, segue o site da Condorfu e da Pagatonia Elements. Tente entrar em contado com eles para ver se ocorre de descer o rio já em outubro, apesar da temporada somente começar em novembro.

http://condorfu.cl/

http://www.patagoniaelements.com/

Servirá como orientação.

Abração e até mais!

 

João!!!!

 

demorei para reaparecer aqui... muito trabalho nenhuma folga... a vida de formiguinha... ::mmm:

 

bem segui a sua dica e tentei entrar em contato com as agências... sem sucesso... não sei se meu portunhol escrito é tão ruim assim, ou simplesmente me ignoraram... ::tchann::

 

bem de qualquer forma estou planejando a viagem, vamos ver como vai sair.... agora dependo da marcação das férias... preciso de tempo para brigar por elas.... ::quilpish::

 

pior que nessa eu acabei perdendo uma boa promoção de areas para Santiago.... R$463,00 (+ taxas)...

 

bem quem sabe outras viram...

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Jeize, tenho certeza que você irá gostar da Patagônia.

Noicasa, desculpe a demora. Algumas situações estressantes no escritório e a segunda fase da OAB batendo à porta.

Bem, quanto a não responderem, pode ser em razão do fim da temporada de rafting. Futa meio que "fecha" quando começa o outono.

Nessa semana está passando no Kaiak, canal Off, a descida do rio Futa. Deu água na boca de novo.

Bem, se você for mesmo no fim do ano, se informe como estará a cidade por causa da erupção do vulcão Calbuco, que está em Puerto Varas. Como é relativamente perto - em termos geológicos - é possível que as cinzas tenham atingido a cidade (quando o Puyehue entrou em erupção, Futaleufú ficou a salvo)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Grande João!

 

Parabéns pelo relato!

 

Tirando o seu relato, achei apenas mais 2 aqui no mochileiros sobre Futaleufu. Espero contribuir com mais um relato ::hahaha:: .

 

Conheci o Futaleufu pelo programa Kaiak do OFF, que vc mencionou. Quando estava pensando sobre o que fazer na Patagônia, descobri que é possível ir naquele incrível rio de águas azuis que tinha visto no OFF.

 

Pretendo ir em Janeiro/2017.

 

Só achei na net o site da Patagonia Elements, mas como você falou, vou tentar fugir dela.

 

Estou com medo de reservar antes, pois Futaleufu seria o ultimo lugar da viagem, após ter passado por TDP e El Chálten. Então pode haver imprevistos no caminho.

 

Na época que você fez o rafting em Futa, você reservou antes por recomendação da agência?

 

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Fala Júdice Rocha! Tudo beleza, cara?

Vai firme sem reserva. Ficando de 3 a 4 dias você consegue fazer o rafting sem problemas, até porque tem muitas agências pela cidade. Eu realmente te recomendo o full day. Se não conseguir, o tradicional é o Puente a Puente.

No início desse ano eu fiz o rafting no Rio Urubamba, em Cusco. Cara.... não tem nem como comparar. Aliás, acho que fui uma voz contra a maré e boas recordações do Peru; o país não me cativou muito não.

Quanto ao Rio Urubamba... bem fraquinho.

Se você fizer o rafting pelo Futaleufú, não deixe de postar suas impressões. Te garanto que vai ser uma das melhores coisas que vc já fez na vida.

Esses dias estava revendo as fotos... e tá me dando uma vontade de voltar para Futa... Ou melhor, de ficar pela Patagônia.

E desculpe a demora em responder. O Mochileiros não nos tem notificado quando recebemos novas mensagens privadas ou nos tópicos em que estamos.

Qualquer coisa, dá um grito.

Abraços, cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Júdice Rocha! Tudo beleza, cara?

Vai firme sem reserva. Ficando de 3 a 4 dias você consegue fazer o rafting sem problemas, até porque tem muitas agências pela cidade. Eu realmente te recomendo o full day. Se não conseguir, o tradicional é o Puente a Puente.

No início desse ano eu fiz o rafting no Rio Urubamba, em Cusco. Cara.... não tem nem como comparar. Aliás, acho que fui uma voz contra a maré e boas recordações do Peru; o país não me cativou muito não.

Quanto ao Rio Urubamba... bem fraquinho.

Se você fizer o rafting pelo Futaleufú, não deixe de postar suas impressões. Te garanto que vai ser uma das melhores coisas que vc já fez na vida.

Esses dias estava revendo as fotos... e tá me dando uma vontade de voltar para Futa... Ou melhor, de ficar pela Patagônia.

E desculpe a demora em responder. O Mochileiros não nos tem notificado quando recebemos novas mensagens privadas ou nos tópicos em que estamos.

Qualquer coisa, dá um grito.

Abraços, cara.

 

E ai João.

 

Fui no Peru, mas não fui no Urubamba.

 

Só de ver os vídeos do futaleufu já imagino que deve ser difícil achar um rio melhor pra rafting ::hahaha::

 

Tô mais na expectativa de fazer o futaleufu do que fazer TDP e El Chalten. Deus ajude que dê tudo certo.

 

Pode deixar que deixarei minhas impressões sobre o rio aqui no mochileiros.

 

Valeu pelas dicas.

 

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Boa noite, pessoal!

João, li todo o seu relato e é sensacional!

Estou indo para a Patagonia em 25/12 e estarei por dois dias em Futaleufu (27 e 28/12), vamos ver se com sorte eu consigo fazer o full day!

Algumas dúvidas:

1 - É possível chegar em Futa vindo de Esquel (pela manhã), fazer o full day rafting e voltar para Esquel no mesmo dia? (Isso caso eu tenha sorte e o tempo esteja bom no dia em que eu chegar lá, rs)

2 - Saindo de Futaleufu e voltando para Esquel, meu roteiro inclui pegar o ônibus para El Chalten, aproximadamente 20 horas =(, será que atrasa muito mais que isso? E será que, em alta temporada (29/12/17) dá pra comprar essa passagem na hora?

Desde já agradeço o relato, são muito poucos sobre Futa e eu certamente escreverei o meu quando voltar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...