Ir para conteúdo

Caminho de Santiago de Compostela de Bicicleta


Posts Recomendados

  • Membros

Obrigado, Florêncio! Bom, em termos de locomoção, acho que a melhor opção é ir de trem entre Paris e SJPP( procure no site de busca: Train Paris SJPP, tem muita informação). Na Espanha, se vc chega como peregrino é bem recebido mesmo já pronto para caminhar, digo de mochila nas costas, chapeu, vieira, etc. Em Paris, não sei se isso é comum, apesar que em Paris já tem seta amarela do caminho, então é bom estar bem preparado para explicar ao agente da imigração todo seu roteiro e ter em mãos a passagem de trem, reserva de hotel em Paris, credencial do peregrino. Pode parecer excesso de preocupação, mas é bom ter informação de sobra do que faltar. O desconfiômetro deles funciona de acordo com a informação que eles te pedem, se vc não hesita nos primeiros questionamentos...passa rápido. Eu vejo como maior problema o tipo de bagagem que vc leva para o caminho com a bagagem para passear em Paris. Ou seja, se vc for a Galeria Lafayette vestido de Peregrino, pode ser que os seguranças fiquem na sua cola. Lembre-se que no seu caso, a bagagem vai nas suas costas ( no meu caso foi na bicicleta) e se vc compra qqr lembrança em Paris, vai ter que carregar o caminho todo por mais de 30 dias. Seria uma boa se vc fosse para Paris com outra pessoa e depois ficasse com a bagagem específica para o Caminho e a outra pessoa traria de volta para o Brasil suas roupas de passeio e as compras de Paris.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Pessoal, postei aqui mesmo no Mochileiros, na parte de Equipamentos de Camping e Aventura, umas dicas para quem estiver interessado em fazer o Caminho pela primeira vez.

Como muita gente me procurou com dúvidas e interesse em realizar o Caminho, resolvi criar um tópico de dicas da experiência adquirida nesta mesma viagem.

 

http://www.mochileiros.com/dicas-para-o-caminho-de-santiago-de-compostela-de-bicicleta-t64306.html

 

Caso tenham mais duvidas, fiquem a vontade que terei muito prazer em colaborar.

 

Abs, Matsu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

estou planejando fazer o Caminho de bicicleta, mas estou sem saber como começar. Comprei uma bike, no entanto não sei se presta, outras duvidas que tenho: quanto tempo de preparação? quantos quilometros por dia ou por semana? quanto vai custar? enfim se vc puder me orientar eu lhe agradeço.

abraço,

Betânia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Ola Matsu

 

Você chegou a fazer imigração para frança para partir de SJPP?

Outra dúvida, eu por aqui peladalo em bike speed preparada pra estrada, será que conseguiria alugar ou comprar por lá, uma bike com condições de fazer o trajeto?

 

tem algum guia online ou pdf que uso pra fazer su planejamento?

e época do ano, quando seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Passei a fronteira de Espanha para Franca pela rodovia, nao vi nada, nem barreira. Depois saindo de SJPP sentido Roncesvalles pela rota, nem sei qdo cruzei a fronteira. Creio q nao ha mais fronteira na comunidade europeia. Ja passei de onibus da Espanha para Franca, o onibus nem parou. Onde tem eh entre Franca e Inglaterra, ate o guia do onibus jah entrega um roteiro como voltar para Paris pq ele nao pode ajudar em mais nada, caso vc seja barrado.

 

Eu pessoalmente , nao procurei alugar ou comprar por la, opcoes para comprar tem de monte! Alugar, teve um peregrino q ia fazer isso, se eu conseguir recuperar o email te informo. Um colega comprou um nova por la para trazer, eh uma opcao tbm, pq qdo chegar aqui no Brasil eh mais facil convencer o fiscal da alfandega q a bike eh usada. Sobre o tipo de bike, e possivel fazer com speed, optando em fazer somente pela estrada. Conheci uma mulher que estava de speed, 4 alforges e saiu da Be lgica!

 

Eu escolhi o comeco de outubro (outono) pq nao esta tao frio. Novembro, geralmente, jah esfria muito e primavera ( marco/abril) pode pegar neve, como aconteceu esse ano qdo marco tava bem frio e nevando. Como fiz uma vez apenas, nao posso te falar com certeza como eh em outras estacoes do ano.

 

Sites tem o bicigrino, caminhodesantiago.com esses tem guias especificos para bike e tem livro/ guia do Anton Pombo. Eu usei dele.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Obrigado! Bom, eu escolhi fazer no outono europeu (Outrubro) com temperaturas já em declinio. O que deve-se levar mais em conta é as condiçoes climáticas da região. Começando por Jan, Fev, Mar: Neve e albergues fechados por falta de peregrinos. Abril - Junho começa a esquentar, mas talvez encontre neve ainda; Julho já é bem quente; Agosto/Setembro verão e férias europeias, muito calor e muito lotado (albergues), Outubro começa a esfriar, Novembro bem frio com neve talvez, Dezembro: neve.

 

Então, no meu planejamento, sempre tive em mente ir em Abril ou Outubro. Abs.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parabéns Matsu, cheguei há 15 dias de santiago, onde também fiz o percurso desde SJPDP de bicicleta. Já havia feito outras vezes á pé, mas de bike foi a primeira vez. realmente são emoções diferentes, sem dúvida que á pé exige-se muito mais do corpo e principalmente da mente, não é fácil caminhar, carregar mochila e etc por 30 dias seguidos. Mas de bike também tem -se muitas dificuldades. Gostaria de deixar meu relato em relação á multa ao transporte da bike de volta, da espanha. Não precisei pagar nada, pois pelas normas de aviação, quando a bike é a mala, ou seja, não se está despachando nenhuma outra bagagem, não é cobrado sobre peso.Não sei se foi o seu caso, mas comigo funcionou assim e nada paguei, pois despachei apenas a mala bike. Mais uma vez, parabéns, quem fez sabe o quanto é gostoso mesmo tendo-se dias de extrema dificuldade como a subida da cruz de hierro e cebreiro e é claro a subida dos pirineus, que também fiz empurrando a bike, ainda mais que na ibéria haviam quebrado o câmbio de minha bike, que acabei arrumando somente em logrono. Abs amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parabens tbm! Sobre a tarifa, eu tinha esperanca tbm de nao pagar pois as informacoes obtidas na Iberia eram contraditorias. Minha malabike e o alforge nao ultrapassaram o limite de peso, mas foi taxado por ser equipamento esportivo. No proprio site da Iberia diz isso. Creio q vc embarcou em santiago mesmo, eu embarquei para voltar em Madrid. Que bom q vc nao precisou pagar! Ja pagamos muito caro pelas passagens e pagar a mais e, ainda por cima ter um dano, no seu caso o cambio, seria demais. Minha mala bike rasgou na parte inferior, notei que eles arrastaram a mala e acabou furando. Um grande abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...