Ir para conteúdo

Serra do Tepequém – Roraima – RR – Super subida, de Biz!!!!


Posts Recomendados

  • 5 meses depois...
  • Membros

A Montelo

Baseando-me totalmente eu seu relato, fui à serra do Tepequém no dia 24/10/2013. Os principais pontos em que fui foram :

1) Mirante da Trilha do Projeto Amajari passando pela antiga Vila do Cabo Sobral, deste mirante se vê a Venezuela. Neste mirante eu conheci uma planta chamada pimenta-de-raposa que acreditava-se ser endêmica do Monte Roraima, mas descobriu-se que existe em outros lugares de Roraima.

2) Fui na Cachoeira do Igarapé Preto, onde conheci uma planta com umas frutinhas cor preta que soltam um líquido muito doce (provei).

3) Fui na Cachoeira do Barata.

4) Fui na Cachoeira do Paiva.

5) Eu não fui na Cachoeira do Funil, mas existe um mirante em que se pode vê-la de longe.

5) E fui na Cachoeira da Anta, nesta cachoeira têm um mirante (quando eu falo mirante, é um mirante natural, um penhasco com uma vista maravilhosa) com vista para a floresta da bacia do rio Trairão. Nesta trilha para a Cachoeira da Anta eu tirei foto da cobra coral (Micrurus lemniscatus helleri) que é endêmica de Roraima.

 

Eu aluguei em Boa Vista um Fiat Uno 1.0 para ir até o Tepequém. Indo para a Cachoeira do Paiva que têm a famosa escada de madeira com 266 degraus, precisa atravessar um igarapé com o carro, se não estiver cheio, o Fiat Uno atravessa sem problemas. Depois o resto foi a pé.

 

Todos estes caminhos que fiz , eu registrei nos mapas do projeto Track Source ( www.tracksource.org.br), gratuitos e disponíveis para download. Quem não for amante de GPS pode-se contratar um guia e pedir para que leve nesses lugares. Aliás, independente do GPS ou não, eu recomendo se contratar o guia Norton.

 

Eu fui conduzido no Tepequém pelo guia Norton, ele mora no camping Ponto Aventura que fica na entrada da Cachoeira do Barata. Profundo conhecedor da geografia da região, da história, da fauna, da flora, professor de rapel (eu não fiz rapel, mas quem quiser fazer, é um ótimo contato) e acima de tudo um excelente fotógrafo, eu simplesmente deixei a minha Nikon D5200 na mão dele e tirei fotos com uma Sony WSC-630. Eu sou um ótimo mergulhador, participei de campeonatos de caça-submarina aqui no Espírito santo, e durante um mergulho (apnéia) num poço na Cachoeira do Barata para identificação ictiológica, o guia Norton também teve fôlego para me acompanhar, eu fiquei impressionado com as qualidades deste rapaz, recomendo!

 

Na estrada para o Tepequém, você irá passar por uma região alagada com muitos buritis, prepare a câmera fotográfica, pois verá bandos de tuiuius, etc. Tirei várias fotos.

 

Não subi ao platô do Tepequém pois estava me recuperando de um joelho quebrado, mas por indicação do guia Norton voltarei em dia de Lua Cheia, e levaremos barraca para dormir lá em cima. Isto fica para a próxima...

 

Agradeço mais uma vez a A Montelo pelo excelente relato com fotos e muito bem descrito. OBRIGADO!!!!

 

Roraima como um todo, recomendo!!!!! Para quem não têm muito tempo, vale lembrar que o estado de Roraima não se resume ao Monte Roraima, têm muito mais coisa interessante para conhecer. Eu conheci através da Internet um médico de Roraima que faz atendimentos no interior e que faz relatos ótimos na Internet através de um blog (http://impressoesamazonicas.wordpress.com/), também recomendo a leitura.

 

Passando por Boa Vista, procure o Bar Meu Cantinho Histórico que fica na Orla Taumanam e prove a famosa damurida (comida indígena), é uma comida muito diferente, acha-se na Internet descrições dela.

 

Um grande abraço para todos e um especial em A Montelo

 

Hilton

Vitória - ES

Link para o comentário
  • Membros

Oi Hilton, fico feliz de saber q o relato lhe foi útil! ::otemo:: Agora vc conhece mais Roraima do que eu! rsrsrsrsrs Tem q voltar mesmo pra ir no platô! Acampar lá deve ser irado! Realmente quem vem pra cá tem q provar a damurida, mmmmm, eu gosto! Tem uma casinha de reggae aqui, chamado Casa do Neuber, muito bacana, lá eles oferecem aos convidados damurida como cortesia da casa! :D Bj, boas andanças! Volte sempre a minha terrinha!

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Prezada A Montelo

 

A semente que você plantou quando fez este excelente relato com fotos sobre a serra do Tepequém está dando frutos, eu fui em outubro/2014 na floresta de Tumucumaque (Amapá) e novamente me baseando no seu relato, publiquei aqui nos Mochileiros um relato sobre a minha viagem à Tumucumaque.

 

Abraços e parabéns mais uma vez.

 

Hilton

Vitória - ES

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Prezada Talita Vilela

 

Eu me hospedei na Pousada Lauro Gondim na Serra do Tepequém, os proprietários chamam-se Evaldo e Vagna.

Ligue para eles, que eles farão o contato com o Norton, você marca um horário e pode conversar, pois ainda não pega telefonia celular no Tepequém. Esta pousada tem Internet. Você pode também enviar mensagem para o Norton pelo WhatsApp (95) 9142-4023, ele responde assim que estiver próximo a uma pousada com Internet.

Telefones da Pousada Lauro Gondim : (95) 3593.2930 (Tepequém) / (95) 3626.8037 (Boa Vista) / 99142.0553 (Boa Vista)

Email : pousadalaurogondim@gmail.com

 

Não se esqueça de publicar aqui na volta como foi sua viagem ao Tepequém, pois quero voltar lá em breve.

 

Boa viagem

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Caro Thiago Guerreiro

 

Sua gentileza de enviar o tracklog da trilha para o Platô da Serra do Tepequém foi muito útil, ela foi incorporada ao mapa do projeto Track Source (http://www.tracksource.org.br), são mapas gratuitos feitos por milhares de voluntários e atualmente são os melhores do Brasil.

Veja figura em anexo.

Abraços de Hilton

598ddb943ea5c_TrilhaPlatdoTepequm.jpg.1b9b475eb6d63fe362439ee020dcc5bb.jpg

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Oii parabéns pelo postagem, muito bem relatado, então estou pensando em ir durante o meu recesso do trabalho agora em maio e gostaria de saber quanto tempo mais ou menos eu preciso para conseguir conhecer a serra e algumas cachoeiras saindo de Manaus e vc sabe o valor da passagem de ônibus de Boa Vista até a Vila Brasil??

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...