Ir para conteúdo

Pumamarca, Huilloc e Patacancha - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Huilloc é uma comunidade que ainda segue as tradições do povo Inca. Quando dois jovens se apaixonam, eles vão morar na casa de uma das familias durante um ano para se conhecerem melhor, mas nada de dormir junto ou sexo. Eles vivem separados e durante esse tempo o homem tem que mostrar que sabe trabalhar a terra e fazer os serviços agrícolas (plantar e colher feijões, batatas, etc, cuidar da criação de lhamas, alpacas), enquanto que a mulher deve cuidar da comida e produzir os artesanatos que eles vendem em uma cooperativa na vila. É a venda desses artigos que move essa comunidade. Se os pombinhos se derem bem, aí rola o casamento.

Os trajes típicos é uma das maiores atrações desse local, juntamente com o comércio desses trajes, onde você também pode se vestir com eles para tirar fotos. É uma ótima oportunidade de ouvir as poucas pessoas que ainda falam Quechua.

 

Bom, o caminho de Ollantaytambo até Huilloc pode ser percorrido a pé, de taxi, a cavalo, de van … como você quiser.

 

Você vai fazer o sentido contrário da Trilha de Lares, que é mais uma alternativa à Trilha Inca Tradicional. Eu não sei onde começa essa trilha saindo de Ollantaytambo, mas você pode perguntar para os locais. Se prepare para caminhar por mais ou menos de 4 a 5 horas ladeira acima! Isso até Huilloc, pois até Patacancha você vai gastar mais umas 2h. Não fiz essa trilha mas já li que o caminho é duro, então se prepare.

 

Se quiser ir de taxi, vai gastar meia hora, 40 min no máximo. Vai depender das condições da “estrada”. Se não me engano tem um dia da semana que rola um busão ou uma van que vai para Hiulloc, fica um tempo lá, e depois vai para Patacancha. Mas não sei o dia.

 

Pumamarca Incan terraces é um lugar que possui uma espécie de técnica agrícola de conservação do solo e fica mais ou menos a 1,5h ou 2h se você estiver indo para Huilloc. Se estiver voltando, deve dar umas 4h até avistar esse local.

 

Se eu fosse fazer esse passeio, eu pegaria um taxi até Patacancha e voltaria caminhando, “ladeira abaixo”. Levantaria bem cedo e chegaria umas 7h da manhã, assim teria o dia todo para voltar.

 

É claro que os tempos de caminhada vão variar de acordo com o preparo físico de cada um e o que eu posso dizer sobre os locais é isso. O tópico está aberto a perguntas, respostas, e também para correções, caso eu tenha dito alguma besteira.

 

Segue um mapinha para dar uma noção.

 

20100512220255.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Lico muuito obrigada!!

 

Estou buscando infos mais precisas sobre o local faz algum tempo, por aqui o único que vi comentar foi o LeoRJ mas superficialmente (no top comprar artesanatos)

as tuas dicas estão objetivas e úteis, como desta vez ficarei um tempo maior em Ollantaytambo já estou incluindo Huilloc e arredores.

 

VLWW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Oi Lico,

 

acabo de voltar de Punamarca, Huilloc e Patacancha e realmente valeu... uma experiências muito bacana, ruínas incas pelo caminho, muitos indígenas trabalhando, llamas...

 

Mais algumas infos:

A feira rola só nos domingos, como fui em dia de semana normal cerca de 3 mulheres expuseram seus artesanatos (em ambos os povoados), lindíssimos, fibras de tingimento natural e a oportunidade de observá-las tecendo.

Ñ há lugar para pernoitar nos povoados mas, entre Huilloc (primeiro povoado) e Patacancha (segundo povoado) há um camping (lugar belíssimo), ñ dormi por lá pois o descobrimos no caminho, vale lembrar que o frio a noite deve ser grande, altitude elevada...

 

É bastante fácil encontrar o caminho em Ollantaytambo e todos sabem informar (virar a direita antes da ponte, sentido de quem está indo para as ruínas).

O valor pra ir e voltar de taxi (partindo de Ollanta) está entre 80 a 120 S/ (alta temporada) uns 40 reais, o legal de ir com alguém que conhece é pq falam quechua, a maior parte do pessoal de Ollanta fala...

 

chegando no Brasil posto umas fotos... bjos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Muuuuuuito bem fergeoli, fico feliz que este tópico tenha ajudado.

 

Se tiver alguma informação errada que eu coloquei por favor me avise para eu poder acertar ok? Ficamos no aguardo das fotos.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

LiCo , excelente dica pra uma trilha rica em visual , mas os caminhos demarcados em amarelo

são transitaveis ou tem algum obstaculo no meio do caminho que eu nao consiga ver so pelo mapa ?

por que se desse eu iria ate Quishuarani, mesmo se precisasse acampar no meio do caminho .. RS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...