Ir para conteúdo

Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina (Relato)


Posts Recomendados

  • 1 ano depois...
  • Membros

Legal o seu relato da Fumaça, quero voltarr!! Fui sozinha pra Chapada.. Conheci um carioca no busão e um guia, que se tornou amigo, gente finissima (Dmitri de Igatu) e fomos juntos encarar a Fumaça. Lembro que em Lençois todos diziam o mesmo "não é fácil" e foi uma experiência incrivelmente incrível! Peguei o sabão do Veneno, ou melhor, subi na chuva!! haha.. chovia todos os dias a la noche e pela manhã.. o que deixou mais escorregadio e difícil (mas confesso que não achei difícil como você tanto tanto relatou, mas tenho certeza que muitos não aguentariam.. realmente não é pra qualquer um! minhas dores só vieram quando cheguei em casa haha) Fiz um pouco diferente do seu roteiro, dormi o primeiro dia no Palmital (fiquei apaixonada por aquela lugar) conheci o Carlinhos, queridão, em Lençois depois nos reencontramos lá, ele estava guiando..! O segundo dia mais tranquilo, chovendo mucho pela manhã.. fomos ao Capivara e dormimos na Toca do Macaco com estrelas cadentes antes da chuvarada.. pra encarar o terceiro dia, deslumbrar a Fumaça por Baixo e depois subir pela FENDA da Fumaça, loucura total!!! Foi demais!!! super arriscado, trilha proibida! mas valeu muuuuuito, visual alucinante e ótima companhia!!! minhas botas estouraram lá e caminhei até o capão capenga haha vimos a Fumaça por cima já com o sol se pondo e caminhamos 2hs na escuridão total... chegamos no vale, conheci um guia super figura, Wandão, e no outro dia fui encarar quatro dias no Paty!! Tudo foi maravilhosamente lindoo!! mas a Fumaça foi muito especial!!

 

manu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Que doidera Manoela, sõ de ler o seu pequeno relato já dá pra sentir a adrenalina na veia. Adoro este tipo de aventura inusitada ou com surpresas (claro que superáveis..rsr). Mas o legal e sentir-se seguro na companhia de um ótimo guia né. Estou indo pra la no inicio de abril agora, menos de um mês . Como vou com a namorada fico um pouco temeroso de fazer a Fumaça por baixo, vou fazê-la por cima mesmo. Mas confesso que ja sei que vou morrer de vontade de voltar la so pra fazer este percurso e dar de cara com a vista magnifica dela por baixo. Haaa.... decidi que vou encarara a trilha (por cima) sozinho mesmo (eu e a namorada). Aberto à sugestão ou orientação??

 

 

Abços e good trip pra todos

 

 

Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Pois bem galera, segue o meu roteiro do passeio feito em Abril/2013:

Obs: Recomento mto alugarem carro em SSA. Bom, pra quem naõ se importa de colocar o pé na estrada né...

 

Dia 04 - Chegada no aeroporto de Salvador +- 1 e meia da tarde/pegar o carro na locadora e partir direto para Ibicoara (quase 600km - chão pra caramba) - Sai de Salvador 14:30 echeguei em Ibicoara 22:20 hrs. Fomos comer uma pizza e nos encontrar com o guia João.

Dia 05 - Acordamos bem cedo 05:50 pra sari da pousada as 6. Atrasamos meia hora e partimos pra tão esperada Fumacinha. Sem comentários... a mais linda de todas da Chapada.Voltamos para a pousada cansados e só querendo comer e dormir...rsr

Dia 06 - Acordamos nao tao cedo, umas 8 hrs e partimos para fazer a Buracão, explendida mas nem se compara coma Fumacinha. Na volta, sugeri e fomos fazer a Licuri que ficava no meio da estrada de volta... fiz ela rapidinho, conhecemos o SR Aurelio, um sr de 85 anos figura ímpar de estórias fantásticas de onças e tudo, alem do cafezinho com pao delicioso àquela altura. Partimos para cidade ao anoitecer. Dormimos em Ibicoara pra acordar bem cedo e partir para Lençois.

dia 07 - Acordamos e partimos p Lençois parando no caminho para conhecer o Poço Azul (flutuação) e Poço Encantado. Almoçamos no restaurante que tem em frete. Comi a tão famosa carne de bode rsrsr uma delícia. rsr Chegamos em Lençois de noite e fui direto para a associação dos guias para contratar um, e assim fiz.

dia 08 - Acordamos cedo e adivinha?? Chuvaaaa!! rsr bagunçou o nosso roteiro, então parti para Iraquara (70 km de Lençois) fazer a Gruta da Torrinha, linda e maravilhosa, vale muito a pena fazer as tres horas dentro dela, as horas passam e a gente nem percebe, depois fui pra Pratinha, nadamos e tiramos fotos debaixo dagua la. Mto show a agua cristalina. Voltamos pra Lençois. Neste dia resolvi não fazer a Gruta da Lapa Doce, pois além de não dar tempo, o proprio guia falou que se fizessemos a Torrinha não viriamos nada demais na Lapa Doce, então eu a abortei do roteiro.

dia 09 - Acordamos cedo e fomos a Cachoeira do Sossego, trilha longa, mas sem maiores dificuldades... e claro que depois de fazermos a Fumacinha, todas as outras ficam fácil. rsr A Sossego é linda e dá pra tomarmos um delicioso banho por la com o sol nos esquentando. Chegamos quase a noite na cidade, tomei um banho, comemos (suco de mangaba é imperdível) e direto pra cama.

dia 10 - Acordamos cedo e fomos para a Cachoeira do Mosquito - O caminho de carro até ela não é tão pertinho, acho que uns 50 km ao todo sendo uns 20 de estrada de chão. Chegamos cedo na pousada, só tomamos um banho e pagamos a pousada, almoçamos na cidade, compramos umas lembrancinhas e partimos pra Vale do Capão, passando pelo Pai Inácio para ver o por do Sol (magnífico o lugar, vale muito a pena conhecer tb). Chegamos no Vale do Capão a noite e fui direto procurar pousada.... sem dificuldade nenhuma achei a pousada "Tatu Feliz" que fica na rua principal da vila. Mto aconchegante. recomendo. Deui até pra darmos uma volta na cidade apesar de ser já quase dez da noite. (lá tudo fecha bem cedo). Um casal de turista nos recomendou comer a pizza integral de lá da Pizzaria Capão Grande, uma delicia...recomendo e é imperdível... o cardápio é apenas informativo, vez que so servem um tipo de pizza e outra doce. Aconselho pedir meio a meio, doce e sal, ou pelo menos com um quarto da de doce. Ambas são uma delicia. podem comer.

Dia 11 - Acordamos cedo e da janela dava pra ver a chapada a qual iriamos subir e passar estava coberta toda por nuvens carregadas.... o pessoal disse que é normal e depois das dez da manha o tempo limpa. E de fato assim ocorreu. Mas não esperei limpar e iniciamos a trilha com o tempo bem fechado pegando até uma ligeira garoa o que nem deu pra molhar, foi ótimo porque no inicio da trilha que é casativo e ajudou a refrescar. No caminho encontramos um casal voltando dizendo que não viram nada la na Fumaça porque estava tudo encoberto de nuvens. E ao falar com ele que iria abrir eles resolveram voltar e subir denovo...rsr. A vista de la de cima é de dar vertigem na gente, vc deita na famosa ponta de granito em cima do desfiladeiro e vai se arrastando até onde o seu limite te mandar parar...rsr Uma americana doida ficava sentada na borda com as pernas balançando no precipicio de inclríveis e infindáveis 380 metros de altura. Eu deitei lá e ficava com a cabeça e braços fora da pedra e quando resolvi soltar um grito de euforia, comecei a ficar tonto...rsr tive que recuar um pouco, cruzar os braços e abaixar a cabeça no meio respirando fundo. rsrs Mto lindo o lugar sem duvida um dos mais lindos do Brasil. Bom, resumindo... de fato o tempo limpou ficou azul o céu e deu sim para vermos o lindo vale, Tanto que na volta pegmos sol demais até nos deixou vermelhos. Na volta da trilha de 6km, fizemos uma hora e quinze minutos do mirante da cachoeira até a associação dos guias...rsr quase um recorde de velocidade rsr. Os guias disseram que teve gente que fez em 50 minutos...rsr. Chegamos cedo na cidade, depois do devido banho... fomos dar um avolta na Vila e comprar umas lembrancinhas pra família.

dia 12 Acordamos cedo e pegamos a estrada direto pra Salvador (6 horas de viagem)-Chegamos lá 3 e meia da tarde e com ajuda do gps alcançamos o pelourinho onde tinhamos reservado a hospedagem na pousada. Comentarios a parte.... foi horrivel lá..., até banho de terra tomamos de um guri de nem 12 anos noiado, depois um grupo de capoeira que estava apresentando, mesmo depois de ter deixado uma gorgeta para eles, veiu um carinha dizer que eu estava filmando muito e que teria que dar mais dinheiro....Absurdo do absurdo isso....esperei acabar a apresentação pra depois falar umas coisas olho no olho do carinha. Devido a isso, não recomendo a noite la no pelourinho, vão para a Barra...Ondina.

dia 13 - Acordamos cedo, tomamos um café tranquilo e decidi visitar o estadio da Fonte Nova e o Farol da Barra antes de chegar ao Aeroporto. Tudo cronometrado no exato tempo, ocorreu tudo dentro do previsto, claro, graças a ajuda do GPS. Sem ele teria muita dificuldade no transito la e provavelmente teria que contratar um taxi para nos guiar. Chegamos no aeroporto faltando coisa de 20 minutos para o encerrmento do embarque. Entregamos o carro ao carinha da locadora, o qual já tinha ligado antes. O carro estava imundo e um bagasso só.... rodei nada mais nada menos do que incríveis 1800 quilometros com o golzinho rsrs

Chegamos na minha linda cidade de Vitória-ES com o espírito, senão santo, pelo menos renovado rsr e com a satisfação e alegreia de ter cumprido com o roterio certinho sem nenhum acidente ou imprevisto.

Lugar excepcional e indico à todos conhecerem.

 

No que eu puder ajudar a galera estarei aqui no que precisarem, pois através deste site montei meu roteiro, vi dicas de guias, cachoeiras, cidades, lugares, hospedagens, etc...

Portnato sinto-me no dever de retribuir e ajudar também :)

 

Abços

 

Good Trip

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Oiii lojudice...

 

Sei que faz tempo... mas pode me tirar umas dúvidas : )

Dá p fazer a Cachoeira da Fumaça por baixo e o Vale do Paty na mesma trip ou você acha muito desgastante?

Pelos relatos que li essas duas trilhas são imperdíveis!! E pretendo também incluir o Buracão.... acha que logisticamente dá certo??

 

Lojudice, encontrei o relato de um mocinho em outro tópico, mas valeu!

 

Oiii Sandra, vc pode passar o relato do Vale do Pay que vc achou? Valeu!! ; )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

During our 18 days long Brazil tour for the world cup we've had the chance to visit Chapada Diamantina for 3 days, Fumaca was a one-day trip and it was AMAZING, a must see, a long hike, but totally worth it, the view from the top is incredible and the feeling is amazingly scary and beautiful in the same time :)

 

One of the most dangerous clips I've ever taken

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...