Ir para conteúdo

Rola Mergulho no Maranhão?


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Opa!! Primeira pesquisada no google foi animadora!!

 

O Parque Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís localiza-se no Parcel de Manuel Luís, no Oceano Atlântico, a 45 milhas náuticas da costa do Maranhão e a cerca de 100 milhas náuticas de São Luís, capital do estado, no Brasil. Formalmente vincula-se ao município de Cururupu.

 

Foi criado pelo Decreto 11.902, de 11 de Junho de 1991, com uma área de 45.937,9 hectares, com o objetivo de preservar a fauna e a flora marinhas e os recifes de corais.

 

Antiga ameaça à navegação, o parcel constitui-se no maior banco de corais da América do Sul. Ali podem ser encontradas algumas espécies de peixes exóticas, como o peixe-papagaio, o sargentino e o peixe-borboleta. Também é um dos maiores cemitérios de embarcações do mundo, perdendo apenas para o triângulo das bermudas. No entanto, poucas pessoas têm conhecimento desse paraiso subaquático.

 

To vendo que o equipamento vai comigo!!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Infelizmente o Mané luiz eh um dos poucos lugares do brasil q eu nao mergulhei. Tenho amigos q ja foram pra la. Eh uma operacao bem complexa e cara. Muita correnteza e zero de infra. Eles foram ha 11 anos atras, para passar 10 dias acho q pagaram 10 ou 20 mil reais, era uma expedicao do museu de zoologia da usp. Tem um fato interessante q la nao pega radio, desses de barco, de se comunicar. Pouquissimos barcos q nao sejam de pescadores roots sabem operar ali. Se der chabu nao tem como chamar ajuda a nao ser q vc tenha um globalstar (tele via satelite).

 

Esses broders ja mergulharam em TODOS os lugares do brasil e classificam o Mané como top 5, noronha nao faz parte da lista!

 

quem sabe um dia eu tenho essa sorte.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

oi glauber,

 

perece meio impressionante q noronha nao seja o melhor lugar de mergulho no brasil, afinal as pessoas falam tanto neh? O fato eh q noronha eh show e pras pessoas mortais como eu e vc (embora eu ja tenha sido 'highlander' por ter tido a sorte de perticipar de expedicoes de pesquisa), noronha realmente eh o melhor lugar q pode ser acessado para o mergulho no brasil.

 

Os outros lugares sao em mar aberto mas nao tem infra. Nao sei como esta agora, mas nao tinha. Noronha eh em mar aberto mas com 15 min de barco, 1 hora e pouco vc esta nos lugares, e mesmo esses mais distantes de uma hora e tanto, so vai quem tem experiencia, mas a operacao eh viabilizada tb pelas pessoas com menos experiencia q tem a oportunidade de ir para os mais proximos. Se noronha so tivesse mergulho hardcore, nao seria tao popular.

 

Muito bem, para chegar nesses outros lugares, a galera tem q ser hardcore, ou entao vc tem q estar numa lista seleta pra poder ter acesso a lugares. Primeiro tem q ter a manha de passar no minimo 10 dias embarcado em condicoes super simples, a nao ser q vc tenha muita grana pra contratar uma super infra, q nao eh o caso da pesquisa. A pesquisa ate tem grana, mas tudo tem q ser economizado ao maximo pra poder fazer o maximo de expedicoes possivel. Entao, roots. Nao tem operacao, tem q alugar um barco de pescador, equipos, compressores e operar tudo vc mesmo. Tudo chaqualha muito e tem gente q fica gorfando por 48h sem parar, depois passa. Comer eh dificil, dormir eh quase impossivel se vc esta la fora sem abrigo algum (eu ja fiquei assim por 15 dias. Por uma sorte divina nunca gorfei no mar). Correnteza rasgando, o tempo tem q ser otimizado e embora a 1a regra do mergulho eh 'nunca mergulharas sozinho' nós nos especializamos em ser auto suficientes e mergulhavamos sozinhos. A regra era manter contato visual, mas em visibilidade de 40m eh um tanto longe se vc precisar de ajuda. Se a vis nao era tao boa, a regra do contato visual dancava. Irresponsavel? Pode ser, mas em mais de 1.000 mergulhos somando as imersoes de todos nunca deu nenhuma merda, deu quase, mas nada q realmente deu em nada. Nao recomendo q ninguem faca isso, mas foi a maneira de fazer a grana dar mais resultados pro conhecimento da conservacao da biodiversidade marinha brasileira.

 

Noronha eh lindo, mas eh uma ilha oceanica. Em geral ilhas continentais tem mais diversidade que a costa dos continentes, e a costa tem mais diversidade q ilhas oceanicas. Nao vem ao caso explicar pq, mas eh um fato da ecologia. Portanto noronha tem uma diversidade extremamente pobre. As pessoas tendem a nem reparar, mas uma lista de especies de noronha nao sera muito grande. A visibilidade normalmente eh incrivel e como eh uma ilha vulcanica o q eu acho mais legal de noronha eh a formacao do fundo, fisicamente. Acho q a piracao em noronha eh mergulhar como se vc estivesse entrando numa caverna, admirar a formacao o fundo.

 

Mas esses lugares q seguem sao mais interessantes, nao necessariamente nessa ordem:

 

Atol das rocas - lista seleta (nao fui), diversidade semelhante a noronha mas o pico eh mais alucinate.

Rochedos de Sao Pedro e Sao Paulo - lista mais seleta. (nao fui) embora tenha diversidade ainda mais pobre q noronha. Mas parece q o pico eh alucinante.

Mane Luis - roots hardcore (nao fui)

Parque estadual da risca do meio - CE, o mais roots de todos, tanto o processo de ficar embarcado qto os mergulhos (eu fui e foram as duas semanas mais inesqueciveis de toda a minha vida).

Recifes de Tamandare - PE , roots hardcore mas so o mergulho, pq iamos e voltavamos no mesmo dia todos os dias por 15 dias.

 

eh isso.

 

ah, q eu saiba a costa do maranhao eh muito perto da foz do rio amazonas e sofre influencia de sedimentos que turvam a agua e tornam o lugar nao atraente pro mergulho. Tem q sair pra fora. E q eu saiba o mane eh a unica formacao de recifes na area.

Link para o comentário
  • Membros

Glauber,

 

Fiquei surpreso em saber que há lugares para mergulho! Morei em São Luis entre 97 e 98. Me lembro que a água era muito turva, reflexo do deságue do Rio Amazonas. Complementando o que o Xaliba falou, a variação da maré é muito grande (é comum, por exemplo, caminhar 500m na areia da praia para adentrar o mar).

Pesquisando na NET encontrei matéria (breve) sobre o Parcel. Ele aparece como ponto turístico. Deve haver alguma exploração turística para o mergulho. na Chapada das Mesas (interior) deve haver alguma coisa, mas sem muita vida, além do mais, o período é de chuva o que pode inviabilizar o mergulho em rio (se tiver).

 

Abraços

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Paglia vai mostrar o Triângulo das Bermudas brasileiro

qua, 04/05/11 por juliana briggs | categoria Notícia, Temporada 2011 | tags Ernesto Paglia, Maranhão, navios, navios naugrafagos, Triângulo das Bermudas

 

Nesta quinta-feira (4), o Globo Mar embarca em uma aventura pela costa do Maranhão. Nossa equipe navega por uma região conhecida como o Triângulo das Bermudas brasileiro que esconde muitos navios naufragados e mergulha em busca de espécies de rara beleza, onde fica o maior conjunto de corais da América do Sul e um dos maiores do planeta.

 

navega por uma região que esconde muitos navios naufragados e mergulha em busca de espécies de rara beleza, onde fica o maior conjunto de corais da América do Sul e um dos maiores do planeta.

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...