Ir para conteúdo

Dicas :Decidir o melhor meio de transporte na Europa.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pessoal,

 

Vejo que as vezes alguns viajantes ficam em dúvida sobre qual meio de transporte usar na Europa e resolvi escrever este tópico. Espero que ajude.

Na verdade a simples pergunta - qual o melhor meio de transporte na Europa? - não possui resposta em termos absolutos, pois dependem do perfil e objetivos de cada viajante.

De antemão quero dizer que sou fã de viajar de carro, portanto procurarei dar os motivos para minha decisão. Espero que alguém depois apresente as vantagens dos outros meios de transporte. Quem sabe na próxima viagem eu vou de trem? :lol:

 

Algumas coisas a serem consideradas:

Primeiro: quem for dirigir, precisa gostar. As vezes alguém ouve um amigo falar que fez uma viagem maravilhosa de carro e decide que a próxima será assim, só que quem vai dirigir é o acompanhante (que detesta, mas acaba concordando).

Cuidado: você corre o risco de passar a viagem aturando o mal humor do outro e, lembre-se, numa viagem você convive o dia todo com uma pessoa com a qual normalmente convive 4 horas.

Segundo: não pense em termos financeiros, não deve ser isto a decidir se você vai de carro.

Terceiro: carro não é para andar nas cidades. A maioria você conhece andando e nas maiores é um saco dirigir e existem metrôs.

Quarto: carro não e´um meio de locomoção para se ir de um ponto para outro, direto. Tipo, fui de Madri até Paris em 20 hs, só parei para comer e ir ao banheiro, dirijo bem pra caramba!! Vá de trem ou avião.

Quinto: normalmente se viaja de dia, menos perigoso e você vê as coisas pelo caminho. Logo vai se gastar um tempo com o qual você poderia estar curtindo uma grande cidade.

Sexto: você é cosmopolita, detesta paisagens, pequenas vilas, só aceita viajar de carro nas autoestradas, não vê nada de especial em descobrir um castelo fora do roteiro normal? Não vá de carro.

Sétimo: se você gosta de ter todos os hotéis reservados, quer cumprir rigorosamente o roteiro planejado, detesta situações inesperadas, pense bem antes de alugar um carro.

 

Então qual a vantagem de se alugar um carro? Principalmente a liberdade e o poder de alterar a sua rota no momento desejado. Parar quando se quer para ver algo que você achou especial, sair mais cedo de uma cidade que você não gostou e ir para outra que você nunca ouviu falar, a qual descobriu na noite anterior, tomando cerveja com os habitantes do local. :D Continuando....

 

Oitavo: andar de carro tem que fazer parte da viagem, tem que dar prazer e não parecer uma obrigação.

Nono: você não precisa carregar a mala para um mês de viagem do hotel para a ferroviária/aeroporto várias vezes durante a viagem. :)

Décimo: Não pense em ficar apenas nas principais estradas. Deve-se pegar as estradas menores, parar em pequenas vilas, curtir as paisagens.

Décimo-primeiro: você passa a ter domínio total sobre o seu roteiro.

 

Posso dar alguns exemplos:

1. Saindo de Paris, queríamos ir direto até Pisa (foi uma exceção, era uma viagem Paris e Itália). Como ficou tarde o casal de amigos sugeriu: vamos dormir em Cannes? Como estava meio frio acabamos indo para Chamonix e entramos na Itália pelo trans-alpino (depois de dar uma passadinha em Genebra). Sem isto, as fotos a seguir não existiriam.

Dscn0639.jpg.5100d04da1e823c3ce515ed20ed7b29b.jpg

 

2 – O mesmo casal perguntou: vamos comer presunto de parma? E eu perguntei, onde? Em Parma. E saímos 80 km do roteiro.

 

Dscn0965d.jpg.68ac1b096414d53e2b9e5a7e76eda614.jpg

3 – Fomos para Viena e andamos de barco no Danúbio, em Budapeste, a mesma coisa. De repente vem a dúvida? Onde será que nasce o rio Danúbio?

P1070659.JPG.68b99db7f9c923947aa45dbf1f4a27ac.JPG

 

 

4 – Estávamos no vale do rio do rio Reno, morro de um lado e do outro (como todo vale que se preza) e de repente uma estrada que sobe. Para onde será que ela vai?

P1070144.JPG.eb8ab0f26436b3b8e165b4154c8fa8a9.JPG

 

Sem contar as pequenas cidades que existem em toda a Europa e outros lugares interessantes.

 

Bom, se você achou estes exemplos uma bobagem, talvez você não deva alugar um carro.

 

Abraços,

 

David

Dscn0642.jpg.368670419a25ee57e724f93c02ad94fb.jpg

Dscn0965a.jpg.766cfa8dc276975aa26f6262bb7125d5.jpg

P1070656.JPG.00183a2b89d23a67f702db26cef02c72.JPG

P1070139.JPG.6dc6fef3b2b58533f076eb468c904786.JPG

P1070146.JPG.178e2e71358f66bbd6dbcd9522f2e2d0.JPG

P1070304.JPG.3a77afc365269ca0faef259090487264.JPG

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...