Ir para conteúdo

Vale Europeu de Bike - Giraventura


Posts Recomendados

  • Membros

►RELATO DO TRECHO: Timbó - Pomerode - Dia 1

 

Depois de um bom café da manhã e já com a bike montada, iniciei o primeiro trecho. Saí do restaurante Tapioka, o marco zero do circuito em direção a Pomerode. Nos primeiros quilômetros, o chão é de paralelepípedos e asfalto, depois, terra batida. A viagem é tranquila, passei por Rio dos Cedros para depois chegar em Pomerode. Temos um pequeno aclive no final, mas em geral a ascensão não é muito grande. As paisagens são bonitas, passamos por muitas construções do estilo enxaimel, uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira montadas em posições verticais, inclinadas ou horizontais. Uma dica para começar a viagem é não economizar nas fotos, pois os lugares que encontraremos adiante serão mais bonitos ainda e outra muito importante, siga sempre a seta amarela. Chegando em Pomerode, vale a pena uma vista no Zoológico, pois é pequeno e muito organizado, uma boa maneira de curtir o final de tarde e se preparar para o dia seguinte que será um pouco mais puxado.

 

Timb%C3%B3-Pomerode

 

►RELATO DO TRECHO: Pomerode - Indaial - Rodeio - Dia 2

Distância: 67 km

Elevação acumulada: 690 m

Resolvi fazer dois trechos de uma vez, pois praticamente não há ascensão entre Indaial e Rodeio. Entre Pomerode e Indaial também é bem tranquilo. Entretanto, vamos pedalar um pouco mais nesse dia, 67 km. Os percursos ainda continuam muito povoados, passando por muitas igrejas e o rio Itajaí Açu. Vale a pena, embora não faça parte da trajetória do circuito, passar por uma ponte pênsil e parar para tirar fotos. Chegando a Rodeio, fui extremamente bem recebido na Pousada e Cafe Stolf pelo Sr Dante.

 

Indaial-Rodeio

 

►RELATO DO TRECHO: Rodeio - Dr Pedrinho - Dia 3

 

“El Picol Paradis“, um projeto do agricultor Paulo Notari, povoando o morro com hortênsias, anjos e com um Cristo Redentor. Prepare-se pois esse é o dia mais puxado, muita ascensão, são 1.120 metros. Na subida do morro, quebre a esquerda e tente conhecer o Mosteiro. Você vai pegar uma trilha de mais ou menos um quilômetro mas, no final, mas você vai se surpreender. Também vale a pena no final da descida andar mais 8 km para apreciar a Cachoeira do Zinco. A trilha pra cachoeira é plana no começo mas para chegar ao mirante é uma subida muito puxada, mas vale a pena. A cachoeira é linda e vale a pena o esforço. Saindo da cachoeira e tomando a estrada novamente rumo à Cachoeira do Zinco a trilha para Dr Pedrinho fica menos íngreme, mas nem menos puxada. O visual começa a mudar, vários trechos já passando no meio da mata até chegar a Dr Pedrinho. Nesse dia, peguei uma chuva torrencial nos últimos 10 km, mas a chegada é surpreendente. Chega-se a uma cidade bucólica, totalmente dominada pelos morros e pela natureza. É o aperitivo para o isolamento.

 

►RELATO DO TRECHO: Dr Pedrinho - Cedro Alto - Dia 4

 

São 40 km, a viagem muda completamente. Saia cedo e leve bastante água pois de agora em diante você passará em vários bosques de araucária e mata fechada. Devido às fortes chuvas do dia anterior, ficou bem difícil pedalar na estrada. A terra ficou muito fofa, grudava nos pneus e deixava a bike muito pesada. Preste muita atenção às placas, siga sempre a seta amarela, pois em alguns trechos você pode se perder. Parada obrigatória antes da subida animal é a Cachoeira Véu da Noiva que, para quem não quiser andar 1 km no meio da mata, pode vê-la do mirante. Atravessei dois rios, ambos, se a correnteza não estiver forte, dá pra atravessar pedalando. A paisagem vai mudando completamente até o ponto que se chega no alto de um morro e já se consegue avistar a represa, é lindo. Descendo o morro em direção à represa, o cenário vai se tornando maravilhoso. Pode-se fotografar vários espelhos de água durante o percurso.

 

►RELATO DO TRECHO: Cedro Alto – Palmeiras - Dia 5

 

São 41 km e, novamente, leve bastante água. Encontrará algumas fazendas no começo do caminho mas depois a paisagem muda novamente. No começo é uma trilha bastante técnica, com pedras de cascalho grandes. Você atravessa rios, passa por riachos onde é possível se tomar um banho, mas seguindo em frente vamos no sobe desce chegar a uma cachoeira maravilhosa. Paga-se R$ 5,00 pra entrar mas novamente vale a pena conhecer a Formosa. Seguindo em frente vamos chegar a Palmeiras. Não se assuste, a cidade tem uma rua, e há um supermercado em menos de 1 km.

 

►RELATO DO TRECHO: Palmeiras- Timbó - Dia 6

 

São 53 km praticamente de descidas, praticamente, pois subiremos uma serra para Timbó que talvez seja a subida mais desafiadora de todo o percurso. Fora esse esforço, vamos pedalar quase todo o percurso em retas e descidas. Leve bastante água. Pegue leve na descida da serra pois ela é um convite à velocidade. Passaremos pro Benedito Novo antes de chegar em Timbó e voltaremos à estrada de asfalto, chegando na ponte ao lado do restaurante Tapioka, finalizaremos o percurso. Nesse trecho o circuito volta a passar por locais mais habitados, mas passa ainda por muitas matas e riachos. Descidas íngremes e suaves são a recompensa pelos dias anteriores serra acima. Mas para martírio, há uma última subida longa e bem forte e por incrível que pareça a mais forte de todo o circuito, na localidade de Rio Cunha, após a localidade de Cedro Alto. Depois de atravessar a cidade de Benedito Novo, a estrada acompanha o o rio, também com mesmo nome, até alcançar o asfalto que liga Rodeio a Timbó.

Palmeiras-Timb%C3%B3

 

Para mais detalhes da viagem como altimetria e distância vá até meu blog http://www.giraventura.com.br Curta outras viagens e aventuras por lá!

IMG_9719.JPG.d4cb5942be9aec038a926f662f82e7c2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...