Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#1178190 por nathaly.ferreira
07 Abr 2016, 12:15
Oie Galera!
Mais uma vez venho colaborar com uma dica legal de trilha e cachoeira. Não consegui postar todas as fotos, fica dando erro. ::mmm: Não sei se estão muito grandes ou pesadas. Mas, enfim, vamos ao relato. :P

Relato e fotos completas em http://www.nathalyporai.blogspot.com.br ... ro-de.html

É incrível como existem lugares lindos no Rio de Janeiro. Esse ano quero explorar mais as belezas da Cidade Maravilhosa e seus municípios. Eu já conheci as famosas cachoeiras de Bonito, Mato Grosso do Sul, e não tinha ideia que aqui pertinho tinha uma cachoeira tão bonita quanto as de lá. Fiquei sabendo da Cachoeira da Concórdia por um amigo (Oie, Rubens!) e nós decidimos fazer um bate-volta para conhece-la....

Como cheguei:

A melhor forma de chegar é moto. Se preferir ir de carro saiba que ele tem que ser alto e ter potência. Senão, vai penar para subir. Eu não dirijo então o jeito foi ir de ônibus.
Peguei o BRT até a estação MARÉ, linha vermelha, e de lá peguei o ônibus intermunicipal da viação Regina, Guapimirim x Centro. O ônibus passou assim que chegamos ao ponto, mas parece que ele tem um intervalos de 20 minutos.

Foto retirada do Google - Crédito: Renan Vieira

A viagem total durou por volta de 1 hora e custou R$9,50. Conversamos com o motorista e pedimos para descer o mais próximo da trilha para a cachoeira da Concórdia, no bairro do Limoeiro.

Ponto de Referência que fica em frente a Estrada do Limoeiro. Crédito:Rubens Neto

Atravessamos a rua e seguimos andando pela estrada do Limoeiro até encontrar um cartaz com sinalização do condomínio ALPHA II.
Depois, entramos na primeira ruazinha à esquerda, a que fica ao lado de uma placa de açai. Aí sim começa a trilha. Durante o percurso tem uma parte que a rua se divide em duas. Siga pela rua de cima e se prepare porque de agora em diante vão começar subidas e mais subidas.
Não é uma trilha de obstáculos, o caminho é bem delimitado e plano. Apesar disso, ela não é super fácil. As ladeiras constantes cansam bastante e exige um bom condicionamento físico. Mas, tente relaxar e aproveitar a natureza linda que te cerca. Tivemos a companhia de animais lindos durante o caminho.

Após uma hora de subida chegamos ao ponto onde tem uma placa da secretaria municipal do ambiente. É por ali que você desce até a cachoeira. Ignore a trilha à esquerda, eu não sei para onde ela leva. Analise direitinho e veja o melhor lugar para descer. Nós achamos uma parte que tinha uma corda e resolvemos descer por ali. A corda ajuda mas não é algo essencial, dá pra descer facilmente sem.

Quando chegamos ficamos impressionados com a beleza da cachoeira. Ela é enorme e perto da queda vira uma piscina natural MA-RA-VI-LHO-SA. Depois de tanto caminhar não tem sensação melhor do que mergulhar naquela água deliciosa. Água de cachoeira tende a ser super fria, mas nesse dia estava bem agradável.

guapimirim
Crédito: Nathaly Ferreira
guapimirim
Crédito: Nathaly Ferreira
guapimirim
Crédito: Nathaly Ferreira
guapimirim
Crédito: Nathaly Ferreira
guapimirim
Crédito: Nathaly Ferreira

O melhor de tudo é que ninguém apareceu durante o período que ficamos. Fomos na segunda-feira, acredito que no final de semana ela receba mais visitantes.

guapimirim
Cachoeira da Concórdia - Guapimirim. Crédito: Rubens Netto
guapimirim
Cachoeira da Concórdia - Guapimirim. Crédito: Rubens Netto

Depois de algumas horas usufruindo de toda essa beleza resolvemos ir embora. Refizemos o caminho e fomos até o centrinho da cidade. É bem fácil de achar, basta perguntar pro pessoal da cidade. Lanchamos e pegamos o ônibus de volta para o Rio.

Post completo em http://www.nathalyporai.blogspot.com.br ... ro-de.html
Anexos
IMG_20160222_122436970.jpg
Cachoeira da Concórdia
IMG_20160222_122436970.jpg (102.31 KiB) Exibido 506 vezes


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes