Ir para conteúdo

Paraná restringe entrada de turistas na Ilha do Mel


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Secretaria do Meio Ambiente do Paraná restringe entrada de turistas na Ilha do Mel

 

O número de pessoas que entram na ilha tem de ser igual ao que sai, diz Secretário.

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), suspendeu no último sábado (30) a entrada de turistas na Ilha do Mel, que já atingiu o limite máximo de 5 mil visitantes por dia. De acordo com o secretário Rasca Rodrigues, cerca de 1.500 pessoas estão apenas passando o dia na ilha e que estas vagas deverão ser liberadas já no período da tarde.

 

"A partir do momento que estes turistas começarem a retornar ao continente, nós poderemos liberar a entrada de novos grupos. O número de pessoas que entram na ilha tem de ser igual ao que sai", explicou Rasca. Segundo ele, a Ilha do Mel possui um limite para o recebimento de visitantes, o que deve ser respeitado.

 

O chefe do escritório regional do IAP na Ilha do Mel, Reginato Bueno, disse que os proprietários de campings e pousadas também devem respeitar a infra-estrutura para que não haja dano ao meio ambiente. "Estamos falando de uma unidade de conservação e a superlotação prejudica o bem-estar do próprio turista e da ilha também", lembrou.

 

No terminal de embarque de Pontal do Sul, não estão mais sendo vendidas passagens para travessia de barco. Funcionários da Eco Paraná estão oferecendo aos turistas - que chegam ao terminal com destino a Ilha do Mel - passeios de quatro horas para a Ilha das Peças, também conhecida como Ilha dos Golfinhos, a partir de R$ 10,00.

 

A Eco Paraná e o IAP, que administram o terminal de embarque, alertam para que os turistas procurem informações sobre o número de vagas antes de se deslocar até Pontal do Paraná para uma visita a Ilha do Mel. O telefone do terminal é (41) 3455-1690 .

 

Segundo o chefe do IAP, cerca de 20% dos visitantes procuram a ilha apenas para passar o dia. "Por isso, é importante que os visitantes busquem informações antes de embarcar, pois o número de pessoas na ilha varia de acordo com o horário", concluiu Reginato.

 

Fonte: Texto da Agência de Notícias do Paraná (Envolverde/Ecoagência)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Perdoem minha ignorância, mas não entendi porque o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a empresa Eco Paraná estão atrás dos maconheiros... rsss... (Ahhh! Eu não agüento!).

 

Falando sério... Eu quase não acredito que após anos esta lei enfim esta sendo aplicada e fiscalizada, pois até então era mais uma entre milhares ignoradas só existentes num pedaço de papel... Como a queima de fogos de artifício (inclusive no Réveillon), fogueiras em espaços públicos, assim como a entrada de animais domésticos no local... Vamos ver até quando... Ou... Até por quanto R$... A começar pela questão das reservas nas pousadas.

Visto que das 678 moradias existentes na ilha 296 ocupações (43%) são irregulares desrespeitando o Plano de Manejo da Ilha do Mel elaborado em 1982, contendo uma série de normas para preservação do meio ambiente local. As irregularidades são em relação ao tamanho, altura e local das construções - geralmente em áreas de invasão.

Dezenas de casas fora dos padrões estabelecidos pelo Plano de Uso da Ilha estão para serem demolidas e cinco ações já estão com sentenças demolitórias expedidas – todas irregulares, com notificação em andamento pelo Ministério Público, aguardando finalização das fases processuais. Algumas demolições deverão ser totais, outras parciais, com a redução da altura, ou cômodos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Vc ter uma rezerva em uuma pousada não garante sua entrada na ilha....Pois a capacidade de hospedagem com os campings e tudo mais é maior que a capacidade da ilha...

 

Quanto a fiscalização contra Maconha sempre existiu na Ilha do Mel e inclusive foi no passado motivo para um topico com duras criticas contra a policia do PR que realmente busca fazer uma limpa nos "usuarios"....mas esquecem dos verdadeiros problemas...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Agora sim... Uma boa resposta. As vezes você só precisa de um empurrão na ladeira... 8)

Ainda que no meu ponto de vista os policiais não “esquecem” os verdadeiros problemas, é tudo uma questão de cada um cumprir com suas obrigações e respeito às leis. E o abuso no uso de drogas por alguns inconseqüentes é também um verdadeiro problema em qualquer lugar, só que não tem nada a ver com o assunto abordado neste tópico.

 

Abraços.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá pessoal!

 

Pretendemos, eu e minha família ir para a Ilha do Mel, assim gostaria de saber se alguém poderia me esclarecer uma coisa. Como a entrada na Ilha é restringida, como que se faz a reserva em um hotel com antecedência e depois não há risco de perder um dia de estadia por não conseguir entrar?Agora nas férias de janeiro deve haver muita procura.

 

Quem puder me esclarecer e me orientar eu agradeço desde já.

 

Bom natal a todos.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...