Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia/Peru - 15 dias em maio (Sucre, Potosí, Uyuni, Lago Titicaca, Machu Picchu, etc.)


Posts Recomendados

  • Membros

[linkbox][/linkbox]

Gbonato.

 

Também estarei na Bolivia e Peru em maio / 14. Vou de carro, cruzando o Paraguay e entrando pelo sul da Bolivia pelo Chaco até Sucre. Depois vou a Potosi, La Paz, Cuzco, voltando pelo Pacífico de Peru e Chile.

 

Tenho experiência de ter ido outras vezes a Bolivia e Peru e sou bem rodado nas trips por toda "Sudamerica", inclusive com crianças.

 

Posso te afirmar: é praticamente impossivel cumprir este seu roteiro. Os prazos sao muito curtos, as distancias sao longas, as estradas sao ruins e em se falando de Bolivia, nada funciona no horario. É realmente imprevisivel: horarios de onibus, tempos de viagem, e até mesmo situaçoes de bloqueios de estradas, intervenções militares e protestos quebram todo o planejamento.

 

Sem falar que vc vai passar mais tempo no onibus e pouco vendo as atrações e interagindo com a cultura local, que é o grande barato.

 

Para que vc monte seu roteiro como quiser, vai umas dicas.

 

Uyuni demande pelo menos 4 dias. Menos do que isto vc nao aproveita. Sugiro vc encaixar esse destino em uma trip de/para Atacama. Faz mais sentido e vc pode conhecer a belíssima Provincia de Sud Lípez, com suas lagunas multicoloridas, vulcões, e terminar em San Pedro de Atacama (Chile).

 

Santa Cruz nao tem nada de especial. Se vc puder sair no mesmo dia ou na manhã seguinte via terrestre ou by plane, faça-o sem ressentimentos. Vc nao vai perder nada.

 

Para as minas do Cerro Rico em Potosi vc precisa estar aclimatado. Não se esqueça que estamos falando de 4.100m de altitude e é a cidade mais alta do mundo! Ou seja, um bate-volta fará vc passar mal dentro das minas, com mal de altura, cheiro de enxofre, tudo fechado e sem assistência de ninguém (That's Bolivia, my friend)

 

Reserve pelo menos 5 dias para Cuzco. O lugar será a cereja do bolo da sua trip. É realmente um lugar especial com uma energia fantástica. Conheça tudo, as ruinas incas, o Valle Sagrado, Macchupicchu, o mercado em Chinchero, etc. Gaste tempo aí.

 

Dica: existem duas trilhas que levam a Macchupicchu: a famosa trilha inca e Salkantay. Esta segunda é mais bonita e mais desconhecida que a primeira, que é turística. Só que é mais exigente. Se estiver com bom preparo físico, vale encarar os 3 dias de Salkantay. Vc inclusive pisará em montanhas nevadas. Recomendo!

 

NUNCA SUBA O CHACALTAYA NO PRIMEIRO OU SEGUNDO DIA EM LA PAZ! Vc precisa de 3 dias de aclimatação (no minimo) para subir a 5.400m. Riscos de edema pulmonar e cerebral iminentes. Acredite: já vi gente passar MUITO mal nesta montanha. Prudencia e bastante mate de coca nao faz mal a ninguem...

 

Não vale a pena em 15 dias ir a Copacabana e a Puno. Ou um, ou outro. A menos que vc queira realmente descansar, vc nao aguenta mais do que um dia no Titicaca. Copacabana é mais bonita, Puno tem as ilhas de Urus, flutuantes que é bem legal.

 

Enfim, espero ter podido ajudar. Quem sabe não nos encontramos pelo altiplano?

Abraço

 

Mountaintrekker, gostei muito das tuas sugestões para o Gbonato, então gostaria que você desse a sua opinião para o meu roteiro que é parecido com o dele.

Se mais alguém tiver algo a acrescentar, fiquem a vontade.

Vai ser minha primeira viagem para fora do Brasil, mas não a primeira sozinha.

Farei essa viagem em Julho, e já tenho compradas as passagens de ida e volta (São Paulo/Santa Cruz), de Santa Cruz para Sucre pela Amaszonas, e a Trilha Inca entre 13 e 16 de Julho (na lua cheia!)

Então, todo o resto ainda pode mudar.

 

2 13h Chegada em Santa Cruz/16:30 em Sucre (via Amaszonas) [GOSTARIA DE PEGAR UM ÔNIBUS À NOITE PARA POTOSÍ NESSE MESMO DIA. É POSSÍVEL? RECOMENDAM?]

3 Potosí/Uyuni/ Salar

4 Salar

5 Salar/La Paz [AINDA NÃO SEI COMO FAREI, MAS ESTOU PENSANDO EM PEGAR AQUELE TREM QUE VAI ATÉ ORURO, JÁ QUE TODO MUNDO FALA MAL DOS ÔNIBUS ATÉ LA PAZ. O QUE VOCÊS SUGEREM?]

6 La Paz fazer os dois city tours e reservar passeio para as Ruínas de Tiwanaku

7 La Paz Ruínas Tiwanaku (8:30-16h). Mercado das Bruxas, Mercado Lanza, Museus

8 La Paz/Copacabana Agendar passeio para Isla del sol (Titicaca Tours) Comprar passagem para Cusco (plano A) ou Puno (plano B) para o dia 10. Conhecer a cidade

9 Copacabana/Isla del sol Pegar o barco para Isla del sol (8:30 e 13:30). Passar uma noite na ilha

10 Isla del sol/Copacabana/Cusco ou Puno? Voltar para Copacabana (sul 10:30, 15:30 e 16h, norte 13:30). Pegar ônibus para Cusco (plano A) ou Puno (plano B)

11 Puno/Cusco ou Cusco Passeios city tour. Agendar Valle Sagrado e comprar Bilhete

12 Cusco Valle sagrado

13 Trilha Inca

14 Trilha Inca

15 Trilha Inca

16 Trilha Inca

17 Cusco/La Paz Pegar ônibus para La Paz.

18 La Paz/Santa Cruz Pegar ônibus para Santa Cruz

19 Santa Cruz

20 Santa Cruz /São Paulo

 

Opções que já me ocorreram:

- voltar de Cusco a Santa Cruz de avião (também pela Amaszonas, mas a passagem tá cara (U$300) e "ganhar" dois dias.

- De Sucre seguir a La Paz e deixar o Salar pra outra viagem via Atacama

- Ou fazer o passeio de 1 dia no Salar

 

Aguardo as sugestões de vocês, e agradeço muito desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...