Ir para conteúdo

Mochilão Abril/Maio 2015 25 dias sozinha Bolívia e peru com gastos e fotos


Posts Recomendados

  • Membros

Depois de pesquisar alguns meses em sites, blogs de viagens e aqui no mochileiros, resolvi fazer um Mochilão, acho que um dos roteiros mais procurados Bolívia e Peru, Confesso que depois de ler alguns relatos, fiquei com um pouco de medo cheguei até pensar em desistir, passagem comprada, roteiro definido, mas começava pensar, altitude, alimentação, segurança, à medida que se aproximava o dia o frio na Barriga aumentava e a dúvida também, mas ai eu pensei bom agora eu vou, não da para desistir voltar atrás,mas foi tudo bem não tive problemas com altitude, nem com alimentação e não fui roubada, conclusão quanto à segurança: claro que um pouco de cuidado não faz mal a ninguém em qualquer lugar do mundo, mas eu não vi nada de mais, aliás nenhuma ocorrência nos dias em que estive nos dois países, alimentação : lá provavelmente não tem nenhum órgão de fiscalização como temos por aqui, por tanto você vai se deparar com cenas cotidianas , não muito comum aqui no Brasil , como pessoas comendo sentada nas ruas a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, alimentos expostos , pessoas preparando alimentos sem os mínimos cuidados básicos de higiene, carnes e frangos fora do congelador mas é só escolher um pouco o lugar e o que comer e beber que é tranquilo, O transito é caótico, Buzinam o tempo todo, não tem direção defensiva não! é direção ofensiva mesmo kkkkk, o transporte público deles é estranho umas vans vindas da china aqueles carros bem velhos, e o cobrador vai com a metade do corpo para fora gritando , chamando passageiros, nas rodoviárias, os ônibus não são tabelados, cobram o valor que querem ou que convém a eles, por isso tem que pechinchar sempre, pois uma passagem pode de 70,00 bolivianos pode baixar para 40,00 uma de 120,00 ficar por 70,00 bolivianos e não é só na passagem em tudo você pode conseguir desconto, mas apesar de tudo isso compensa as paisagens e os lugares são lindos, se você for de mente e coração abertos, isso será só um detalhe , que não influenciará em nada na sua trip e vai trazer lembranças e histórias incríveis.

 

24/04- sai de Porto Alegre às 12:h57, Com destino a campo Grande, chegada em Campo Grande às 17:h30min.

Fui para o ponto de ônibus em frente ao aeroporto e peguei um ônibus até a estação do mercado central, ao lado do posto de gasolina na Esquina peguei o ônibus linha 61 moreninha e fui para a rodoviária, atenção lá você tem que ter cartão ou R$ 3,00 reais certos, falar com o motorista explicar que não é da região alguns entendem, mas outros não, cheguei à rodoviária esperei até as 23: 00 horas saída para Corumbá, Quem for por campo grande, atrase em uma hora o relógio. tem 01 hora a menos que Brasilia.

 

Campo Grande

 

Gastos:

R$6,00 duas passagens de ônibus até a rodoviária de Campo grande

R$ 15,00 um lanche

R$ 10,00 duas latinhas de Cerveja

R$105,00 Ônibus Corumbá

Total = R$136,00

 

IMG_20150425_074312093.jpg.08c24e7bbc1a66c6c336e932211c61c9.jpg

 

25/04 Corumbá

Chegada ao terminal de Corumbá as 06h00min da manhã

Comprei um lanche em uma lanchonete na estação e tomei um café

E fui para o ponto de ônibus em frente ao terminal peguei o ônibus linha Cristo redentor que vai até um terminal e depois descemos e pegamos o ônibus fronteira que deixa na entrada da fronteira na Policia Federal Brasileira, em Corumbá não precisa cartão e a passagem é R$ é 2,80 e também integração não paga a troca de Ônibus.

Conheci um brasileiro que estava indo para Bolívia passar uns dias e fomos juntos, chegamos as 06h40min na PF brasileira, mas só abria às 08h30min, chegaram às 08h45min a fila não estava muito grande, mas tinha um casal Boliviano com uma criança vendendo lugar na fila e umas mulheres brasileiras querendo furar a fila , eu abri a boca disse que ia denunciar para policia o cambio de lugar na fila ai eles pararam, tiraram a criança e foram para o final da fila não os vi mais.

 

Gastos:

R$ 4,50 salgado

R$2,00 Café pequeno

RS2, 80 onibus

Total: R$09,30

 

Puerto Quijarro

 

Bom já para entrar na Bolívia a fila Estava enorme e aquilo é um horror ficamos mais de três horas pessoas furam a fila n a cara de pau os guardas e funcionárias vão para os cantos com pessoas que chegam e lhes pagam para entrar mulheres com uma criança e entra toda a família, mãe, pai, madrinha tia avó todos por causa de uma criança todo o tipo de absurdo acontece naquele lugar.

598dca7f9b89e_entradaQuijarro.jpg.a2afaf6cbd86bffa472a2f9096dc3eb7.jpg

Bom depois da longa fila fomos para umas lojinhas em frente, comprei um cartão da tigo

Demos uma volta na feira, mas eu não comprei nada.

Cuidado comprei um cartão da tigo e paguei para cortar para microchip e não pude usar cai no 1º golpe de só ligar para 108 , mentira , estrangeiro tem que ir numa loja da tigo e cadastrar e em Quijarro não tem, comprei duas saltenhas, uma para mim e outra para o Brasileiro que me acompanhou até a pousada Cochabamba, pois é perto do terminal, e ele iria seguir viagem, dividimos o táxi, ele foi para o terminal e eu fiquei, larguei minhas coisas na pensão e fui dar uma volta pela cidade, à estação do trem da morte é bem em frente à pousada e o terminal de ônibus fica a umas duas quadras.

598dca7fae4cc_ferroviria.jpg.73f36823c4dd1c75511d54fd7b375b62.jpg

 

2º Golpe fui numa lojinha de informática perto da pousada o cara me cobrou disse q ia fazer o cadastro no nome dele e era só eu ligar mentira não deu como não tinha internet na pousada e eu precisava ligar para casa tentei bom resumindo entrei duas vezes pelo cano, em Quijarro eles aceitam Reais, como recém era sábado o trem só tinha domingo às 18 horas o superpulman ou o ferrobus as 13 horas na segunda , e clima na cidade estava um pouco pesado por conta de um crime que tinha acontecido na cidade na sexta , violentaram ,mataram e botaram fogo no corpo de uma menina de 14 anos ,inclusive alguns moradores revoltados , haviam fechado a fronteira, colocaram fogo em algumas coisas e não deixavam ninguém entrar e nem sair, liberando só no sábado ainda bem que cheguei depois dessa confusão, e a zona franca estava fechada por causa da alta do dólar e baixo movimento , decidi não esperar o trem da morte e ir de Ônibus, fui ao terminal e comprei passagem para domingo as 11 horas único horário que tinha para Santa Cruz mais cedo, são poucos os horários de ônibus de Quijarro para Santa Cruz e vice e versa

IMG_20150426_113847656_HDR.jpg.6def8cf7bac800ee657f85dcdb2e09e5.jpg

 

Gastos

BOB8, 00 duas Saltenhas

BOB 20,00 chip da Tigo

BOB 10,00 para cortar o chip

BOB 10,00 para cadastramento que não existiu

BOB 08,00 aimoço

BOB 40,00 pousada Cochabamba

BOB 70,00 passagem para Santa Cruz , Bus Cama

BOB 4,00 valor da divisão do taxi até a pousada

BOB 08,00 janta

BOB 15,00 mercado

BOB 5,00 uma coca cola no terminal

BOB 5,00 batata chips

BOB 1,00 uma Banana

BOB 4,00 uma Maça

BOB 5,00 03 pilhas palitos

BOB 2,00 taxa de embarque

Total= BOB 210,00

IMG_20150425_153622318.jpg.fcc29603a3bfb9c099ca0b00e14b5c87.jpg

 

26/04 Santa Cruz de La sierra cheguei ás 21:30 aproximadamente e fui ao primeiro hostel da lista que eu tinha o loro loco hostel eu gostei muito havia muitas pessoas eu consegui um quarto compartilhado misto com 06 camas, o hostel tem cozinha equipada e serviço de bar e com café da manhã, fiquei dois dias no hostel.

 

598dca7fc72c5_santacruz.jpg.d2384e32fd9b0dcd450eabd6923d1486.jpg

Gastos:

BOB15 taxi até o hostel

BOB 48 hostel

BOB 27 03 latas de paceña

BOB13 taxi até o terminal

BOB 06 passagens de micro na cidade

BOB 90 um carregador portátil de celular

Como tinha cozinha não gastei com comida pois havia levado alguma coisa para emergência 02 latas de atum 02 miojos e um arroz de carreteiro aqueles de pacote pré-cozido.

BOB 80,00 passagem para Cochabamba bus cama

BOB 3,00 taxa de embarque

BOB1, 00 banheiro

TOTAL= 285,00

 

28/04 fui para Cochabamba

O ônibus era para sair as 07h15min mais saiu mais de 08h30min, aliás, os ônibus nunca saem no horário na Bolívia, eles ficam esperando vender todos os lugares para sair.

Em Cochabamba fui para Hostel internacional versales bem próximo do terminal de ônibus, bom como não tinha muito que fazer na cidade fiquei só uma noite no outro dia indo bem cedo para La Paz, pois não havia muitas opções de lazer na cidade e nem muito que conhecer em minha opinião, apenas o cristo de La concórdia, que pode até ser maior que o do Rio, mas não mais bonito, que o nosso.

cochamamba.jpg.f6613f3df5be43bf0c461e55b829867d.jpg

Gastos:

BOB5, 00 coca cola

BOB7, 00 queijo pequeno

BOB65 hostel quarto privativo com banheiro compartilhado só o que tinha

BOB12, 00 almoço

BOB4, 00 passagens no micro dentro da cidade.

BOB 40,00 Ida ao cristo de La concórdia tem a opção do teleférico por BOB15, 00 ida e volta, mas eu não me animei sozinha.

BOB12, 50 uma latinha de paceña uma cerveja boliviana e uma água.

BOB 2,00 taxa de embarque

BOB 1,00 Banheiro

Total= 163,50

29/04 lapaz

598dca7fd378a_lapaz.jpg.6e294e35d01788defb300b2ef346ccc3.jpg

Cheguei a La paz tinha 03 opções de hostel tudo perto do terminal, mas optei por ficar no pirwa hostel, o hostel tem restaurante, Bar, café da manhã e é agencia marquei o chacaltaya para o dia seguinte dia 30/04 e ia fazer tiwanaku no outro 01/05, mas, no final da tarde a moça veio me dizer que não haveria passeio para 30/04 só no outro dia, então remarcamos para 01/05, e 30/04 então aproveitei para ir a uma loja da tigo cadastrar meu cartão, ir ao mercado das bruxas, numa casa de cambio e também rodar um pouco pela cidade, bem ao chegar ao hostel no final da tarde fui falar com a funcionária sobre o passeio já havia pago, queria confirmar, pois era feriado dia do trabalhador e ouvi alguém dizer que talvez não houvesse passeio, fiquei preocupada, pois no dia anterior já haviam cancelado e eu queria seguir viagem, bom pedi para a moça ela ligou e confirmou se haveria passeio disseram que sim e que entre 08 08h30min passariam lá para me pegar, bem fiquei pelo hostel, fui ao bar tomei uma paceña com uma americana que conheci e que falava espanhol muito gente boa arrumei as coisas fui dormir no outro dia acordei cedo e era outro funcionário que estava lá, fui conversar com ele, ele estava ensinando uma moça e os dois não falavam quase espanhol puta que p... E agora comecei atentar me comunicar perguntei sobre o passeio entendi que ele disse que não iria ter o passeio quase surtei, pedi então que ligasse para confirmar ele disse não ter o número, e que eu esperasse a outra funcionária que chegaria às 10h30min, bom naquela altura eu não tinha muito que fazer a não ser esperar, estava puta da cara chingar não ia adiantar até por que o cara não ia entender, eu fiquei conversando com duas chilenas que foram para fazer o passeio de Bike na Estrada da morte e também não sei o que houve que elas acabaram indo embora, pois o nome delas não estava na lista, bem foi ai que entrou um homem e chamou meu nome, ai que alivio o guia foi me buscar, fui para o passeio e foi tudo ótimo, chacaltaya e vale de La Luna, no caminho para o chacaltaya foi meio tenso, pois a estrada que leva até lá é um pouco estreita e muitas subidas, montanhas e penhascos, duas brasileiras começaram a pedir para descerem, entraram em pânico, começaram gritar senhor queremos barrar, queremos barrar, e ele tentando acalmá-las , eu fechei a cortina não queria nem olhar, chegamos foi tudo tranquilo depois a descida foi melhor, fomos para o vale de la aluna, e elas estavam mais calmas mas foi tenso.

chacaltaya.jpg.87b5f3b04f357c45ccdb43c6db8178aa.jpg

 

BOB 156 hostel 03 noites

BOB 127 passeio

BOB 18,00 almoço

BOB 15,00 Janta

BOB 09,00 lanche

BOB 6,00 água grande

BOB 4,00 água pequena

BOB 50,00 duas paceñas

BOB1, 00 papel

BOB 1,00 banheiro terminal

BOB 30,00 passagem para Copacabana

BOB 2,00 taxa de embarque

Total= 419,00

02/05

Copacabana

copacabana.jpg.005452b783b978d26911804ac0b3f6cc.jpg

Chegamos a Copacabana eu não tinha feito reserva em hostel e como era feriadão a ilha estava lotada, comecei a andar e em todos os lugares que eu chegava uma placa no hay espacio, fui a todos os lugares alguns queriam muito caro, depois de andar um monte , resolvi perguntar num hostel quase em frente ao lago Titicaca se tinha um quarto, tinha só um para duas pessoas e sem café, eu não tinha muita opção e já estava cansada fiquei, larguei minhas coisas no quarto e fui conhecer a ilha, comprei o passeio para o outro dia, a passagem para puno e fui olhar as tendas de artesanatos e comer algo, depois resolvi ir para o hostel tomar um banho e organizar minhas coisas, pois depois do passeio iria para puno, foi ai que tive uma surpresa ::ahhhh:: , não tinha tomada no quarto, aliás, em nem um lugar nos corredores nos banheiros, e eu estava sem carga no celular, na máquina, na bateria portátil, resumindo em nada, só pensava como eu faria no meu passeio, fui procurar o funcionário que me recebeu e não encontrei ninguém a porta da administração fechada estavam todos na festa que estava ocorrendo na ilha, comecei a ficar preocupada, por que não poderia tirar nenhuma foto do passeio, fiquei no quarto arrumando minhas coisas e pensando o que iria fazer pensei em ir a algum lugar e pagar, no quarto do lado tinha uns gringos, mas eu não quis ir até lá, fiquei na sacada esperando alguém aparecer , mas só entravam umas pessoas bêbadas de vez em quando e saiam no pátio do hostel acho que até os donos estavam na festa uma falaçada e gritos, foi ai que duas moças saíram na sacada para olhar e eu estava no andar de cima , chamei um,a delas e pedi para carregar meus aparelhos,me emprestaram uma extensão com duas tomadas no quarto delas e eu coloquei a máquina e o celular, o nome do hostel é Elenita, apesar de ser bonito, e em um lugar privilegiado, bem na frente do Titicaca, eu não recomendo.

No Outro dia Acordei cedo e fui procurar um lugar para tomar um café , parei em frente a agência e enquanto espera abrir. O passeio estava marcado para as 08 horas , com retorno ás 17:30. Fizemos uma parada às 14:30 para o almoço ali mesmo na ilha, depois do almoço , enquanto esperávamos para o retorno ao passeio os gringos malucos resolveram se atirar na água com aquele frio, tivemos que esperar um pouco

 

titicaca.png.fbbd01c55dc249ddeea0119efc8c5226.png

 

BOB 2,00 taxa para atravessar de barco até Copacabana o ônibus vai de balsa depois

BOB 100,00 hostel 01 noite

BOB 30 passeio

BOB30 passagem puno

BOB25, 00 trucha o peixe da região.

BOB15 pacenã

BOB 5 maça

BOB06 lanche

BOB 8 saltenha mais café

BOB 4,00 água

BOB 27,00 almoço na isla Del sol ao ar livre muito legal em um quiosque, com comidas da região.

BOB 15,00 Guia turístico

Total= 267,00

 

Chegamos do passeio e eu fui correndo para o terminal, pois chegamos às 17h50.min e o meu ônibus para Puno sairia as 18h00min horas fui para o terminal o ônibus já estava lá, Depois de uma meia hora mais ou menos de viagem chegamos a fronteira para fazer os tramites legais, uma observação tirem uma cópia da entrada na Bolívia aquele papel verde, pois em puno eles querem a cópia ficam com verde e carimbam a fotocópia e nos entregam, fomos para o lado peruano, os policiais peruanos pegaram uma mochila e começaram a revistar não entendi a moça do ônibus gritava chamava perguntava de quem era uma bag Black and red e ninguém aparecia, eu olhei de longe achei que era a minha, levei um susto, fui lá ver, mas não era bem não vi o dono ou dona aparecer depois de alguns minutos fomos embora a viagem leva em média 3 horas o que pode demorar um pouco é na aduana.

 

3/05Puno

chegando a puno fui ao posto policial dentro do terminal e perguntei ao policial informações sobre a rua que queria ele me disse que um taxi não saia mais que 3,50 soles e que pegasse taxi credenciado os dali da estação, foi o que fiz sai no pátio tinha uns taxi parado eu tinha 03opções de hostel perguntei quantos soles para ir ao hostel o motorista me disse 05 soles esta bem entrei no taxi no caminho ele pegou meu papel eu já não gostei começou a se fazer de louco que não sabia onde eram as ruas e começou a rodar por umas ruelas escuras já deviam ser umas 09h30min da noite ou mais, e queria me deixar num hotel econômico não sei onde e começou a teimar perguntando por que devia ser em hostel e disse por que eu quero e ele insistia, mas tem hotéis baratos por que tem que ser em hostel eu comecei a me irritar e falei moço, por favor, quem decidi onde ficar sou eu, não vou ficar em hotel indicado por ti vou ficar no hostel que eu escolher se não sabe onde é ou não quer me levar pare o taxi que eu vou descer eu pago e pego outro taxi estou cansada quero descansar não estou a fim de passear essa hora da noite pela cidade estamos entendidos? Ai ele pegou o celular ligou para alguém e me deixou no hostel só que cobrou 10 soles tudo bem aquela altura eu reclamei que não era o combinado, mas paguei fazer o que? Puno na minha opinião não é muito interessante não recomendo permanência, mais que um dia e o único passeio que merece destaque são as ilhas flutuantes, que se pode fazer em uma manhã ou em uma tarde.

Cheguei ao hostel puma, um hostel simples achei um pouco afastado, mas como era só por uma noite tudo bem, acertei com os donos o passeio para as ilhas flutuantes no outro dia, e comprei minha passagem com eles para Cusco, o dono me perguntou que horas eu iria querer o café, eu disse que podia ser às 07 horas, bem no outro dia levantei tomei banho e fui tomar café, aliás não tinha café era uma garrafa térmica com água quente alguns saches de chá , um prato com uma banana e uma cestinha com dois pães, tentei achar os donos que moram no hostel e não encontrei nenhum deles,arrumei minhas coisas deixei na sala de bagagens e fui para o passeio a Uros, nos levaram na ilha de uma das famílias que vivem ali, povo muito simpático, alegre e acolhedor

 

uros.png.160e02f8a98240623fce832341ecfbe7.png

 

Depois de ficarmos um pouco com uma das famílias, conhecermos um pouco a história deles, de como é feito a ilha as casas, do que vivem e se alimentam ,provamos a totora , planta que utilizam para tudo Construção das balsas das casas dos colchões das camas, artesanatos e até na alimentação, fomos fazer um passeio de escuna, feito de totora é claro, até um restaurante em uma outra ilha próxima.

598dca867896a_ilhasflutuantes.png.a12d34388990a86ffa79c47be9a7c1d7.png

 

Gastos:

PEN 10 taxi

PEN 32 hostels

PEN 40 passeio isla flutuantes

PEN 05 taxi

PEN 75,00 passagem para cusco

PEN 3,00Taxa de embarque

PEN 10 passeio de escuna

PEN5,00 café na ilha

PEN 50 um artesanato local

PEN 12,50 mercado

PEN 5,00 salgado

PEN 9,00 taxi

Total=256,50

 

05/05 Cusco

 

Depois de Puno a noite viajei para Cusco fui para o hostel Wild Rover indicação do casal do hostel de Puno, Dormi um pouco , e depois fui para o pátio do hostel , onde conheci dois brasileiros , e combinamos de irmos juntos á Machu piccchu, eles já tinham hostel reservado em águas calientes e ingresso machu Picchu e montanha, faltava só comprar as passagens do trem , eu não tinha nada, Fomos para o centro da cidade fazer cambio , e comprar as passagens do trem e as entradas, compramos, as passagens e as entradas, e dar uma volta pela cidade,o hostel fica próximo de tudo não necessitando pegar transporte público para ir ao centro , onde ficam as atrações turísticas, e para ir ao terminal de ônibus.

 

cusco.png.ddda6e9a0521d90224d599485d0b63e7.png

 

o hostel Wild Rover, tem um bar que mais parece uma danceteria, tem festa todas as noites, e teve uma festa com uma galera bem agitada , umas pessoas com fantasias que eu não entendi por que tinha até homem aranha , e aquela altura nem quis perguntar entrei na festa também , ficamos eu e o luis no bar o outro brasileiro foi dormir cedo , depois de uns drinks fui dormir e Luiz ficou até a madrugada, eu capotei acordei cedo, tomei banho e café e fiquei no pátio esperando por eles , o check out era ás 12horas, e teríamos que ir de cusco para ollantaytambo de onde sairia o trem para águas calientes ás 16:horas , e nos informaram que de ônibus de cusco até lá levaria de duas a duas horas e meia resolvemos dividir um táxi.

 

hostel.jpg.5c3111f1704fb2d6752fed2340fbe993.jpg

 

é pessoal a logística para ir a machu picchu não é muito simples não, mas vale a pena o passeio de trem é ótimo, os taxis na bolivia e peru são baratos, e o lugar é Maravilhoso!

 

trem.png.4f0c361df69bece40cb99e4036a831be.png

 

Gastos

PEN 10 taxi chegada no hostel pela manhã

PEN 67 hostel mais lanche mais bebida

$121 dólares peru rail

PEN 142 entrada Machu pichu e montanha

PEN 15 almoço

PEN 2,00 água

PEN 5,00 03 chaveirinhos de lhamas

PEN 20 para olhantaytambo

PEN 2,00 Taxa de embarque

Total= PEN 263,00 + $121 do trem

 

Em águas callientes fiquei num hostel bem simples , mas perto de tudo do terminal do trem e dos onibus e da feira , e como era só´para dormir e tomar um banho tudo bem aliás o quarto era bom uma cama grande com tv e internet, mas o banheiro era um horror, mas eu não havia feito reserva antes , não podia escolher muito e a noite não ia ficar andando com uma mochila pesada, larguei minhas coisas no quarto e fui dar uma volta pela cidade, conhecer o lugar , fui na feira , comecei a procurar um lugar para fazer cambio e comer alguma coisa ,acabei fazendo os dois no mesmo lugar a dona do restaurante trocou 50 dólares para mim, depois fui comprar coisas para o café da manha pois iria acordar e sair bem cedo. Águas calientes , é uma cidade bem bonitinha muitas lojas, feiras, bares e restaurantes, as ruas são estreitas e de pedras ,o pessoal fica até tarde , é bem turística mesmo, gostei.

 

feira.jpg.04f168ea9ea8236975b97cd73762df95.jpg

 

Acordei ás 04 :00 horas pois o primeiro ônibus para Machu picchu sai ás 05:30 chequei as 05:00 e a fila já estava bem grande,sai um ônibus atrás do outro lotados, quando cheguei à Machu Picchu não eram seis horas e a fila na entrada já era de assustar, os ônibus não param de chegar lotados o horário de visita é até às 17 horas. Para a montanha a entrada é das 07:00 até às 11 horas.

 

598dca8e585c2_machupicchu.png.f89f8015e4cb30b012ff0961a3f7e4c1.png

 

Os brasileiros que estavam comigo , resolveram ir caminhando até machu picchu, eu não quis ir a pé resolvi pegar um ônibus , ainda bem por que aquela subida até a montanha é bem puxada, para quem é sedentário, é muita subida as escadas muito íngremes, são mais de 2 horas de subida, quase morri, se eu tivesse ido a pé não teria aguentado, sem contar o tempo, que foi bem corrido pois o trem sairia de ollantaytambo as 14:30 tivemos que fazer uma correria, para chegar a tempo, e ainda nos encontramos novamente na fila do ônibus para voltar á águas calientes, para conseguir tirar a foto tem que ter paciência, pois a neblina tapa tudo e derrepente some fica tudo limpinho é uma coisa bem mágica mesmo, talvez ir muito cedo não seja legal, corre o risco de não enxergar nada.

598dca8e5ee25_machupicchumontanha.jpg.0851c2bcb1f38e5ca25077ef1a000f42.jpg

 

06/05 Ollantaytambo Ida

Gastos:

PEN 22 uma sopa

PEN 07 uma paceña

Total= Pen29, 00

 

07/05Águas callientes

Gastos:

PEN 75 ônibus para Machu pichu

PEN 1,00 banheiro

PEN 25 hostel

PEN 35,00 janta

PEN 5 coca

PEN 10,00 água banana e biscoito para café, pois iria sair de madrugada.

Total= PEN151

 

08/05Machu Pichu

Gastos

PEN 1,00 baño.

 

08/05 Ollantaytambo volta

Gastos:

PEN 3,00 moto taxi até a praça

PEN 34 um burrito e uma pacenã pequena

PEN 20,00 para Cusco

TOTAL= PEN 57,00

ollantaytambo.jpg.8bc633a38670cdff9eff5c108011840b.jpg

 

08/05Cusco

 

Retornei a cusco , mas decidi não ficar pois já não haveria muito que fazer, como chegamos por volta de 19:30, fui direto para o terminal rodoviário aproveitando o mesmo taxi , em que viemos de ollantaytambo. os outros dois brasileiros foram para o Wild Rover passar mais uma noite, e eu segui para Arequipa.

 

Gastos:

PEN 10,00 taxi até terminal

PEN 50 passagem Arequipa

TOTAL= PEN 60,00

 

09/05Arequipa

 

É uma cidade Bonita toda branca eu fui para ir ao Canion Del Colca, mas estava cansada da correria de Machu picchu e depois de ter viajado a noite toda, os passeios são de madrugada as 02h30min e 03 da madrugada, não me animei além do mais moro perto dos Cânions no RGS, não achei que valeria a pena acordar tão cedo depois de um dia exaustivo, a única coisa é o Condor que aqui não vi, mas com dor, estava eu em tudo aquela montanha acabou com meus joelhos kkk, mas resolvi andar pela cidade conhecer um pouco e depois ir para o hostel descansar, pois no outro dia iria seguir a viagem, rumo a uyuni.

Arequipa

arequipa.png.98704b8e1553f7ade87600d64de74257.png

 

Gastos

PEN 77hostel com serviço de lavanderia diária lanche e bebida incluída

PEN 7,00 taxi

PEN21 almoço chivito

PEN 2,00 água

PEN 2,50Taxa de embarque

PEN 50,00Passagem desaguadeiro

PEN 2,40 passagens micro 3 vezes lá a passagem é 0,80 centavos

PEN 5,00 uma empanada

Total=pen 166,90

 

10/05Desaguadeiro

 

Bem para não ter que voltar em puno, uma moça no hostel me deu sugestão de ir para desaguadeiro e depois lapaz que fica há 01 hora e meia achei melhor, desci em desaguadeiro que faz fronteira e fui fazer a saída do peru e entrada na Bolívia, conheci três argentinos que fomos juntos até La paz no mesmo micro, mas em La paz eles foram para outro lado e eu dividi o taxi com um pai e filho até o terminal de la paz ,eu só fiquei umas horas pela cidade pois comprei passagem para as 19 horas ,dei umas voltas para passar o tempo estava tudo fechado, era feriado e tinha festa na cidade. depois segui para uyuni.

 

desaguadeiro.jpg.98e633c2c0af83ac09eb6e9cb5b2ffce.jpg

 

Desaguadeiro

BOB20 micro para La paz

BOB1, 00 baño

Total= 21,00

 

10/05La paz

 

Gastos

BOB10, 00 taxi até terminal.

BOB 5,00 água

BOB 1,00 Banho

BOB 5,00 internet

BOB 8,50 lanche e café

BOB 2,50 um Saiti um pão com recheio

BOB 100,00 passagem uyuni

BOB 8,00 guarda volumes

BOB 15,00 almoço pollo Dourado

Total=155,00

 

11/05 Uyuni

 

O ônibus chegou muito cedo a uyuni chegou as 05h30min, dizem que os ônibus chegam sempre em torno de 06h30min 07 horas este chegou muito cedo, ficamos todos esperando algo abrir um frio horrível ::Cold:: de renguear cusco como dizemos aqui no sul e tudo fechado, eis que surge uma senhora e nos fala de uma cafeteria do outro lado da praça, fomos eu e um grupo de brasileiros para lá, eles me indicaram a agencia que iriam fazer o passeio de 03 dias, pois iriam até o Atacama, , como eu não tinha em mente o nome de nenhuma agencia resolvi ir com eles depois do café até essa agencia , na rua onde param os ônibus que chegam na Cidade, uma agencia chamada cristal, fica bem na esquina, fomos para lá largamos as mochilas separamos o que levaríamos , fomos comprar algumas coisas e ficamos esperando os carros, que saem às 10:30 do mesmo lugar, não sei por que eles saem tão tarde , quase todos saem no mesmo horário, bom eu resolvi fazer o de dois dias e voltar para a cidade de uyuni.

 

Nossa primeira parada foi no cemitério de trens antes de chegar ao salar de uyuni.

 

598dca8e6fb89_cemiteriodetrens.png.bee5fb9b650bb883eb1dba35d4097bc2.png

 

Depois seguimos em direção ao salar passando por uma feira de artesanato local na entrada de uyuni, ficamos alguns minutos , depois partindo para o salar

salar.png.27b2548901775ca928a4ef468c19caa3.png

 

ali a parada era de 20 minutos , entramos no hotel de sal parada obrigatória para quem vai ao salar tiramos umas fotos , fui ao banheiro , comprei uma cerveja , alias o banheiro mais caro da Bolívia 5 bolivianos, e retornamos ao salar.

598dca8e799b6_salaruyuni.jpg.16d7ae67fb37beaf1b47a3a6d08ad6d7.jpg

 

Hora de seguir viagem e parar para o almoço , o nosso almoço foi bem no meio do salar, depois de andar alguns quilômetros o motorista parou o veículo, colocamos as mesas e cadeiras para as 07 pessoas , o motorista o luis era muito gente fina , levou tudo organizadinho e embalado tudo limpinho e comida ótima ,umas das melhores que tinha comido na Bolívia, arroz, salada, carne e legumes, ainda bem eu já estava cheia de papa e pojo.

 

Bom depois do almoço, ajudamos o luis a recolher e guardar tudo e ele disse para que nós nos preparássemos para as fotos , eu havia comprado um dinossauro pequeno de um menino filho da mulher da agência, mas o luis levou um maior e ele mesmo tirou as fotos ficou show.

 

598dca8e7f49f_SalardeUyuni.jpg.c065590a6de5ae635353f1a0cb8f495c.jpg

 

Bem depois do almoço e das fotos hora de voltar para o carro e continuar o passeio , pensamos só que não o motorista nos largou em uma pousada de sal , num vilarejo chamado Coqueza, Próximo ao vulcão licancabur, por volta das 16:30, e ficou combinado que no outro dia voltaria para nos buscar eu e um casal de francês logo depois do almoço por volta das 13 horas , as outras quatro pessoas que foram para o passeio de um dia retornaram com ele para a cidade de uyuni, eu achei muito cedo, fazer o que no meio do nada? apenas montanhas e aquele deserto de sal pela frente, o jeito foi tomar banho, arrumar as coisas, para o outro dia , descansar e esperar , esperar muito por que a hora parecia não passar nunca, eu até que tentava me comunicar com o casal mas não falo francês, e eles falavam muito pouco espanhol, imaginem a cena, bom depois do café eles foram para o quarto deles e eu para o meu, pensando que roubada, mas me animava pensando no outro dia, no restante do passeio.

 

598dcaa84e5a5_pousadadesal.png.a1aad3cda7b350a8b9f08a41198d7a9b.png

 

No outro dia o casal foi fazer uma trilha até um mirador e nas múmias, passeio que contrataram pela pousada, saíram bem cedo eu fiquei , não estava afim de caminhar muito , fui dar umas voltas pelo vilarejo tirar umas fotos e também para passar o tempo.

 

coqueza.png.2066a03225fd12d03299ce2216de7561.png

 

O casal voltou do passeio por volta das 12:30 e ficamos esperando o motorista eram umas 13:30 quando ele ligou para a dona da pousada dizendo que iria se atrasar um pouco, só que o pouco dele foi mais de duas horas chegou às

15:horas com outro grupo , ainda tivemos que arrumar tudo almoçar, e guardar tudo , saímos quase ás 16:horas , ou seja resumindo não iria dar tempo de terminar a programação que eles tinham nos passado, na agência, fomos direto para a ilha de cactus a isla Incahuasi, onde tivemos pouco tempo para ficar, e terminou o passeio, voltamos para a cidade de uyuni bem depois do horário estipulado para volta.Um conselho nunca comprem passagem em cima da hora entre uma programação e outra ou nas viagens, na Bolívia eles não cumprem horários, sempre atrasam ou na chegada ou na saída.

 

Incahuasi.jpg.a176da43db189350f82d22d52308dd9e.jpg

 

Chegamos na cidade de uyuni por volta das 18:30 , e fomos para a agência eu um italiano o Marcos e uma espanhola a Patrícia, enquanto eu fui comprar a passagem para sucre, pois para la Paz a estrada estava interditada eles reclamaram para a dona da agência sobre a falha no passeio e ela devolveu 20 bolivianos para cada um e deu a desculpa de que o atraso foi por causa de um casal que se atrasou era para ter saído às 09:30 mas não chegaram , papo furado né? eu como não estava junto na hora, não recebi, mas tudo bem só não recomendo essa agência(Cristal) , fomos procurar algo para comer , depois o Marcos foi para o hostel e eu e Patricia fomos para a praça principal , onde tem lojas, restaurantes, pizzarias e barzinho, como estávamos sem acessar a internet mais de um dia, resolvemos procurar um lugar que tivesse Wi-Fi, entramos em um restaurante que dizia ter, sentamos pedimos uma cerveja, aliás uma cerveja tal de Potosina além de cara, achei um gosto horrível, pedimos a senha de internet o cara disse estamos sem internet, olhamos uma pra outra e começamos a rir , cerveja horrível e internet não tem PqP, empurramos guela abaixo e fomos embora.

 

598dcaaee2c05_uyunicidade.png.4d929538a72407970167e0203012fd5c.png

 

Eu havia comprado minha passagem para as 22: 00 horas, e Patricia ficaria mais uma noite em Uyuni, voltamos para a agencia, pois estava muito frio, e nossas coisas estavam lá ainda, ficamos conversando e esperando as horas passarem, nós duas a mulher da agência e duas crianças, a Nina e o Rafael, nome que ela escolheu por causa de uma novela Brasileira.

 

598dcaaee7e17_ninaerafael.png.7fbeaabc0162de71cec4356eb8e18a03.png

 

12/05 Uyuni

Gastos:

BOB 15,00 Café da manhã

BOB 450 passeio salar

BOB5, 00 banheiro hotel de sal.

BOB 10 uma lata pceña hotel de sal

BOB30 um vinho para levar para a noite

BOB 5,00 balas e chicletes

BOB 10,00 baño na pousada

BOB 17,00 Divisão da Cerveja

BOB 70,00 sucre

Total= 612

 

13/sucre

 

Cheguei em sucre de manhã fui para o hostel indicado pela patrícia o 7 patas, mas infelizmente não tinha lugar , só um quarto para três pessoas por 150 bolivianos e eu não estava a fim de gastar muito, sai e fui andando para procurar outro lugar sem saber aonde ir, ainda estava estava escuro quase ninguém na rua eu havia colocado todos os endereços fora, pensei em pegar um taxi e voltar ao terminal, entrei em uma rua e vi uma senhora abrindo a porta e fui para pedir informação , mas ainda bem era uma pousada , tinha um quarto simples sem nada com banho compartilhado apenas como era só para descansar aceitei , acho que sem nada que ela quis dizer era tv, mas também não me interessava, o nome da pousada é el turista, mas na verdade de turista só o nome por que não vi quase nem um,só eu e um argentino, bom descansei um pouco dormi umas duas horas depois fui andar um pouco pela cidade, a pousada é quase em frente ao mercado central e perto da praça principal de sucre.

 

sucre.jpg.745860e3bb7e42634c4ab288ff68e92a.jpg

 

14/05 sucre

Gastos:

BOB 30 pousada

BOB 7,00aba uma sementinha torrada muito boa

BOB 15 almoço

BOB 2,00 coca

BOB 4,00 àgua

BOB 13,00 01 lata pacenã grande

BOB 50,00 passagem santa cruz

BOB 5,00 para tomar banho

BOB 10,00 taxi

BOB 7,20 micro dentro da cidade 06 passagens valor 1,80

Total= 143,20

598dca8e9055d_Mercadoepousada.png.6a446207a1d91174de5a0e9b37a30772.png

 

Tirei minhas coisas do quarto era só até as 12h00min horas fui almoçar dar uma volta pela cidade tirar umas fotos, não tinha água na cidade estava um caos, sem banheiro, o povo enlouquecido atrás de banheiro e tudo fechado o odor estava se espalhando pela cidade resolvi ir para o terminal eram umas 15h30min queria comprar passagem para as 17h30min já comecei me irritar na chegada, gritando na cara da gente cercando só faltavam pegar pelo braço e levar para dentro da agencia, como era uma viagem longa 13 horas pensei vou pegar um bus cama se tiver melhor e todos diziam não existe bus cama de sucre para santa cruz, pois é estrada de chão, bom até ai tudo bem eis que surge um cara gritando santa cruz, santa cruz bus cama eu fui lá falar com ele esta me levou no balcão da agencia dele chegou lá tentou me enrolar eu disse olha aqui eu conheço muito bem a diferença de cama semi cama e convencional, afinal é cama ou não é se eu comprar e entrar no ônibus e não for eu vou descer querer meu dinheiro de volta, não sou boba, ai ele mudou a conversa , acabou o bus cama pra hoje não tem mais só semi cama, mas é bem confortável , virei minhas costas e sai fui para outras agencias, cheguei numa tal de unificado mostrou foto das poltronas do ônibus esta acabei fechando , falei com o motorista expliquei o problema da água em sucre e se ele podia parar em menos tempo ele me disse não te preocupes mamita faremos como 03 04 paradas para irem ao baño como eles dizem ta fiquei tranquila, bem a primeira parada foi mais ou menos em 01 hora e meia de viagem, depois andou como umas 05, 06 horas e nada, eu estava no meu limite, eis que derrepente ele para e grita Baño sai todo mundo correndo do ônibus eu esperei, pois tinha um casal de velhinhos na minha frente descendo com dificuldade, quando descemos a visão do inferno um matagal no escuro os homens tudo mijando aquelas cholas levantando as saias no mato e o motorista de costas mijando perguntei isto é o Baño? ,::prestessao:: , isso é um mato, tens que gritar chegamos ao mato, acha que eu vou barrar minhas calças aqui? todos ficaram me olhando, ::ahhhh:: , entrei para o ônibus tremendo de raiva, pois teria mais 05 06 horas de viagem pela frente, fui me segurando quando chegamos em santa Cruz, fui a primeira a descer , fui pegar minha mochila ::vapapu:: disse umas coisas para o cara que estava entregando e fui embora, depois conversando com outras pessoas que já viajaram pra Bolívia, me disseram que é comum em viagens longas eles urinarem e defecarem no mato, eu hein! pessoal não viajem de bexiga cheia , pois na Bolívia as viagens são longas os banheiros são trancados e as paradas para ir ao baño, são após muitas horas de viagem e você pode ter uma surpresa o banheiro pode ser o mato ::lol4::

 

15/05 Santa cruz

Cheguei à santa Cruz conheci um sueco o Wilson que estava indo para Quijarro e uma boliviana que também estava indo para Quijarro , fomos eu e a boliviana no mesmo ônibus e o sueco em outro mas chegamos a Quijarro no mesmo horário 06 da manhã , fomos dar a saída na Bolívia eu e o sueco e a boliviana entrou no Brasil sem passar pela burocracia, vontade me deu de entrar também , como eu citei no inicio aquilo lá é um horror, chegamos cedo não tinha umas 15 pessoas no máximo na nossa frente , mas quando abriu acho que tinha umas 40 de tanta gente que fura a fila eles furam na maior cara de pau, e ninguém fala nada, todo mundo tem medo, Bora lá pelo sofrimento de novo.

Gastos:

Santa Cruz

BOB 10,00 lanche

BOB 4,00 água

BOB 2,50 taxa de embarque

BOB 5,00 saltenha

BOB 70,00 passagem Quijarro

Total= 91,50

Gastos

 

598dcaaf87580_SadaBolivia.png.7055ce1da1fdc949fcb169f66bd6c27a.png

 

Gastos

16/05Quijarro

BOB1, 00 Banheiro

BOB 10,00 Taxi

BOB2, 50 salgado

BOB2, 00 café

Total=15,50

 

Saída da Bolívia agora correr para o lado Brasileiro para entrar , estava bem mais tranquilo , graças a Deus, chegando a Corumbá eu ia ficar um dia para descansar pois eu estava direto mais de 20 horas de viagem, e ir conhecer o pantanal , mas incentivado pelos meus companheiros de viagem que iam para São Paulo direto de Corumbá , eu resolvi ir para Campo Grande, e chovia muito em Corumbá não valia apena ficar, seguimos viagem para campo Grande.

 

598dcab45a3ce_entradaBrasil.png.f7010eace4b8aef62aaedfacb4e55b5e.png

 

16/0 Corumbá

 

Gastos:

R$ 5,60 duas passagens minha e do Wilson que não tinha reais

R$ 108,00 passagem campo grande

R$ 9,00 lanche no terminal

Total= 122,60

 

Saímos de Corumbá às 11 horas da manhã e fomos para campo grande eu e Wilson a boliviana foi em outro ônibus direto para São Paulo,, chegamos por volta das 17:h30min em campo grande estava , noite e chovia muito, perguntei a Rua do Hostel na Rodoviária , ninguém sabia me aconselharam ir ao terminal chamado morenão, fui para o ponto de Ônibus em frente a rodoviária, para ir para o terminal, lá fiquei perguntando fui ao fiscal que também não sabia ,depois de muito perguntar e com o celular com o GPS mostrando e mesmo assim ninguém sabia resolvi perguntar e ir em uma avenida paralela, tive sorte desci bem perto do hostel fui para o hostel vitória Regia o único que tinha o endereço, é um hostel bem legal a estrutura é ótima o café da manhã muito bom , mas a única coisa desagradável é que a família mora no hostel e temos que dividir os espaços com eles na hora das refeições eu achei chato. comprem cartão chegando à rodoviária ou em locais que vendem por que nem todos os motoristas tem boa vontade, e nem sempre dizer que não é do lugar funciona, e eu peguei uns motoristas muito mal humorados e mal educados, teve um que não me avisou mesmo eu pedindo , disse que não aceitava dinheiro e não avisava ninguém, resolvi comprar cartões que até acabou sobrando dois.

 

16/17e 18/05 Campo Grande

 

fiquei duas noites em campo Grande, pois meu voo sairia de lá , fui ao parque das nações indígenas e nos parques das araras, mercado central e no camelódromo, e arredores do hostel, pois fica na orla morena onde tem pista de skate, ciclovias e praças.

 

598dcab140e6b_CampoGrande.jpg.454923ae12a2fa750c00a2fd53df4087.jpg

 

Gastos:

R$70,00 02 diárias Hostel

R$ 9,00 espeto de carne o hostel fica ao lado do rei do espeto

R$ 6,50 uma Skol

R$ 10 coisas para o almoço no mercado central.

R$15,00 passagens de ônibus

R$ 5,00 dois pasteis

R$ 13,00 uma sombrinha

R$ 25 taxi até o Aeroporto

Total= 153,50

 

18/05 Porto Alegre

 

Gastos Total aproximadamente

 

Total BOB 2326,50 total em R$ 1.012,03

Total PEN= 897,00Total em R$ 861,12

Total $ 121,00 total em R$ 366,36

Total R$421,00

Total em R$ 2660,51

Com as passagens aéreas e mais as compras que deve ficar por volta de R$ 1000,00

Total= 3660,51 por ai

Levei R$ levei 1500,00 e $2000,00 e habilitei meu cartão para uso no exterior para uma emergência , mas acabei nem usando voltei com alguns reais e um pouco de Dolares, eu usava mais o Dolar, achei que compensava mais,o real pagavam pouco na minha opinião.Na Bolivia nas cidades grandes trocava nas casas de cambio, nas pequenas com os ambulantes, nem todas as cidades tem casa de cambio oficial , mas pagam praticamente o mesmo valor, claro tem que procurar pelo menos em uns três lugares por que há diferença pouca mas tem.

 

Recomendações:

Vá preparado para algumas situações,passei por algumas cidades que não tinha descarga era um balde para encher de água e por no vaso. eles deixam uns toneis cheios de água e a gente tem que pegar água com um balde ou galão e colocar na privada, mas ainda bem que tem, porque tem uns que nem isso não tem.

 

Descarga.jpg.4d18690cb82f6db241ec657e4023d1f7.jpg

 

Em muitos lugares os alimentos ficam expostos a céu aberto, sem o mínimo de cuidado com insetos, e com a higiene, as carnes e frangos ficam sem refrigeração.

 

Alimentos.png.94669fd940f44552a84b7f774fdaba16.png

 

Levem papel higiênico ou comprem por lá, Em todos os lugares há falta papel até nos lugares pagos. Lenços umedecidos também, pois às vezes são muitas horas de ônibus é necessário, Levem cremes para o cabelo e hidratantes para a pele, pois o cabelo e a pele ficam muito ressecados.

Tenham sempre moedas, pois é preciso para banheiros e taxas de embarque.

Leve um T, adaptadores ou extensões eu tive problemas com tomadas em quase todos os lugares.

Levem sorine, e protetor labial, eu não tive problemas com altitude, mas meu nariz ardia muito e minha boca ressecava muito usava direto sorine e protetor nos lábios.

Não comam em qualquer lugar e não tomem àqueles sucos que eles vendem na rua eu ouvi muitas pessoas dizerem que passaram mal , eu não comia ou bebia em qualquer lugar ,não sou cheia de frescura, mas tinha que ter o mínimo de higiene, eu estou acostumada a comer de tudo , até brinco que tenho estomago de avestruz , mas não iria facilitar ainda mais longe de casa e de recursos, e me aconselharam a fugir dos molhos, e de muita fritura, e dos sucos, foi o que fiz e não tive nenhum problema durante toda a viagem.

Levem um Cobertor ou saco de dormir, se forem no inverno, eu levei um cobertor e foi muito útil precisei dele várias vezes.

Não comprem passagem do primeiro que estiver oferecendo , lá não é tabelado alias nada é se chorar consegue um bom desconto, e se deixar para comprar a passagem um pouco antes pode conseguir até pela metade do preço, depois que eu aprendi eu negociava tudo.

 

Gastos:

Total BOB 2361,50 total em R$ 1073,15

Total PEN= 897,00Total em R$ 861,12

Total $ 121,00 total em R$ 366,36

Total R$421,00

Total em R$ 2722,03

Com as passagens aéreas e mais as compras mais uns R$ 1000,00

Total= 3660,51 por ai

Não inclui ai umas compras que fiz antes de viajar como a mochila da nord 65l+15l, uma pochete da nord 2 L,uma money belt, e uma necessaire, aliás, gostei da ideia da Pochete, que vi num video, levava tudo ali meu óculos de grau o de sol, uns remedinhos básicos,balas, umas bugigangas, dinheiro pro dia a dia e uma camiseta de manga curta, por que o tempo lá é bem doido às vezes saia de uma cidade com 1 grau, chegava em outra com quase 30 graus, importante leve uma mochila menor por que vai precisar em muitos passeios, para não ter que andar com a mochila grande.

 

equipamentos.jpg.b35538769e223c141ea79a765ca4114b.jpg

 

Pessoal não sou muito boa em contar histórias, mas acho que o que eu lembrei e pude passar esta ai,eu resolvi tirar o Atacama,Quem sabe deixarei para uma próxima, meu Roteiro final Ficou assim:

 

Porto Alegre/ Campo Grande – Avião

Campo Grande / Corumbá-ônibus

Corumbá/ Quijarro – ônibus

Quijarro/ santa cruz – ônibus

Santa cruz/ Cochabamba- ônibus

Cochabamba/ La paz-ônibus

La paz /Copacabana- ônibus

Copacabana/puno- ônibus

Puno/ Cusco- ônibus

Cusco/ Ollantaytambo – Taxi

Ollantaytambo/ águas calientes- trem

Àguas Calientes/ Machupicchu- ônibus

Machu picchu/ Aguas calientes- ônibus

Aguas calientes/ Ollantaytambo – trem

Ollantaytambo/cusco- taxi

Cusco/ Arequipa- ônibus

Arequipa / Desaguadeiro – ônibus

Desaguadeiro/ La paz- van

La paz/ uyuni- ônibus

Uyuni/ Sucre- ônibus

Sucre/ santa Cruz- ônibus

Santa Cruz/ Quijarro- ônibus

Quijarro/ Corumbá- ônibus

Corumbá/ Campo Grande – Ônibus

Campo Grande Porto alegre- avião

para o relato não ficar muito extenso, são muitas fotos eu resolvi fazer um vídeo.

Bom é isso ai, boa Viagem para quem esta lendo e planejando seu mochilão.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi Maicon tudo blza? com o seguro viagem que fiz da Real Que custou em torno de R$157,00 , e que não precisei graças a Deus e mais uma coisinha ou outra que possa ter esquecido uns R$4.000,00 no total.e bem aproveitados na minha opinião, valeu muito a pena, aproveita muito cada dia , eu acho que corri demais principalmente em Machu Picchu poderia ter ido com mais calma, subir a montanha e conhecer a cidade inca no mesmo dia ficou muito corrido, fica a dica!.Boa viagem para você. um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...