Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Antes de mais nada, regras.

 

Primeira regra: somente pessoas que não residam na Suíça ou Liechtenstein são elegíveis a comprar o passe.

Segunda regra: Tenha sempre seu passaporte em mãos quando for apresentar o Swiss Pass.

 

O que é?

 

O Swiss Travel Pass é um dos passes turísticos da Suíça, criado com o objetivo de facilitar a baratear a locomoção dos viajantes.

 

Benefícios:

 

Ele permite andar gratuitamente, durante certo número de dias, no sistema de transporte nacional, o que inclui trens, ônibus e barcos, algumas rotas cênicas de trem (são composições com janelas maiores e passam em lugares de natureza exuberante). Além disso, você também pode andar gratuitamente no sistema local de transporte de mais de 85 cidades, o que inclui ônibus e trams (bondes).

 

O passe também lhe permite entrar gratuitamente em diversos museus Suíços (mais de 480) e conseguir descontos em outros.

 

Passagens de trem para estradas de ferro nas montanhas (como nos Alpes) e funiculares (cable car) tem até 50% de desconto também.

 

Tipos de passe:

 

Comum: 3, 4, 8 ou 15 dias contínuos

Flex: 3, 4, 8 ou 15 dias, podendo ser usados de forma alternada dentro de um mês.

Flex Combi: 3, 4, 8 ou 15 dias, podendo ser usados de forma alternada dentro de um mês, e nos dias não “ativados”, você tem 50% de desconto nas tarifas.

 

Onde comprar:

 

No site do Swisspass (faça com antecedência porque eles mandam pelo correio. Tem taxa de postagem). Obs: Está em inglês.

Estações de Trem

Aeroportos

No site RailEurope

Consulte também no seu Hotel ou Hostel.

 

Vale a pena?

Você verá que o passe é extremamente caro. Um passe de adulto para quatro dias custa 251 Francos Suíços. Na cotação de hoje, quando posto, supera os R$ 800,00.

 

Mesmo sendo caro, considere que: (i) os trens são muito limpos, (ii) os trens são extremamente pontuais, (iii) você pode atravessar a Suíça inteira quantas vezes quiser.

 

O passe vale muito a pena dependendo do seu itinerário. Se você ficar muitos dias em uma só cidade e não for se locomover muito para outras regiões, talvez não valha o investimento. Se você viajar bastante, por exemplo, 1 ou 2 ou 3 dias em cada cidade e dar rolês próximos, com toda certeza o gasto te dará retorno.

 

Em todo caso, se você já tem seu roteiro, sugiro consultar o site do sistema de trens SBB e calcular quanto dará. Consulte também passagens de ônibus.

 

Fique de olho nas promoções de tickets com superdesconto (supersaver tickets).

 

Se você quiser alugar um carro, o Passe não vale a pena.

 

Verifique se a cidade em que você ficará te dá algum benefício. Geneva e Grindelwald te possibilitam usar o sistema local de trams e ônibus de graça.

 

Não se esqueça também do desconto dos museus. Se você gosta deste tipo de atividade, inclua na sua conta.

 

Custos

 

Site oficial

 

Para todos os passes. Family Card: Crianças de 6 a 15 anos acompanhadas por pelo menos um dos pais viajam de graça.

 

Crianças até 5 anos não pagam em nenhum transporte público Suíço.

Para reservar alguns assentos, especialmente em trens panorâmicos (cênicos) é preciso pagar.

 

Existe também o Passe de meia tarifa (Half Fare Card), que lhe permite pagar metade do valor em trens, trams, funiculares e ônibus, pelo preço de CHF 120, durante um mês. Há poucas exceções, como viagens de curta distância que tenham tarifa mínima ou viagens que tenham serviços adicionais, e aí o desconto pode ser inferior a 50%. Mais informações em: http://www.swiss-pass.ch/en/swiss-half-fare-card/

 

 

A minha experiência

 

Comprei o Swiss Pass de 3 dias flexi. Eu ficaria cerca de 7 dias na Suíça.

Eu ativei ele no primeiro dia de janeiro, onde entrei gratuitamente em museus em Genebra. No mesmo dia, eu viajei para Interlaken gratuitamente. Subi até Grindelwald (nos alpes), onde fica o meu hostel, também gratuitamente.

Em Grindelwald, eu fiquei três dias, e eu tinha um passe gratuito dado pela vila para usar nos ônibus. Então não ativei o passe. No terceiro dia, eu desci para Interlaken novamente, já usando o Travel Pass. Perto de Interlaken, peguei um barco e fui até Thun (uma das melhores coisas que já fiz), usando também o passe. E no mesmo dia, fui para Berna. Em Berna, eu ativei no dia seguinte novamente e entrei nos museus, e fui para Zurique, de onde partia o meu voo de volta para São Paulo.

 

Post completo no meu blog

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...