Ir para conteúdo

Cabo Verde


betoPE

Posts Recomendados

  • Membros

Para terminar, gostaria de lembrar que há mais Ilhas que não conheci e muitas outras coisas para se fazer em cada uma delas que eu não fiz.

Fui duas vezes a Cabo Verde e na vez passada visitei a Ilha de Boa Vista que é maravilhosa com sua praia e seu deserto e vivi mais o dia-a-dia na Praia (Ilha de Santiago) e no Sal. Desta vez fiz mais passeios, como mostrei.

 

Teria muitas dicas para dar e espero contribuir, pois vale muito a pena viajar para lá. Já consegui levar 6 pessoas e estou convencendo mais algumas. O que ganho com isso? Acho que ao conhecermos outros mundos nos tornamos seres melhores, seja por compararmos com o nosso e darmos mais valor, seja por acabarmos com pré-conceitos que temos daquilo que nos é estranho. Então acho que ganho muito: um mundo melhor.

 

Vou terminar com algumas dicas finais.

 

DICA

 

  • MALA:

Em qualquer viagem você deve ver o que a companhia aceita em relação ao peso da bagagem. Apesar de as pessoas acharem que há uma convenção sobre peso nacional e internacional, isso depende mesmo da companhia. E no caso da TACV ela aceita 23kg divididos em duas bagagens para quem vai do Brasil, porém nos vôos internos, aceita apenas 15Kg.

 

  • DINHEIRO:

A moeda lá é o escudo caboverdiano, ela é equiparada com o euro, então veja bem a época em que vai para não se lascar. E ao trocar seu dinheiro, nem pense em trocar por dolar. Troque por euro e lá vá trocando aos poucos por escudo caboverdeano. Fique com euro e escudo, pois dependendo de onde for, cada um tem um valor melhor e em todo canto se aceitam os dois. A cotação no momento é de R$4,00- 1euro- 100 escudos. E em alguns lugares, 1euro-110 escudos (nesse segundo caso vale a pena pagar em euro). ah, lá tem caixa eletrônico de fácil acesso (em todas as ilhas que fui), mas a taxa de conversão e IOF não é pra brincar, porque primeiro seu banco faz em euro pra depois sair em escudo no caixa, então você paga duas vezes de cada (isto meu banco me explicou).

 

  • ÁGUA:

Não interessa o quanto ache a água, por 150 escudos, 120, 100 ou até 80. Compre e tome muita. Nas ilhas de cima, o ar é seco, com vento do Saara e o perigo de desidratação é grande. Obs: O por do Sol não é muito nítido nas ilhas de cima e a explicação que li foi pela névoa do Saara tb.

 

  • Não achei a comida em conta e nem com grande diversidade, mas na verdade tenho dificuldade, porque amo verdura e legumes e isso só achei em abundância e barato no Brasil e no Peru. Os PF em geral custam de 750 escudos ou R$30,00 (mais elaborado, com comida italiana por exemplo) a 250 escudos ou R$10,00 (mais barato que encontramos). A base é arroz, batata frita e frango ou peixe. Eu comi atum todos os dias e não me arrependo nem um pouco! Delicioso! Ah, comida típica lá é a Catchupa. A rica é como uma feijoada (carne de boi, carne de porco e feijão branco ou algo do tipo) e a Catchupa do café da manhã que é o feijão com uma farinha e ovo. apesar de tradicional, não é fácil achar em restaurante e geralmente é preciso encomendar. As bebidas são grogue (acho que escreve assim) um tipo de cachaça, Estrela que é a cerva de lá (gostosa) e o Ponche.
     
    • O QUE NÃO PODE FALTAR:
    o básico do mochileiro que quer rodar- uma boa mochila, tênis, protetor solar. Repelente e blusa dependem da época em que for. E pelo amor de Deus, roupas leves. os ambientes são muito abafados mesmo sendo eu uma pessoa friorenta, passava mal não de calor, mas por sentir tudo abafado mesmo. Já da outra vez em que fui, ventou demais e senti um pouco de frio.

 

  • ATENÇÃO:

Você tem que saber o que quer de lá para ir na época certa. Dependendo da época do ano você surfa e vê tubarão (geralmente na mesma época, então cuidado). E em outra época, vê tartaruga, golfinho e pode nadar tranquilo. Chover quase não chove a ponto de atrapalhar o passeio.

 

Espero ter colaborado.

 

P.S: Um salve às pessoas que compartilharam comigo esses momentos. Na primeira e na segunda viagem a CV. Vou colocar algumas fotos mais desses momentos.

376996_226587124089829_1610510581_n.jpg.2cf888a5a32ad50f92adfe61eb4757ca.jpg

403339_230629130352295_1544159501_n.jpg.df4dc823f86036b08c9e06bd3275f681.jpg

407255_229170803831461_798100046_n.jpg.204b39eec9385e053287f94a3cb8da83.jpg

419926_244908585591016_1861708463_n.jpg.6e3b4babd9ee06d396d1137e22b85b09.jpg

DSC09477.JPG.e66f26624cb0800f4d01443e7340c13f.JPG

AMBA0032.JPG.c49f322ebc8fc32449d6710f2f3256b2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Muito bacana tuas dicas! As fotos também estão ótimas!!!! Fiquei com vontade de conhecer Sal e Santo Antão...

Tô indo pra CV agora no fim de setembro, mas como vou a trabalho ficarei mais em Santiago, hospedada na cidade velha. Vc por acaso teria umas dicas de Praia ( bar, restaurante, museu, centro cultural..) pra me dar? Outra coisa, pra ir até a ilha de maio, que fica próxima, dá pra ir de barco?

Conheço bem Moçambique se quiser te dou uns toques de lá .

Abração!

Fernanda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Fernanda. Eu tb gosto mais dessas duas Ilhas hehe

Vc viu que um furacão passou pelo Sal? Assim que saímos de lá, as ondas que estavam bem fraquinhas foram pra 7m. Mas não foi bom pra eles.

Qto a Santiago, escolheu bem o lugar, pq foi o que mais gostei, parece até uma cidade de Minas. Já fiquei imaginando o carnaval! Só a praia que não é bonita e com muitas pedras (se tiver aquele sapatinho para entrar no mar, eu recomendo heheh).

De lá, vc pode ir ao forte a pé e para os demais lugares terá que pegar uma condução, mas é bem fácil. Há um monumento na pracinha em que param os Hiaces para outros cantos. Eu com certeza optaria por Tarrafal, a mais linda das praias de Santiago pra mim. Não coloquei legenda nas primeiras pq não sabia, mas Tarrafal está escrito num paredão que aparece na foto. Lá tem uma cidadezinha interessante tb que não exploramos, com muita história e um museu (só fiquei sabendo depois). E umas lindas montanhas chegando em Tarrafal que pelo o que li nas placas formam um Parque Nacional.

Outra praia legal, mas não tão bonita qto Tarrafal é a a Quebra Canela! Lá tem um shopping novo a beira-mar, gostoso pra vc sentar e jantar por exemplo, pois é aberto. E um quiosque chamado Kebra Kabana.

Maio eu não conheço, mas da pra ir sim pela TACV (avião). Pela fastferry acho que não dá, mas talvez por outra empresa de ferry vc consiga, porque ficam próximas mesmo. Para conseguir essa informação, quando estiver em Praia, vá até o Porto para saber, pq não há outro meio hehehe

Que mal lhe pergunte, vc trabalha em que?

Se precisar de mais alguma coisa, é só falar. Tb tenho conhecidos lá que talvez possam te ajudar.

 

Opa, quero sim! Estou planejando umas voltas pelo mundo hehehe

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada pelas dicas, sou historiadora e antropóloga e vou pra lá para fazer um documentario sobre patrimônio Imaterial, vou pra Moçambique logo depois, fazer o mesmo. Quando for pra Moçambique me avise para te dar umas dicas ( Vilankulos, bazaruto, Ilha de Moçambique, Inhambane) são lindos!!! abração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...