Ir para conteúdo

Fim de semana em Arraial do Cabo - Passeio de barco e batismo de mergulho - dezembro/2015 - Com fotos e gastos


Posts Recomendados

  • Membros

Iniciei no mundo das viagens bem recentemente, e cada vez estou pegando mais gosto. Comecei com destinos internacionais, mas nosso país tem tantas belezas naturais e, às vezes, tão perto de nós. Moro no Rio de Janeiro, porém sempre que vou para a região dos lagos, é para ficar na casa de parentes e tal, nunca tinha ido explorar nada. Dessa vez resolvi me dar de presente de aniversário um fim-de-semana no paraíso que é Arraial do Cabo. Por ser uma cidade bem pequena, dois dias foram suficientes para se conhecer bastante coisa e desfrutar de tanta beleza num só lugar!

 

 

Hospedagem:

Arraial não tem hospedagem das mais baratas, mas existem hostels acessíveis. Como fui viajar com o namorado, pesquisei no Booking.com um hostel com quarto privativo, o banheiro poderia ser compartilhado mesmo. Logo de cara o mais barato que achei estava avaliado como “FABULOSO”, Books Rehab Hostel. Pagamos R$ 300,00 por duas diárias. Mas olha, podemos assinar embaixo dessa avaliação dos hóspedes. O hostel realmente é fabuloso! Alex e Bruno, os anfitriões, são muito receptivos e amáveis. Nos fazem sentir totalmente em casa. A impressão que dá é que você está na casa de amigos, passando uns dias. Geralmente eles reúnem todos os hóspedes para refeições coletivas, e todos dividem o valor do que foi gasto no mercado. O café-da-manhã já está incluso na diária. A localização é muito boa, fizemos praticamente tudo a pé! Eu super indico e recomendo para quem gosta de lugares simples e aconchegantes. Da próxima vez que for a Arraial, ficarei por lá, com toda certeza do mundo!

 

Books Rehab Hostel

Rua Marcílio Dias, 388 - Macedônia, Arraial do Cabo - RJ, 28930-000

Telefone: (22) 2622-1520

Alex: (21) 98197-5775

Bruno: (21) 97650-0738

 

Gastos

2 diárias de quarto duplo com banheiro compartilhado e café incluso - R$ 300,00

 

 

Deslocamento:

Fomos de carro, e de minha casa até o hostel, foram 153km pela Rodovia Amaral Peixoto. Fomos por lá para economizar com o pedágio, que pela Via Lagos é caro, além do que queria passar em Praia Seca também. A viagem durou em torno de 3h, isso pq não pegamos engarrafamento. Acontece que a Amaral Peixoto é uma estrada muito ruim para se viajar de noite, falta iluminação e sinalização, por isso tive que dirigir devagar e com cautela. O trecho que liga Praia Seca até Arraial do Cabo também não está em muito boas condições, fora que tem muitos quebra-molas e tudo isso nos fez perder um pouco de tempo.

Na volta pegamos a Via Lagos, 165km até em casa, bem sinalizada e sem buracos no asfalto. Isso tudo é muito bem cobrado pelo pedágio pago. Ainda tem um outro pedágio no trecho da Manilha. Também fizemos em torno de 3h a volta, mas pq paramos um pouco no meio do caminho e pegamos muuuita chuva num trecho da viagem, tivemos que reduzir bastante a velocidade, pq não se enxergava quase nada, de tanta chuva que caiu.

Em Arraial fizemos quase tudo a pé, só utilizamos o carro para irmos para o Pontal do Atalaia. Nessa hora ter um carro off-road é a melhor opção, o que não é o meu caso... Hehehehe... Tem uma parte da estrada que é bem ruim, ainda mais que tinha caído um temporal durante a madrugada, então eram muitos buracos, lama e enormes poças num bom trecho do percurso, que é todo de barro. Se prepare para essa emoção!!!

Meu carro é um tanto econômico, então gastei por volta de meio tanque na viagem toda.

 

Gastos

Gasolina: por volta de 25 litros

Pedágios:

Ida -> Ponte-Rio Niterói: R$ 3,80

Volta -> Via Lagos: R$ 17,20

Manilha: R$ 3,80

 

 

11/12/2015 (1º dia): Chegando e nos instalando

Chegamos ao hostel por volta de 01:00h da manhã, fomos muito bem recebidos pelo Bruno, um argentino gente boa toda vida. Nos mostrou nosso quarto e disse que poderíamos ficar a vontade para utilizar qualquer coisa das partes comuns do hostel. Eles tem dois notebooks a disposição de todos na sala. Além de TV, muitos livros, e até violões. A decoração é de uma casa de praia, mas é tudo bem organizado e limpo. Como estávamos bem cansados, fomos logo dormir.

 

 

12/12/2015 (2ª dia): Passeio de barco e praias

Antes da viagem, já tinha pesquisado a respeito de passeios de barco. O Alex havia me passado o contato do Valter, do saveiro Don Juan, o melhor no TripAdvisor. Eu queria muito conhecer a tal da gruta azul que tinha visto por fotos nas pesquisas que fiz, mas me informaram que hoje em dia não é permitido que os barcos entrem na gruta, só podemos ver por fora, infelizmente. O valor do passeio no Don Juan é R$ 60,00, dura em torno de 3h e meia e está incluso água e refrigerante. O barco tem um bar a bordo, onde é vendido espetinhos de carne, frango, salsichão, queijo coalho e cerveja. A capacidade da embarcação é de até 57 passageiros e as partidas ocorrem às 10h da manhã (essas informações me foram passadas através do whatsapp). Porém como chegamos muito cansados no dia anterior, fomos dormir e esquecemos de colocar o despertador. Resultado: perdemos a hora do Don Juan. Pedi uma ajuda ao Bruno, que nos forneceu um mapa de Arraial e nos ensinou como fazer para chegar em vários locais, inclusive na Praia do Anjos, onde são vendidos os passeios de barco. Nos deu uma dica valiosa também: “Vocês vão encontrar passeios no valor de R$ 45 a R$ 60, mas não façam os mais baratos! Os bons mesmo são os de R$ 60,00”. Valiosa dica, pena que não seguimos!

Ah, além do valor do passeio, é necessário pagar uma taxa de embarque no cais, de R$ 5,00, que não tem a ver com a agência que faz o passeio, é a parte.

Ao chegarmos na Praia do Anjos, nem 10 min de caminhada do hostel, fomos logo abordados por um vendedor da empresa “Big Brother”, oferecendo o passeio, dizendo que estavam com um barco pronto para partir, nos informando que o valor era de R$ 60,00, que é tabelado e blá, blá, blá! Pedimos pra ver a embarcação, se tinha alguma comodidade e tal. Ele disse que nos levaria para ver o barco e que serviam água e refri por conta. E, mesmo sem pedirmos, já começou a oferecer um desconto. Disse que faria a R$ 50,00 pra cada um, e que além disso iria fazer o pagamento da nossa taxa no cais, que conseguiria um desconto na taxa, pagando somente R$ 3,00 e que no final o passeio sairia a R$ 47,00 pra cada um de nós. Acabamos fechando, sem nem mesmo olhar a embarcação. Aguardamos só um pouco até irmos para o barco, que tava longe de ser bonitinho. Enfim, já estávamos com pulseirinha e tudo, resolvemos encarar! O roteiro de todos os passeios é o mesmo: Ilha do Farol, com parada de 40min, passando pela Pedra do Gorila, Gruta Azul, Fenda da Aparição, mais uma parada nas Prainhas do Pontal do Atalaia e por último, Praia do Forno. Entramos no barco, e fomos abordados por duas gringas fotógrafas, informando que iriam fotografar a todos e sem compromisso, porém no final elas perguntam se vamos querer as fotos e claro que é pago. Mas não quis e nem me interessei em saber o valor. Uns 15 minutos de passeio e já é possível ver a impressionante troca da cor do mar. Ele muda de azul para um verde lindo e impressionante. Nesse ponto já estávamos bem próximos à Ilha do Farol, e dava pra avistar uma faixa de areia branquinha, muito verde em volta e aquele mar verde e límpido! Um cenário espetacular. Nossa embarcação parou próxima a outras que por lá já estavam e ficamos aguardando para descer naquele paraíso. Até que recebemos o seguinte aviso da tripulação: “Essa praia é monitorada pela marinha, e só pode receber 240 pessoas de cada vez, com um tempo limitado de 40min por grupo. Porém tem 6 embarcações na nossa frente e o tempo de espera será de até mais que 1h para vocês poderem descer. Temos duas opções: ou aguardamos para vocês descerem ou damos logo continuidade ao passeio”. Até aí tudo bem, mas resolvi perguntar se teríamos esse acréscimo do tempo da espera no resto do passeio, e eles nos informaram que não. Já comecei a ficar bem chateada com isso, fora que não tinha um serviço de bordo descente, para servirem água e refrigerante, tínhamos que ficar pedindo. :(

Algumas pessoas tentaram argumentar que isso não era justo, que não tínhamos culpa por ter que aguardar, mas no final das contas não teve jeito, acabamos tendo que seguir com o passeio, com a promessa que eles estenderiam o tempo nas outras paradas. Fizemos o roteiro e paramos nas Prainhas. Outra praia linda! Calma, água cristalina, areia branquíssima. Mais um paraíso de Arraial. Ficamos um tempo por lá, mergulhamos e estreei o saco estanque que havia comprado para minha máquina digital, já que não tenho uma GoPro. Foi aprovado! Consegui tirar boas fotos e fazer filmes embaixo d’água. Não embaçou e nem ficou nada turvo. Pena que não vimos muitos sinais de vida marinha próximo de onde estávamos. Tínhamos levado máscara e snorkel também, mas infelizmente não conseguimos registrar nada. Depois de um tempo nos chamaram para voltar ao barco e seguir para o último destino. A Praia do Forno, outra preciosidade! No caminho avistamos muitas tartarugas no mar, um espetáculo da natureza! Em Arraial as águas são hiper-geladas, mas não no Forno. Uma delícia. No barco nos informaram que da Praia do Forno existe uma trilha rápida e fácil até a Praia dos Anjos, e que poderíamos optar por voltar no barco ou ficarmos por lá, encerrando o passeio e retornando pela trilha. Como não descemos da Ilha do Farol e ficamos pouco tempo nas Prainhas, eu e Marcello resolvemos ficar no Forno e voltar depois pela trilha, assim poderíamos almoçar e passar o resto do dia na praia, além de nos livrar daquela furada de passeio com o “Big Brother”. Foi uma ótima ideia, menos por pensarmos em almoçar por lá, pois é tudo muito caro. Acabamos pedindo apenas um petisco de carne seca com aipim, que junto de uma garrafinha de guaraviton, nos custou R$ 63,00. Os pratos de comida não saiam por menos de R$ 100,00. No cardápio até constava um prato executivo por vinte e alguma coisa, mas eles não tinham, é óbvio! Curtimos mais um pouco da praia e quando deu umas 17h resolvemos partir, pois tínhamos planos de ir no hostel, tomar uma chuveirada e irmos até a Praia Grande observar o pôr-do-sol, segundo indicação do Bruno. Ah, pegamos a tal trilha que liga a Praia do Forno à Praia doa Anjos. Realmente é uma trilha rápida e curta, só um pouco cansativa. Mas dá pra encarar de boa!

No caminho até o hostel passei por algumas agências de mergulho para pegar informações sobre o batismo, que eu estava com ideia de fazer no dia seguinte, mas não fechei nada. Os preços estavam todos iguais, R$ 210,00, com fotos.

Seguimos nossos planos e fomos assistir o pôr-do-sol. Como o sol já estava baixo e estava ventando bastante na Praia Grande, deu até pra sentir um pouquinho de frio. Ah, fui molhar meu pé na água. Socorro!!!! Parecia um iceberg, muito gelada mesmo, voltei correndo para areia. Vimos o sol se pondo atrás de uma nuvem... hehehe... e logo voltamos ao hostel. No caminho, cruzamos com o Bruno na rua e ele nos perguntou se gostaríamos de participar de um churrasquinho que eles fariam para a janta, onde todos os participantes dividiriam as despesas, que no total fiocu R$ 18,00 por pessoa. Muito legal essa ideia, pois aproxima os hóspedes fazendo interagem uns com os outros.

Depois de não seguir a dica do Bruno para o passeio de barco, resolvi ver com ele se tinha alguma indicação de confiança para o batismo do mergulho. E lá no churrasco tinha um amigo dele que é instrutor de mergulho. Ele me passou o valor de R$ 170,00 no dinheiro ou débito, R$ 190,00 no crédito e as fotos deveriam ser pagas diretamente com a fotógrafa, R$ 60,00. No final saiu um pouco mais caro, porém depois de ter feito um passeio de barco ruim, não quis deixar de seguir uma indicação. Preenchi um formulário padrão de risco e agendei o batismo para o dia seguinte de manhã. O instrutor, Emiliano, outro argentino gente boa e vizinho do hostel, ficou de passar lá no domingo, no horário marcado para seguirmos até a agência. Os mergulhos são marcados num horário cedo, então se for fazer, o ideal é fechar com a agência no dia anterior.

 

Saveiro Don Juan

Escritório: (22)2622-5471 (Horário Comercial)

Nextel/Whatsapp: (22)97401-6200

ID: 35*8*22774

Email: saveirodonjuan@gmail.com

Site: http://www.donjuantour.com.br

 

Gastos:

Passeio de barco: R$ 47,00 (p/pessoa)

Petisco na praia: R$ 63,00

Jantar compartilhado no hostel: R$ 18,00 (p/pessoa)

Água e Açaí de 700ml na Praia do Forte: R$ 11,50

 

DSC01459.JPG.788c40f64062fe5dce5fe15b60e61bc4.JPG

 

DSC01458.JPG.19146ee99daa22c3bd79d0b8b585c578.JPG

 

DSC01485.JPG.4336f69034074ad859a26fe74fa1d64b.JPG

 

DSC01481.JPG.518303f7fea11d570bdef78d8fc3cf36.JPG

 

IMG_20151212_140148922.jpg.d47783e7ee37da7863315d6697c782eb.jpg

 

DSC01505.JPG.f60f6f62289b1c91d356fdc12a9ed6a7.JPG

 

 

13/12/2015 (3º dia): Batismo de mergulho, novas amizades e retorno para casa

Emiliano chegou na hora marcada e fomos até a agência. Lá assistimos a um vídeo falando a respeito do curso, onde são passadas umas instruções e tal. Depois pediram para nos encaminharmos até o cais e efetuar o pagamento da taxa de embarque de R$ 5,00 (a mesma do passeio de barco), e ficamos um bom tempo aguardando até prepararem todos os equipamentos no barco e chegarem todas as pessoas que tinham agendado o mergulho.

Existem dois pontos para mergulho, e são escolhidos no dia pela equipe, levando em consideração alguns fatores climáticos. No barco recebemos mais instruções até chegarmos onde iríamos mergulhar. Cada pessoa que vai mergulhar é acompanhada individualmente por um instrutor, o tempo de mergulho é de 30 a 40 minutos e numa profundidade máxima de até 10m, e no valor que pagamos já está incluso todo o equipamento necessário, além de um lanchinho, pois ficaríamos muitas horas por lá, provavelmente até às 16h. É bom até levar alguma coisa na bolsa para comer. Mas acabou que nem provei do lanchinho, pois como conheci uma menina paraense, A Bruna, de férias no RJ e que estava com pressa de voltar, pois ainda ia pegar um ônibus no final da tarde de volta para o rio. Informaram a ela que se conseguissem um outro barco voltando antes, pediram para levá-la de volta. Sabendo dessa possibilidade, pedi pra voltar cedo também, se possível. Pois depois do mergulho não teria muito o que fazer por lá até a hora do barco voltar. Sendo assim nos botaram para mergulhar primeiro. Aquele medinho, frio na barriga e pronto, devidamente equipada, pulei na água! Ainda na superfície, Emiliano me passou as últimas instruções e pediu pra treinar a respiração com o cilindro antes de descermos. Quando estava mais segura, nosso mergulho começou! Sentia dor no ouvido, avisava ao Emiliano através do sinais que nos foram ensinados, e ele, pacientemente, foi conseguindo fazer passar aquele desconforto! Tinha chovido muito durante a madrugada e o tempo estava um tanto nublado, então a água não estava tão límpida. Mas ainda assim é tudo muito lindo. Não vi tanta diversidade marinha, acho que por conta do temporal que caiu na madruga, mas ainda assim a experiência valeu muito a pena. A Bruna conseguiu ver tartaruga e até cavalo marinho. Uma pena que não vi. Depois que nosso tempo acabou, nos informaram que teria um outro barco voltando em pouco tempo e poderíamos pegar uma carona nele. E assim feito. Por volta de 12:30h já estávamos de volta no cais da Praia dos Anjos. Eu e Bruna marcamos de encontrar as amigas dela e o Marcello na orla, para podermos almoçar. Paramos no quiosque da Dona Jurema, que estava com preços muito bons de almoço executivo, paguei R$ 23,00 pela comida, que estava bem gostosinha, e refrigerante. De lá fomos todos até o hostel pegar o carro para irmos até as Prainhas do Pontal do Atalaia. Como já disse antes, o caminho é sofrido, é bom ter muito cuidado com o carro. Mas todo sofrimento para se chegar lá, vale a pena. Outro paraíso de Arraial! O Bruno até tinha me dito que tem um bom atalho pra quem vai a pé, mas não experimentamos. Cheguei na praia e resolvi relaxar, pq tinha acordado cedo e ainda pegaria estrada a noite. Deitei na areia e tirei um bom de um cochilo. Quando foi lá pelas 17h, levantamos acampamento e fomos fechar nossa estadia no hostel. Já tinha até combinado coma Bruna que daria carona para ela e as amigas até o Rio. Antes de ir embora ainda demos um outro pulo na Praia Grande, para mostrar o pôr-do-sol às meninas, que não tinham ido nessa praia. Apreciamos essa lindeza por um tempo, comemos uma pizza gostosinha num restaurante de frente pra praia e o sonho acabou. Voltamos para o Rio!

 

Aqquaworld - Mergulhos

Endereço: Av. Gov. Leonel de Moura Brizola, Arraial do Cabo - RJ, 28930-000

Telefone: (22) 2622-2217

 

Gastos:

Batismo de mergulho: R$ 170,00

Fotos do batismo: R$ 60,00

Almoço na Praia dos Anjos: R$ 23,00

Acaí de 700ml na Praia do Forte: R$ 9,00

 

IMG_1631.JPG.03f3c9b10d8fb5d20688dfbfb6fc2222.JPG

 

IMG_1640.JPG.4163dc897b04a04c65356294bcf66f3b.JPG

 

IMG_20151213_145744191.jpg.5138b63370b08afd14c2e699b53ca760.jpg

 

IMG_20151213_153916526.jpg.bb824f58d5807811ced9ca0206cacdca.jpg

 

IMG_20151213_192620806_HDR.jpg.04adf4b7e6bca6c909b6754ea7c5d1bd.jpg

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros
Olá Jucenos,

Vou para Arraial do Cabo em outubro e já reservei o Hostel Books Rehab.

Foi muito bom ler o seu relato e saber que você gostou do hostel!

 

Elaine,

 

Desculpe a demora na resposta, mas não tinha visto seu comentário. Então, me conte... gostou do hostel? Espero que sim e espero que minha avaliação sobre o local tenha sido realmente útil para você.

 

Abraços,

 

Juliana

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Olá! Tudo bem?

 

Você tem alguma indicação de empresa para transfer do Aeroporto do RJ até Arraial?

 

Obrigada! :P

Boa noite, Helô! Não sei o que está acontecendo, mas não estou recebendo notificações deste post, me desculpa. Só agora vi sua pergunta... Então, não conheço não... Já fez sua viagem? Posso te ensinar a chegar na rodoviária e pegar o ônibus pra Arraial.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Olá! Tudo bem?

 

Você tem alguma indicação de empresa para transfer do Aeroporto do RJ até Arraial?

 

Obrigada! :P

Boa noite, Helô! Não sei o que está acontecendo, mas não estou recebendo notificações deste post, me desculpa. Só agora vi sua pergunta... Então, não conheço não... Já fez sua viagem? Posso te ensinar a chegar na rodoviária e pegar o ônibus pra Arraial.

 

Oi Jú!

Sem problemas =)

Só vou no meio do ano. Encontrei a empresa Don Juan =)

Mas se as passagens aéreas continuarem nos preços que estão vamos de carro =)

Obrigada :*

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...