Ir para conteúdo

Tallinn-Estônia


Posts Recomendados

  • Membros

P9040610.JPG.d638ac0e1681392dfc570a5f1d5cede6.JPGTallinn Estônia!

Irei comentar sobre essa cidade bastante interessante. Cheguei a Tallinn vindo de Helsinque do outro lado do mar Báltico. A viagem dura cerca de duas horas e feita de ferry, aqueles barcos bem grande. É incrível o numero de Finlandeses no barco e o que bomba é o free shopping. Razão: a bebida é muito taxada na Finlândia, hordas deles fazem essa viagem só para comprar aquilo que mais lhe é precioso a famosa vodca junto com a sauna, a ultima nos rendeu uma cena hilária em Varsóvia! Mas isso é outro conto.

Como um bom pão duro escolhi um hotel que não fosse muito longe do cais e que fosse bom, assim fiz o trajeto “on foot”. No cais é incrível o numero de lojas e óbvio a maioria, bebidas alcoólicas, tudo visando os Finlandeses. Apesar de ter tido algumas discussões com colegas viajantes, quando lá fui achei a comunicação meio precária, nem todos falavam inglês no hotel apenas um numero limitado de pessoas pode nos atender. O mesmo aconteceu nos transportes públicos, mas a mimica e um mapa resolvem qualquer parada!

Tallinn é conhecida como a cidade medieval mais bem preservada da Europa. Óbvio tombado pela UNESCO. Tem as muralhas com cerca de um edifício de três andares tanto em largura como profundidade com várias torres intercalando. Divide em cidade alta Toompea e cidade baixa. Na cidade alta intra muralhas estão suas maiores preciosidades. Super comum a todo o momento pessoas vestidas com roupas medievais e a musica, geralmente flauta nas ruas, quase obrigatório em lojas e restaurantes. Um dia fomos jantar num destes restaurantes e nos informarão que era como na época, não tinha talheres, mas óbvio que existia outro espaço para os portadores de deficiência medieval, ficamos na primeira, mas trouxeram guardanapos umedecidos para as mãos, já que pedimos frango. No alto de Toompea duas estruturas chamam a atenção o palácio do governo e a catedral ortodoxa que foi para mim crucial na visita a Tallinn. Fomos recebidos no que acredito ser um seminarista e nos pergunta donde éramos num inglês sem problemas. Falamos que éramos do Brasil. Perguntou-nos se era ortodoxos eu na minha vã filosofia, que mantenho até hoje, disse que era igual. Conclusão: deu-me um sabão! Acredito que devido a minha ingenuidade me levou ao patriarca local para receber as bênçãos. Esse sim bem diferente, apesar, como já disse da dificuldade da língua, foi super atencioso e nos proporcionou uma das maiores experiências espirituais.

Na parte baixa duas merecem comentários o teatro da época em que a França dava as cartas e o Kadriog. Para falar do Kadriog vem para mim, à parte mais interessante deste pais, vou ter que me remeter à história da Estônia. Este pais Báltico pasmem, conheceu apenas dois períodos de independência. A atual desde 1990 após a queda do muro de Berlim e no período entre guerras. Teve vários dominadores Suecos, Dinamarqueses, Alemães e o que ficou mais tempo os Russos O primeiro período de dominação Russa teve grande influencia do Czar Pedro “ o grande”, faz jus ao nome. Nós ficamos muito atentos a historia europeia de Paris, Londres, Roma e Madrid, esqueceram-nos do norte que é linda. Só para intrigar Renée Descartes um dos maiores filósofos e gênios viveu e morreu em Estocolmo cidade que não fica nada a dever a nenhuma das citadas a cima e fica nesta região. Kadriog vem de Katarina esposa de ‘Pedro o grande”, ou seria ela a grandiosa.

Amei Tallinn e recomendo!

P9030588.JPG.b44243506e1cbbca0378da2560189956.JPG

P9030572.JPG.7cb0a03894af0a93dc9eddf1baf56942.JPG

P9030577.JPG.f8c72aee8d7518e82752efa482dc25a2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...