Ir para conteúdo

Mudança para a Romênia - visto


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, sou novo aqui no blog e estou precisando da ajuda de vcs.

Sou músico e fui convidado por uma banda de lá para cantar, e vou me mudar com a esposa e filha.

Sei que posso ficar 90 dias sem visto mas o problema é o após isso.

O baterista da banda me disse que uma opção seria de eu ir como turista e dar entrada em uma escola particular para assim conseguirmos os vistos de estudante, mas não me anima muito a ideia da volta a escola rsrs

Qual é na opinião de vcs uma maneira legal e segura para eu morar legalmente por lá?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Morar lá por mais de 90 dias e trabalhar legalmente lá vai ser meio complicado e burocrático.

 

Visto de Estudante varia em cada país, eu não sei como é especificamente na Romênia, mas na maioria dos países um visto de estudante não permite que você trabalhe durante o curso, você precisa se matricular num curso diário, com no mínimo 15 horas de aula por semana, também precisa pagar um ano de curso antecipadamente e comprovar que possui dinheiro para se sustentar por pelo menos por um ano sem trabalhar.

 

Um visto de trabalho é mais complicado, você precisa comprovar que possui um contrato de trabalho com uma empresa legalmente constituída na Romênia, e ele é concedido somente para algumas profissões específicas, os chamados profissionais altamente qualificados (médicos, executivos, engenheiros, cientistas, pesquisadores, atletas de alto desempenho, etc)

 

Em alguns países músicos são classificados como profissionais altamente qualificados, que tem direito a visto de trabalho desde consigam apresentar um contrato de trabalho com alguma banda.

 

Eu não sei se na Romênia músicos tem este direito, mas eu tentaria ir atras desta informação junto ao consulado ou embaixada Romena aqui do Brasil.

 

 

Mais informações: http://brasilia.mae.ro/pt/node/856

Link para o comentário