Ir para conteúdo

Cidade histórica de São Paulo é destruída em enchente


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Esses comentários me fizeram lembrar:

 

No final do ano passado eu estava no Imam em SP, fazendo um treinamento para conhecer legislação ambiental.

 

Num dos coffe´s foi interpelado por um senhor já bem idoso, com sotaque europeu que nada mais é do que o fundador do instituto.

 

Na conversa, ao comentar com ele sobre o treinamento que eu fazia "legislação ambiental" ele me indagou.

 

"Precisa disso? bastaria o homem respeitar as leis da natureza"

 

Isso tudo que está acontecendo é a resposta da natureza...o princípio "ação-reação".

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Se as enchentes anteriores não eram prova o bastante de que este equilíbrio já havia sido quebrado, agora acho que não restam dúvidas. Não considero o fenômeno das chuvas concentradas um fato 'atípico'. Enchentes lá são anuais e há alguns anos a inundação chegou nas escadarias da mesma Matriz que agora ruiu.

Aumento da densidade demográfica, desmatamentos, assoreamento de rios, chuva... As combinações entre esses elementos nunca acabam em coisas boas. :|

 

Diques, barragens, aprofundamento de leitos... resolvem mesmo?? É o que estamos vendo por aí (inclusive fora do Brasil)??

Experiências de sucesso impulsionam engenheiros a continuarem aperfeiçoando essas técnicas ao longo dos séculos. Tendo em mente que estas obras representam um esforço do homem em controlar um território por ele dominado não existiriam cidades sem elas.

 

Ou é apenas uma forma do homem se sentir um pouco menos impotente diante da natureza??

Não... Eu vejo como sendo a outra face da moeda. "O mais evoluído dos animais” destrói tudo a sua volta porque a natureza humana é terrível; É prepotente, ambiciosa, arrogante, vaidosa, consumista e por ai vai...

 

De qualquer forma eu não estava falando em um êxodo, só em uma reestruturação da cidade aproveitando partes mais altas. Concordo que a cidade não deva perder seu ponto geográfico, mas uma boa parte da cidade fica praticamente ao nível do rio.

 

Pode ser muito fácil para quem não está lá falar, mas minha opinião é de que antes um povo ter que reconstruir sua 'identidade' (no caso, as construções) que perder sua vida. A enchente foi terrível, mas o maior patrimônio daquela cidade não foi levado. Vamos aguardar que tenhamos a mesma 'sorte' no futuro??

 

Acredito que há escolha, sim. E dela pode depender muito mais do que apenas casas, bens, histórias...

 

As pessoas são capazes de rezar sem uma igreja, mas não há prece sem pessoas.

Além de mudarem o centro da cidade de dentro da curva do rio para uma área mais elevada, seria de bom senso também removerem toda a pavimentação dessa área de várzea deixando o solo permeável novamente, reconstituírem a mata ciliar ao longo do rio que a dois séculos foi transformada em lenha nas olarias que levantaram as paredes e cobriram igrejas e o casario colonial dos barões do café e que se reflorestassem os morros no entorno da cidade que tornaram-se pastagens.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Olha é duro imaginar quanto problemas nossa país enfrenta ainda mais com enchentes frequentes. Uma cidade histórica então nem se fale. Toda identidade de uma cidade histórica pode se perder com um desastre desses. Hoje ainda vi em programas televisivos notícias sérias sobre enchentes na grande São Paulo. Creio que seja a grande falta de planejamento para tudo isso. Mas como o mesmo tem fator histórico, ou seja, quem chegou primeiro não pensou sobre isso apenas começou, o que nos resta é tentar solucionar de alguma forma.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...