Ir para conteúdo

Mochilão Leste Europeu 2017, ajuda com ajuste no meu roteiro.


Posts Recomendados

  • Membros

Tem algum tempo que estou planejando e guardando dinheiro para um longa viagem no leste da Europa. Tenho 20 anos e estou terminando a faculdade (sim, adiantado) e justamente por isso a ideia é passar uns dois anos por lá e se der passo mais tempo sem pressão. A ideia é um mochilão mega low-cost, ja que vou fazer workaway em vários países e portanto não terei gasto com alimentação ou acomodação praticamente o tempo todo. Gostaria porém de umas dicas sobre o roteiro pois todo dia eu modifico ele e sempre acho que não está o ideal. Como minha ideia é vivenciar cada uma das culturas e não turistar diariamente, justamente em prol de conseguir maior tempo de estadia com o dinheiro disponível. Enfim, vamos ao que tenho planejado até então:

 

1 - Praga, 1 mês, Janeiro

2 - Cracóvia, 1 mês, Fevereiro

3 - Budapeste, 1 mês, Março

Aqui vence a estadia para o acordo de Schegen e preciso sair da zona do tratado.

4 - Zagreb, 1 mês, Abril

5 - Sarajevo, 2 meses, Maio / Junho

6 - Belgrado, 2 meses, Junho / Agosto

7 - Podgorica, 1 mês, Setembro

8 - Tirana, 1 mês, Outubro

9 - Skopje, 1 mês, Novembro

10 - Sofía, 2 meses, Dezembro e Janeiro

11- Bucareste, 2 meses, Fevereiro e março

Aqui a ideia é voltar para países no acordo de Schengen mas essa parte vou planejar no futuro. Como transporte a maioria da pra fazer de carona ou a preços bem acessíveis de ônibus.

Como o workaway é só durante semana vou tentar sempre que possível ir fazendo uns bicos de fim de semana, para amenizar despesas. Pensei em incluir Bratislava e Viena mas acabei deixando-as como visitas de dois ou três dias nas minha primeira estada em Schengen.

 

Gostaria de saber, sugestões? Opiniões? Alguma cidade que devo tirar ou devo acrescentar, ou poderia passar mais tempo? (Lembrando que tento priorizar estadia em países mais baratos..).

Link para o comentário
  • Membros

Muito cuidado com as datas, não são 3 meses e sim 90 dias no Espaço Schengen, e se você errar a conta por 1 dia que seja, você pode se f***, com multa, processo e deportação...

 

Você está sabendo que na prática workaway não funciona para brasileiros? A burocracia para conseguir os vistos de trabalho para cada um destes países é tão grande tanto para você como para quem vai te oferecer trabalho que eles geralmente desistem quando descobrem que você é brasileiro e que vai ter um monte de burocracia.

 

Bicos de final de semana com visto de turista também são absolutamente proibidos, se você for flagrado em algum deles por alguma fiscalização, também é multa, processo e deportação com certeza, dependendo do país, até cadeia.

 

Assumindo que dificilmente você vai conseguir os vistos e provavelmente vai ser de forma ilegal, pode tanto dar certo e você não ter problemas, ou você se f***. Então se for colocar isto em prática de alguma forma irregular, faça isto por sua conta e risco, bem ciente dos riscos que isto envolve.

 

Fique atento que Croácia, Bulgária e Romênia estão em processo final de se juntar ao Espaço Schengen, o processo atrasou por causa da crise de imigrantes, mas a previsão inicial era para que em 2017 eles já fizessem parte do Espaço Schengen.

 

Fora isto, só posse te desejar boa sorte, que dê tudo certo, e que você faça tudo dentro da lei, para não acabar se sujando e ficar impedido de retornar para Europa pelo resto da sua vida...

Link para o comentário
  • Membros

Todos os países acima, fora de schengen, não pedem visto para brasileiros até 90 dias segundo site mundo dos vistos, aliás vários dos países no leste europeu aboliram visto de entrada para brasileiros recentemente. Sei que Croácia, Bulgária e Romênia estão para entrar em schengen mas enquanto não acontece estão nos planos conforme acima. Não vou tirar visto para fazer workaway, vou fazer pelo site workaway.info que é amplamente utilizado por brasileiros e já vi inúmeros depoimentos de sucesso, nada mais é do que ajudar em algum local ou instituição ou até mesmo uma família que precise de alguma ajuda em troca de acomodação e alimentação. Conforme o próprio site esclarece, não se trata de trabalho barato ou voluntariado certificado, é uma ajuda que você presta em curta duração para passar algumas semanas hospedado. "Workaway is for cultural exchange or learning possibilities and a way of making new friends. It is not a way for hosts to substitute paid employees with volunteers."

 

A maior dificuldade que você impôs foi o visto mas não precisaria de visto neste caso.

Bem a princípio acho que esclareci tudo, continua tudo dentro da lei haha. Só a questão dos bicos em fim de semana que sei que é proibido e tal.

Link para o comentário
  • Membros

mesmo o site do workaway falando que não é trabalho e tendo relatos de brasileiros, tecnicamente ainda é ilegal se bater alguma fiscalização de estrangeiros lá, o pessoal do site só está interessado no lucro deles, e eles vão falar que pode para qualquer um.

 

Teve alguns casos na tv aqui na Alemanha a alguns meses atras de uns uzbeques, ou de algum outro país lá do leste, não lembro certo, deportados que estavam fazendo workaway, "ajudando" em uma fazenda no interior da Alemanha a troco de comida e hospedagem

 

Mas concordo que são raros os casos de deportação no workaway, você tem que procurar se manter discreto, pegar um local que não tenha muito contato com publico, não ser uma atividade diária, 5 dias por semana que caracterize trabalho regular, etc...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...