Ir para conteúdo

Apuros nas travessias: Joatinga e Camburi-Trindade - Paraty


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Mochileiros, sou novato aqui, então se cometer erros foi mal...mas enfim:

 

Gostaria de saber se alguem ja foi ou conhece a trilha que leva de parati-mirim até a praia do sono?

 

Sei que existem duas opções:

1º parati-mirim - mamangua - praia do sono

2º parati-mirim - mamangua - cajaiba - ponta negra - antigos - praia do sono

 

Quero muito percorrer estas trilhas, mas há boatos que elas estão fechadas. Morei naquela região um tempo e quase ninguem conhece essas trilhas inteiras...

 

grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ariel.

 

P/ a 1ª opção:

É só pegar uma trilha que sai de Paraty Mirim e segue costeando o Saco do Mamangua e lá no final, pegar uma trilha que segue p/ Laranjeiras (qqer pessoa pode indicar essa trilha. Ela é bem facil). E em Laranjeiras seguir na trilha até a Praia do Sono.

 

P/ a 2ª opção:

Saindo de Paraty Mirim e seguir p/ o Saco da Mamangua, mas chegando lá não tem como contorna-lo.

Vc terá de pegar um barco p/ levá-lo do outro lado do Mamangua. O ideal é pegar esse barco em Paraty Mirim.

Do outro lado, tem uma trilha que te leva até a enseada da cajaiba, chegando na praia grande.

 

Dali é só seguir até a praia do pouso e dali continuar a a caminhada sentido Martim de Sá.

 

E fechadas elas não estão.

Essa de Paraty Mirim até o Mamangua e de lá p/ Laranjeiras e Praia do Sono eu fiz no inicio de 2008. E foi super tranquila.

 

 

Abcs

 

 

Olá Mochileiros, sou novato aqui, então se cometer erros foi mal...mas enfim:

 

Gostaria de saber se alguem ja foi ou conhece a trilha que leva de parati-mirim até a praia do sono?

 

Sei que existem duas opções:

1º parati-mirim - mamangua - praia do sono

2º parati-mirim - mamangua - cajaiba - ponta negra - antigos - praia do sono

 

Quero muito percorrer estas trilhas, mas há boatos que elas estão fechadas. Morei naquela região um tempo e quase ninguem conhece essas trilhas inteiras...

 

grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Colaboradores

Estou planejando fazer a travessia da Joatinga, entre os dias 17 e 20 desse mês. Estou com algunas dúvidas. Vou de carro. O que é melhor em relação a custos, deixar o carro de Parati e pegar o barco para a Praia Grande de Cajaíba ou ir até Parati Mirim e de lá pegar o barco ? Em Parati Mirim tem lugar para deixar o carro ? E no retorno, como faria para buscar o carro ? Onibus de Lanranjeiras para Parati e de lá para Parati Mirim ou tem onibus direto para Parati Mirim ? E se há, quais ou onde posso conseguir os horários desse onibus ? Tenho o guia de trilhas do Guilherme Cavallari, que dá orientações sobre a trilha, principalmente nos pontos de dúvida, será que somente com ele consigo me orientar por lá ou necessito de GPS ? Somos apenas duas pessoas, qual a média de preço os barqueiros cobram ?

Bom se alguem conseguir responder ao menos algumas dessas perguntas já vai ajudar bastante.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O problema de vc pegar um barco em Paraty Mirim é a disponibilidade.

Não é tão facil conseguir um barco nessa praia. A não ser que vc já tenha combinado com algum barqueiro ou der sorte de na hora que chegar na praia, estiver alguém por lá.

No cais de Paraty é bem mais garantido. Lá eu acho a melhor opção. É só chegar cedo no cais.

A economia que vc terá, tentando embarcar em Paraty Mirim não é tão grande assim.

Creio que por ser alta temporada, um barco até o Pouso da Cajaiba deve estar na faixa de $15,00 a $20,00/pessoa. Se chegar a $25,00 pechinche. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

Qto a deixar o carro, tente com alguma pousada ou no camping beira rio, ou no estacionamento do cais mesmo.

Sobre o preço, aí fico te devendo.

 

Os horários dos circulares estão no link baixo:

http://www.paratybrasil.com.br/transporte/horario.htm

 

Qto a trilha, fique tranquilo. Ela não é tão fechada não. Um GPS acho desnecessário.

Além desse relato, aqui mesmo nesse fórum vc vai encontrar outros com varias dicas também.

É só ter um pouco de experiência em trilha na mata fechada.

O que eu considero o problema dessa trilha é saber onde se inicia a subida, depois das últimas casas. Achando onde se inicia a subida da trilha, não tem mais erro, pois não existe bifurcação dali até o topo.

Na dúvida é só perguntar ao Sr. Apricho ou aos moradores das últimas casas.

 

 

Acho que é isso.

 

 

Abcs

 

Estou planejando fazer a travessia da Joatinga, entre os dias 17 e 20 desse mês. Estou com algunas dúvidas. Vou de carro. O que é melhor em relação a custos, deixar o carro de Parati e pegar o barco para a Praia Grande de Cajaíba ou ir até Parati Mirim e de lá pegar o barco ? Em Parati Mirim tem lugar para deixar o carro ? E no retorno, como faria para buscar o carro ? Onibus de Lanranjeiras para Parati e de lá para Parati Mirim ou tem onibus direto para Parati Mirim ? E se há, quais ou onde posso conseguir os horários desse onibus ? Tenho o guia de trilhas do Guilherme Cavallari, que dá orientações sobre a trilha, principalmente nos pontos de dúvida, será que somente com ele consigo me orientar por lá ou necessito de GPS ? Somos apenas duas pessoas, qual a média de preço os barqueiros cobram ?

Bom se alguem conseguir responder ao menos algumas dessas perguntas já vai ajudar bastante.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Fiz a travessia, foi muito bom. Só alguns fatos que não vi ninguém citando que constatei durante a travessia:

- Fora de temporada não é tão fácil conseguir um barco em Paraty, pelo menos por bons preços. Queriam cobrar R$ 150, porém com muita conversa, conseguimos uma carona em um barco de pescador que estava indo para Pouso de Cajaíba por R$20,00 por pessoa.

- Em Pouso, não havia nada funcionando, nenhum restaurante, bar, nem mesmo os campings. Ficamos em uma casa do lado esquerdo da praia, cobraram R$12,50 por pessoa.

- Na Praia da Ponta Negra também nada estava funcionando, além disso a praia estava muito mal cuidade, muito lixo dos moradores na areia, muitos urubus também. Passamos direto.

- Nas praias de Antigos e Antiguinhos, infelizmente vimos muito lixo também, provavelmente deixado por pessoas que lá acamparam (apesar de ser proibido).

- Não vi ninguém falar bem da praia do Sono, mas gostei bastante de lá, como passamos direto na Praia da Ponta Negra, acampamos a última noite na praia do Sono. Estava vazia, pouca gente acampando. Acho que vale a pena curtir um pouco essa praia, e dá pra deixar as coisas por lá e voltar e curtir Antigos e Antiguinhos mais um pouco.

Durante a travessia não encontramos mais ninguém a realizando. Não tivemos dificuldade para seguir a trilha correta, saimos dela apenas duas vezes, mas logo percebemos que estavamos na trilha errado e voltamos para a correta. Com um bom guia ou um bom relato fica tranquilo.

No mais, Augusto, obrigado pelas dicas.

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dezembro é alta temporada.

Não era p/ estar fechado campings e restaurantes.

Vcs chegaram muito tarde lá no Pouso?

Não dava tempo de tentar chegar em Martim de Sá?

 

Normalmente os barqueiros cobram em média $20,00 (dependendo da procura) até o Pouso.

$150,00 com certeza deveria ser p/ um grupo de umas 10 pessoas.

Também peguei Ponta Negra sem nada p/ vender. É complicado viu.

 

E o trecho de subida daquele moro, antes de chegar em Ponta Negra, tá com a trilha bem demarcada né?

Já li alguns relatos de pessoas que tiveram problemas ali.

Antigos e Antiguinhos eu considero também algumas das melhores praias dessa travessia.

É só triste ver que os porcalhões ainda não têm consciencia de trazer o lixo de volta.

 

 

 

Abcs e valeu pelos toques. E que fique de alerta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tentei com mais alguns amigos fazer agora no reveillon.

Péssima idéia 1 em alta temporada, talvez seja "menos pior" encontrar (infelizmente) as praias nessas condições do que lotadas de turistas e ter que ficar recolhendo lixo dos outros nas trilhas.

Péssima idéia 2, pois com a chuva intensa ficamos ilhados em Pouso e não conseguimos terminar a travessia. Fizemos apenas Praia Grande > Pouso. E trilhas pequenas pra Martins e Sumaca...

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Dezembro é alta temporada.

Não era p/ estar fechado campings e restaurantes.

Vcs chegaram muito tarde lá no Pouso?

Não dava tempo de tentar chegar em Martim de Sá?

 

Chegamos tarde sim, já que demoramos muito pra conseguir um barco por um bom preço. Um dos dois campings de pouso estava em reforma para atender as reservas do reveillon e o outro estava fechado pois o dono estava para Parati e iria ficar alguns dias por lá. Os restaurantes não sei porque estavam fechados, assim como a mercearia do vilarejo.

 

Normalmente os barqueiros cobram em média $20,00 (dependendo da procura) até o Pouso.

$150,00 com certeza deveria ser p/ um grupo de umas 10 pessoas.

 

Pois é, a procura estava muito baixa, e para levar duas pessoas não dá pra cobrar apenas R$20 de cada, não pagaria nem o combustível. Tivemos sorte de achar esse pescador que mora em Calhaus e estava indo para lá, acabou que nos deu uma carona e pegou os R$40,00 pra colocar disel no barco.

 

Também peguei Ponta Negra sem nada p/ vender. É complicado viu.

 

A Ponta Negra foi o único lugar que não gostamos em toda a travessia. Muito lixo, praia muito mal cuidada. Muita gente estranha, muitos bêbados. Péssima recepção por parte dos moradores. Sentimos que não eramos bem vindos por lá e resolvemos continuar até a praia do Sono, chegando lá por volta das 18h, debaixo de chuva.

 

E o trecho de subida daquele moro, antes de chegar em Ponta Negra, tá com a trilha bem demarcada né?

Já li alguns relatos de pessoas que tiveram problemas ali.

 

Bem demarcada. É só não sair da trilha principal. Saímos duas vezes, mas logo percebemos que a trilha que pegamos estava fechando muito, voltando a principal. A dica é levar um relato bem detalhado para não errar nas bifurcações.

 

Antigos e Antiguinhos eu considero também algumas das melhores praias dessa travessia.

É só triste ver que os porcalhões ainda não têm consciencia de trazer o lixo de volta.

 

Foi triste ver Antigos e Antiguinhos com tanta sujeira. Ficou claro que era de pessoas que acamparam por lá. Embalagem de shampo, de comida, resto de fogueiras, etc.

Mas apesar dos contratempos, foi uma das melhores viagens da minha vida. Quem tem vontade de ir, que vá, não vão se arrepender.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...