Ir para conteúdo

10 dias no Egito – abril/2014 (com preços das principais atrações)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Fábio. Com certeza eu iria também para Luxor. Em termos de atrações turísticas e sítios arqueológicos importantes no Egito, Luxor é imperdível.

Lá você verá o Templo de Karnak, Templo de Luxor, Vale dos Reis ( onde vc pode entrar nas tumbas de alguns dos faraós, inclusive a do Tutankhamon), Templo da rainha Hatshepsut, dentre outros templos e palácios imperdíveis. A própria cidade de Luxor é uma atração a parte, onde vc poderá conhecer e interagir mais de perto com o mundo árabe. Se tiver tempo reserve pelo menos dois dias inteiros nesta cidade, vale muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 11 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ao invés de criar outro post, vou aproveitar esse post e incluir o que vi nos 12 dias de viagem ao Egito.

 

VISTO

Ao iniciar minhas pesquisas para viajar tive a primeira dificuldade sobre a melhor forma de retirar o visto. Preferi me antecipar e aplicar o visto com 1 semana de antecedência. Preenchi o formulário (necessário informar algum endereço de estadia no Egito), apresentei o comprovante internacional de vacina de febre amarela e pagar a taxa de R$ 115,00. O passaporte fica no consulado e em 3 dias úteis estava pronto. Pra quem não mora no Rio, SP ou Brasilia (onde tem consulado) pode ver mais informações nos sites abaixo.

http://opendf.com.br/embegito/

http://www.opendf.com.br/embegito/document.htm

 

Continuando minha pesquisa percebi que o Egito é um tanto complicado. Mesmo odiando achei melhor optar por um esquema tipo excursão e não me arrependi. Já tenho algumas viagens nas costas e não foi minha primeira viagem a um país mulçumano, mas no Egito achei melhor ter as coisas mais garantidas. Recomendo por já ter os deslocamentos garantidos do aeroporto para o hotel, do hotel para os pontos turísticos e principalmente por ter um guia para todos os pontos turísticos. Se vc visitar os locais sem nenhum guia deixara de assimilar MUITA informação. Existem muitas agências que as pessoas indicam, fui pela Holla Egypt http://www.holaegypttours.com/#, mesmo que não queira vale visitar o site pois oferece várias opções de pacotes que auxilia na preparação da viagem. Tem ainda no site uma aba com os preços das entradas nos pontos turísticos atualizados.

 

TRANSPORTE

Como já falado em outros posts taxi tem que negociar ANTES de entrar, quase não usei e não posso atualizar os valores. Se estiver com malas eles vão cobrar por cada mala. Quando fechar um valor fale com o taxista "no more money".

Também não usei o metro, mas me pareceu de fácil utilização.

 

TREM

Utilizei o trem no percurso Cairo - Aswan, Luxor - Alexandria (170 LE) e Alexandria - Cairo (70 LE). Com exceção desse último não aconselho o trem. Em todas viajei de 1ª classe, mas as 2 primeiras foram muito desgastantes, mesmo tendo sido no trem noturno, com 12 horas e 16 horas respectivamente. Exato, teve um atraso gigantesco e levei 16 horas de Luxor a Alexandria. Os passageiros não tiveram nenhum tipo de aviso sobre o motivo do atraso. Não se impressione por ir de 1ª classe, como tudo no Egito o trem é sujo e o banheiro inutilizável por mulheres. A 2ª classe não tem lugar marcado. Existe a opção de trem leito que custava US$160. Absurdamente caro.

O trecho Alexandria - Cairo foi o único que eu comprei diretamente (as outras foram compradas pela cia que contratei). Comprei o trem expresso (sem paradada) que era consideravelmente melhor conservado e limpo que os anteriores. Quando forem pesquisar trem vejam se tem a opção de expresso entre Cairo - Aswan.

 

INVERNO

Estive no egito no final de janeiro. As temperaturas estavam bem baixas. O dia mais quente não chegou a 20º. A noite a temperatura caia a menos de 10º.

 

SEGURANÇA

O Egito é um país muito seguro do ponto de vista de assaltos.

Durante o período que estive lá, ví muitos bloqueios policiais nas ruas e estradas que atribuo aos conflitos que estão acontecendo na Síria e afetam o Egito. No passeio que fiz para Abu Simbel a polícia vistoriou todos os ônibus que tinham que esperar para sair todos juntos em comboio.

No aeroporto para ir embora minha mala passou em 4 máquinas de raio-x.

 

COMPRAS

As coisas são baratas no egito, mas nunca compre quando estiver com guia, pois tudo será mais caro. As lojas pagam comissão aos guias e repassam para o preço. Perto do museu do cairo visitei lojas sozinho com preço bem mais em conta.

Papiro - aparentemente existem lojas especializadas em fazer papiro do mesmo modo que os antigos egípcios. Dizem que os que são vendidos na rua são falsos com folha de bananeira.

Essência de Perfumes - encontrará lojas especializadas em essência de perfumes. Vários tipos que podem ser usados como perfume, óleo para pele e odorizador.

Pechinchar SEMPRE.

 

CAMBIO

É preferível levar dolar que Euro. Muitos preços de passeio são em dolar e se tiver que converter será enrolado.

A cotação estava US$ 1 = 8,4 LE. 1 euro = 8,7 LE.

É fácil encontrar lojas de cambio no Cairo e Alexandria.

 

SINAL DE TRANSITO

Os pouquíssimos sinais de trânsito não servem para nada. Atravessar a rua é uma experiência e tanto. Eu colava com as velhinhas e ia junto.

 

SAQUAARA

Lugar da 1ª piramide construída por Imhotep para o faraó Djoser. A pirâmide está em mal estado de conservação e não é possível entrar. Lá entrei em uma outra pirâmide, mas não lembro o nome. Local de várias tumbas anteriores as pirâmides.

 

MEMPHIS

Antiga capital, lá existem ruínas e uma gigantesca estátua de Ramses II deitada, muito impressionante.

 

GIZE

Parada obrigatória. Local das 3 piramides mais famosas do Egito e da Esfinge. Poderá conhecer a área das pirâmides a pé ou montado em Camelo ou Cavalo. Fui a camelo, mas a menos que tenha grande vontade de andar a camelo lá eu não aconselho, vá a pé pois poderá levar o tempo que quiser. É uma boa caminhada, mas acho que valerá mais a pena.

 

MUSEU EGÍPCIO - MUSEU DO CAIRO

Imperdível. Possui uma coleção inestimável de objetos antigos. Grande coleção das peças encontradas na tumba de Tutancamom.

Em função de sua importância deveria ser melhor preparado, apresenta várias peças sem nenhum tipo de informação em ingles.

Caso queira existe dentro do museu uma ala a parte com 11 múmias bem preservadas. Para entrar é um outro ingresso. Eu não fui.

 

OLD CAIRO - SINAGOGA DE MOHAMED ALI

Passei por esses locais com o guia, vale a pena a visita, principalmente quem é religioso. Em old cairo existe uma igreja cristã que dizem ter abrigado Jesus quando bebe. A Sinogoga pelo que falado é a única que é possível entrar sem ser Mulçumano.

 

WHITE DESERT - BLACK DESERT

A uma distância de 4 horas do Cairo fica o oasis Baharia (pequena cidade), aqui embarquei em um jeep 4x4 e segui mais 2 horas de estrada até entrar propriamente no deserto. Antigo fundo de mar as formações rochosas brancas de calcário (lime stone) são uma bela atração. Segui o resto do dia por dentro do deserto passando por várias paisagens, para o almoço o motorista estende um tapete ao lado jeep e prepara o almoço. Terminei o dia no black desert, tem esse nome por conta das montanhas de basalto negro (se não me engano). Dormi em um hotel no Oasis Baharia e no dia seguinte de manhã voltei pro Cairo. Existem outras opções desse passeio passando mais noites no deserto e inclusive acampando no deserto. Em fiz um desses em Marrakesh e recomendo a menos que esteja no inverno época que eu fui pro Egito.

 

Após o cairo peguei um trem noturno para Aswan e subi o Nilo de cruzeiro até Luxor.

 

ASWAN

Impossível não vir pra cá. Ao sul da cidade, cerca de 4 horas, está localizada Abu Simbel com os espetaculares templos de Ramses II e Hathor. As 4 gigantescas estátuas guardam um templo igualmente espetacular e extremamente bem preservado.

Poderá visitar na cidade o templo de Philae e a barragem de Aswan que represa o Rio Nilo para geração de energia e acabando com as inundações que antigamente ocorriam. A barragem deu origem ao lago nasser.

 

KOM OMBO

Visita ao templo de Sobek.

EDFU

Visita ao templo de Horus.

De carro é possível visitar essas duas cidades e templos no mesmo dia.

 

LUXOR

Outro local imperdível. Local do vale dos reis, área onde os faraós passaram a serem enterrados em substituição as pirâmides. Lá é possível entrar em algumas tumbas, onde ainda é possível perceber as pinturas e arte dos egípcios. Com um ingressos a parte é possível visitar a tumba do Tutancamom (única tumba de faraó encontrada intacta). Eu não fui, pois me disseram que a tumba não é tão grandiosa (morreu aos 19 anos) e todas as peças encontradas estão no museu do Cairo. Após, visita ao templo de Hatshepsuit (única mulher faraó a governar o Egito). Após, conhecer os impressionantes templos de Karnak e Luxor.

 

ALEXANDRIA

Se chegar de trem e como eu não gostar de ficar negociando preço de taxi poderá ir sem grandes problemas a pé até o seu hotel, caso esteja hospedado entre a Biblioteca e a fortaleza de quaitbay.

Conhecer a nova Biblioteca, a antiga fortaleza de Quaitbay, ruinas do teatro romano entre outras. Muitas pessoas fazem bate e volta saindo cedo do Cairo, mas eu recomendo passar pelo menos uma noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...