Ir para conteúdo

Tour de 8 dias pelo Marrocos


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Gente, dei uma desaparecida do mochileiros.com muito grande, mas to querendo voltar a frequentar aqui! Sinto muitas saudades do pessoal, de contar minhas aventuras e dar dicas dos lugares que passei. Como não sei se vou conseguir cumprir o que quero, vou colocar aqui um relato que já está pronto desde que voltei de viagem, mas não tive tempo (que cara de pau!!!) de vir aqui!!!

Bom, sei que todos estão querendo saber o que eu estou aprontando dessa vez... Já sabem que não consigo ficar quieta mesmo...

Como ganhei a minha passagem para a Europa quando o vulcão não me deixou ir para a feira em Munique a trabalho, decidi então que iria aproveitar e realizar outro sonho: MARROCOS.

Como já tinha ido para o Egito e sabia como seria em um país muçulmano uma mulher sozinha, entrei em contato com a mesma agência que fui para o Egito e escolhi o meu pacote: ESSENTIAL MOROCO, 8 dias.

A programação básica foi, não necessariamente nessa ordem nem somente um dia em cada lugar:

CASABLANCA

RABAT

FES

ERFOUD

OUARZAZATE

MARRAKESH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DIA 01 – CASABLANCA

Saindo direto de Salvador fiz um vôo da TAP para Lisboa e de lá direto para Casablanca.

Tenho que dizer: ganhei um upgrade no vôo Lisboa-Casablanca e agora eu só quero voar de executiva! kkk

Gente, tive um almoço dos deuses com tratamento VIP! Muito bom!

Para passar pela imigração tem que preencher um cartãozinho branco dizendo o que você vai fazer, onde vai ficar hospedado, os seus dados... O de sempre em qualquer imigração. Melhor ter uma caneta em mãos para preencher enquanto espera na fila que demooooooooooora....

Depois é só pegar a bagagem e tchau. Ainda achei um guarda engraçadinho que ficou falando da copa comigo – pena que era em francês e eu não entendia nada, só dava risada! kkk

No aeroporto o guia da empresa já estava esperando por mim. Outras três pessoas vieram no mesmo vôo. Por coincidência Lisa (que dividiu o quarto comigo) também estava junto e nós já começamos a conversar desde o aeroporto.

O câmbio já foi feito no aeroporto, acredito que não seria o melhor lugar, mas a cotação tava boa... Eu estava com libras esterlinas e 1 libra correspondeu a quase 15 Dhr (não me pede para escrever o nome da moeda, por favor!!)

O hotel que nós ficamos é legalzinho, perto de um monte de restaurantes – inclusive Pizza Hut, e nós tivemos um jantar MARAVILHOSO!!!

O hotel é ANFA PORT (1BV dês Almohades 20004, tel 0522,26,77,80). O preço eu esqueci de olhar.... Mas acho que se procurar na internet ou ligar para o número acima acha alguma coisa.

Uma foto da janela do meu quarto. Não dá para ver muito, mas pelo menos tira a idéia que Marrocos é deserto puro. Aliás, muito pelo contrário, muito verde por lá!

 

20100814152429.JPG

 

As 19h é a reunião com o guia para passar as informações básicas, do tipo, não beba a água da torneira, somente mineral; antes de comprar tem que pechinchar MUITO, essas informações básicas como também os opcionais. No passeio do Egito eram mais opções, aqui só nos foi oferecido um jantar típico, com 4 pratos, show e dança do ventre na noite seguinte e o outro opcional foi passeio de jeep para o deserto com a opção de andar de camelo para subir as dunas. Pelo menos dessa vez a gente não tem que escolher imediatamente como foi no Egito. Dá tempo de pensar e ver se estamos cansados o suficiente para agüentar o passeio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DIA 02 – CASABLANCA/RABAT

Saímos cedo do hotel (todos os dias, na verdade) e fomos para a UNITED NATIONS SQUARE

 

20100814153052.JPG

 

De lá diretamente para a Mesquita de Hassan II (entrada 120Dhr). Vale muuuuuuuuuito a pena. É a única mesquita no Marrocos que permite a entrada de não-muçulmanos e tem um guia explicando a construção, fala também um pouco de religião... Gostei mesmo!! Lógico que o guia não disse, mas estudante paga meia, viu??

 

20100814153154.JPG

 

Devidamente coberta da cabeça aos pés as mulheres podem entrar! Sem esquecer de tirar os sapatos!

 

20100814153357.JPG

 

Uma foto lá dentro para ter noção do quanto é grande!!! Além da mesquita, embaixo tem o local onde eles fazem o ritual de purificação e também tem um típico banho turco, mas somente para exposição, não é usado...

 

20100814153511.JPG

 

Da mesquita fomos para Rabat onde visitamos o palácio real. Quer dizer, chegamos somente na frente e a essa distância. Mais perto os guardas não deixavam...

 

20100814153630.JPG

 

Visitamos uma praia (mão lembro mais o nome) onde a cidade é toda azul e branca como nessa foto. Uma gracinha!

 

20100814153736.JPG

 

E o mausoléu Med V

 

20100814153855.JPG

 

Hoje a noite tinha o jantar opcional que eu não quis fazer. Quem foi gostou, mas não fez muita festa, então eu acabo achando que não foi tão legal assim. Como dormimos em Fes, saí para jantar com um casal de ingleses e duas australianas e foi muito bom! Fomos num restaurante de frutos do mar e a lasanha estava DIVINA!! Recomendo!!

O hotel de Fes é muito bom. A diária eu não vi, mas tem 24h de Wi-Fi por 50Dhr. O hotel é WASSIM (Rue Liban Carthier Ville Nouvelle, tel 0535,65,49,39) fica muito bem localizado numa transversal de uma das avenidas mais movimentadas e modernas da cidade. Com muitas opções de cafés, sanduíches e alguns restaurantes. Tem internet no quarteirão do hotel por 5 Dhr/h.

No Marrocos achei os homens menos "agressivos" que no Egito, mas mesmo assim a forma como somos olhadas se estamos desacompanhadas incomoda, E MUITO!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DIA 03 – FES

O dia começou com uma visão panorâmica da cidade, a parte nova, a antiga e a Medina.

 

20100814154415.JPG

 

Visitamos a entrada de um dos castelos do Marrocos. A família real fica hospedada aqui, também com esse luxo, que não ficaria? kkk

 

20100814154551.JPG

 

Depois passeamos pela Medina. Ainda bem que a gente tinha um guia, senão ainda estaria perdida por lá até hoje... Segue uma de várias fotos maravilhosas que tirei, que não refletem nem de perto as cores, os cheiros o os sons daquele lugar! Uma LOUCURA!!!

 

20100814154826.JPG

 

Essa é para quem não perdia um capítulo de O clone. Ta escura, mas ta valendo... Quando os marroquinos descobriram que eu era brasileira... Ai meu Deus! Até português eu falei! Os vendedores disseram que foi graças a novela que a popularidade deles aumentou e hoje é até parimônio...

 

20100814154944.JPG

 

Por último, uma demonstração das mil e uma maneiras de colocar o xale. Quem será que me acha disfarçada desse jeito?

 

20100814155120.JPG

 

Mais uma noite em Fes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DIA 04 – SAHARA

O dia quase todo hoje foi viajando... Mais de 400km nas estradas do Marrocos levaram umas 9h, acredite quem quiser! Fizemos umas paradas no caminho mostrando algumas coisas que, na minha humilde opinião, foram muito sem graça e nada a ver com o Marrocos. Típico mesmo só a parada na beira da estrada para comprar o pão para o lanche (hoje não almoçamos) é que foi típico.

Com a mão que ele estava trabalhando, com as pontas dos dedos e as unhas pretas ele pegou o pão, o dinheiro como se fosse a coisa mais normal do mundo. E eu peguei e comi o pão normalmente fazendo questão de esquecer esse “pequeno” detalhe.

Depois de muito viajar chegamos no hotel em Erfoud, no HOTEL CLUB PALM’S (Kl 4 route de Ressani Erfoud, tel 0535,57,61,44).

Depois de nos acomodarmos nos quartos e tomarmos banho, fomos para o melhor passeio do Marrocos, o deserto do Sahara (300 Dhr).

Fizemos um trajeto de jeep, parando para ver os fósseis, parando em uma casa nômade, provando o chá deles (prefiro o de menta) e depois seguimos para as dunas. Algumas pessoas pagaram para subir de camelo (mais 150 Dhr) só que eu preferi ir a pé. Já tinha andado de camelo no Egito e queria fazer algo diferente. Não me arrependo, foi muito massa!!!!!!!! Pena que eu não consegui chegar até o topo. Fiquei com duas australianas que também não conseguiram e com os, digamos assim, guias. Foi massa porque conversamos e até ganhamos uma imersão na areia. E a descida o melhor de tudo!!! Hilário!!!

Sem contar que a cor do deserto é indescritível!!!! Nenhuma foto vai dar a menor idéia do que seja aquilo!!!

 

Na maior expectativa antes de começar

 

20100814155535.JPG

 

No início da trilha

 

20100814155635.JPG

 

Quase morrendo lá em cima! Nessa hora eu parei de subir porque passei mal. Como tenho a pressão baixa, preferi sentar do que me forçar a terminar de subir. Essa foto eu ainda estava me preparando para fazer pose, só que aqui em casa foi unanimidade que é a melhor do Marrocos, então escolhi ela para colocar aqui!

 

20100814155744.JPG

 

Depois de descansar, subimos para um lugar com melhor visão e assitimos o por do sol assim, enterradas na areia. Segundo os nossos guias, várias pessoas vão para o deserto para fazerem exatamente isso por conta de reumatismo e problemas nas articulações. Como meu joelho não é dos melhores, não achei ruim esse tratamento não!!!

 

20100814155902.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi! Adorei seu relato!!!

Mas só tem ate a parte do deserto, certo?!

Estou planejando ir para o Marrocos em janeiro e queria algumas dicas de lugares e dias.

Estava pensando em ficar 5 dias, mas lendo seu relato, me interessei por esse pacote de 8 dias. Como vc fez? Qual a agencia?

As cidades que pensei são Marrakesh, Casablanca, Rabat, Meknes e Fes. To na duvida se Ouarzazate... vale a pena? E Essaouira? Acho q vc não foi né... Mas pelo que vi é cidade de praia e como vou no inverno, acho q nem compensa ir.

Se vc puder me dar umas dicas e contato da agencia, seria mto bom!

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...