Ir para conteúdo

Roma, Pompeia, Capri, Costa Amalfitana, Toscana e Veneza


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Depois de muito pesquisar nesse site, estou programando o roteiro abaixo, mas ainda tenho muitos pontos a definir e gostaria de dicas e sugestões.

 

1/9: chego em Roma a noite (19h)

2/9: Roma

3/9: Roma

4/9: Roma

5/9: Pompeia / Vesuvio - noite em Sorrento

6/9: Ilha de Capri - noite em Sorrento

7/9: Costa Amalfitana (a definir cidades a serem visitadas) - noite em Sorrento

8/9: Toscana (a definir cidade para hospedagem).

9/9:Toscana (a definir cidade para hospedagem).

10/9: Florença - talvez passeio em Vinícola

11/9: Florença

12/9: Florença

13/9: Verona (viagem de trem)

14/9: Veneza (viagem de trem).

15/9: Veneza

16/9: viagem de volta

 

Nossas principais dúvidas:

 

1) se formos de trem para Pompéia e para o Vesúvio, o guarda volumes aceita malas médias de rodinhas ou apenas mochilas?

 

2) Como temos apenas 1 dia para Costa Amalfitana, é possível conhecer Amalfi, Ravello ou Positano ou seria melhor escolher 1 ou 2 cidades? Qual seria a sugestão? É perigoso dirigir por ali? Nao gostamos muito de dirigir e nem de ficar procurando estacionamentos. Seria mais recomendável o ônibus nesse caso?

 

3) no bate-volta a Capri, dá tempo de fazer a trilha passando pelo Arco Naturale e passar na Gruta Azul?

 

4) Passaremos 5 noites na Toscana. Sabemos que esse tempo nao é suficiente para conhecer tudo, mas gostariamos de reservar 2 dias inteiros para Florença (sendo 3 noites) e os outros 2 dias e meio para conhecer a região. São Giminiano e Siena com certeza. Se der, gostariamos de passear pelas vinícolas de Montalcino e/ou Chianti. O que recomendam? As excursões para as vinícolas valem a pena? Todos recomendam ir de carro, mas como fazer degustação de vinho e voltar dirigindo?!? Vejo relatos de viagens e nao entendo como as pessoas fazem nessa hora...rs

 

5) vale a pena passar um dia em verona ou seria melhor acrescentar 1 dia na Toscana ou em Veneza? Há um guarda-volumes na estação ou seria melhor me hospedar uma noite lá e sair no dia seguinte bem cedo para Veneza? Essa seria uma opção mais econômica pois os hotéis lá sao mais baratos do que em Veneza.

 

Quem tiver dicas ou sugestões, por favor!

 

Obrigada!

Link para o comentário
  • Membros

Oi, bininha!

Meu nome é Andrea e trabalho com turismo na Italia ha' 12 anos. E morei em Sorrento, Roma e os ultimos 7 anos moro em Veneza.

E' a sua primeira vez na Italia? Se for, o seu roteiro esta' otimo pois voce tera' a oportunidade de conhecer as principais cidades italianas.

Quanto as suas perguntas:

1. Porque voce nao vai direto de Roma para Sorrento?

Tem um onibus direto para Sorrento. Assim voce deixa as suas bagagens no hotel em Sorrento.

Nao te recomendaria deixar as bagagens na Estaçao de Pompéia. A Circumvesuviana é o trem que conecta Napoles até Sorrento, e nao é um trem muito tranquilo.

Sorrento / Pompéia - sao 30 minutos de trem (se vc pegar o trem direto)

Os depositos nas grandes estaçoes sao seguros. Pompéia tem uma estaçao pequena e eu nao aconselharia... Se vc quiser te passo os preços do deposito do Trenitalia.

2. Costiera Amalfitana:

A estrada da costiera é bem sinuosa e estreita. Os estacionamentos sao caros e dependendo do dia, podem estar lotados. Ja' as vagas na rua, sao complicadas, porém vc tem que procurar... Vcs podem ir de carro até Positano, deixar o carro la' e ir até Amalfi de onibus.

Tem um onibus que sai em frente da Estaçao ferroviaria de Sorrento, e para em todas as cidadezinhas da Costiera. Nao me lembro se este onibus vai até Ravello. Acho que sim. Posso conferir.

Positano é a primeira cidadezinha e vcs terao que descer e subir pois nem onibus nem os carros vao até a praia. Entao, em uma manha vcs conhecem Positano. Depois com o onibus vcs irao passar pela outras cidades da Costiera antes de chegar em Amalfi. Praiano, Furore, Capo di Conca, que sao lindas demais, mas efetivamente eu nao pararia se eu tivesse apenas 1 dia. Seria legal, ficar admirando a beleza do lugar. Mas o tempo é curto. O destino final seria Amalfi, que é a maior da cidadezinhas. Dali vcs poderiam até ir para Ravello, que tem um panorama de tirar o folego... Mas tudo depende do tempo que vcs irao ficar em Amalfi.

3. Capri

Na verdade Capri nao é tao pequena quanto se pensa... Vcs terao que ir no centro, ir ver "I Faraglioni", depois que é a mesma ilha Ana Capri, a vila Axel Munthel. E caminhar pelas ruazinhas tao caracteristicas. Somente se vcs saissem cedinho de Sorrento e antes de subir, vcs poderiam fazer a Grotta Azzurra. E depois subissem para conhecer a cidade. Atençao que se tiver mau tempo, eles cancelam os passeios na Grotta Azzurra.

4.Toscana e Florença

Adorei o seu comentario sobre as vinicolas... Tolerancia Zero parece que nao é respeitada na Italia... rsrsrsrs Aqui tem o programa, mas nao acredito que é tolerancia zero. Morando em Veneza, nao sei sobre...

5 dias sao suficientes para a quantidade de dias que voces irao passar na Italia.

A Toscana, como o resto da Italia, tem uma quantidade enorme de coisas para fazer entao sempre fica o gostinho de quero mais.

2 dias em Florença sao ideais para curtir a cidade sem frenesia. Nao sei se vcs tem intençao de ir na Galleria Uffizi. Se for assim, vcs vao ter que dedicar pelo menos uma manha.

Nao entendo de vinhos e fui uma vez em uma Vinicola na Emilia Romagna e é realmente muito interessante conhecer, pois é algo ligado a tradiçoes e cultura que se passam de geraçoes a geraçoes. Na minha opiniao, vai além de apreciar as "notas" dos vinhos. :)

5. Verona e Veneza

Bom, esta é a minha regiao. E' aconselho que vcs conheçam melhor Verona. Se vcs estiverem de carro, vcs podem fazer 1 cidade do Lago de Garda e depois a cidade de Verona, que é linda.

Assim voces terao a oportunidade de conhecer a Regiao Veneto também. Logico que 2 dias em Veneza sao poucos, porque tem muita coisa para ver se vcs tiverem um roteirinho basico na cidade. Mas repito o gostinho de quero mais, ira' invadir vcs e vcs poderao voltar para conhecer melhor uma cidade que ficou para tras...

Espero ter ajudado!

Qualquer informaçao, estou à disposiçao ou me passa um email. Afinal, vcs virao em Setembro...

Buon Viaggio!

Andrea

Link para o comentário
  • Membros

bininha81

Seu roteiro está muito parecido com o que fiz. Dá uma olhada no meu Relato de viagem, tem algumas dicas preciosas lá:

>>>> http://www.mochileiros.com/roteiro-italia-18-dias-12-cidades-t82348.html

 

Vou tentar te responder algumas coisas que observei

 

1) se formos de trem para Pompéia e para o Vesúvio, o guarda volumes aceita malas médias de rodinhas ou apenas mochilas?

Eu fiz isso, saí de Roma peguei um trem para Napoli e de lá fui para Pompéia.. deixei a mala na estação.

Não tinha restrição alguma quanto a deixar mala de rodinha, a minha é daquela tamanho G, paguei 3 euros. O único problema é que o guarda volumes é descendo uma escada gigante, então esteja preparado pra aventura de descer a mala. Eu aconselho você a fazer essa viagem de mochila, eu fiz de mala, e me arrependo.

 

 

2) Como temos apenas 1 dia para Costa Amalfitana, é possível conhecer Amalfi, Ravello ou Positano ou seria melhor escolher 1 ou 2 cidades? Qual seria a sugestão? É perigoso dirigir por ali? Nao gostamos muito de dirigir e nem de ficar procurando estacionamentos. Seria mais recomendável o ônibus nesse caso?

Essa eu não consigo responder, fui pra 5terre.

 

3) no bate-volta a Capri, dá tempo de fazer a trilha passando pelo Arco Naturale e passar na Gruta Azul?

Dá sim, reserve um dia. Fiz o passeio de barco 360º (não lembro como eles chamam).. logo que você chega na ilha já tem uma 'casinha' que vende ingresso.. do lado esquerdo.

Esse passeio dá a volta inteira na ilha e passa embaixo do Arco Naturale e para na Gruta Azul para quem quiser entrar, se não for entrar eh so aguardar a continuação do passeio (eu não entrei)... acho que dura umas 2h no máximo. Depois você ainda tem tempo de passear na ilha.

 

 

4) Passaremos 5 noites na Toscana. Sabemos que esse tempo nao é suficiente para conhecer tudo, mas gostariamos de reservar 2 dias inteiros para Florença (sendo 3 noites) e os outros 2 dias e meio para conhecer a região. São Giminiano e Siena com certeza. Se der, gostariamos de passear pelas vinícolas de Montalcino e/ou Chianti. O que recomendam? As excursões para as vinícolas valem a pena? Todos recomendam ir de carro, mas como fazer degustação de vinho e voltar dirigindo?!? Vejo relatos de viagens e nao entendo como as pessoas fazem nessa hora...rs

Acho que o tempo está legal, é tudo muito perto. (talvez não de pra ver tooodos os pontos de Firenze, mas tire um ou outro que tá tudo certo) fiz SG/Pisa em um dia (bate volta).. então acho que está legal. Fiz tudo de trem, não alguei carro. Sei que tem alguns passeios guiados para viniculas, dá uma pesquisada.. acho que vale mais a pena.

Ah, eu só me hospedei em Firenze, é tudo meio que perto, você consegue fazer de trem. Acho que vale mais a pena deixar Firenze como base do que ficar andando por ai com mala. As estações de trem na Itália não tem muita acessibilidade é dificil andar com mala de rodinha (por isso eu digo, vá de mochila) e as ruas são ruins de paralelepipedo ::ahhhh::

 

 

5) vale a pena passar um dia em verona ou seria melhor acrescentar 1 dia na Toscana ou em Veneza ? Há um guarda-volumes na estação ou seria melhor me hospedar uma noite lá e sair no dia seguinte bem cedo para Veneza? Essa seria uma opção mais econômica pois os hotéis lá sao mais baratos do que em Veneza.

Verona é longe não é não? (não tenho certeza) Se eu fosse você eu ficaria por Veneza mesmo e aproveitaria mais, pq acho que no seu roteiro vai ficar corrido.. é linda você vai amar. Vá pra Burano que é pertinho e a viagem é super gostosa. (veja os preços na minha planílha, é o mesmo que em qqr outro lugar... é só fugir de hospedar perto da san marco)

 

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição ::otemo::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...