Ir para conteúdo

Anatolia Oriental - Turquia


Posts Recomendados

  • Membros

Aos apaixonados pela Turquia, alguém já visitou o lado leste do país?

 

Estou morando na Turquia há quase 6 meses e como já viajei bastante pelos destinos mais tradicionais do país (Istambul, Capadocia, Izmir, Fethiye, Pamukkale, Ankara, etc), chegou a hora de conhecer lugares um pouco menos desbravados. Diz-se do leste (conhecido como Anatólia Oriental) que o povo é mais conservador, mas ainda assim hospitaleiro como é tradicional do povo turco, as cidades são menos desenvolvidas, mas mais ricas na preservação de sua cultura, menos afetada pela europização que se vê claramente nos destinos mais turísticos como Istambul (que nem por isso perde seu exotismo aos nossos olhos ocidentais). Mas o que faz muito aventureiro se embrenhar pelo leste é isso aqui:

 

20121119080022.jpg

As paisagens são de tirar o fôlego. Veja, por exemplo o legendário Monte Ararat, na cidade de Dogubeyazit, na fronteira com a Armênia e o Irã. Ararat é a montanha que está descrita na Bíblia como tendo sido o local onde Noé descansou a arca para escapar do dilúvio.

 

 

20121119080432.jpg

Lago Tortum, ao norte da cidade de Erzurum. É possível banhar-se nessas águas no verão. As quedas d'agua também são famosas na região.

 

 

20121119080638.jpg

Palácio Ishak Pasha, em Dogubeyazit.

 

20121119080939.jpg

Pintura representando a arquitetura das igrejas armênias e cidadelas medievais que ainda podem ser encontradas nas ruínas de Ani, ao norte de Kars, e também ao longo de toda a fronteira leste.

 

Esses são alguns exemplos de cidades mais ao norte. Não sei se é o caso de postar o roteiro aqui, mas amanhã farei o voo Istanbul-Erzurum, e de lá seguirei de ônibus para as cidades: Kars, Ani, Agri, Dogubeyazit, Van e Lago Van. Uma semana depois volto de Van para Istanbul também de avião (apenas 2 horas de voo), o que economiza boas horas de ônibus já que estou atravessando o país. Para os amantes de trem, existe uma opção que sai de Istanbul ou Ankara e vai até Van, mas leva em torno de 25h.

 

Bom, se alguém tiver curiosidade sobre a região, posso postar o relato de viagem depois. Também agradeço se algum membro quiser compartilhar sua experiência nessa região fantástica, infelizmente não consegui encontrar nenhum relato aqui no Fórum ainda. Posso contribuir com mais informações sobre esses destinos.

 

Grande abraço!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ótima contribuição, vai ajudar sim se postar o relato. A região é pouco conhecida no fórum porque a logística vai ficando mais difícil. Também porque concorre com outros destinos mais badalados, como a riviera turca, Pamukkale, Éfesos e a região da Capadócia. Infelizmente aqui no Brasil há uma cultura de inquietação, que é cada vez mais estimulada pelos guias de viagem clássicos e pelas agências. As pessoas acham que os países se resumem às capitais, ou destinos muito populares como a região da Capadócia e mesmo Istambul não costuma ter a atenção que parece merecer. Portanto, montam os roteiros com 3, 4 dias por país e já se mandam, como se mais nada ali fosse tão interessante quanto a capital de outro país.

 

Ainda não tenho certeza de que vou conseguir ir à Turquia no ano que vem, mas por enquanto a Anatólia Oriental está fora do meu roteiro. Não só pela logística, que é um pouco mais complicada pra integrar com os demais destinos da Turquia que não sejam Istambul, mas pela proximidade com a Síria. Já viu, né. Por enquanto, tudo parece sob controle, mas nunca se sabe como isso vai evoluir. E acho que dá para combinar essa região com uma possível futura viagem para a Jordânia e/ou o Egito.

 

Aguardando o relato. Poste aqui mesmo, vai funcionar como um guia pra quem quiser conhecer a região.

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

Voltei de lá faz poucos dias, fizemos uma roadtrip de 25 dias por toda a Turquia praticamente.

 

Gostei mais do leste do que da parte turística tradicional. O povo curdo é demais, muito mais receptivo que os demais turcos e muito menos interesseiro. Se um curdo te oferece ajuda é pq quer ajudar, ou no máximo te conhecer, enquanto os turcos da parte tradicional ou são indiferentes ou te ajudam para que depois você visite a "lojinha" deles.

 

Quanto às perguntas do João: fui de carro então, mas antes de decidir por esse meio fiz as contas dos trechos de ônibus através do Rome2Rio. Os ônibus de lá tem um preço razoável, são muito novos em sua maioria. Só tem um detalhe: ônibus na Turquia não tem banheiro,rs

As passagens de avião no trecho interno tem preço semelhante aos trechos brasileiros (fiz uma conta mental considerando as distâncias). Ou seja, são caras. Lembro que o combustível na Turquia é extremamente caro (gasolina("benzin") perto de R$ 6 e diesel("motorin") perto de R$ 5,00. Por isso, todos os meios de transporte lá tem custo alto.

 

Quanto aos hotéis acredito que você não vai ter dificuldade de reservar na hora. Por causa da injustificada guerra promovida pelo Estado Turco contra os curdos do PKK, o turismo lá anda em baixa, com isso os hotéis estão meio vazios. Falando na guerra, NÃO se preocupe com isso. O PKK só ataca alvos militares, no máximo você vai ver, como eu vi, algumas delegacias explodidas.

 

Cidades imperdíveis: Van, Diyarbakir, Sanliurfa, Mardin, Hasankeyf.

 

Minha dica final é "Vá"! É uma viagem inesquecível!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...