Ir para conteúdo

Japão - Sapporo 2014


Posts Recomendados

  • Membros

Olá.

 

Comecei a escrever o roteiro para minha próxima viagem ao Japão.

 

Esta será a quarta vez,.a primeira viagem onde estou indo 100% por conta própria. Nas outras, preferi a comodidade de pacotes pre-acordados, o que dá muita segurança e tem muitas vantagens, como no valor das diárias (quase 40% mais em conta), e a comodidade de um guia,e de transportes confiáveis (principalmente em um país onde não se domina o idioma), mas ao mesmo tempo, os pacotes acabam te privando de ter seu próprio tempo para relaxar e conhecer algo em especial.

Como dizia uma guia que eu conheci no Japão, "vamos, vamos !! Trem bala não espera..."

Desta vez, portanto, pretendo o menos de correria possível!

 

Não sou muito o tipo mochila nas costas (atualmente as costas não aguentariam, rsrs), mas também não me hospedo em hoteis de luxo, pois hotel para mim é somente para tomar banho e dormir(pouco).

 

Pretendo passar no Japão, boa parte do mês de Fevereiro e o início de Março de 2014, praticamente 28 diias. Vou de férias.

 

O custo da viagem (tirando passagens aéreas, transporte interno e hoteis) está na média de 2.000 ienes por dia (média, levando em conta comida, ingressos e presentes).

 

Da última vez (2012) passei 22 dias, levei 60 mil ienes em dinheiro, e devo ter gasto mais 30 mil, no cartão VTM. Isso cobriu (sem economizar) todas as refeições, passeios e presentes, para duas pessoas.

 

Como eu conheço bem as principais cidades japonesas, estou me planejando para conhecer uma região que ainda não estive. Hokkaido, mais propriamente Sapporo. Como será inverno, estou aproveitando para conhecer o Festival da neve (Yuki matsuri) que começa dia 5 de fevereiro.

 

Fora Sapporo, pretendo curtir muito Tokyo e Kyoto e, se possível, ir até Miyajima (próximo a Hiroshima).

 

O primeiro rascunho do meu roteiro hoje é:

 

1/2 - Rio de Janeiro-Guarulhos (voo em aberto)

2/2 - Embarque em Guarulhos com destino a Tçkyo (aeroporto Narita) (vôo em aberto)

3/2 - Tokyo-Sapporo (vôo em aberto)

3/2 - Chegada ao hotel em Sapporo (Hotel Route Inn - reservado)

4 dias de passeios variados, festival da neve, etc

8/2 - Sapporo-Tokyo (voo em aberto)

8/2 - Chegada ao hotel em Tokyo (Hotel em aberto)

7 dias de passeios variados, Skytree, Asakusa, passeio de barco no rio Sumida, etc.

15/2 - Tokyo-Kyoto (transporte m aberto)

15/2 - Chegada ao hotel em Kyoto (hotel em aberto)

3 dias de passeios

18/2 - Kyoto-Hiroshima-Miyajima (transporte em aberto)

18/2 - Hotel em Miyajima (hotel em aberto)

2 dias de passeios

20/2 - Miyajima-Hiroshima-Tokyo (transporte em aberto)

21/2 - Tokyo (hotel em aberto)

7 dias de passeios e compras

1/3 - Tokyo-Guarulhos (voo em aberto)

1/3 - Guarulhos-Rio de Janeiro (voo em aberto)

 

Alguém me dá alguma boa dica para transportes? Não pretendo comprar passe de trem, só o do metrô.

Nunca andei de ônibus, e estou um pouco receoso da dificuldade do idioma.

 

Abraços,

Carlos Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá, Carlos

 

Eu admiro a sua coragem para enfrentar o inverno do Hokkaido. Mas época muito bonita. Sugiro que voce aproveita visitar Otaru e Hakodate também. As 2 cidades portuárias são famosas entre japoneses por causas de frutos de mar frescos, principalmente no inverno.

Agora, não concordo muito na Kyoto e Hiroshuma. Estas cidades não são para inverno. (É como se fosse ir ao Rio no inverno. Elas perdem os brilhos) Por que não pensa outras cidades como: Takayama (Gifu-ken), Kanazawa, Matumoto (Nagano-ken) ou Etigo-Yuzawa (Niigata-ken).

Osaka, no bairro de Minami, também bom no inverno.

 

Abraço.

 

T.Komorita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Carlos,

 

Estive em Sapporo ano passado para o Yuki Matsuri e gostei muito!! Miyajima tbm conheci ano passado e tbm vale muito a pena!!

 

Quanto ao transporte eu te recomendo fortemente o JRPass. É o melhor custo-beneficio.

Além de usar nos trens de longa distância vc poderá tbm usar dentro das cidades no trens locais da JR.

Em Tokyo mesmo, se usa mais trem do que metrô, ou as vezes os dois ao mesmo tempo.

 

Ônibus não é tão difícil. Tirando os feriados, você encontra pra comprar pro mesmo dia.

Existem várias companhias de ônibus mas você pode dar uma olhada no site da companhia Willer http://willerexpress.com/en/ que acho que pode te ajudar!!

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Obrigado pelas sugestões, realmente espero pegar bastante frio mesmo, mas já estou bem preparado. Quero muito voltar a Kyoto, pois nas vezes anteriores, uma foi no Verão, e estava insuportável andar na rua, e a outra, fiquei um dia só, e para meu azar, coincidiu de ser naquele atropelamento em massa, em 2012, e Guion praticamente fechou. (Fechou mesmo).

 

Será que conseguirei chegar aos lugares turísticos (Kiyomizu-dera, Enryaku-ji, Santuário de Kamigamo...), ou estarão fechados por conta do inverno? Não tinha pensado nisso...

 

Quanto ao JRPASS, para quem passa muito tempo viajando pelo Japão, sai em conta, mas, voltando de Sapporo (avião), farei base em Tokyo, e vou apenas dar um pulo e Kyoto e Miyajima, bem rapidinho. Sendo assim, o passe para duas pessoas não é tão negócio assim. Em Tokyo eu ando muito, a pé, de metrô e taxi, principalmente a pé. Como será inverno, será de metrô, na maioria das vezes...

 

Já me disseram que passar uma semana em Sapporo no inverno é tempo demais, pois tem pouco para ver (além do festival e da fábrica de cerveja, é claro). Será que é verdade?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Carlos acredito que não há nenhum problema com os locais de visita em Kyoto durante o inverno.

 

Quanto ao JRPass, entendo o seu ponto de vista. Para saber se compensa ou não só mesmo fazendo as contas.

É uma questão de tempo x dinheiro x conforto.

 

Penso que uma semana em Sapporo é muito. Dá cortar pela metade tranquilo. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Também acho que uma semana em Sapporo seria muito, se fosse apenas para o festival da neve, por este motivo estou vendo outras opções partindo de lá.

 

Você chegou a fazer algum citytour ou pacote de turismo quando em Sapporo, Fernanda?

 

Vi alguns interessantes, como esta travessia em um quebra-gelo

https://www.traveljapan.com.au/packages-view/sapporo-snow-festival-ice-breaker-cruise-tour-1795

 

Museu do chocolate e história de Hokkaido

http://www.sapporo-tourguides.com/tours/3-hrs-sapporo-half-day-tour-chocolate-museum-okurayama-ski-jump-hill-hokkaido-shrine.html

 

Eu não conheço Hokkaido, já estive várias vezes no Japão, mas nunca tão ao norte, portanto quero aproveitar a oportunidade.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Carlos

Nós não pegamos nenhum pacote turístico como esses.

 

Esse quebra-gelo parece ser bem legal mas o preço é um absurdo.

Eu gastei bem menos que isso no aéreo(Nagoya-Sapporo Hakodate-Nagoya)+hotel+transportes locais.

O tour do museu tbm é caro demais. Para entrar na fabrica de shiroi koibito custa 600 yens. Se quiser economizar faça por conta.

 

Se você ainda não tiver comprado a parte aérea, veja se consegue um preço legal para chegar por Sapporo mas sair de Hakodate.

Nós fizemos assim. Aí da pra aproveitar e conhecer o sul de Hokkaido tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Fernanda.

 

Os preços no Japão já não mais me assustam. Para quem é turista, para quem vai estar ali uma vez na vida talvez, vale a pena pagar um pouco mais pela experiência. Ao menos eu penso assim.

 

Hakodate parece legal, mas como eu nunca estive no Japão no inverno, e muito menos no norte, onde este é mais intenso, então eu tenho sempre que me lembrar que certas atrações não funcionam neste período.

 

Ouvi falar muito bem de Otaru, que é um porto a noroeste de Sapporo.

 

http://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g298153-Otaru_Hokkaido-Vacations.html#38547269

 

O interessante é que dá para pegar o trem em Sapporo pela manhã (deixando as malas no hotel), a viagem leva +- 30 min. Dá para passar o dia passeando e pegar o trem no final do dia, sem precisar hotel reservas, bate-e-volta mesmo.

Talvez eu faça o mesmo com Hakodate, apesar de ser um pouco longe.

 

Mas sem dúvida, que este passeio de quebra-gelo seria inesquecível, rsrsrs...

 

Um abraço.

Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...