Reveillon na Riviera Maya - Playa del Carmen e adjacências

Relatos de viagens pelo México


Reveillon na Riviera Maya - Playa del Carmen e adjacências

Mensagem não lidapor danveiga » 17 Jan 2012, 13:07

Olá, sempre consulto o site como base para algumas viagens e dessa vez pretendo colaborar com a experiência que vivemos por lá.

Decidimos ir em grupo ( 20 pessoas!) passar o reveillon lá na Riviera Maya, com a intenção de comemorar o aniversário de uma de nossas companheiras de viagem.
Primeira observação: viajar em um grupo desse tamanho é bem complexo, requer paciência e liderança.

Compramos nossas passagens via Decolar.com, na companhia TACA, ao custo aproximado de 1000 dólares, partindo de São Paulo, com algumas conexões ( Lima - San Salvador - Cancun).
Como moramos na Bahia, arrumamos individualmente as passagens para Sampa.

Ficamos no hotel Mayan Palace, a cerca de 20 Km de Playa del Carmen, fato que nos custava mais ou menos 10 dólares por cabeça pra cada saída.
Pegávamos sempre duas vans para 10 pessoas.
O Mayan Palace é um desses mega resorts em que se vai para os quartos de carrinho elétrico, as distâncias são grandes entre a recepção, piscina, etc.
Mas pagamos preços ótimos por sermos membros do Registry Collection. O pacote de uma semana para quartos com até 5 pessoas ficou mais barato que qualquer feriadão no Brasil.

Segunda observação: viajar no dia 31 é complicado. Passar o reveillon animado depois de mais de 20 horas de viagem fica difícil. Foram 4 aviões nesse tempo.
Ainda por cima uma das malas não veio, fomos registrar ocorrrência e tal...
Fome, cansaço e chateação fizeram da nossa festa um rápido jantar em Playa del Carmen, com hora marcada pra voltar na van.

Passado esse primeiro dia, as coisas começaram a se ajustar.
Fomos explorar o hotel, piscina, praia, o grupo já mais descontraído.
Fiz câmbio a partir de Euros, estava mais vantajoso.
Começamos a agendar nossos passeios, alguns deles com todo o grupo (ou quase todo ele): Chi Chen Itzá e o parque Xcaret.
Nos demais passeios foi quem queria, em subgrupos.

Terceira observação: agendar os passeios para todo o grupo e depois pagar junto parecia ser mais simples na hora da reserva, mas na hora do pagamento dá uma embolada.
Se fosse fazer de novo pagaria tudo no ato da reserva.

Perdi praticamente mais um dia todo num café da manhã de marketing do grupo Vida Vacations, em que nos ofereceram descontos na fatura do hotel (10%) e nos passeios (alguns de até 40%) para todo grupo.
O que no fim das contas deu uma aliviada legal no bolso de todos, mas sacrificou a mim, esposa e enteado um dia de sol.

Sol que, aliás, aparecia entre nuvens, sendo que alguns dias foram bonitos, mas mesmo assim não muito quentes, o que não estimulava muito a permanência nas águas - ainda assim lindíssimas.
Poucos se arriscaram no mar, mesmo no parque Xcaret.

Quarta observação: não voltaria no inverno. Apesar de não fazer frio de verdade (mínimas de 17, 18 graus), as mulheres e crianças usavam casacos mesmo de dia, o que não é muito estimulante em uma viagem de praia. Ainda mais nós, que viemos da Bahia, beirando os 30 graus na mesma época.

Os passeios em geral foram legais, um breve descritivo deles:

Chi Chen Itzá: fomos de ônibus mega plus ao custo de 85 dólares por pessoa (achei caro) , com um café da manhã "continental" fraco, mas com ótimos guias e programação. Paramos em um cenote fantástico, onde ficamos por volta de uma hora. Tomamos banhos, fotos e lá almoçamos num restaurante que nos venderam como fantástico, mas que achei apenas "correto". Chi Chen Itzá em si é bem legal, com as devidas proporções é uma Machu Picchu mexicana. Muitas fotos e artesanatos - nos oferecem o tempo todo, mesmo com o guia nos contando a história do local.

XCaret: o parque é bem legal, porém causa muita ansiedade quando compramos os passeios à parte ( mergulho com golfinhos, tubarões, escafandro, etc.) pois os horários são determinados e as distâncias entre as atrações são enormes, o que nos fez sair correndo algumas vezes para não perder os passeios. A enorme quantidade de coisas pra fazer é angustiante. Sugiro que se tiver tempo, compre o pacote de dois dias ou então vá muito cedo e agende os passeios extra antes, pois perdemos uma hora no parque em fila de compra de ingressos. O almoço é incluso nos 105 dólares que pagamos. Há quatro restaurantes mas só se pode comer uma vez, o que causa uma dúvida sobre em qual deles e qual o melhor horário para almoçar. Nosso grupo se dispersou completamente em subgrupos, só se reencontrando à noite no show folclórico que vale à pena mais pela partida de "quadribol", do que pelas danças típicas de tooooodas as regiões do méxico...

Tulum + Xel-Ra:Esse passeio ( 88 dólares, tudo incluso) fiz só com minha mulher e enteado, foi um dia bem tranquilo, gostei bastante. Tulum é um sítio arqueológico à beira mar, o que dá um charme especial nas fotos. Xel-ra é um parque mais tranquilo que o Xcaret, menos atrações, mais naturais, bebida e comida livre todo o tempo, o que não impediu uma fila no restaurante principal às 17h, perto do fechamento.
Curtimos mais à vontade por já termos feito os passeios pagos em Xcaret, então fomos mergulhar de snorquel ( muito bom) na água não tão fria, pedalamos pela mata e ainda tomamos algumas margueritas vendo o por do sol. Gostei!

Puerto Morelos: Decidimos ir a essa praia em substituição a uma das ilhas ( Cozumel ou Isla Mujeres) pois o grupo não queria se cansar tanto para tentar aproveitar à noite, o que só parte fez.
A praia é tranquilinha e bonita, tem umas barracas-restaurante, onde ficamos todos. Parece ser uma região onde vivem as pessoas locais, com menos estrutura de turismo chamando atenção.
Acabamos voltando cedo, a meu contragosto pois nesse dia o tempo tava mais quentinho e tava legal pra curtir praia.

Coco Bongo de Playa del Carmen: night cara ( 60 dólares) porém fantástica! Shows alucinantes, luzes, performances acontecendo em meio à euforia de tequilas e drinks em geral, não se fica quieto um minuto no lugar. Pena que minha mulher ficou tonta com os drinks e fomos embora antes das 3 da manhã. Mas, valeu conhecer.

No último dia pegamos um hotel mais simples em Cancun pois o vôo era no domingo. Almoçamos no centro ( boa comida no Pik Nik) e fizemos uns passeios na zona hoteleira. Legal!

Pena que no vôo de volta tivemos o desprazer da companhia deixar nossas malas na Cidade do México, o que causou um stress geral no avião.
Em São Paulo fomos conversar com a responsável, que conseguiu resolver parcialmente o problema enviando algumas das malas para Salvador no dia seguinte. Alguns puderam esperar em SP pela chegada.
Porém, muitas das malas do grupo foram danificadas e algumas saqueadas. Tivemos que acionar o seguro viagem e provavelmente a justiça.

Lendo o relato assim, friamente, pode parecer que foi ruim. Mas foi maravilhoso!
Viajar em grupo é mais difícil de organizar, mas a diversão é garantida em cada encontro no quarto, em cada refeição com todos juntos, em cada mico que a gente pagou pelo caminho.

Escrevi demais...
Até a próxima!
Daniel



-
danveiga
 
Mensagens: 1
Desde: 21 Dez 2011, 14:04

Voltar para México - Relatos de Viagem



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: michradu e 0 visitantes