Ir para conteúdo

Cuiaba, Chapada dos Guimarães e Pantanal


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Oi Sandra...

 

Concordo com as dicas da linavarro e Ana Carolina Flor...

Como bom Matogrossense, sou apaixonado pela chapada... Os lugares que foram citados realmente valem a pena.

Se vc for de carro, boa parte dos locais mais típicos pode ser acessado com facilidade. Recentemente algumas trilhas que antes eram livres agora precisam de guias. No entanto, é legal de fazer... Gostei bastante do passeio a caverna Aroe Jari e Lagoa Azul... Precisa de guia, mas é bacana.

O vale do Rio Claro ainda não fiz, mas tenho ótimas referências de quem foi, pois de lá vc tem vista dos paredões todos...

A cidade de pedra pra mim é o lugar mais fantástico, porque eu curto muito mirantes... Só que eu acho que ela está fechada para estudos ambientais se não me engano... Vale a pena descobrir antes e talvez até insistir pra ver...

Existem outros pontos de visitação de fácil acesso com excelentes vistas panorâmicas... e bem mais tranquilos.. como a trilha da Pousada Penhasco, que tem um mirante legal. Tem ainda uns restaurantes (que não são baratos, mas podem ser apenas visitados...) como é o caso do Morro dos Ventos... Muito legal a vista!

 

Um detalhe a parte é a gastronomia... Não deixe de provar o famoso Bolo de Arroz! É tipicamente Matogrossense e delicioso!!!!!! Em Cuiabá, o tradicional é da Dona Eulária, no Bairro da Lixeira... Um galpão simples nos fundos da casa da família em que eles assam na hora em fogões à lenha...

Restaurantes com bons peixes também não falta... Pintado é o top de linha!

Prove também outras coisas típicas como banana chips (banana verde frita.. salgada...bom demais!), paçoca de carne... e FAROFA DE BANANA!!! PUtz... deu até fome... ahhahaha...

Nem dicas de aventureiro de trilhas... rsrs... mas eu tenho que ressaltar essas coisas boas da minha terra!!!

 

No mais, precisando de dicas... só pedir... Tenho inclusive um roteiro de um feriadão que montei pra levar uns amigos pra lá... mas bem frenético pelo tempo que dispunhamos...

 

Até!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Oi, pessoal!

 

Aproveitando o post, quero passar alguns dias em Mato Grosso e penso em ficar uma semana, talvez na Chapada dos Guimarães e em Nobres ou Chapada e Pantanal. Eu liguei para o hostel em Cuiabá e eles passaram alguns valores de pacotes, que confesso ter ficado espantada! ::ahhhh:: Mas eu não quero desistir de conhecer o nosso país. Estou querendo fazer tudo com uma boa relação custo/benefício, ainda mais que eu estou sozinha.

 

Estou com algumas dúvidas:

 

1 - Posso fazer os passeios para a Chapada a partir de Cuiabá ou seria interessante dormir na cidade de Chapada?

2 - Dois dias são necessários? Li em uma página de um hostel da Chapada que a Cidade das Pedras foi reaberta. Seria necessário então mais um dia para conhecê-la?

 

 

Meu roteiro:

 

1 - Chegada em Cuiabá. Conhecer alguns pontos turísticos da cidade. Pernoite em Cuiabá.

2 - Chapada dos Guimarães: Mirante do Véu da Noiva, Mirante do Centro Geodésico, Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul.

Pernoite em Cuiabá ou Chapada dos Guimarães?

3 - Chapada dos Guimarães: Trilha das Cachoeiras e mirante do Morro dos Ventos. Pernoite em Cuiabá.

Consigo acrescentar neste dia a Cidade das Pedras?

4 - Traslado Cuiabá - Nobres. Passeios: Flutuação rio Triste, Aquário Encantado e Balneário do Estivado. Pernoite em Bom Jardim

5 - Passeios: Flutuação no rio Salobra. Lagoa das Araras ou Cachoeira da Serra Azul. Pernoite em Bom Jardim. Traslado Nobres - Cuiabá

6 - Volta para Rio de Janeiro

 

ou com mais dias:

 

4 - Traslado Cuiabá - Poconé. Rodovia Transpantaneira

5 - Trilhas e passeio de barco.

6 - Volta para Cuiabá. Rafting Jaciara (tem agencias cobrando R$ 330! É tudo isso mesmo?)

7 - Nobres

8 - Nobres

9 - volta para casa.

 

Um abraço,

Pat

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Bom dia Pessoal... Bom dia Pat!

 

Vou dar minhas impressões mais imparciais possíveis (Já que sou da terrinha.. hehe) pra poder te ajudar...

 

É uma viagem bastante interessante e o seu roteiro está bem legal... pegando os pontos mais importantes de se ver.

Eu não conheço o Pantanal, mas posso falar desse roteiro Chapada e Nobres e valem muito a pena ir!

 

Quanto à sua primeira pergunta sobre fazer os passeios a partir de Cuiabá... eu recomendaria que fosse a partir de Chapada. Apesar de Cuiabá só ficar a 54 km da Cidade de Chapada dos Guimarães e nos primeiros 20 km saindo da capital vc já avistar os paredões, é muito melhor ficar em Chapada. A cidade já tem um ar de ecoturismo todo especial. Possui bons locais para comer, de todas as faixas de preço, bem como lojas de artesanatos típicos e um pouco de cultura de Matogrossense. Existe na praça central, um restaurante que oferece porção de jacaré frito em seu menu! rs

De Chapada é mais fácil vc encontrar empresas pra agendar os passeios com alguns passos de caminhada, bem como encontrar outros turistas pra montar grupos e baixar os custos com guias. Já de Cuiabá fica mais cansativo ir e vir todos os dias pra um novo passeio.

 

Quanto a segunda pergunta, sim! Fique mais um dia e inclua a Cidade de Pedra no seu Roteiro! Pra mim é o lugar mais fenomenal da Chapada. Vc segue uma estrada que contorna e sai por cima dos paredões. De lá de cima vc tem uma visão panorâmica da Chapada. Acabei de falar com uma amiga que esteve lá esse fds, reabriu mesmo. Com algumas modificações e restrições, pois quando fui era tudo livre. Por questões de segurança, limitaram alguns acessos ao que parece.

 

Em relação a Nobres, vale muito a pena conhecer. É um lugar que ainda não tem um turismo totalmente consolidado e por isso ainda há alguma limitação em estrutura. Contudo, é o mesmo tipo de turismo que Bonito-MS. O aquário encantado é lindo! A flutuação lá é bem legal também. O estivado é muito bom pra passar uma tarde relaxando, nadando entre os peixes. Tudo muito simples e bonito. A estrada ainda não é completamente pavimentada, mas isso não é motivo suficiente pra desistir!

Recomendo!

 

Rafting em Jaciara também é massa! Não sei dizer qual é o preço comumente cobrado por empresas. Por ser de lá, sempre que quero ir pra algum desses lugares organizo com amigos e vamos por conta.. de carro mesmo.

 

No mais, qualquer outra dúvida que possa ter e eu possa esclarecer, é só pedir...

 

Seguem algumas fotos pra vc se animar! rsrs

 

Abraço!

IMG_0449.JPG.bcd544b4b891d6f2ab80ee2375ef0643.JPG

DSCN6096.JPG.6a0127dc053dbc08143de5bdadeefeda.JPG

DSC05074.JPG.f9b847d5ecb155b8242003842cf19f13.JPG

DSCN5577.JPG.61cb0fc36880c4a4f992369ea5429de0.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá!

 

Estou pensando em ir para os mesmos locais. Cuiabá, Pantanal e Chapada.

 

Tenho algumas perguntas:

 

1. Sem carro, é fácil de viajar entre as cidades?

2. 10 dias são o bastante?

3. Qual será o gasto aproximado para os 10 dias?

4. Há muitos campings pela região?

5. Há pousadas com preços baratos ( abaixo de 90 reais por casal?)

6. Quais cidades / locais, vocês recomendam visitar?

7. Li que é bem quente em Novembro, costuma esfriar a noite?

8. É possível fazer os passeios sem carro?

9. Para fazer os passeios sem carro, tenho que fazer através de uma agência/ operadora?

 

Caso vocês tenham qualquer outra dica, eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Nossaaaaaaaa fazia tempo que eu não entrava no site, nem tinha visto as msgs ... Galera minha viagem foi simplesmente inesquecível ... Formamos um grupo de 6 pessoas, 4 de Santa Catarina, 1 do Rio de Janeiro, 1 de Curitiba ... Ficamos hospedados na casa da Manoela (ela aluga colchão) pode usar a cozinha e banheiro ... Enfim Mano se tornou amiga e formamos desse grupo a Tribo das Cores ... Foram 7 dias de paisagens maravilhosas, conhecimento, aprendizado, novas amizades, que vou levar pro resto da vida !!! Se quiserem dicas só perguntar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal!

Que legal logo de cara encontrar esse forum. Eu quero ir a Nobres na Pascoa, são 4 dias somente, por isso vou focar em Nobres mesmo. Dei uma olhada nos pacotes e achei bem salgado! Vcs sabem se tem opção de camping? Tem ônibus de Cuiabá p/ Nobres? Ou é melhor alugar um carro e fazer tudo por conta lá em Nobres sem ter que contatar agências?

É isso! Obrigada pela ajuda e quem quiser se juntar nessa trip, está feito o convite. Estou indo somente com o meu namorado.

Aline

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oiee, não cheguei a ir a Nobres mas uma amiga foi, acho que fica mais em conta alugar um carro !! Os pacotes são caros, minha amiga ficou em um hostel em Cuiabá ... Os melhores passeios acho que são obrigatórios contratar o pacote (já inclui o guia) ou tenta fechar com algum guia fora de agência ... Entra em contato com o Silvano ele vai te ajudar https://www.facebook.com/sim.ecoturismo !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá, Mochileiros!!!

Minha primeira interação! Uhuu! Adoro esse espaço! Aqui peguei dicas para Lençóis Maranhenses, Foz do Iguaçu e Inhotim. Todas as dicas foram maravilhosas. Estou devendo os relatos e fotos, eu sei, eu sei...

Bem, vou para a Chapada dia 20 de abril. Aproveitarei o feriadaço daqui do Rio - Páscoa + Tiradentes + São Jorge - tirarei 10 dias de férias, de 20 à 30. Vou sozinha. Quem mais se habilita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

Ola!

Estou indo em junho no feriado para Cuiabá e pretendo fazer alguns passeios (full day) , vcs poderiam me indicar um hostel legal , com wifi, com uma agencia de viagens para contratar passeios , ficarei apenas 4 dias , o que posso fazer neste período? Alguém anima a ir?

 

::otemo::::sos:: Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Fabiana!

 

Eu fui direto para a Chapada, não fui para o Pantanal porque estava alagado.

Em 4 dias dá para conhecer muita coisa. Sugiro que alugue um carro. A maioria dos passeios só podem ser feitos com guia e super indico a Márcia - marcinhaguia@gmail.com -65 9241-7582.

Fiquei na pousada Cambará - http://sitiocambara.chapadadosguimaraes.tur.br/ - de excelente custo benefício sem falar do maravilhoso café da manhã! Vale muito a pena!

Espero que tenha ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...