Ir para conteúdo

Áustria - Exceder visto D em 3 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

 

Vou para Áustria em intercâmbio e vou ter que ficar 6 meses e 3 dias lá.

 

Tanto minha chegada quanto partida será no Aeroporto de Vienna.

 

Vou tirar o visto D, que garante 6 meses.

 

Segundo a embaixada Austríaca, após o visto vencer, eu posso ficar como turista por 90 dias, mas estou inseguro sobre como funciona isso, se automaticamente meu estatus fica como turista ou devo fazer alguma coisa pra ter o carimbo do visto de turista, como por exemplo, viajar para outro país do tratado de schegen logo antes do visto D acabar?

 

Estou com medo de ter problemas na hora de embarcar de volta para o Brasil em Viena.

 

Aguém que já passou por isso, ou que saiba, poderia me ajudar?

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quem vai saber lhe responder isto com certeza, é o consulado austríaco onde você tirou o visto D.

 

Se mesmo assim você estiver em dúvida, eu recomendo você procurar o "MA 35 - Einwanderung und Staatsbürgerschaft" lá em Viena ao menos uns 30 ou 60 dias antes de vencer o seu visto D, e se informar como funciona, assim você tem tempo hábil para correr atras das coisas caso seja diferente do que lhe falarem no consulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muuuuiiito Obrigado, já é uma grande direção pra eu ver isso lá na Áustria.

 

A embaixada estava me falando que não tem problema em exceder o visto, mas eu deveria mostrar pra eles que eu não tinha mais vínculo na Áustria após o término do visto e estaria só como turista. Vou em intercâmbio de doutorado, por isso, já estava planejando pedir uma carta do meu orientador lá em Viena atestando que não estava mais vinculado com eles.

 

Outra solução que a embaixada me deu foi sair de Viena no dia 29 (dia de vencimento do meu visto) e ir para outro país do espaco de schegen, onde eles iriam "teoricamente" me dar um visto de turista por mais 90 dias, uma vez que já iriam fazer mais de 180 dias desde minha primeira chegada no espaço de schegen.

 

Acho muita confusão fazer tudo isso. Além do cagaço de tomar multa lá, não quero estragar as coisas e ser banido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muuuuiiito Obrigado, já é uma grande direção pra eu ver isso lá na Áustria.

 

A embaixada estava me falando que não tem problema em exceder o visto, mas eu deveria mostrar pra eles que eu não tinha mais vínculo na Áustria após o término do visto e estaria só como turista. Vou em intercâmbio de doutorado, por isso, já estava planejando pedir uma carta do meu orientador lá em Viena atestando que não estava mais vinculado com eles.

 

Outra solução que a embaixada me deu foi sair de Viena no dia 29 (dia de vencimento do meu visto) e ir para outro país do espaco de schegen, onde eles iriam "teoricamente" me dar um visto de turista por mais 90 dias, uma vez que já iriam fazer mais de 180 dias desde minha primeira chegada no espaço de schegen.

 

Acho muita confusão fazer tudo isso. Além do cagaço de tomar multa lá, não quero estragar as coisas e ser banido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Só pra concluir: achei a seguinte informação no FAQ do site: http://www.vfsglobal.com/austria/australia/faqs.html

 

I will study/stay in Austria for up to 6 months on the Austrian national visa. Can I still travel to other countries during or after my stay in Austria?

 

The Austrian national visa does not restrict your stay to Austria. You are therefore able to visit other Schengen-countries for a total of 90 days during the validity of the national visa (max. of 6 months). Furthermore, you are able to travel the rest of the Schengen region for an additional 90 days after the national visa expires, as long as you exit Austrian before or on the day the Austrian national visa expires.

 

Porém isso não dá direito a ficar na Áustria, você precisa sair dela antes do visto expirar, e FOI ISSO que a embaixada Austríaca não deixou claro para mim.

 

Vejam essa outra questão:

 

I plan to stay in Austria for 9 months. Can I get a 6 month national visa and then spend the rest of the time in Austria on the visa-free entry I am allowed according to the Schengen Visa Codex?

 

No. According to Austrian regulations any stay exceeding 6 months per year (i.e. 12 months period not calendar year) has to be on the relevant residence permit.

 

PRONTO, parece que o problema está sendo resolvido, o negócio é sair do país do visto antes que ele acabe (estou falando de vistos especias não o visa schegen free).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já ouvi esta história de ter que sair da Áustria após o visto D para receber um visto de turismo ao fim do visto D, mas acho que falta algum detalhe nesta história...

 

Simplesmente ir para outro país Schengen no dia 29, acho que não vai lhe dar um visto de turista automaticamente, pois não há controle nenhum nas fronteiras internas entre os países membros, você atravessa as fronteiras e ninguém nem olha na sua cara, nem costuma haver policias e agentes de imigração nas fronteiras internas Schengen para carimbar o seu passaporte.

 

Acho que você teria que sair do Espaço Schengen, pegar por exemplo um trem ou ônibus para Zagreb e retornar ao Espaço Schengen no mesmo dia ou no seguinte.

 

Mas posso estar enganado e ser assim, novamente o MA 35 pode lhe responder isto com mais certeza quando você estiver lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...