Ir para conteúdo

Roteiro, Dicas e Gastos - Itália (18 Dias / 12 cidades)


Posts Recomendados

  • Membros

.

Veneza, Burano, Firenze, Cinque Terre, Pisa, San Gimignano, Roma, Vaticano, Castel'Gandolfo, Sorrento, Pompéia, Ilha di Capri

 

Segue dicas importantes:

 

ATRAÇÕES - Todos os ingressos vendidos antecipados foram comprados no Brasil com pagamento via Cartão de Crédito, com bastante tempo de antecedencia

*muitos lugares a fila de quem comprou pela internet é menor (ficar de olho no tempo de venda de cada um)

Acorde Cedo: os turistas são preguiçosos, é possível tirar foto só você e o coliseu as 8h da manhã (e vai evitar muita fila pra entrar)

MALAS - se for fazer voo interno, verificar peso das malas em geral 20kg.. Esqueça o limite internacional

MALAS - Evitar malas de rodinhas, dar preferencia as mochilas.. As estações não tem muita acessibilidade (vai por mim, quase morri)

RESTAURANTES - Sempre há restaurantes que não cobram corpeto (taxa pra sentar), vale a pena procurar.

TRANSPORTE - Cidades pequenas como Pisa, San Gimignano, Castel Gandolfo... Evitar finais de semana.. Os ônibus demoram demais

TRANSPORTE - se alguém vier com boa vontade de ajudar a comprar tickets nas maquinas, ele vai te cobrar gorjeta ao final

TRANSPORTE - não deixe de validar os tickets nas maquinas dentro das estações (os comprados pela internet não precisam)

ALIMENTAÇÃO - Em geral o almoço foi feito em restaurante, jantar feito com compras em mercado (lanches, saladas, outros)

BANHEIRO - aproveite os dos restaurantes, alguns públicos são pagos

"INDIANOS, AFRICANOS, ROMANOS - fuja deles, os indianos e africanos vendem bolsas falsificadas, se você olhar muito e mesmo a distância, eles vão atrás de você

(tenha certeza que está disponível a isso quado for olhar, o preço vale a pena.... Os fantasiados de romanos estão para tirar fotos, se for tirar.. tenha certeza que terá que deixar uma gorda gorjeta"

ÁGUA - não há necessidade de comprar, em geral as cidades possuem fontes com água potável à vontade (só não achei muitas em Veneza)

TEMPO - Mês de Abril é frio, vá preparado inclusive para chuva. (nada que estrague o passeio)

 

>>>> VENEZA

 

- O passeio de Gôndola custou 80 euros, independente do número de pessoas(até 6), vale a pena caçar mais gente pra dividir NÃO DEIXE DE IR (faça o que passa no gran canal, a vista da Rialto é linda - fazer no por do sol).

- Você vai se perder, esqueça o mapa e curta.

- Se achar algo que goste, compre, você nunca mais vai encontrar o lugar novamente.

- Não compramos os tickets dos vaporetos que valem para vários dias, é possível fazer tudo a pé, além de ser muito mais interessante passear pelas ruelas de Veneza.

- Super recomendo o hotel em que ficamos, principalmente pelo fato de facil acesso. Não precisamos atravessar nenhuma ponte com malas para chegar lá. Pense nisso quando for buscar acomodação. Veneza tem mais de 400 pontes, e carregando mala não é muito agradável.

 

Me apaixonei por Veneza, se perder por lá é incrível, você descobre um lugar mais lindo que o outro. Antes de conhecer ouvi muitos histórias que o lugar é fedido, sinceramente eu não achei, nada diferente de uma cidade praiana.

 

 

>>>> BURANO

 

- Meio dia é mais que suficiente para conhecer.

- Prefira Burano ao invés de Murano.

 

A cidade é pequena, se eu pudesse me aposentaria e vivia por lá. Apaixonante as casinhas coloridas.

Pra chegar em Burano tem que passar por Murano, confesso que o pouco que vi não me atraiu em nada.

 

 

>>>> FIRENZE

 

- Em Firenze sobrou um dia a toa no roteiro, pois as atrações são muito próximas, foi possível fazer tudo a pé, não pegamos ônibus nenhuma vez.

- Basílica de San Lorenzo não vale a pena pagar pra entrar, é proibido tirar fotos, não tem nada que me chamou atenção.

- Não deixar de subir na cúpula do Duomo, se tiver calor vá preparado com água, e garanta suas condições físicas.

- Não deixe de comprar 'gorgonzola dolce' no mercadão, é uma maravilha (salames, azeitona, queijos, azeite...)

- Não entrei no Batistério.

 

Estava muito frio em Firenze, mas a cidade é linda. O ar antigo dá todo o charme a cidade. A vista do Duomo é incrível e vale todo o sacrifício.

Firenze é um dos lugares que melhor se come.

 

 

>>>> 5TERRE

 

- Dá pra pular a terceira cidade (Corniglia) sem dor no coração, hmm se quiser pular Vernazza (quarta cidade) também pode, mas não deixe de conhecer Riomaggiore(1), Manarola(2) e Monterrosso (5)

 

Lembrando que da primeira até a segunda cidade é feito a pé, por um caminho a beira mar LINDO, entre as outras cidades é feito de trem.

 

>>>> PISA

 

- Verifique horários de ônibus da estação até a torre, é meio longinho a pé.. Em torno de 30min.. Eu fiz a pé.

 

A cidade não tem muito o que fazer, apenas a torre, mas não dá pra deixar de conhecer. Tem que tirar a foto clássica.

 

>>>> SAN GIMIGNANO

 

- Evite de ir aos finais de semana, os ônibus demoram muito, durante a semana tem mais opções de horários.

- Não deixe de tomar o melhor sorvete do mundo, é barato.

 

A cidade é pequena e uma graça, passear sem compromisso e desfrutar do clima medieval. Recomendo comprar vinho e azeite pois é super barato.

 

 

>>>> VATICANO

 

- Não deixar de ver SCAVI (vaticano), agendar com bastante antecedência.. Um dos passeios que mais vale a pena (FATO!!)

http://www.vatican.va/roman_curia/institutions_connected/uffscavi/documents/rc_ic_uffscavi_doc_gen-information_20090216_it.html

email para: scavi@fsp.va"

- Não deixar de subir na cúpula

- Chegar cedo dentro da basílica, é vazia e não pega fila (se preferir, o fim do scavi dá dentro da basílica, não precisa pegar fila... Ainda assim sugiro ir outro dia cedo se der)

- Museu do vaticano é gigante e lotado, se você gostar de museu vai levar ao menos 3h.. Senão vá direto ao fim para a capela sistina. (é lotada, dá pra tirar foto escondida)

- Fuja dos Domingos e Quarta-feiras, é o dia em que o papa está lá. A praça fica lotada.

 

O Scavi (tour guiado na cripta embaixo da basílica) foi um dos passeios que mais gostei,geralmente os tours são em inglês (apesar de ter outros idiomas), mas mesmo que você não entenda, eu sugiro ir.

http://www.vatican.va/various/basiliche/necropoli/scavi_english.html

o fim do tour dá dentro da capela sistina, porém a hora que termina o tour a basílica já está cheia. Eu sugiro ir outro dia cedo, na verdade eu fui no dia do Scavi antes, não tem fila e ela está vazia.

Ela é linda e gigante, se você quiser aproveitar, reserve ao menos 1 hora e meia.

 

>>>> ROMA

 

- Procure restaurantes fora dos centros turísticos, Roma é o pior lugar para se comer.

- Fontana di trevi.. Chegue cedo, aquilo lota , mas lota mesmo

- Se for viajar em Abril, eles tem a semana cultural, vários lugares são gratuitos. Verifique.

 

Minha visita ao coliseu estava programada para a parte da manhã, porém chegamos lá informaram que ficaria fechado até as 11:00 devido a reunião de funcionários, tivemos que inverter o roteiro. Programe-se para ir de manhã, é bem mais fácil. Não deixe de comprar o Roma Pass pois a fila é bem menor (eu não comprei devido a semana da cultura, não compensaria pois tinha varias coisas de graça, peguei fila gigante).

Vi que tinha gente fazendo passeio na parte de baixo do coliseu, um tour guiado. Não sei como funciona, talvez valha a pena você pesquisar isso.

Roma tem muitas, mas muitas igrejas, chegou uma hora eu não aguentava mais tirar fotos, mas vale a pena a visita em todas elas, cada uma tem um detalhe diferente.

Utilize metrô, você vai economizar algumas pernadas

A pousada que fiquei é na Rua do Vaticano, bem próximo a uma estação de metrô e tem fácil acesso para todos os pontos da cidade.

 

>>>> CASTEL GANDOLFO

 

- visite durante a semana, os horários de ônibus são péssimos.

- Peça para o motorista parar na entrada da cidade, e não na base do lago.

 

A cidade é a coisa mais linda, a vista do lago é incrível. Não deixe de conhecer, vale muito a pena, porém planeje bem com o horário de ônibus.

Restaurantes na cidade abrem tarde, você não vai gastar mais que 2 horas na cidade.

 

 

>>>> POMPÉIA

 

- Vá de tênis e roupa confortável, você vai andar muito

- Leve lanche e água, não há nenhum local pra comprar comida

- Vulcão vesúvio: investigue o tempo antes, identifique primeiro qual das montanhas é antes de subir, verifique se não há nuvens senão você vai congelar e morrer de falta de ar ::Cold::

- Transporte indicado no roteiro para ir ao Vesúvio não consegui achar, fomos com um 'turistico'

- tome suco de limão siciliano, é muiiito bom

 

Para chegar em Pompéia saímos de Roma com destino a Nápoli, de lá fomos a Pompéia onde deixamos a mala na estação (descendo escadas) para depois ir para a próxima cidade base (Sorrento).

Antes de entrar no complexo fomos ao Vesúvio com um daqueles "turísticos", o ônibus nos leva na base do vulcão, de lá pega um outro veículo com tração 4x4, este te deixa pouco mais pra cima. Confesso que pra mim foi frustrante, tinha uma nuvem na ponta do vulcão, ao descer do 4x4 não conseguia enxergar 1 metro na frente (sério!), não tinha ideia se faltava muito ou pouco, o frio congelava... desistimos e voltamos pra esperar o 4x4 que te deixa lá e volta só 1h depois.

Eles não alertam as condições de tempo que está lá em cima, não deixe de perguntar, e tenha certeza antes de ir.

 

 

 

>>>> ILHA DE CAPRI

 

- Não compre a passagem de ida e volta de uma vez, apesar de ser mais barato os horários são restritos e você fica limitado aquela 'companhia'.

- Monte solaro, verifique as condições do tempo, não conheci pois havia uma nuvem em cima

- Não deixe de fazer o passeio de barco 360º

 

A ilha é linda, não tem como descrever, faça o passeio 360º onde dá a volta por completo na ilha. Sente no fundo do barco, a visão é incrível.

 

 

>>>> SORRENTO

 

não tem nada pra fazer, só bater perna... Serve como cidade base para se hospedar e conhecer Pompéia, Capri.. É bonitinha e agradável.

 

 

 

 

**Como nosso voo de volta foi muito cedo, saímos de Sorrento voltamos à Roma e nos hospedamos em um hotel mais próximo ao aeroporto para que pudéssemos pegar um táxi mais em conta, e chegar no horário.

 

e um detalhe importantíssimo, estando calor ou frio..... TOME SORVETE, MUITO SORVETE!!!

 

 

ps: apesar de já fazer algum tempo que fiz a viagem, espero ter ajudado. Se ainda restar alguma dúvida pode escrever aqui no tópico que o que eu lembrar e puder ajudar será um prazer. =)

 

BOA VIAGEM!!! ::otemo::

 

.

atraçõesITÁLIA.dot

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Amei seu relato!

Qual o nome do hotel q vc ficou em Roma?

 

nayhara em Roma eu fiquei na La Maison Vaticana

é um B&B de uma brasileira super atenciosa, ele fica super bem localizado em uma rua lateral ao Vaticano, aproximadamente 5 minutos da Praça São Pedro e da estação Ottaviano do metrô. Próximo a ele tem um mercadinho (Carrefour), e ótimos restaurantes. A Gisele, dona do B&B ensina o caminho.

A única coisa que deixa a desejar é o café da manhã. Eles dão um vale para você comer em lanchonete na rua ao lado, apesar de gostoso é só croissant e cappuccino (no final eu já não podia ver croissant na minha frente), mas não é nada que estrague o resto dos benefícios.

 

Dá uma olhadinha na planílha, lá tem tem todos os hotéis que me hospedei.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Amei seu relato!

Qual o nome do hotel q vc ficou em Roma?

 

nayhara em Roma eu fiquei na La Maison Vaticana

é um B&B de uma brasileira super atenciosa, ele fica super bem localizado em uma rua lateral ao Vaticano, aproximadamente 5 minutos da Praça São Pedro e da estação Ottaviano do metrô. Próximo a ele tem um mercadinho (Carrefour), e ótimos restaurantes. A Gisele, dona do B&B ensina o caminho.

A única coisa que deixa a desejar é o café da manhã. Eles dão um vale para você comer em lanchonete na rua ao lado, apesar de gostoso é só croissant e cappuccino (no final eu já não podia ver croissant na minha frente), mas não é nada que estrague o resto dos benefícios.

 

Dá uma olhadinha na planílha, lá tem tem todos os hotéis que me hospedei.

Brigadao Isa

Vou baixar as planilhas

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Isa ...

 

Primeiramente quero parabenizá-la pelas fotos ... ficaram ótimas!

 

Minha pergunta é: quanto ao e-mail enviado ao Vaticano para a Necrópole, quais as informações que você colocou nele?

 

Abraços

 

Obrigada Wellington...

 

Quanto a sua pergunta, são estas as informações que você tem que colocar ao mandar o email:

1. Número exato de participantes.

2. Nomes dos participantes

3. Pedido de idioma durante a visita.

4. Período de dias (indicar sempre o mês em letras) durante o qual o Instituto poderá encomendar os cartões. O tempo da visita será estabelecido pelo Gabinete de acordo com a disponibilidade.

5. Modo de resposta (comunicando o endereço de e-mail, ou fax ou endereço postal)

 

Sugiro você colocar todo o período que estará em Roma, assim fica mais fácil de conseguir agendar, uma vez que o passeio é restrito a 12 pessoas por vez. Outra coisa, acho que até tem a visita em português, mas deve ser bem restrito, então coloque outro idioma também. Se você fala Inglês é a melhor opção e mais garantido.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Isis, excelente relato. Parabéns. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Já baixei sua planilha e estou fazendo minha programação em cima dela. Muito boa.

 

Uma dúvida. Mandei o email agora com as informações para reserva do Scavi. Mas como faço para comprar o ingresso? Pelo que entendi, você comprou aqui do Brasil, é isso?

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
  • Membros
Isis, excelente relato. Parabéns. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Já baixei sua planilha e estou fazendo minha programação em cima dela. Muito boa.

 

Uma dúvida. Mandei o email agora com as informações para reserva do Scavi. Mas como faço para comprar o ingresso? Pelo que entendi, você comprou aqui do Brasil, é isso?

 

Desde já agradeço.

 

Depois que você manda um e-mail para o scavi@fsp.va você receberá um e-mail dizendo o dia e a hora em que você foi aceito no tour. Se você quiser o dia e o horário que eles lhe ofereceram, tem dois dias para mandar uma nova mensagem agora enviando os dados de seu cartão de crédito. Se não mandar nesse prazo, sua reserva é imediatamente cancelada.

Depois você recebe novo e-mail, desta vez encaminhando um recibo de pagamento que deve ser impresso e levado no dia da visita para ser trocado pelos tickets.

 

Att,

Link para o comentário
  • Membros

Wellington, faz tempo que você foi?!

 

Recebi hoje o email do Scavi confirmando minha reserva e dizendo que eu tinha até 10 dias para confirmar o horário que eles propuseram.

Quanto ao ticket dizia que só poderia ser adquirido lá 10 min antes.

Acho que mudou o procedimento.

Segue abaixo parte do email para quem tem interesse em saber também.

 

"CONFIRMATION OF BOOKING

This booking must be confirmed within 10 days from today, via fax, telephone, or e-mail

Euro 13,00 (about 16.46USD)

Total cost for 2 &ckets : Euro 26,00

The &cket(s) may only be purchased at the Excava&ons Office 10 minutes before the scheduled visit.

Please print this con irmation, that will serve as your pass at the security check on the day of your visit."

 

Obrigada Wellington.

Vou aproveitar para fazer uma pergunta bem boba, mas estou com dúvida e não custa né?!No meu guia não fala nada Scavi.

 

Além do ingresso do Scavi, ainda tenho que comprar o do Museu do Vaticano certo?! Um coisa não tem "nada a ver" com a outra né?!

Quero comprar para o mesmo dia, que será uma quarta e pretendo visitar o Museu, a Capela e a Basílica no mesmo dia após a benção do Papa. Vocês acham que dá tempo? Vi no roteiro da Isa que ela fez tudo no mesmo dia e mais o Castel Sant Angelo. Minha dúvida é se compro para antes ou depois do Scavi, que ficou marcado paras as 14:30 e a benção do Papa pelo que pesquisei é em torno das 10 hrs (me corrijam se estiver errado).

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...