Ir para conteúdo

Viagem bolivia/peru/MP/Chile/UYuni


Posts Recomendados

  • Colaboradores

02.05.2008

 

Galera,

 

sò pra informar os precos:

 

Na isla del sol:

 

Quarto: BS 40

Agua: BS 8 (1.5 litro)

Truta: BS 26 (com arroz, legumes, sopa de quinua na entrada e mate de coca)

Entrada pra ilha do sol: BS 5

 

Surreal,

è isso que eu posso dizer da isla del sol. Paisagem paradisiaca resultou em muitas fotos e filmagens legais. Muitos estrangeiros. MUITOS!!!!

 

Fomos admirar o por do sol e quando regressamos ao hotel jà nao dava pra ver um palmo a frente do nariz. foi necessario lanterna pra evitar quedas nos degraus da ilha.

A ilha parecia abandonada. Sem iluminacao nas trilhas e ruazinhas. Era 19:30hrs e nao havia mais nada pra fazer. resolvemos ir para a pousada. Acabamos dormindo. Quando acordamos hoje, a grande surpresa: Nao havia agua quente. Alias, nao havia agua. Reclamamos com a dona da pousada mas sem sucesso. Cuidado com as pousadas... Alguns bolivianos sentem a necessidade de passar a perna nos turistas.... Principalmente na ilha do sol... tudo e carissimo!!!!

 

O cafè custou BS 12 (pao duro, margarina, geleia, mate de coca)

 

Fomos visitar as ruinas. pegamos meia hora de trilha e chegando em uma delas percebemos que ela estava cercada por arames farpados. Um absurdo!!! No ticket de entrada da ilha dizia que o mesmo dava direito a visitar todas as atracoes turisticas da ilha. O palacio inca è bem legal. iramos algumas fotos e depois de pensar muito, entramos no meio de uma plantacao e chegamos em uma falha na cerca. ENTRAMOS! Era so o que faltava... sem agua pra tomar banho e escovar dentes e sem atracao turistica....

 

Bem, acabamos deixando o lugar sem receber nosso dinheiro de volta. La a agua sobe nos lombos dos burros e posteriormente eles encher as caixas. Nada justifica, pois pagamos a mais por um conforto que nao tivemos.

 

Descemos as escadarias para pegar o barco de volta pra copacabana. Fomos em uma van apertada que saiu as 13:30hrs. 10 minutos mais tarde chagamos aa imigracao boliviana, posteriormente aa imigracao peruana. Aquela historia dos policiais que enquadram turistas nao aconteceu.

 

Passando a fronteira troquei dolares por soles: 1 dolar = 2.80 Soles

 

Cuidado pois em outra banca um amigo conseguiu 2.73 soles. POrtanto pesquise.

 

No proprio onibus da PERU TOURS (esse sim, digno), nos ofereceram o passeio pras islas de uros(o que era $25 passou pra $20 apos pechinchar).

 

Demoramos 3 horas pra chegar em PUNO. imediatamente deixamos os mochiloes na agencia de turismo e fomos ao barco que nos levou as ilhas.

 

SIMPLESMENTE FANTASTICO. Totalmente unico o lugar. Ilhas feitas de um vegetal chamado Totora. visitamos as ilhas Pachamama e Kamisaraki. O povo là e bem receptivo. Nao e por menos... centenas de turistas visitam o lugar diariamente e deixam por la muitos soles e dolares. Vale muito a pena.

 

Na volta a van nos deixou no terminal, onde as 21:30 embarcaremos para cusco. Chegada prevista: 04:30.

 

Atè

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

03.05.2008

 

Chegamos em Cusco 4:00 hrs da manha e ligamos pra Marisol (tinhamos combinado que o Saul, seu marido, iria nos recepcionar na rodoviaria). Ela demorou um tempao pra chegar, mais de uma hora e meia). Mas enfim, apareceu.

 

Ela nos recomendou um hotel que fica a tres quadras da plaza de armas, o HOSTAL SINGAPUR, com preco medio de S25 por pessoa, com banheiro privado, TV. Vale a pena, pois o hostal fica proximo da praca mais agitada da cidade. E e um dos mais baratos da regiao.

 

No mesmo dia fizemos o passeio pelo vale sagrado dos incas. O passeio inclui paradas em pueblitos incas, alem de complexos arqueologicos como PISAC (ruinas incas situadas no alto do vale) e OLLANTAYTAMBO (demais estas ruinas! em muito bom estado e existem descendentes que ainda habitam construcoes incas). A ultima parada foi o povoado de chinchero, onde nao ha muita coisa interessante, alem da preca central onde cholas vendem seus artesanatos. Vale lembrar que alem de contratar o passeio com a Marisol ($25) vc deve comprar o boleto turistico de cusco, que custa $70 Normal e $ 35 estudante (carteira ISIC). Este boleto da o direito de conhecer varios lugares. Assim que vc conhece um eles furam seu boleto no local visitado. Quem optar por pagar isolado cada atracao paga $35 por lugar. Nao compensa.

 

O almoco e por conta propria. Vc paga S15 e come a vontade. Bebida tb e a parte.

 

Chegando do passeio fomo a plaza de armas trocar dinheiro. Aqui 1 dolar vale 2.78 (media). Cuidado: pesquise antes de trocar dinheiro. Se perceber que a taxa nao esta boa, procure lugares que aceitam cartao de credito. Diferente de lapaz, aqui todo lugar aceita VISA, MASTER, DINERS, AMEX....

 

A plaza è realmente muito bonita. Bem conservada e bem policiada. Existem duas igrejas: a catedral de Cusco e a igreja da companhia de Jesus. No meio dela ha um chafariz. Tomem cuidado. Os bares, restaurantes, lanchonetes, lojas, etc estao mais caros nesta praca. procure opcoes nas ruas proximas.

 

Encontramos com muitos brasileiros em cusco. mais de 15 num dia sò.

 

A noite fomos no MAMA AFRICA. um bar que e famoso e fica na plaza de armas. muita gente...99% turistas.Vale a pena. Nao paga entrada.

 

Amanha as 14:00hrs farei o CITY Tour

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

04.05.2008

 

Dia 04:

 

Acordei e fui ligar pra casa. Nao abuse pois em cusco as coisas sao caras!

Almocei no LA TRATTORIA, um lugar que faz pizza e massas. paguei 16 soles por uma pizza de 4 pedacos com tamanho razoavel. Muito boa!

 

Depois fui ao hostal e pedi que levassem minhas roupas sujas para lavar. eles cobraram 8 soles (4 soles por quilo).

 

Aguardei ate a hora que a marisol disse que a van passaria: 13:50 . porem passou o horario e a van nao chegava. quando deu 40 minutos de atraso resolvi nao esperar mais. Claro! paguei 70 soles pèlo boleto turistico que dava direito a conhecer diversas atracoes e nao podia perder esta grana. Nem as atracoes! Irritado pra K@##@#@#@# (paguei 15 soles que incluia transporte e guia para os locais)peguei um taxi na Plaza de armas ate Sacsayhuaman. o cara me cobrou 5 soles. chegando là nao tem jeito. vc precisa conhecer muito o lugar ou contratar uma guia pra nao ficar tirando um monte de foto de pedra amontoada sem saber o motivo. Contratei a guia: 20 soles.

 

 

Sacsayhuaman e por muitos chamados de fortaleza, mas na realidade e um templo. foi como diversas outras construcoes, destruida pelos espanhois. mas e impressionante!!!

 

Continuando a jornada, fui caminhando por 10 minutos ate Qenqo. E um monolito que era considerado sagrado pelos incas (fiquei sabendo disso depois. Na hora nao entendi nada!!!)

 

O proximo sitio arqueologico era Puca Pucara. Peguei uma van chamada HUERTO, que me custou 1 sol.

Mesma coisa de qenqo: tirei fotos de ruinas sem saber o significado.

a dez minutos caminhando cheguei a TAMBOMACHAY, o ultimo. Bem legal as contrucoes em homenagem a agua.

 

Para voltar a cusco peguei a mesma van HUERTO. Liguei para a marisol e expliquei que furaram o compromisso de me buscar. Ela disse que no outro dia (o tao sonhado dia que comecaria a trilha) iria me reembolsar de todas as despesas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

05.05.2008

 

Tao sonhado dia chegou. hora de ir a caminho de MP!!!

 

7 horas da manha vou para o onibus que nos levara a Ollantaytambo, KM 82, nosso ponto de partida.

Dentro do onibus encontro a marisol, que me da o dinheiro e pede mil desculpas pelo ocorrido no dia passado. Faze o que???' desculpei.... mas msm assim fiquei chateado....

 

Fomos ate ollantaytambo onde fizemos as compras do que iriamos utilizar na trilha. tinha quase tudo, menos os lencos umidos (indispensavel) e hidratante. Nao esqueca de levar lanterna, repelente, escova de dente, pasta, fio dental, capa de chuva, etc....

 

No posto de controle exigiram nossa documentacao. eles sao realmente duros nisso. se o numero do documento for diferente nao te deixam passar. entao, se reservar a trilha com RG, leve.

 

O primeiro dia e para "aclimatacao". subida leve. uma boa dica e levar calca que vira bermuda. de dia faz bastabte calor e a noite esfria muito.

 

Um elogio para a galera do suporte, os porteadores e cozinheiros. quando chegamos na parada do almoco a barraca ja tava montada e comida quase pronta. comida essa muito boa! sopa de entrada, mais o almoco (arroz, carne, salada, etc) e cha no final. Muito bom!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

06.05.2008

 

DIA PESADISSIMO

 

dia em que subimos 1200metros. E nao e so isso! apos Warminawusca (passo da mulkher morta), que fica a 4200 m tem uma descida interminavel ate o acampamento.

 

Dica: va no seu ritmo. a galera do meu grupo (7 franceses e 2 espanhois) acabou tendo que me esperar uns 20 minutos no topo. Quando cansava, parava, tirava fotos, filmava, trocava ideia com o pessoal dos outros grupos.

 

La de cima a vista e incrivel! podese ver a cordilheira e seus nevados. A descida e desgastante. um item obrigatorio mesmo e o bastao de caminhada. leve!!!!

 

apos descer ficamos no acampamento o resto do dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

07.05.2008

 

dia puxado tambem. chei de descidas e subidas. neste dia da pra apreciar o salkantay. tb e o dia onde se visualiza mais sitios arqueologicos.

 

temia que o dia anterior me fizesse cansar rapidamente. mas ao contratio do que pensei, foi mais facil caminhar, a respiracao estava melhor.

 

a chegada no acampamento de Winaywayna apos uma longa descida foi comemorada. ali podemos tomar banho quente (banheiro relativamente limpo) e ficarmos reunidos em construcoes de alvenaria para comer. uma boa estrutura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

08.05.2008

 

CHEGOU O DIA!!!!! MP NOS ESPERA!!!

 

acordamos 4 horas da madruga e nos aprontamos rapido.

 

AHHH... ESQUECI!!! No dia anterior fizemos um rateio de 30 soles pra cada pra entregarmos aos porteadores. Nada mais justo!!!!

 

Acordamos 4 horas e tomamos cafe. ainda escuro, utilizamos nossas lanternas para ir ate a fila do posto de controle que so abriu as 05:30am. Minutos mais tarde a fila ficou gigantesca! todos querendo chegar logo a porta do sol e deparar com MP.

 

A caminhada e de 1hora e 40 minutos. subidas ingremes e degraus irregulares desafiam a galera. Mas ninguem baixa o ritmo. todo mundo quer chegar em MP antes do primeiro raio de sol bater na cidade.

 

Chegamos na porta do sol (INTIPUNKU) as 06:40. E que sorte!!!! Sem neblina, Ai estava nosso objetivo maior apos 4 dias no meio do nada!!!!!!!!!!!

 

Incrivel!!!! So de fotos acho que foram mais de 200. Mas as filmagens que ocuparam mais de 1 hora.

 

Dica: o centro de atendimento ao turista de MP carimba o seu passaporte com a figura da cidade. e uma boa recordacao!!!

 

Leve repelente neste dia!

 

Se for incluido no pacote, neste dia os guias te darao as passagens de onibus pra aguas calientes, onde faremos o ultimo almoco do grupo. E tradicao tb dar uma graninha pros guias nesse dia.

 

Aguardamos em aguas calientes ate 06:00pm o trem pra ollantaytambo. Aguas calientes e um povoado que nao tem quase nada, a nao ser os banhos termais (10 soles). preferi ficar na cidade e comprar camisetas e stamps (pra quem gosta de costurar no mochilao, existem stamps de MP e do Caminho iinca).

 

O trem da Peru Rail e na classe Back Packer, ou seja, estilo mochileiro. Assentos apertados entre si, mas a viagem foi legal. Pena que foi a noite.

 

Chegando no destino final a agencia estava nos esperando pra nos levar a cusco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

09.05.2008

 

Acordo cedo. tenho que ir a rodoviaria e comprar passagens pois pretendo ir a arica, no chile.

 

A rodoviaria de Cusco e interessante. Uma gritaria sò. Todo mundo gritando AREQUIPA!!! AREQUIPA!!!! parece que so tem passagem pra arequipa.

 

fui direto no guiche da Cruz del Sur. e ai veio o tombo. de cusco a Tacna (cidade na fronteira com o chile era 140 soles). Ai entrou em acao o plano jeitinho brazuca. tinha algumas opcoes. Ir ate puno e de puno ir a tacna ou ir ate arequipa e de arequipa -tacna.

 

O mais barato que consegui foi 20 soles de Cusco Arequipa, que saia as 7 da noite. Vamu nessa. Como sao 10 horas de viagem economizaria a diaria do hostal. A compania foi COLCA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

10.05.2008

 

Cheguuei em arequipa as 05:30 da manha. A viagem um pouco desconfortavel por dois motivos:

 

1. o onibus nao era cama, e sim semicama. semi cama na linguagem aqui do local significa assento comum.

2. Um senhor FDP que nao parou de roncar a noite inteira. Ronco alto pra K@#@#~!!! Senhor carne esponjosa com desvio de septo!!!!!

 

De arequipa acabando de desembarcar peguei um bus da coimpanhia FLORES para Tacna. Preco de 20 soles. Sai de arequipa as 06:00 e cheguei em Tacna ao 12:00. Em tacna existem um motoristas particulares que fazem o trajeto tacna - arica por 15 soles. desconfiando um pouco eu embarquei. deu tudo certo. passamos pela fronteira e as 14:00 estava no chile, em arica. Finalizando, tudo deu 55 soles. se fosse pela Cruz del sur, teria conforto , mas pagaria 140 soletas.

 

Arica nao tem nada de mais pra fazer. o principal e ir ate o MORRO e vislumbrar a vista do oceano pacifico. no proprio monte existe um museu militar, onde falam das batalhas que ocorreram là. Guardei meu mochilao na propria rodoviaria por 900 pesos chilenos.

 

Depois liguei pro brasil: 1 minuto sao 100 pesos chilenos. Internet: 1 hora sao 250 pesos chilenos.

 

O dolar vale 465 pesos chilenos. ATENCAO! eles nao aceitam dolares velhos. nao quisera trocar uma nota minha pois tinha um pequeno rasgo de 2 mm. Vai ser fresco assim na PQP!!!! Brincadeiras a parte, tomem cuidado com isso.

 

Comprei passagem pra sao pedro de atacama. o Busao sai as 22:00. Valor: 13000.00pesos chilenos.

 

Veja esta e mensagens posteriores no forum do CHILE, com o titulo: Viagem bolivia/peru/MP/Chile/UYuni

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...