Ir para conteúdo

Abertura de Albergue - PR


Posts Recomendados

  • Membros

Vou me aventurar na abertura de um albergue, o qual será ecológico/sustentável (desde a contrução - escolha dos materiais, mão-de-obra - até a utilização do mesmo -eficiência energética, recirculação de água, descarte de resíduos, etc).

 

Gostaria de opiniões quanto ao lugar, pretendo me instalar no PR, região de Curitiba/serra do mar.

 

Tipo Morretes, a galera que desce a serra de trem, sobe o marumbi, ficaria num albergue, ou tocaria viagem até o litoral?

Guaraqueçaba: se alguém conhece, e estaria disposto a viajar p/ conhecer (mata atlântica intacta, ilhas de superagui e cardoso, etc).

Curitiba: centro histórico, ou bairro das baladas?

Ilha do Mel: sem chances, não se vende mais imóveis por lá :((

 

Valeu pela ajuda!!! E se puderem dar dicas de itens imprescindíveis num albergue, agradeço muito!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Paula

 

Algo imprescindível num albergue é a proximidade a meios de transporte (rodoviária, por exemplo) e algum lugar para compra de alimentos e utilidades, como um mercado.

Em Monte Verde conheci uns anos atrás um senhor que tentou instalar por lá um albergue, que no entando nao foi adiante devido à distância da rodoviária local, e por se tratar de um lugar onde a imensa maioria dos turistas necessita, ou acha q necessita, de um automóvel pra chegar e/ou se locomover.

Outra coisa q notei é q a tendência no Brasil é vc ter quartos de casal e com banheiro. Rolam aqueles quartões coletivos, mas não são a maioria. É q temos uma visão europeizada dos albergues, mas o mercado brasileiro é bastante diferente.

Outra coisa q eu noto é q albergues na praia têm um movimento bastante maior do q na montanha. E o brasileiro usa o albergue durante todo o dia, como uma pousada, e não como ocorre na Europa, onde vc entra no final de tarde e sai de manhã.

Link para o comentário
  • Membros

Paula, eu não mexo com turismo, sou apenas mais um turista, porém, dentre esses locais eu escolheria Guaraqueçaba, apesar do difícil acesso.

Lá ainda são poucas as opções de hospedagem e é um destino que, cedo ou tarde, deverá figurar entre os mais procurados, sobretudo no que diz respeito a ecoturismo.

Boa sorte!

Link para o comentário
  • Membros

Concordo com o Pipino Magajna, minha visão é como turista também, e o local entre esses que mais me interessa em conhecer é Guaraqueçaba, principalmente pela proximidade das diversas ilhas que compõe o municipio (Ilha do Sebuí, Ilha de Tibicanga), a proximidade com a Ilha do Carodoso, Ilha de Bertioga, Parque Nacional do Superagüi, e pela variedade de roteiros de eco-turismo na região, além das praias mesmo.

 

Sobre o que você citou de recirculação de água e descarte de resíduos, eu presto serviço para um empresa aqui de Campinas que trabalha nessa área em todo o Brasil. Caso se interesse, posso te passar o contato deles.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Tipo Morretes, a galera que desce a serra de trem, sobe o marumbi, ficaria num albergue, ou tocaria viagem até o litoral?

Guaraqueçaba: se alguém conhece, e estaria disposto a viajar p/ conhecer (mata atlântica intacta, ilhas de superagui e cardoso, etc).

Curitiba: centro histórico, ou bairro das baladas?

Ilha do Mel: sem chances, não se vende mais imóveis por lá

Paula

 

Morretes tem concorrêcia com os nativos, e note a maioria não fica retorna para Curitiba ou segue para a Ilha.

Quanto a Ilha tem trocentos albergues, os imóveis lá nunca foram vendidos tudo é posse, o que pode acontecer é vc comprar uma posse, é sustentável no verão, tem albergues de boa categoria assim como os mais baratos, tem pra todos, no inverno é fraco.

Guaraqueçaba entre no Fórum do Parana e tanto no Guia de Informação assim como no tópico Perguntas e Respostas vc vai notar que também tem Hotéis Fazenda, Hotéis e Albergues uns 15 ou mais, e se existem é por que tem comércio mas não acho um bom negócio a maioria vai de barco almoça passeia na cidade e retorna após o almoço eu não recomendo a infra estrutura é fraca. Tem outras ilhas mas também não recomendo talvez na praia de Caioba ou Guaratuba mas só no verão lota o resto fica ás moscas.

Se eu fosse aplicar seria em Curitiba, esqueça centro hiostórico e bairro de baladas (batel o principal são regiões que os imóveis são super caros, mais para a região da rodoviária funcionária melhor.

Pense e calcule, é um bom negócio no lugar certo.

Quanto ao albergue na categoria que vc quer fazer tem que ter quarto coletivo de preferência com banheiro e quarto duplo com bwc se tiver espaço quarto individual. E cozinha.

Seja Bem Vinda

Mauro

Link para o comentário
  • Membros

Galera, veleu mesmo.

Estou trabalhando com a idéia de alugar um casa no centro de curita perto da rodoviária e centro histórico p/ começar o negócio, pois não precisaria investir muito (terreno e contrução), correndo o risco de não dar certo. Depois, quem sabe abro minha filial ecológica em Guaraqueçaba rsrs. Pelas opiniões e pelo que já pesquisei, se quiser ficar na região mesmo seria o melhor. Tem tb a região sul do litoral de SP.. não conheço ainda mas é uma hipótese...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...