Ir para conteúdo

Passei 52 dias dos 90 dias permitido no espaço schengen!


Posts Recomendados

  • Membros

Bom, resolvi escrever minha experiência pois não desejo para nenhum viajeiro o que eu passei.

Quando sai do Brasil, já sabia que estava indo para ficar 6 meses na Europa e tentei ver as possibilidades de tirar o visto de estudante mais era tudo complicado e caro para mim naquele momento. Resolvi ir sem o visto e ganhei algumas dicas da minha agente de viagem que me explicou que eu poderia ficar 3 meses na França e 3 meses na Suiça sem problemas, se tivesse sorte. Mas a agente de viagem comprou minha passagem do Brasil para França com uma escala em Zurich, o que me fez ter o primeiro carimbo de entrada por Zurich, mesmo que depois eu tivesse desembarcado no aeroporto da França, como já havia passado pela imigração não tive que passar de novo. Bom isso foi uma cagada grande que eu só me dei conta no final. Fiquei meus 3 meses em Paris bela e formosa e depois peguei meu avião com as escalas já pré determinadas pela minha agência e voei para até Zurich. Tudo ok! Fiquei mais 2 meses na Suiça, conheci meu namorado fazendo Couchsurfing (isso agora é algo que realmente me faz querer chorar, odeio as fronteiras) e resolvemos fazer uma viagem para a Ásia (Indonésia) juntos, estava tão distante da minha realidade que esqueci completamente que tinha que me preocupar com meu passaporte, na minha cabeça havia feito tudo como minha agente explicou. Chegou o dia da viagem e lá foi eu passar pela imigração de Zurich super tranquila feliz da vida que estava indo para Indonesia tomar sol e curtir. Bom, meu namorado passou e eu fiquei, apresentei meu passaporte e vi que estava demorando demais para ser devolvido e foi então que as perguntas começaram, ''A quanto tempo você está aqui ?, é turista?, onde está morando?, você sabia que passou do tempo de permanência permitido no país? Espere um momento vou chamar alguém que fale portugues! Porque até aquele momento estava falando em Francês a única lingua que falo com fluencia com um alemão meu ignorante.... eu com cara de não sei de nada, falei que estava tudo certo que devia haver algum erro. Ele chamou outro agente da imigração que falava português e me levaram para a salinha maldita dos ilegais. Para minha sorte o chefão da policia da imigração que me atendeu conhecia Floripa e como eu realmente estava crente que não tinha problemas com meu passaporte ele também ficou confuso e disse que precisava me explicar em 7 dias e mostrar os documentos necessários que comprovassem que eu tinha estado fora da Suiça os outros 3 meses. Meu namorado interveio pois não falo uma palavra de Alemão, nosso vôo para a Indonésia era em meia hora e nós estávamos lá sem nem saber se poderia ir para a Indonésia ou teria que retornar imediatamente para o Brasil. Bom acredito que ele pensou que já estava de saída do país mesmo e que não seria um babaca acabando com a nossa viagem. Ele abriu uma denuncia contra mim, tomou meu passaporte e depois tive que assinar um documento me declarando culpada. Meu namorado falou que meu retorno era por Zurich e que ainda tinha mais 20 dias para estar na Suiça até o dia da minha passagem. Ele só falou: ''Acho difícil sua namorada entrar de novo na Suiça''. Bom, ai começou todo nosso drama. A viagem dos sonhos tinha se transformado em um pesadelo. Estava apenas com um mochilão nas costas e todas as minhas coisas estavam na casa dele em Berna. Que situação! Enfim, os primeiros dias da viagem foram muito tensos até mesmo porque nosso roteiro de viagem era por lugares muito roots total lado B sem outros turistas a vista, realmente queríamos ir nos lugares menos movimentados e fizemos tudo a pé quase até Dempassar, foi 1 semana quase sem internet e sem condições nenhuma de resolvermos o problema, nossas cabeças estavam muito confusas também e cada um entrou na sua depre pessoa, até que chegamos em Bali e a vida com internet já nos permitia começar a pensar em como resolveríamos as coisas o mais rápido possível para pelo menos curtimos o resto da viagem. Bom, tinha dois grandes problemas. Minha passagem depois de chegar da indonésia era para 20 dias na frente e minhas malas com tudo que possuia estava em Berna. Ficamos pensando em como poderia reaver as malas, pois assim que chegasse em Zurich já teria que ir direto para o Brasil, bom depois de muito pensar e pesquisar meu namorado teve a brilhante ideia de entrar em contato com a SBB da Suiça e ver a possibilidade de alguém em Berna entregar minhas malas na estação de trem de Berna para que chegassem na estação do aeroporto de Zurich no dia que eu chegasse da Indonésia. Sim, nem sabíamos que isso era possível mais sim é possível, pagando uma taxa. Segundo problema, somente eu poderia pegar essa mala na estação do aeroporto de Zurich, mas obviamente eu não poderia sair do trânsito, então tivemos que nos certificar que eu poderia fazer uma autorização assinada por mim junto com a cópia do meu passaporte para meu namorado pudesse pegar as malas por mim. Terceiro problema, não sabíamos se ele também poderia fazer o check in das malas por mim, tivemos que fazer algumas ligações para a companhia aérea da Swiss e nos foi informado que sim ele poderia fazer e que as malas poderiam ser retiradas em São Paulo. Quarto problema, todos os vôos de Zurich para o Brasil saem todos os dias as 22h da noite e minha chegada em Zurich seria as 20:30 e teria pouco tempo para explicar tudo na imigração e fazer os trâmites com as malas, mesmo porque o lugar onde as malas chegam na estação para serem retiradas fecham as 18:30. Por causa disso tivemos que mudar nossa passagem de volta da Indonésia para mais cedo, e essa passagem havíamos comprado pela Turkish Airlines, mais 40 mil ligações até saber que sim poderíamos mudar o dia e hora com uma taxa a ser paga. Com isso acertado poderia mudar minha passagem do dia 21/10 para o dia 06/10, pois não poderia sair do trânsito dentro do aeroporto, consegui mudar sim, mas até ai tive vários momentos de quase infartos, pois quase todas as taxas de mudança para o dia anterior era com preços altíssimos e quase não havia lugares, até que quando falei que conseguiria pegar o vôo do dia 06/10 as 22h minha agente me deu a maravilhosa notícia que tinha rolado uma taxa bem boa por R$ 900 reais, sendo que para o dia anterior estava R$ 2.800, alguma coisa boa realmente tinha que acontecer depois de todo esse filme de terror. Enfim chegou o dia de voltar a realidade cruel. Na volta da indonésia tive que passar pela imigração novamente e fui super mal tratada por uma agente da polícia que mais parecia a tomb raider malvada com sangue nos olhos, que foi bem clara em dizer que eu deveria estar presa e que tinha que pagar uma multa naquela hora de 600 francos, falei que nao tinha o dinheiro. Ela tentou me apavorar mais eu estava tão anestesiada com a história toda que nem expressava mais sentimentos de espécie alguma. Meu namorado tentou de resolver com ela e fomos liberados, cheguei as 10h da manhã em Zurich e meu vôo para o Brasil saia as 22h da noite, passei 12 horas no aeroporto, sendo que já havia pegado outros 3 vôos, de Dempassar até Jakarta (1h), Jakarta ate Istambul (12h) e Istambul até Zurich(4h30). Estava tão cansada e tão linchada que qualquer coisa que fizessem comigo dava igual. Meu namorado ficou comigo até quase a hora da partida do meu vôo, quando tivemos que nos despedir para ele fazer o processo de buscar minhas malas e entrega-las na compania da Swiss para fazer o check in. Foi duro e triste ver ele virando as costas e saber que não poderia mais vê-lo tão cedo e nem pisar meus pés na Europa por no mínimo 1 ano e no máximo 10 anos, foi uma das coisas mais surreais que já passei na vida. Meus planos de ficar com ele e tentar me regularizar com um trabalho através da empresa dele também não chegaram a se concretizar. E hoje escrevo isso porque estou a 2 meses a espera da maldita carta que estava na mão do Juiz para dar o veredicto de quanto tempo ficaria proibida de entrar na Europa. Se não fosse atrás jamais chegaria, pois não tiveram a capacidade de olhar meu endereço e me mandar, se não fosse meu namorado ligar e correr atrás para que a carta fosse entregue na casa dele estaria até agora esperando sem saber de nada. Mas ela vai chegar em dois ou três dias na casa dele e depois disso ele vai embarcar para o Brasil. Mas me peguei aflita pois ele me confessou hoje que quando falou para a moça da imigração que havia passado 52 dias ela disse que meu caso é mais sério e talvez minhas esperanças de ser proibida apenas um ano tenham ido por água a baixo, escrevo tudo minha história pois não quero que ninguém passe pelo que passei, por favor não fiquem na Europa por mais de 90 dias sem visto, não vale a pena e o sofrimento é muito grande. Eu tive a sorte de encontrar alguém que vale a pena estar junto e vale a pena tentar, mas já havia feito tudo errado e o peso disso é grande e machuca muito não poder estar onde e com quem você quer por causa dessas fronteiras malditas. Se alguém já passou por algo similar e quiser compartilhar experiência ou me dar alguma esperança eu ficaria grata! Beijos a todos os viajeiros apaixonados como eu![/b]

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

A agente de viagem te falou merda mesmo. Suíça e França fazem parte do espaço Schengen, não tinha como ficar legalmente três meses em um e depois no outro. Não dá para confiar, tem que fazer a pesquisa por conta própria que já vi muita história de gente que foi sem visto para país que precisava, etc. Se ela te passou essa informação por escrito, você pode processar.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...