Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

coturno, assim como qualquer calçado, depende muito do gosto da pessoa e do objetivo.. diria que se for pra fazer uma boa trilha e utilizar pra andar os da atalaia (que entre os militares brasileiros é um dos mais utilizados) cumprem bem a missão (faixa dos 80 reais)! são vários modelos: convencional, extra-leve, bi-densidade, etc.. ficaria com o extra-leve mesmo!

Porém, existe uma marca um pouco mais cara (sai na faixa dos 140 reais) que são os coturnos da Kallucc, eu nunca utilizei mas militares experientes (a grande maioria com o curso de guerra na selva) ja me indicaram sobre essa marca!

aproveito a oportunidade pra dar uma dica sobre quando adquirir produtos militares:

durante o mês de março ocorrem as olimpiadas academicas em resende e por la são montadas várias barracas vendendo artigos militares a preço de fábrica (o preço do coturno Atalaia chega a faixa dos 50 podendo encontrar por 40 reais por exemplo) e lá vc encontra muita coisa util, são vendidas até mesmo mochilas civis.. a entrada é liberada ao publico civil e ainda fica uma dica de época pra se visitar a área ja que as aberturas dessas olimpiadas sempre rola um show de criatividade por conta dos militares, vale a pena!

abraço

Link para o comentário
  • Membros

Fala ai pessoal!

 

Ai Lima Brasil...

Talvez eu tenha me expressado mau quando comentei no tópico e usei seu comentário como exemplo. foi notório seus sentimentos em sua resposta...

Desde já peço desculpas, o objetivo não foi te criticar, mas o objetivo do tópico como aparenta no inicio é a utilização do coturno pra trekking, suas vantagens e desvantagens, não o melhor coturno para uso militar (até porque não tem só militar associado no forum, e essa seria uma outra dica de calçado pra trilha), pelo menos pelo que eu entendi, tb poço ter entendido errado...

 

Reafirmo minhas desculpas!!! :D

 

Fique com Deus

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Depois de tantas dicas acho

que faltou pouca coisa a ser dita

Porem, aqui vai mais uma que quase ninguém aconselha...

 

Usei e ainda uso coturno. Diariamente não mais. É um exercício físico/mental... Disciplina a mente e corpo, ir em qualquer lugar e calça-lo, apertar o cadarço, o peso, o calor, subir usando a ponta do pé, forçar a musculatura da "batata" e do dedão etc... Agora, tem um período de adaptação que, se utilizado desse método, rapidamente seu corpo ira se condicionar ao "pé-preto"... Experimentem usar o coturno sem meia, eu nunca usava... No inicio vai ser difícil, a dor vai chegar aquele estágio em que o mínimo contato é sensível. Depois, somente alegria, os pontos de atrito vão criar aquela resistência necessária a qualquer calçado, pode escalifar com muita vontade, deixe abrir feridas no pé, quando eles se recuperarem apenas o suficiente para não sair sangue, volte a usar o coturno e - sem meias! Deixe ferir novamente...Quando sentir que é hora de parar, pare. Após uma semana de repouso ou mais os pés estarão prontos a usar o coturno sem meia indefinidamente porém, use-as, para conservar o coturno :shock:

...

A anos, fui subir uma serra, em meados de 2002... Subi com tamanha facilidade, sem medo de cobras, sem medo de pisar em falso, de ficar no meio do nada sem comunicação e com o pé machucado com bolhas. O local era trilha a 40 anos, a trilha? Não existia mais, tive que subir e descer a serra, 12h com o coturno, luva, roupa na cara. Muita cobra, muita pedra, fenda de 30m, 40m, buracos acima de nós e abaixo, subir passando por buracos... O coturno é muito eficiênte para subir serras e principalmente para vencer o medo de meter o pé em espinhos, e buracos suspeitos de cobra...

 

Obs. Quem conhece a caatinga sabe dos espinhos que existem por aqui, tem regiões que, nem coturno salva. Espinho até a cintura, e daqueles que rasgam nos dois sentidos - só com roupa de couro.

 

Rafael

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Eu uso para fazer trilhas de jipe (são da albarus, parecidas com o modelo militar) realmente são um pouco desconfortaveis, mas valem apena por serem impermeaveis, muito resistentes e protegerem o tornozelos e também pelo estilo imponente

 

Mano,

 

Uma vez eu cai nessa de "estilo imponente" e comprei uma albarus, me arrependo até hoje. A bota não durou 3 meses, e olha que foi so dentro da cidade...se fosse em trilha...No teu caso é em jipe (ai é outra história) mas mesmo assim eu não recomendo. ::bad::

Link para o comentário
  • Membros

Eu ainda hoje uso coturno, selva, meio lona, meio couro, com saida de agua, daquele leve, solado Amazonas. Uso com uma meia social na primeira camada e uma meia de algodão, tipo "pacote de 6" para encher e dar pegada - isso quando é para fazer caminhadas longas. Houve uma época que eu usava durante todo o dia, por conta do trabalho, meio escritorio, meio vistorias de campo; já fiz trilha com ele, uma vez foi uma de 10 horas, travessia Pau da Fome-Rio da Prata, aqui no Rio de Janeiro, montanha e mata, no final do dia, apenas uma bolha em cada dedão e dor natural da falta de costume de andar tanto tempo em terreno acidentado. Obviamente, tem que colocar nestes casos aqueles esparadrapos nos locais do pé de maior atrito.

.

O coturno é bom porque é barato - hoje eles estão fazendo uns que parecem bem confortaveis, a 145 reais - e porque é "casca grossa", em terrenos muito abrasivos, como os cheios de pedras, ele é ótimo, no meu caso, entro em terrenos perigosos, cheios de cortantes e perfurantes sem medo. Mas, como disseram os colegas aí, tem que amaciar ele, usar todo dia primeiro, marcando as dobras com o uso e criando uma pele mais grossa nos pontos de atrito, daí vc poderá enfrentar trilhas e longas andanças.

.

Estou pensando contudo em comprar algo mais tecnologico, uma Salomon talvez, para fazer esse papel de calçado para uso misto diario, não sei se o custo irá compensar e se esse tipo de calçado te protege contra cobras e objetos cortantes-perfurantes.

Link para o comentário
  • Membros

encomendei um extra-leve atalaia de lona verde e couro preto...só tou esperando ele chegar,pra criar as bolhas no pé!(se bem que no meu primeiro coturno,não tive este problema...ele só foi arrebentar o meu pé quando a alma de aço dele arrebentou no meio,isto depois de dois anos e meio!e olhe que eu já andei pra caramba com ele,chegando a andar de taubaté para pindamonhangaba,passando por tremembé,proximo ao assentamento do sem terra (quem conhece sabe a caminhada que foi),e só não fui mais longe,pq uma das pessoas que estavam com a gente se cansou e pediu agua,dai a gente pegou o onibus pra ir pra fazenda hare krshina!

agora,é só aguardar!ah!a marca do meu outro coturno que me acompanhou de 97 a 2003,é chebel...alguem sabe se ele ainda é fabricado!?

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Colegas

E essa linha de coturnos do exército norte-americano como os Belleville? Eles parecem mais apropriados para trekking do que os modelos militares mais antigos, tem construção híbrida couro/tecido, membrana Gore-Tex, solado reforçado, etc. O que vocês acham deles? Eu tenho um amigo que disse que existe produção deles no Brasil para o exército americano, uma das fábricas ficaria em Apucarana, PR. Isso procede?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...