Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Eu gosto muito de andar! Até me esqueço que vou ficar cansado depois! Por mim faria todo esse trajeto que falei a pé, mas realmente, não rola. Irei ficar um trapo depois. E ainda mais tendo um metro tão extenso, que está em praticamente todo lugar, não tem porque eu passar do limite andando. Mas tenho que me policiar para não passar (do limite), afinal de contas depois irei ter uma jornada de 24 horas para encarar.

Link para o comentário
  • Membros

Concluindo a exposição de meu planejamento, chegamos a parte mais especifica da viagem que é a ida a Le Mans.

 

A compra das passagens de trem foi feita através do site da SNCF (http://www.sncf.com) que é a operadora do transporte ferroviário na França. Optei por comprar direto no site deles e não no Rail Europe, pois achei o layout do site da SNCF mais organizado. Enfim, fiz essa escolha, espero que não tenha feito c... pois já está feito.

 

Tem uns detalhes quanto aos procedimentos para compra. São três as opções para retirada do ticket: Retirada em máquina automática, retirada em uma estação, ou envio dos tickets impressos. A opção de envio seria, na minha opinião a mais interessante, mas esta opção só está disponível se o cartão tiver um sistema, que na verdade nem entendi muito bem, mas que aparentemente nem foi lançado no Brasil (não tenho muita experiência com cartões de crédito, mas aparentemente não), que são o Verified by Visa e o Mastercard SecureCode. Retirando essa possibilidade, a segunda mais interessante seria a de retirada em máquina automática, que foi a que eu escolhi.

 

Essa opção não solicitou esses tais sistemas (SecureCode e Verified) e a compra foi finalizada. Agora é esperar (e torcer!) para que não haja nenhum problema na hora de retirar o ticket na tal maquina.

 

Aqui um videozinho sobre o uso da máquina (video postado originalmente pelo usuário Josue M. Nascimento):

 

 

Uma observação: No momento que fui pesquisar o trem de Paris para Le Mans, não achei nenhuma opção no TGV. Até acho que sei porque, e acabei comprando o trem regional mesmo, afinal o mesmo é mais barato, e não quero ficar esbanjando também não. Onde puder cortar, sem atrapalhar a experiência... Mas tinha uma certa curiosidade de usar o TGV. Fica para a próxima. Retornando, acho que não achei o TGV por dois motivos: pela antecedência com que estou pesquisando as passagens (acho que só abrem as vendas mais para frente), e também porque pesquisei o trajeto especifico Paris - Le Mans. Acho que para encontrar o TGV teria que pesquisar trajetos de Paris para outras cidades como Rennes, Nantes ou Angers. Mas fiquei com medo dele não parar em Le Mans. Enfim, o TGV fica para a próxima.

 

Saindo de Paris pela Gare Montparnasse, chegada na estação de Le Mans.

 

598daef9aa4de_LeManstrainstationxtramstation.jpg.48c0dbf6839854ae614fd56c21fb4f78.jpg

 

Daqui, podemos seguir em direção tanto ao centro de Le Mans quanto ao Circuit de La Sarthe, onde acontece a corrida.

 

598daef9b90c6_trammap.JPG.14a42137f20df874fa4968550977f8cd.JPG

 

Falando primeiramente do centro de Le Mans, pretendo dar uma passada, na Place des Jacobins e na Place du Republique.

 

598daefa0111f_LeMansdowntownoverview.jpg.45c8d2243e2e5dda0fabb8bc7385f046.jpg

 

le-mans-travaux-de-la-deuxieme-ligne-de-tram_0_0.jpg

 

640px-Le_Mans_-_Cathedrale_St_Julien_ext_02.jpg

 

lemansrepublique1.jpg

 

Depois da turistada, hora do heavy metal rolar!

 

Pegando o bonde elétrico, seguindo na direção Antarès-MMArena, deve-se descer ou na parada Guetteloupe e seguir na Av. du Panorama até a entrada do circuito ou na própria parada Antarès-MMArena:

 

598daef9c27aa_LeManscircuittramstop.jpg.9c73a9365e55b816088aff32ba38c7f8.jpg

 

Antares-MMArena.JPG.80fee3895b340e3716eda3d20421916a.JPG

 

598daef9cc7ef_LeManscircuitentrance-museedes24heures.jpg.967d14c0124e89905b815e3dc5c037de.jpg

 

Obs: Impossível ir lá e não ir no Musée des 24 Heures. De acordo com o que achei na internet a entrada custa 8,50 euros e o museu fica aberto praticamente o ano todo. Acredito que eles não são loucos de fechar o museu justamente no fim de semana da corrida, portanto irei dar uma passada lá com certeza! Eu passo mal só de olhar as fotos...

 

img-1241631378.jpg

 

musee-de-l-automobile.jpg

 

155-museedumans.jpg

 

OBS2: É sempre importante ter conhecimento da localização de alguma fonte suprema de alimentação rápida e barata também conhecida como supermercado, ainda mais em um evento longo como esse. Portanto achei na internet comentário sobre a localização de um supermercado chamado Super U e fiz o estudo das opções de trajeto entre o mesmo e a entrada principal do circuito:

 

598daef9d8d8a_LeManscircuitmainentrancetosupermarket-routes.jpg.ff2ff19d53566505591d7d1d8a7b3d25.jpg

 

Além desse, próximo à Parada Glonnières-Centre Sud, há um Carrefour também. É mais distante um pouco, mas uma opção.

 

598daef9eafcb_ParadaGlonnieresCentreSud-Carrefour.JPG.2fda66e141642ddd7326ee7681b18c90.JPG

 

Uma pequena adição: Mapa (muito bom!) cortesia do site racetours.co.uk

 

Map circuit.pdf

 

É isso. Agora é segurar para não para não "fundir" o mot... ou melhor, a cabeça até Junho de ansiedade. Espero que dê tudo certo, acho que apesar da falta de experiência em viagens internacionais não devo ter grandes problemas (pelo menos assim espero!). E podem esperar um relato de viagem f...! Ah, e desculpem a extensão do post! Deixo uma última pergunta:

 

A França é a terra dos vinhos e do champagne, mas meu negócio é cerveja, BOA CERVEJA. Alguma indicação de boas cervejas francesas? Ou o melhor seria ir nas marcas internacionais conhecidas mesmo? ::otemo::

 

Outra adição: algumas infos sobre cervejas francesas. Sou meio fechado a novas experiências na questão do paladar, então acho que devo ir de Kronenbourg 1664 que é uma cerveja de estilo mais convencional. espero que seja boa! De qualquer forma, vou tentar experimentar outras.

 

Site: http://ralph-dot.blogspot.com.br/2012/01/my-top-ten-french-beers.html

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • Membros

Olá Oliveira_BH,

Sou Ferreira de Portugal, antes de mais os meus parabéns pela excelente post, com informação bastante úti.

Este ano, vou estar em Paris pela altura das 24 horas, estava a pensar dar um salto a Le mans, não para assistir a toda a corrida, mas parcial.

Gostaria de obter a seguinte informação:

- é possível assistir à corrida, sem comprar bilhete de ingresso? Ou seja, consegue-se ver em algum local sem ser nas bancadas, que evidentemente é necessário ingresso.

 

Desde já o meu muito obrigado

Link para o comentário
  • Membros

Prezado Ferreira, dê uma olhada no tópico paris-24-horas-de-le-mans-e-uma-experiencia-religiosa-t97996.html

 

Trancrevo abaixo uma parte do que está no referido tópico:

 

O mínimo necessário para assistir à corrida é o bilhete Enceinte General (General Admission) para cada pessoa. Esse bilhete dá acesso ao circuito e às áreas comuns durante toda a semana da corrida, incluindo aí os treinos livres e de classificação, respectivamente na quarta e quinta-feira, e a Drivers Parade, no centro de Le Mans, na sexta-feira. Também dá acesso aos pits na SEXTA-FEIRA somente. O bilhete General Admission sempre será necessário, não importando quantos outros bilhetes você decidir comprar.

 

Áreas comuns (pelo que entendi, os bilhetes General Admission também dão acesso às curvas Arnage e Mulsanne, como aconteceu no ano passado em que eu estive lá, mas fiquei um pouco na dúvida, não sei se houve alguma alteração para esse ano.

 

Se quiser ter acesso à uma das arquibancadas (Grandstands) terá que comprar também ingressos separados para acesso aos mesmos. Quanto mais próximos à linha de chegada, mais caros os ingressos para os Grandstands. Quanto à necessidade de se comprar o ingresso para um dos Grandstands, muitas pessoas preferem circular pela pista e ver à corrida de uma maior número de locais. Mas para ter uma boa visão do início/fim da corrida, é a melhor opção, pois as áreas comuns, nesse período (início/fim), podem ficar lotadas.

 

Espero ter sanado a dúvida. Estou a disposição para qualquer outro esclarecimento.

 

E, se puder, vá!

Link para o comentário
  • Membros

Caro Oliveira,

 

Desde já o meu muito obrigado pelos esclarecimentos e desculpe só agora responder, mas este fim de semana tivemos aqui em Portugal o Rally WRC, foi uma loucura, impressionante ver o Ogier e Latvala a voar baixinho ::otemo::

 

Como referi, e como só tenho o Sábado livre, queria assistir um pouco à corrida (entre as 14 hrs e as 17hrs), e pelo que vi, mesmo querendo assistir em local fora das bancadas, tenho de ter um bilhete que custa 75€, certo?

 

Não existe nenhum local, mesmo "ao longe" que se consiga ver sem pagar?

 

Abraço

Ferreira

Link para o comentário
  • Membros

Você deve conhecer o blog Continental Circus, né? Pois é, eu vi algumas coisas sobre o Rally de Portugal no blog. Rally é pura loucura! O Latvala foi o vencedor, né?

 

É possível ver de fora sim. Próximo à parada Guetteloup do bonde elétrico, você irá descer um pouco, passar por baixo de um viaduto. e nas proximidades de uma rotatória que tem após o viaduto, dá para ver a curva Tertre Rouge. Vide fotos abaixo.

 

598dc9d85bdb1_Semttulo.jpg.67fcf85761d262a8cfc25a2a96c4118e.jpg

IMG_1393.JPG.31a413f315d5efcd540d792ce7bbfb2e.JPG

 

Espero que tenha conseguido esclarecer. Fica um pouco longe, mas dá para ver.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...