Ir para conteúdo

Estrada Real - Paraty-Ouro Preto (Caminho Velho) de Palio


hglima

Posts Recomendados

  • Membros

Olá, amigos

Pretendo fazer o Caminho Velho da Estrada Real nas férias de julho com a família.

Seguiremos a partir de Paraty conforme o roteiro "oficial" [http://www.estradareal.tur.br/], reservamos 15 dias para o passeio. A maior questão é: um Palio aguenta o tranco?

A Helena [nome do carro] está com 15000km só e foi comprada zero, nós já fizemos vários trajetos "off" de Uno [com o Possante e a Eleonora, cujas verdadeiras provas de fogo foram em Paraty-Paraty Mirim e Caminho do Imperador (Petrópolis-Miguel Pereira), respectivamente].

Li horrores sobre o trecho Paraty-Cunha, mas sempre notícias desatualizadas com mais de 1 ano pelo menos - e não sei até que ponto "exageros".

Sinceramente não levo lá muita fé no Palio, estou achando ele muito pesado para o motor, mas também não quero sair do trajeto original a menos que seja indispensável - até mesmo por isso faremos a viagem fora do período de chuvas!

Todas as dicas serão bem-vindas para afinar o roteiro, como passeios, melhores cidades para parar, hospedagem e comida BBB [boa, bonita e barata hehe], essas coisas, mas, sobretudo, informações sobre os trechos críticos!!!!

 

Valeu a força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

HGlima,

 

Fiz a estrada real a pé, em jan/fev de 2013, estou fazendo um relato sobre a travessia: estrada-real-a-pe-caminho-velho-jan-fev-2013-t81301.html, colocarei lá várias dicas.

 

Vi muitos carros leves fazendo, tanto a subida como a descida da bocaina, indo bem devagar e parando para esfriar o motor, creio que não terá grandes problemas, desde que o carro esteja OK.

O trecho é bem íngreme, o problema e a quantidade de valas e pedras grande na pista de rolamento.... tem que ir bem devagar mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha a alguns anos fui ate Diamantina e de la segui para São Joao Del Rei e Tiradentes depois segui para Parati, fui numa Tracker 4x4, dá pra ir dá, mas arrebenta a suspensão do carro, a estrada de terra tem muita irregularidade, no começo é legal depois de 2...3 hora rodando na terra já fica meio chato e da saudade do asfalto, aconselho esse caminho 100% de terra se gostar muito. Pode fazer como eu fiz, parte asfalto parte terra a maioria das cidades te da as duas opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Andre, minha família por parte de pai é de Minas e, embora hoje o trajeto até a terra natal dele seja de coisa de 6h e 100% asfalto, cresci indo para lá na época do abre-e-fecha porteira (acho q vem daí meu gosto por estradas de terra, adorava fazer isso qd era moleque hehe), com viagens que chegavam a levar mais de 24 horas; e o trajeto Petrópolis-Paty pelo Caminho do Imperador - cerca de 35km - levou 3h30 de Uno, graças a um trecho de menos de 10km.

A ideia é fazer o caminho no original mesmo, até pq vai ser a primeira "aventura" do tipo para a minha molecada - eles precisam saber que existe "aventura" além dos mundos virtuais...

O trecho até Diamantina, vai ficar para outras férias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A familia da minha esposa é de São João Del Rei, ai a viagem pela estrada real acabou calhando, em diamantina sai por estrada de terra, mas na primeira cidade voltei ao asfalto. Como minha filha tava com menos de 2 anos ela tava pulando demais no banco.

Tenho vontade de fazer toda essa estrada original (dizem que alguns locais so a pé ou de cavalo passa), o percurso é muito bonito, tirei muito foto por la, nao vai se arrepender. So tome cuidado com alguns trechos, nao sei se é o caminho novo , velho ou dos diamantes que passa dentro de rios e em outros locais a estradas simplesmente some e vira pasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...