Ir para conteúdo

Patagonia: 16 dias mochilando sozinha pela argentina e chile


Posts Recomendados

  • Membros

Resolvi escrever esse relato de viagem para de alguma forma retribuir a ajuda que tive aqui no site dos mochileiros.com atraves de relatos de viagens que li na programação da minha tão esperada viagem pra patagonia.. espero q ajude alguém..

 

Sempre quis conhecer a patagonia e decidi, no final do ano passado, que 2011 seria o ano pra realizar esta viagem.. tinha pensado em nas minhas férias, em abril, mas no começo de janeiro, percebi que estaria muito tarde para incluir torres del paine em meu roteiro se fosse nessa época.. entao, para nao perder essa possibilidade, antecipei minhas férias para 19 de fevereiro, e entao, teria 1 mes para preparar meu roteiro e todo o resto.. vou colocar aqui o valor dos meus gastos entre parenteses na moeda local de cada pais Peso argentino e peso chileno para dar uma idéia de grana para esse lugar. ****DICA: nao esqueça de desbloquear seu cartao de crédito pra saques internacionais.. eu esqueci e teria muito problema por lá pq muitos hostels nao aceitam cartão.. mas minha gerente, após email, efetuou o debloqueio p mim, por sorte, com muita rapidez!

::essa::

Sai do Brasil no dia 19-2 com voo marcado para as 21h em guarulhos p chegar em Buenos aires as 0h30 e aguardar até as 07h40 p iniciar minha viagem por Ushuaia.. Bem q tinham me falado que nao comprasse voo pelas aerolíneas, mas como era muito mais barato, acabei comprando e me arrependendo... :) (até ushuaia +/- 600 reais )

jah em sao paulo, meu voo teve o atraso de 1h para partir, mas foi tranquilo. Quando cheguei ao aerparque, em BA, vi q lá nao havia um lugar mais ou menos tranquilo para aguardar o proximo voo e resolvi pedir ajuda as informações turisticas... Ali consegui reservar um hostel proximo (a mocinha foi muito simpática e me disse que o taxi ao hostel seria em torno de 25 pesos pq era muito perto.. mas o taxista, percebendo minha mochila de turista, resolveu me cobrar 70. como nao tinha escolha, fui.. no hostel Eco pampa o staff foi muito gente boa comigo. reservou o taxi de uma cia mais justa e ainda arrumou uma peruana para rachar comigo..(=$25) mas qd fui pagar pela noite($60), q surpresa.. no Cambio do bco Rendimento no aeroporto eu tinha trocado 400 pesos 4 notas de 100 - duas das quais eram falsas! Fiquei possessa qd descobri isso, mas fazer o q .. jah estava longe.. De volta ao aeroparque, tive q aguardar 5 horas!!! p o meu voo, q estava atrasado.. E novamente nenhuma explicação.. cada hr falavam uma coisa diferente.. até q nao havia tripulação p o voo me foi dito... grande aerolíneas.. p piorar meu desespero da espera, encontrei 2 brasileiras q aguardavam o voo pra ushuaia do dia anterior, q havia sido cancelado sem a menor explicação.. essas mesmas senhoras, tb aguardariam comigo o voo de ushuaia a el calafate com 2 h de atraso 2 dias depois...

20110309173100.JPG

 

cheguei em Ushuaia as 15h. No aeroporto mesmo comprei minha passagem p el calafate p dali a 2 dias ($602). há a opção de ir de onibus por ($300) mas como levariam 18h e eu só tinha 15 dias, resolvi pagar mais caro mesmo.. fui ao hostel La Posta ($70/noite) - nota 9,5 (Só perde ponto pela distancia de 35 min do centro da cidade) onde fui muito bem recebida. Jah na chegada, reservei os 2 passeios q faria na cidade o 4x4 em land rover($390) e a navegação pelo canal beagle ($235) para conhecer a pinguinera. Ainda nesse dia, apenas caminhei pela cidade... nao tinha muitas informações e tb nao perguntei, mas deveria ter ido a glaciar da cidade se soubesse dele nesse dia.. se puder faça isso, acabei nao fazendo e me arrependi depois..

 

No dia seguinte, as 9h em ponto a land rover me espera e o motorista (Jorge) muito gente boa, me fala q ainda teriam mais 5 pessoas, 2 ingleses (que estavam mesmo no La posta tb), um argentino e um casal de brasileiros.. esse dia foi muito divertido. O ceu estava lindo e passamos o dia na land rover em estradinha de lama em torno do Lago escondido e lago Fagano. No passaeio estava incluso um almoço no meio da floresta - um típico churrasco argentino! Ainda, como o tempo estava ótimo, pudemos andar de canoa no lago escondido! - recomendo muito esse passeio. é caro, mas como teve tudo isso, acho q vale muito a pena. A noite, estava morta só descansei aguardando a pinguineira do dia seguinte..

20110309173246.JPG

 

20110309173908.JPG

 

na terça, sigo para a pinguineira... após andar por 40 min na baia de ushuaia chego ao porto. No barco, estava muito ansiosa para ver os pinguins.. outro passeio q vale muito a pena.. o mais importante pra mim em ushuaia.. os leões marinhos, o farol do fim do mundo, e principalmente os pinguins, são fantásticos.. e vc só vai ve-los se fizer esse passeio em ushuaia.. então, vá!. na volta do barco ao porto, escutei 3 carinhas falando em portugues, e nao é q depois de começar a conversar descobri q conhecia um deles.. o leo que tinha estudado geologia, na usp +/- na mesma época q eu! que mundo pequeno.. de volta ao porto, os meninos foram pro glaciar (só nesse dia eu descobri esse glaciar.. ) e eu, muito emputecida por nao poder ir junto, fui ao aeroporto.. pra ficar mais irada, meu voo atrasou, e se soubesse do atraso, poderia ter ido ao glaciar..

20110309173543.JPG

20110309173658.JPG

 

nesta mesma noite, cheguei em El calafate e escutei um povo falando portugues.. logo me convidei para rachar o taxi com eles (fixo em $100). fui p o hostel Ikeu ken ($70) mas como meu quarto era proximo a cozinha, foi bem dificil dormir lah nakela noite,..

pela manha, peguei minha mochila e segui pra rodoviária.. chegando lá, nao tinha mais passgem para Puerto Natales, pq todos os lugares (1 onibus diário) estavam reservados por agencia.. mas resolvi esperar até o hr da partida pra ver se sobraria lugar.. e sobrou.. entao, embarquei pro chile..

Chegando em Puerto Natales, conheci Eve, australiana q tb viajava sozinha. Segui com ela e fui ao hostel no qual ela estaria - o Backpapers ($8000- pesos chilenos agora). nesse dia (23-2) eu só preparei minhas coisas e no dia seguinte, partiria para o circuito W em Torres del Paine. Eve, mudou de idéia e em vez de fazer o full day no TDP, seguiu comigo.. Ainda a noite, conheci mais 4 Indianos q moram nos EUA e resolvemos seguir todos juntos..

No TDP - Inicio 24-2 - termino 27-2

No inicio, planejava começar o circuito no Pehoe, mas resolvi começar pelas torres, seguindo a dica de um guia q estava no onibus p o parque($5000) e como estava um dia lindo, iniciamos pelas torres.. jah no inicio da trilha, juntaram-se a nós um holandes - o Johan e uma austríaca - Irene. e seguimos trilha, mais ou menos todos juntos, pq eu fora de forma e já pouco acostumada c trilhas ( minha ultima foi há 3 anos em machu picchu), fiquei pra trás junto com o Greg, um dos americanos, de +/- 60 anos, com uma mochila de mais de 20kg nas costas, q me deixou com vergonha da minha caminhada.. minha mochila tinha apenas 13kg!

20110309174050.JPG

 

Eu, eve e o Johan fomos até o acampamento torres. (esse é gratuito).os outros ficaram no refúgio chileno ($40 dólares a noite - impossível pra mim ) Após montar barraca, fomos ao mirador da torres.. minhas pernas jah estavam bambas, mas eu consegui enfrentar a super subida por rochas até a base das torres.. Como recompensa, o ceu estava lindo, e havia sol! foi perfeito.. iniciei o retorno com as nuvens se formando sobre as torres, e percebi q minha sorte com o tempo estava mudando...

20110309174202.JPG

no segundo dia no parque, iniciamos o percurso campamento torres até o campamento los cuernos - 11km com subidas e descidas e muita mas muita chuva.. a unica coisa que eu tinha de impermeável comigo eram as calças e a capa da mochila.. nem o casaco nem o poncho q eu comprei pra viagem eram "waterproof" como tinham me vendido.. fiquei enxarcada nesse dia, com muito mal humor, com frio e sem roupas adequadas para essa noite.. nao estava preparada para um dia assim e acho q se nao fosse o grupo, teria simplesmente voltado ao hotel torres e voltado a puerto natales.. mas segui em frente.. o vento chegou a 70km/h ! nem tirei fotos nesse dia, com medo de estragar minha canon SX30i q comprei exclusivamente para essa viagem.. Chegando no campamento los cuernos($4500- esse eh pago) como foi dificil armar a barraca e dormir do lado de fora.. no refugio, paguei pelo jantar ($10000!) pq nao tinha levado fogareiro e nao queria comer bolacha depois de tanta chuva.. mas depois do banho quente e de alugar mais um saco de dormir ($3000) e secar minhas roupas no forno da calefação ( meu agasalho secou, mas começou a pegar fogo.. sorte q foi um pequeno pedaço ahhahah) dormi bem. e nao passei frio, embora a temperatura do lado de fora da barraca fosse < 0ºC.

3º dia - acordei as 5h40 da manhã! as 6h30 partimos em direção ao acampamento Paine Grande. O dia estava lindo ( pra minha alegria) e seguimos até o acampamento italiano. lá deixamos as mochilas cargueiras, pegamos as de ataque e subimos pro mirante do vale do francês. Chegando no 1º mirante (haviam 3) o Rahul rompeu tendao do quadriceps Esquerdo e nao conseguia mais levantar a perna.. e como eu ainda estava morta do dia anterior, resolvi voltar com ele... pegamos nossas cargueiras, e seguimos rumo ao acampamento paine grande($5000), aonde só chegamos as 17h30.. haja pernas pra caminhar tanto e com tanto peso nas costas. o resto do grupo veio depois... e chegaram por volta das 20h.. ufa, ainda bem q voltei antes..

20110309174309.JPG

4º dia - levantei primeiro q todo mundo.. nao queria perder o catamarã das 12h30 ($11000)... vi o sol nascendo, embora entre nuvens, e segui, dessa vez sozinha até o 1º mirante do glaciar grey. após 2h de trilha, chego o mirante.. e inicio meu retorno.. na trilha de volta, o pessoal encontrei o pessoal q se atrasou e começou a trilhas as 9h20! ainda bem q eu nao esperei.. me despedi de todos e segui de volta ao acampamento. a noite, no hostel, eve me disse q todo mundo voltou do primeiro mirante.. ainda bem q eu fui cedo pq eles nao conseguiram voltar a tempo do meu catamarã e esperaram até o das 18h!

20110309174457.JPG

 

Foram 4 dias muito cansativos, mas valeram muito a pena!

de volta a puerto natales, minha passagem de volta a calafate($12000) jah estava comprada pelo pessoal do albergue. nessa noite, cozinhei no abergue e compartilhei comida com um pessoal do canadá q fazia pizza na cozinha! tomamos vinho, conversamos um monte! D+! aliás, recomendo muito esse hostel. O dono (Ohmar) mora lá, entao o clima é muito família! eles ajudam muito! na manha seguinte parti de volta a calafate.

dia 28, jah en calafate, dessa vez resolvi me hospedar em outro hostel o america del sur ($70). muito bom.. meio afastado do centro, mas muito bom! vale muito a pena.. nesse dia só andei pela cidade. paguei pelo assado q eles fazem todas as noites ($55 - muito bom). como a previsao do tempo era de chuva para o dia seguinte, optei por nao fazer nada nesse dia e só reservei meu BIG ICE para o dia 2-3. Conheci o kit, ingles q estava a toa tb em el calafate ..

dia 1º março só andei pela cidade e descansei depois do TDP pra encaram 4h no gelo no dia seguinte.

Grande escolha a minha de optar pelo BIG ICE($720 - pesos argentinos novamente). no proprio hostel antes de pegar o onibus q veio nos buscar conheci Caroline, sueca q passaria o dia comigo no gelo! esse foi sem dúvida alguma o melhor dia da viagem! se vc está lá nao vale a pena investir só no Mini trekikng ($500), na minha opiniao pq o passeio é só de 4h com apenas 1h sobre o gelo e custa quase a mesma coisa.. sentamos para almoçar em frente a um lago degelado no meio do perito moreno! Minha coca cola encontrou uma geladeira especialmente pra ela! Custa caro, mas se vc pensar em toda a estrutura q eo pessoal mantém q e eles só trabalham no verão, nao fica tão caro assim! vale muuuuuiiiiito a pena

20110309174625.JPG

20110309174941.JPG

 

dia 3-3 segui a el chalten para passar apenas o dia (sei q é muito pouco para um lugar tao repleto de trilhas, mas eu tava tao cansada de TDP q pra mim, só ir ao mirante do fitz roy e a laguna cristal foram o suficiente para dar o gostinho dessa cidadezinha charmosa!

20110309175031.JPG

No dia 4-3, finalizei o meu curto percurso pela patagonia e peguei meu voo de el calafate para buenos aires (+/- 300 reais) onde encerrou-se minha viagem por esse cantinho maravilhoso do mundo.

Espero ter ajudado alguém com esse meu relato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

oi Wesla..

lindos os lugares da tua viagem..

qual será o próximo passeio?

em outubro farei a trilha inca ,

estou super ansioso pra por o pé na estrada,

e já fico sonhando com o próximo...

existe possibilidade de reunir grupos para trekking em parques/montanhas do Peru ou Chile?

valeu.

Pedro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...