Ir para conteúdo

Manaus - Santarém - Belem - Rotas e Meios de Transporte - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 110
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá Toninho123,

 

Quais são as informações mais atualizadas que vc quer?

 

As variáveis dizem respeito apenas à valor de hospedagem e passagens de avião e barco.

 

Preço de hospedagem pode entrar no tripadvisor ou booking e verificar os valores. Quanto às passagens de barco creio que devam ter subido por conta desses aumentos de combustíveis.

 

Nesse período em que vc pretende ir (dependendo do que vc se propõe a fazer lá) encontrará poucas praias devido estar na época da enchente.

Uma dica é você entrar em contato com o hostel/hotel que vc irá ficar e pedir as informações que deseja.

 

Se quiser dá uma olhada em meu relato: alter-do-chao-pa-03-a-10-01-2015-t107831.html e o do André Azevedo: http://www.viagemlenta.com/2015/02/uma-viagem-de-barco-na-amazonia-de-manaus-a-alter-do-chao-e-belem.html

 

Ou ainda pode ver essas respostas que postei na pagina 6 desse mesmo tópico, caso seja a primeira vez que vá fazer uma viagem de barco:

 

1. É tranquilo comprar na hora? Tem bastante horários? Isso vale para Manaus-Santarém e Santarém-Belém?

R: Sim, inclusive é possível barganhar um preço melhor (tanto faz ir na área refrigerada ou não, o preço é o mesmo: R$ 150,00 a 170,00 (na época houve gente que comprou por 130,00) e são compradas no porto de manaus , na manaus moderna através de um dos milhares de boxes filiados à cooperativa ou ainda dentro do próprio barco. Eu comprei a minha antecipadamente, pois queria ir instalar a minha rede um dia antes da saída do barco, mas é perfeitamente tranquilo comprar no dia), o problema é que encontrarás o barco já bem lotado e terás que ocupar espaços não muito bons (como perto do banheiro, no andar não refrigerado ou no andar próximo à ensurdecedora casa das máquinas). O meu barco era o São Bartolomeu IV e saiu por volta das 12:20 hs (detalhe: o barco chegará por volta das 18 a 19:00 hs em Santarém, então recomendo que pernoite no barco e saia de manhã), mas todos os barcos de Manaus-Belém têm sua saída previstas para as 12:00 hs, mas nem sempre isso acontece pois eles esperam entupir-se de pessoas e cargas. No caso de Santarém-Belém, o ideal é já comprar a passagem após desembarcar pois há vários barcos que vão para Belém e não necessariamente partem de Manaus, o que faz com que seus horários sejam totalmente imprevisíveis. Tão logo saia do porto de Santarém verá, à sua direita, uma infinidade de agencias que vendem as passagens. A minha eu comprei na agencia JM, lá é possível recarregar o celular também.

 

2. Na cheia vale a pena ir para Alter do Chão? Como será que estará lá pelo dia 30?

R: Azevedo... Alter do chão é conhecida por suas praias paradisíacas assim, a não ser que queira apenas conhecer a cidade, visitar os parques ecológicos ou se não quiser ter preocupação com reserva, não aconselho. Quando saí de lá no dia 10/01, o rio já estava no período da enchente mas acredito que até o dia 30/01 ainda haverá praias, pelo menos as principais. Claro que essas praias já estarão um pouco encobertas pelas águas. Entra em contato com o hostel/hotel que você ficará hospedado que eles te passam a situação real de como estão as praias.

 

3. Segurança das mochilas no barco? Recomendações?

R: Seguinte... Segurança no barco depende muito da tua vizinhança e do barco que tu vais; Eu dei sorte e encontrei um casal que praticamente me adotou na viagem, e como eles passavam grande parte do tempo nas suas redes, sempre que ia sair pedia que dessem uma olhadinha nas minhas coisas, e eu, claro, fazia o mesmo por eles. Eu levei uma mochila de 50+10 com minhas roupas e outros itens e deixei-a pendurada no armador da minha rede, assim tinha melhor visualização dela. Pra reforçar a segurança, levei uma mochila de 23 litros para colocar carteira, ipad, celulares e carregadores (carregadores de celulares e celulares são os itens mais furtados), e que ficava sempre comigo. Pra minha câmera eu levei um toploader e andava com ela o tempo inteiro. Eu levei dentro da cargueira um ultrabook para backup das minhas fotos, mas não tirei em momento nenhum da viagem, assim minguem sabia que ele existia. No mais, se encontrar uma parceria mochileira será bem mais seguro pois vcs podem ficar revezando a guarda dos seus pertences, principalmente nas horas críticas como banhos e refeições, e principalmente nas paradas do barco para carga e descarga, é nessa hora que os meliantes saem fazendo o limpa no que puderem levar. Caso não encontre, faça amizades com seus vizinhos de rede (eles se podem estar sofrendo da mesma insegurança que vc, queiram tbm uma companhia para a viagem) mas deixe seu "feeling" anti-oportunistas sempre alerta!

 

4. Tem bastante paradas nas cidades ribeirinhas?

R: Apesar de existirem várias cidades ao longo do rio, o barco só faz paradas nas principais cidades: Itacoatiara, Parintins, Óbidos e Juriti. Isso até Santarém. Até Bélem acredito que deva ser da mesma forma.

 

5. Condições para dormir.

R: Andar de barco não é pra quem procura conforto, mas ainda assim é possível proporcionar-se um mínimo necessário. Se você nunca dormiu em rede, compre uma e faça o teste antes. O barco que sai de Manaus chega um dia antes, e é possível pernoitar na véspera de sua saída dentro dele. O pior andar(passadiço, na linguagem marítima) é o casa das máquinas, pois em alguns barcos não existe quaisquer sistema de isolamento acústico e parece que vc dorme ao lado do motor. Mas como disse antes, chegar cedo é sinônimo de garantia de bons lugares. Agora se vc está disposto a pagar em torno de 700 a 900 dilmas para ficar em um camarote, a estória é outra. Porém, nesse caso, perde-se o encanto do novo e do inusitado e a oportunidade de conhecer novas pessoas e seus relatos de vida. Outra coisa, compre uma extensão com tomada de uns 2 metros para carregar seus equipamentos eletrônicos, custa uns 10 pila e dá um conforto maior, além de reforçar a segurança pois em algumas embarcações a disponibilidade de tomadas é minima e ficam normalmente distantes do lugar que vc dorme.

 

6. Qual barco VC foi? Preços? Comprou direto no porto com quanta antecedência?

R: Respondida na primeira pergunta.

 

7. Qual o preço p comprar na hora das redes, cordas e mantas?

R: Redes em torno de 40 a 60 dilmas, mas existem até de 200,00! Perto do porto tem a rua dos Andradas e lá procure a Casa das redes, lá a variedade é grande e os preços são bons pois são atacadistas. Corda custa em torno de 5 a 10 o par e podem ser adquiridas nessa mesma rua ou dentro do barco por vendedores ambulantes. BIZÚ: teste a corda antes de usá-la, colocando em um armador de rede e se pendure nela. No Caso de mantas, não vejo necessidade a não ser que vc seja bem friorento, pois mesmo a área refrigerada não é tão refrigerada assim. E curiosamente, as pessoas que vão nessa área, costumam abrir as janelas e com isso o ar refrigerado evade-se.

 

Espero ter ajudado.

 

Have a nice trip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Eu gostaria de fazer o trajeto mas somente até Santarém... e de lá seguir para a Bahia, mas está difícil encontrar transportes que não avião (caro, e com conexões longas). Alguma luz?

desde já obrigada

 

TataMachado.. Eu fiz o trajeto Manaus-Santarém-Manaus de barco, e ao chegar em manaus peguei um vôo pra casa. Infelizmente os preços são bem salgados saindo de Santarém, mas dá uma pesquisada que de repente vc pega uma promoção,como esta do anexo.

 

promo santarem.doc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá, nós somos dois passageiros italianos, que viajam em autocaravan(camper ,casa carro)

Fiat Ducato:

Comprimento x Largura x Altura 6,00 x 2,20 x 2,70 metros, peso 3,500 kg.

nós gostaríamos de conhecer o calendário e tarifas para ir de Manaus para Belém com navio de carga.

 

Gostaríamos de viajar, dormir e consumere refeições em nossa caravana a bordo do cargueiro. Isto é possível?

 

Esperando sua resposta melhores cumprimentos.

 

Pio Formica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, nós somos dois passageiros italianos, que viajam em autocaravan(camper ,casa carro)

Fiat Ducato:

Comprimento x Largura x Altura 6,00 x 2,20 x 2,70 metros, peso 3,500 kg.

nós gostaríamos de conhecer o calendário e tarifas para ir de Manaus para Belém com navio de carga.

 

Gostaríamos de viajar, dormir e consumere refeições em nossa caravana a bordo do cargueiro. Isto é possível?

 

Esperando sua resposta melhores cumprimentos.

 

Pio Formica.

 

Olá Pio,

 

Existem algumas embarcações que transportam veículos com as dimensões do seu.

 

É interessante que vá ao porto de Manaus ou entre em contato (+55 92 3233-7061 ou +55 92 3088-5764 ou +55 92 3088-5769 ou +55 92 2123-4350) para obter mais informações sobre preços, dias e horários das saídas destas embarcações. A maioria leva de 6 a 8 dias até Belém.

 

É muito importante também que verifique as condições da embarcação que você irá utilizar, há algumas que são bem antigas e não estão em bom estado de conservação.

 

Abraços.

 

Léster Oliveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...