Ir para conteúdo

Camping para iniciantes em Delfinópolis - MG (Camping Claro Casa de Pedra)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala galera, tudo certo?

 

Esse é meu primeiro relato aqui no fórum e espero ajudar em alguma coisa.

 

Bom, vou falar sobre meu ultimo camping, que foi em Delfinópolis – MG. Esse foi o meu segundo acampamento, e espero ajudar quem assim como eu esta começando, e talvez os mais experientes também, alias, informação é tudo.

Bora lá então jovens ::otemo::

 

PREPARAÇÃO:

 

Antes de tudo, vou contar um pouco como foi o planejamento. Fomos em 3 pessoas, eu, minha namorada Aline e meu cunhado Arthur, levamos 2 barracas. A minha barraca é uma Guepardo Apolo, 4 pessoas, bem espaçosa, com avanços frontal e traseiro, o que facilita entrar e sair e manter alguns equipamentos sob abrigo. Porem ela é um pouco chata de montar para quem é iniciante, mas nada impossível. Para quem se interessar recomendo dar uma pesquisada no youtube, lá tem vários canais onde fazem reviews de barracas e equipamentos.

 

Escolhi essa barraca por ela ter 1500 mm de coluna d'água. Ano passado no carnaval, fui fazer meu primeiro camping, fomos à São Roque de Minas, porem choveu, não forte, mais choveu sem parar, eu não tinha barraca então estava com uma barraca emprestada de um amigo, não sei a marca, mas serviu bem, não chegou a molhar muito, mas molhou um pouco, porem o restante da galera que estava no camping, principalmente o pessoal que estava com aquelas barracas de supermercado estavam praticamente nadando dentro da barraca =/, como era minha primeira vez acampando estava juntando todo tipo de informação e de cara já percebi isso, VALE A PENA INVESTIR EM BARRACA BOA PARA CHUVA, então foquei nisso, mas dessa vez não choveu então não posso falar se a barraca passou no teste, se alguém tiver ela e já pegou chuva comente ai como ela se comportou.

 

Como acabei gastando mais que gostaria com barraca, deixei de comprar saco de dormir, esse fica para uma próxima, levei colchonete, aqueles antigos da estampa de motinha ::otemo:: e edredom normal mesmo

 

Comprei também, duas garrafas dessas de academia por 10 reais cada, e duas mascaras de mergulho das mais baratas que achei, coisa de 30 reais cada, uma pra mim, outra pra minha namorada (parece bobeira, mas é um dinheiro bem gasto quando você for nadar nas cachoeiras, valeu muito a pena).

 

Fomos de carro, cotamos todo o trajeto, desde de combustível, pedágio e etc pelo site http://www.mapeia.com.br/ la ele calcula a distância, o tempo de viagem, e o custo, porem não mostrou a taxa da balsa que é de R$20,00 e se paga na volta.

 

O CAMPING:

 

O Camping Claro Casa de Pedra, creio eu, é o mais famoso da cidade de Delfinópolis por conta de possuir uma trilha para 5 cachoeiras chamada complexo do claro, suas cachoeiras são: Cachoeira do Tombo; Cachoeira da Paz; Cachoeira da Gruta; Cachoeira do Tenebroso; Cachoeira Cidade das Pedras. Listadas em ordem, para mais informações segue o link http://www.campingcasadepedra.com.br/atrativos/

 

Possui duas áreas de camping, pousada (não perguntei o preço =/ malz), cantina e restaurante (pelo que parece não é sempre que abre, sugiro perguntar com antecedência).

 

A taxa para fazer a trilha é de R$15,00 por pessoa para quem não esta acampando ou hospedado lá, informação besta mas nos custou um tarde atoa, jaja conto.

 

Enfim o camping é muito bem estruturado, banheiros muito limpos, a cantina facilita muito por conta de venderem gelo, fosforo, etc etc. Gostamos muito e provavelmente retornaremos lá.

 

Agora chega de enrolação e vamos pro relato em si.

 

Dia 1 (21/04/2016)

 

Era madrugada da quarta para quinta-feira, 04:00, acordei e coloquei o restante da bagagem no carro, fui pra casa da namorada, arrumamos a mala e partimos as 5:00. Moramos em Pontal-SP, cidade pequena perto de Ribeirão Preto, e o tempo de viagem é de 3:00 a 4:00, dependendo do peso do seu pé ^^. Tem o fator fila também, para quem não sabe existe 3 formas de chegar à Delfinópolis, uma é por São João Batista do Glória, outra por Sacramento ou Ibiraci (dependendo de onde você esta indo), ambas muito longas e com estrada de terra, e a terceira por Cássia, que é a balsa pela represa do Peixoto, essa a mais comum pra quem vem de SP, o problema é que em feriados costuma fazer fila, eu já cheguei ficar 4 horas na fila uma vez =/ é tenso... mas não foi o caso desta vez, continuando...

 

Demoramos cerca de 3:30 a 4:00 de viagem, fui de boa, quase velocidade de patrulha, ou apanhava da namorada ::lol4:: , como disse não pegamos fila na balsa, mas porque chegamos lá cedo, perto das 08:00. Chegamos no camping e fomos recebidos pelo Fábio, bem gente boa, nos levou até a recepção, fizemos o cadastro, pagamos as diárias R$35,00 p/ pessoa (não feriado é R$30,00) e colamos o adesivo de controle no carro.

 

Agora era a hora de achar nosso canto e levantar a barraca. Como falei lá tem duas áreas de camping uma fica perto da recepção e a outra onde fica a pousada, quando chegamos reparamos um ônibus de faculdade no estacionamento e a primeira área já um pouco cheia, ai fomos ver a segunda área e quando chegamos lá... ninguém, perfeito da pra escolher o melhor lugar ::otemo:: e lá tinha umas mesinhas com banquinhos de pedra, ambos fixos, achamos um lugar perto dos banquinhos e perto de uma casinha de força, e agora entra uma dica/informação.

 

Quando entrei em contato com o pessoal do camping por e-mail, me informaram que havia ponto de energia, porem só ligavam depois das 18:00 e somente para luz, ai o espertão aqui pensou, “ok, deve ter alguns bocais passando nas arvores e a gente só coloca a lâmpada” #SQN, os pontos de energias são tomadas em casinhas espalhadas pela área de camping, ou seja, eu deveria ter levado uma extensão com bocal e lampada, e como iria comprar uma lâmpada lá, nem ela eu levei kkkkkkk ::putz:: , conclusão, passamos as noites a luz de velas ::lol4:: . Enfim, armamos as barracas e nisso ia chegando gente a cada minuto, terminamos e fomos pra cidade almoçar.

 

Voltamos por volta das 13:30, camping lotado, eu já animadão, BORA PRA TRILHA?? ai minha namorada disse, “mas é quase duas horas, não sabemos quanto tempo dura a trilha, não quero tá nela quando anoitecer”, fomos perguntar e falaram que com 3 horas dava pra fazer a trilha e aproveitar as cachoeiras, porém, já estávamos vacinados sobre o lema espaço/tempo de mineiros e resolvemos não arriscar ::lol4:: , já que nosso pensamento era “não vamos pagar 15 reais pra ir hoje, não dar tempo de ver tudo e ter que pagar 15 reais amanha de novo pra ver o resto, vamos amanha” e ai entra a segunda dica/informação, essa da até vergonha, como sou burro kkkk. A taxa de R$15,00 reais para a visitação da cachoeira é para quem NÃO esta hospedado/acampando lá, ou seja, nós tínhamos passagem livre pela trilha, poderíamos ter ido, ficado aquele dia nas duas primeiras cachoeiras que eram pertinho e fazer o resto no outro dia com mais calma, mas a “mão de vaquice” falou mais alto, o que nos levou a uma tarde de cerveja, uno e petiscos ::putz:: . Como estávamos mortos da viagem fomos dormir as 20:30, e também porque estava frio ::Cold:: kkkkkk

P_20160421_101659_BF.jpg.0c99e5a5bd1d7eee030729d213efc5ec.jpg

SAM_1594.JPG.6ae4fe1f2e6d045ddf33562ce5cba020.JPG

 

DIA 2 (22/04/2016)

 

Acordamos por volta das 8:00 e fomos a cidade fazer umas comprinhas, carnes para o churrasco/janta e pao, presunto e queijo para o almoço na trilha. Voltamos preparamos as mochilas e partiu trilha, foi nessa hora que descobrimos que não pagaríamos e ficou os 3 com cara de bunda pelo dia perdido kkkkkk.

 

Logo após 5 minutos de caminhada já se chega a primeira cachoeira, a do tombo, essa parece mais um escorregador que uma cachoeira, mas não deixa de ser bonita. Vimos, tiramos foto, quase cai (fiz isso quase a trilha toda ::lol4:: ) e partimos para próxima

SAM_1605.JPG.489b004c9140363545c36f79c132cd7e.JPG

 

A próxima é a Cachoeira da Paz, uma das mais bonitas da trilha, fico entre ela e a da gruta. Queda muito bonita, agua cristalina e tem um ponto na lateral que você escala e pode pular, porem não nadamos lá, ficamos um pouquinho e partimos para a próxima. Essa também é bem perto, por volta de 10 minutos do inicio da trilha, tem uma descida, que para quem nunca fez pode dar um pouco de medo, mas eh tranquila, só ir com calma, alias pra quem nunca fez trilha sugiro que coloque todos os equipamentos na mochila e ande com as mãos livres, caso você desequilibre isso pode te salvar ::cool:::'> .

SAM_1616.JPG.aab04f5bf1402f1559cc9655869994ec.JPG

 

Em seguida vem a Cachoeira da Gruta, que como o nome já diz, tem uma gruta ^^. Antes de chegar nela tem uma saída na trilha que vai dar para um lugar onde tem uma vista dela de longe, vale a pena. Essa era uma das mais lotadas mas por ser grande cabia todo mundo tranquilo e foi nela que paramos na volta para nadar (nadamos apenas em uma e na volta para evitar de andar molhado). Ela é a maior da trilha toda e escolhemos ela por ser mais aberta e ter bastante lugar para colocar as mochilas, e claro, para irmos a gruta, mas isso foi na volta, na ida só fizemos uma horinha e seguimos caminho.

SAM_0003.JPG.95942ce7387b76604b01a7d8d3eaf283.JPG

16090004.JPG.a25ab937fc6a6015c997e2e043cd2fbd.JPG

 

Uma dica importantíssima, após seguir trilha da cachoeira da gruta, vai começar uma subida e uma saída da trilha te levara para cima da cachoeira da gruta, o lugar mais legal da trilha, fica ai um vídeo ::cool:::'> .

SAM_0009.JPG.1f401c1feac8b1880cddcd3337f370a9.JPG

 

Depois da cachoeira da gruta a trilha começa a ficar mais pesada, muita subida, partes de trilha aberta e nessa hora você vai agradecer de ter passado protetor solar, principalmente se for “albino(a)” como minha namorada ::lol4:: . Após um tempinho mais que as outras, você chega a Cachoeira do Tenebroso, que é um tanto sem graça, a cachoeira é minúscula mas tem um “piscinão” bem grande, e bem lotada, como não tinha um atrativo para suportar o numero de pessoas por m², passamos e nem foto tiramos.

 

A proxima vale pela aventura, é a Cachoeira Cidade de Pedra, que é toda cercada por pedras. Porque aventura? Pra chegar nela você tem que pegar uma puta descida molhada, que deu medo, e quando enfim descemos tudo em vez de pegar o caminho da direita que já vai direto ao pé da cachoeira, pegamos o da esquerda, que vai pelas pedras kkkkk, essa estava praticamente vazia só tinha um grupo de 5 amigos e a gente, e logo depois chegaram mais 3. Íamos nadar nela mas desistimos porque não pegava um raio de sol pra da aquela esquentada e a água estava tão gelada que doía kkkkkk, hora de pegar o caminho de volta

SAM_0017.JPG.f5d7ec4c79ad3238253a5a6ce585c48a.JPG

SAM_0019.JPG.66790f14f0fb1aa2a5fa7c32a466df38.JPG

 

Voltamos e paramos na gruta para nadar, água congelando mas pelo menos lá batia sol. Lembra que falei que quase cai a trilha toda? Então, estou eu lá ciscando na parte rasa tomando coragem pra encarar aquela água de geleira quando levo um escorregão e caiu de bunda na pedra kkkkk ainda bem que não machuquei, mas serviu pra entrar logo na água e alegrar os populares ali presente kkkkk, alias usei essa “técnica” para entrar na cachoeira do próximo dia...

16200013.JPG.86a411ed21d96ee9be0902ab01443fb8.JPG

16300023.JPG.89ee9d8657b8074e6ca76d877c08941d.JPG

 

Enfim ficamos lá um bom tempo curtindo, tanto que esquecemos de tirar foto na gruta, malz ae, quando era mais ou menos 13:30 saímos e chegamos no camping meia hora depois, hora de tomar uma, assar uma carne, joga papo fora e dormir que no outro dia tinha mais, e bem mais longa.

A trilha tem 750 m (1,5 km ida e volta) e dura entre 2 a 3 horas, dependendo do seu ritmo e o tanto que ficará parado nas cachoeiras pode levar até mais tempo

 

Deve-se tomar cuidado para descer na cidade de pedra, lá realmente é mais complicado

Caso não queira fazer a trilha toda, as 3 primeiras cachoeiras são bem perto e fácil de chegar.

Não precisaria nem falar isso, mas vale reforçar, vá com calçados confortáveis, passe protetor solar e o mais importante, traga de volta TODO lixo gerado.

 

Bora pro ultimo dia.

 

Dia 3 (23/04/2016)

 

Acordamos e como de costume fomos a cidade comprar comida para fazer os lanches para a trilha. A trilha do dia era a da pousada Cachoeira do Paraíso, com as seguintes cachoeiras: Paraíso I, Paraíso II, Sofazinho, Coqueirinho, Lambaris, borboletas, Vai quem pode e Triangulo. Essa trilha é bem mais top que a do Claro, e muito mais longa também, e se um dia eu voltar lá, será por conta dela pois não a fiz até o final, faltou coragem... Já já explico.

Para chegar a pousada Paraíso e inicio da trilha é bem simples, é só seguir reto a estrada que leva ao Camping do Claro, não tem erro, e essa sim tivemos que pagar uma taxa, 20 Temers cada um. Para melhor informar segue o link do site da pousada http://pousadacachoeiraparaiso.com/.

 

Iniciamos a trilha por volta das 11:00 e fomos pra primeira cachoeira, a Paraíso I, e como era de se esperar, lotada. Chega-se bem rápido à ela, por volta de 5 minutos, apesar de ser uma cachoeira pequena, ela é bem bonita, vi um pessoal escalando do lado dela e saltando, e por isso foi a minha opção para nadar, pena que perdi a votação, mas valeu a pena depois, pois ficamos com uma cachoeira só pra nós.

SAM_0048.JPG.bc7f816d0fa41e83ed16767054767706.JPG

 

Seguindo o percurso, passamos por uma ponte suspensa e chegamos à Paraiso II, essa foi a que nadamos depois. A queda dela é irregular, não é retinha como a maioria, o que forma dois poços, um raso e outro fundo, deu pra usar bastante o óculos ^^, ao longo do caminho existe algumas saídas da trilha que leva à umas “prainhas”, se derem sorte de não ter ninguem, vale a pena curtir um tempo lá.

SAM_0058.JPG.1f8e114dce8bc2b0eaf89d0876040c8f.JPG

SAM_0064.JPG.f00e8c43892d6d3a8054f7e5d111732c.JPG

 

Agora era hora de pegar a trilha de verdade a partir desse ponto a próxima era a do sofazinho, que estava a mais de um quilometro de distância, e a maior parte da trilha aberta, o que vale reforçar a importância do uso de protetor solar, eu ignorei e fiquei com o pescoço queimado...

 

Após um bom tempo de caminhada chegamos a cachoeira do sofazinho, que tem esse nome pois em frente a queda e seu poço tem uma rocha larga onde o pessoal fica sentado de frente para a queda, muito bacana, porem, para minha surpresa estava lotada, surpresa pois achei que o pessoal ficaria nas duas primeiras.

SAM_0072.JPG.da352b56e9bd25e7f14db13df422c812.JPG

 

Seguimos caminho, e agora começou a complicar muito, o trecho era de subida bem ingreme e o chão de pedra solta, bem perigoso, mas ate então não desistimos, foi quando chegamos em um lugar muito íngreme que você tinha que praticamente escalar, e atrás de nós um puta precipício, ou seja, escorregou fodeu kkkk foi quando um olhou pro outro, meu cunhado falou vamos e começou subir, quando eu ia começar minha namorada fala “acho melhor não ir” pensei ufaa e parei ::lol4:: mas nisso meu cunhado já tinha sumido, começamos gritar ele e nada de responder... pensei “vou atrás dele e quando estou no meio da subida ele aparece, “vei ainda tem muita subida igual essa la pra frente” moral da historia, por falta de coragem desistimos, o que deixo aquele sentimento de “ainda volto aqui”.

 

Na volta achamos um saída da trilha, que na verdade era a entrada para a cachoeira coqueirinho, para acessar ela tem uma descida que também não tivemos coragem, sim somos cagões kkkkk, porem antes da descida tem uma rocha que você sobe e chega ao mirante da cachoeira, e sem duvida esse foi o lugar mais bonito e foda da viagem, segue vídeo ::cool:::'> ::cool:::'> .

SAM_0079.JPG.de108d225c5ab55b5835c3ec7255630a.JPG

 

Era hora de pegar o caminho de volta, paramos na Paraíso II para dar uma refrescada, como era por volta das 13:00 a cachoeira estava praticamente vazia, o que deu pra curtir bastante, usei minha técnica de cair pra entrar em água gelada kkkkk e ficamos um bom tempo la vendos os peixinhos ^^

SAM_0083.JPG.8999f1e673d4dd1b3ef3de6732a26417.JPG

 

Na recepção da pousada tem um restaurante, o cheiro estava muito bom, porem não havia mesa disponível, o que nos forçou ir a cidade almoçar.

 

Almoçamos em um restaurante chamado Sempre Viva, ele é bem pequeno e tem a aparência bem simples mas a comida é muito boa, sério, o feijão é muito bom, e olha que eu nem gosto de feijão, recomendadíssimo.

 

Barriga cheia, era hora de voltar pro camping, arrumar a tralha e partir, saímos por volta das 18:00, cansados porem felizes, a viagem valeu a pena.

 

CONCLUSÃO

 

Essa é uma viagem que recomendo para todos, pois não é cara, ficou em torno de 400 reais por pessoa tudo, combustível, diária, comida etc. etc., as trilhas não requer experiência nem boa forma fisica, alias era comum ver idosos e crianças. (Se bem que tem um pessoal da terceira idade que da baile em qualquer novão ai ::lol4:: )

 

Existe a opção de pousada, porem recomendo o camping por ter mais contato com o lugar e as pessoas, e se nunca acampou é um ótimo lugar para experimentar.

 

Enfim, deixo aqui minha mínima contribuição para o fórum que já me rendeu horas de leitura e informação e espero que tenham gostado e que tenha sido util. Peço desculpas pela minha falta de experiência em redigir o texto e caso não fui claro em algo me perguntem que estarei a disposição para responde-los e pergunte também caso sua duvida não esteja no texto, as vezes posso ajudar.

 

É isso ae jovens, grande abraço e até mais.

 

13250002.JPG.2bc1225e77f876490a8eeefe3f01dd58.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Vale a pena visitar sim, delfinopolis é muito bom. Capitólio será meu próximo destino pelas redondezas da Canastra. Acho que n chega a 200km de delfinópolis, teve um pessoal no camping que tirou um dia pra ir.

Ouvi falar que la é o lugar mais caro da serra, mas soh pelas fotos que vi acho que vale cada centavo...

É isso ai, boa sorte na trip, tamo junto, espero ter ajudo em algo com o relato. Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Muito legal, Samuel!

Sou de Ribeirão e estou pensando em passar uns dias em janeiro lá, você me animou porque pensei que o acesso às cachoeiras fosse muito difícil, visto que tenho um filho de 3 anos! Claro que não vamos chegar a ir muito longe, mas ao menos nas primeiras cachoeiras é possível, né?

O camping de noite é tranquilo, o pessoal se reúne ou fica cada um na sua, como é?

A tomada pode ser usada pra recarregar celular? rs

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Muito legal, Samuel!

Sou de Ribeirão e estou pensando em passar uns dias em janeiro lá, você me animou porque pensei que o acesso às cachoeiras fosse muito difícil, visto que tenho um filho de 3 anos! Claro que não vamos chegar a ir muito longe, mas ao menos nas primeiras cachoeiras é possível, né?

O camping de noite é tranquilo, o pessoal se reúne ou fica cada um na sua, como é?

A tomada pode ser usada pra recarregar celular? rs

Obrigada!

 

Que bom que gostou do Post ::otemo::

O acesso as cachoeiras do complexo do claro é muito tranquilo, tirando a cidade de pedra, que é a ultima. Lá eu não aconselho a ir com uma criança de 3 anos por dois motivos, ela fica um pouco longe e pra chegar nela tem uma descida muito íngreme. Já no Complexo do Paraíso, o acesso as duas primeiras (Paraíso I e Paraíso II) é muito fácil, pode ir tranquila, o acesso a próxima cachoeira, que é a do sofazinho, a trilha é fácil, porem é muito longa para uma criança de 3 anos, creio que chegue a 1,5km ida, a partir do sofazinho fica perigoso até pra gente kkkkk

 

A noite do camping eu achei tranquila... um pouco de barulho, o que é normal, visto que fui em um feriado, mas não atrapalhou em nada. Tem um pessoal que se reúne, outros são mais reservados, isso vai de cada um e provavelmente você vera os dois tipos quando for também.

 

A questão da tomada, no site do camping falam que é só pra luz, porém, todos usam pra outras coisa kkkkk. Creio que essa "restrição" é pro pessoal não ficar ligando eletrodomésticos, aparelhos de som, etc etc, mas para carregar o celular é tranquilo. Só cuidado com um detalhe, nunca deixe seu celular carregando fora do seu alcance de visão, meu cunhado teve a brilhante ideia de deixar o carregador portátil dele e foi roubado. Infelizmente esses tipos de pessoas então em todos os lugares, então é sempre bom ficar atenta.

 

Enfim... vá, lá vale muito a pena e tinha muita gente com criança pequena. Claro, você ficará um pouco limitada, mas nada que tornara o passeio ruim.

 

Espero ter ajudado, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...