Ir para conteúdo

Rota das Emoções - Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Jericoacoara, Canoa Quebrada 15 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros,

Fiz minha primeira viagem sozinha e como peguei varias informações aqui, vim deixar minha contribuição.

Escolhi a rota das emoções e passei por sete cidades em 15 dias..

 

Barreirinhas - Atins - Tutóia - Parnaíba - Jericoacoara - Fortaleza - Canoa Quebrada

 

Informação super importante primeiro q eu não sabia: eu fiz a viagem no fim de novembro, então a maioria das lagoas dos lençóis estavam secas, pq a época de chuva la é no começo do ano. Os moradores falaram q a melhor época pra ir é de maio a agosto, pq as chuvas param em abril. Em Jericoacoara tbm tem esse problema, uma das lagoas estava seca.

Os hostels q eu fiquei, reservei antecipadamente pelo booking. Menos a pousada em Atins q eu não tinha reserva. Fora de temporada é bem tranquilo então não tem muita necessidade de reservar antes.

 

Dia 1 – domingo

Sai de Maringa-PR as 09:00, conexão em São Paulo e cheguei em São Luis as 15:30. Eu optei por ir direto até Barreirinhas, durante a semana tem van vários horários q vai pra lá, mas como era domingo a opção era ir de ônibus. Eu perguntei no guichê de informações turísticas no aeroporto como eu fazia pra ir pra la, por sorte tinha um transfer de carro q ele tinha ido levar um pessoal pro aeroporto e tava la ainda esperando pra ver se aparecia alguém q queria ir até Barreirinhas. Ele cobrou 70,00. A viagem durou umas 4 horas, é bem longe.

Em Barreirinhas me hospedei no hostel casa do professor. 40,00 a diária, quarto pra 5 pessoas, com café da manha incluso e um dia eu até almocei la com o professor.

 

Dia 2

Na segunda eu fui fazer o passeio pra lagoa da esperança. Esse é a tarde, sai as 14:00 e retorna após o por-do-sol q é bem bonito la na lagoa. Paguei 50,00.

 

Dia 3

Na terça fui no passeio q vai até caburé. Esse sai de manha e volta depois do almoço. Vai de barco pelo rio Preguiça e passa nos povoados de vassouras e Mandacaru, onde tem um farol q pode subir e tem uma vista muito bonita de lá. Em caburé ele para em um restaurante pra almoçar. O almoço prato pra duas pessoas em média 80,00, dá pra pedir meia porção. Lá tem o mar de um lado e o rio de outro e da pra fazer passeio de quadriciclo (50,00). Eu fiz com a empresa São Paulo ecoturismo, 60,00.

 

Dia 4

Na quarta eu fui pra Atins de manhã, de jardineira (25,00). Tem como ir de barco q é o q faz o mesmo passeio até caburé, ai combina com o barqueiro pra ele te levar até atins, não sei quanto ele cobra a mais.

Em Atins me hospedei na Pousada da Rita, quarto individual com banheiro 50,00 a diária (baixa temporada, na alta sobe bastante o preço), café da manhã incluso. A vila é bem pequena, tem poucos restaurantes e onde eu jantei foi em torno de 30,00.

Lá não tem iluminação publica, a noite da pra ir na praia e tem uma visão maravilhosa do ceu. E deu pra ver no mar os plânctons, eram uns pontinhos verdes brilhando na água, muito legal.

 

Dia 5

Fui no passeio pra lagoa dos Caiçaras. A Rita la da pousada tem o 4x4 pra fazer passeios. Esse foi 100,00. A lagoa é bem longe e tem q fazer uma parte a pé, é uma meia hora de caminhada. Na época q as lagoas estão cheias tem varias outras mais perto pra ir. Na volta, ele passa no canto do atins, onde tem o restaurante do Antonio, q tem o camarão q foi eleito como o melhor do mundo (80,00 pra 2 pessoas).

No fim da tarde eu fui fazer um passeio de barco pra ver a revoada dos guarás, fui com um sobrinho da Rita q mora lá do lado, ele cobra 20,00 por pessoa.

 

Dia 6

Sexta eu fui pra Tutóia. Peguei a jardineira até barreirinhas (25,00), de lá outra jardineira pra Paulino Neves (20,00). De paulino neves pra tutóia fui de taxi comunitário q o motorista da jardineira já para na pracinha onde eles ficam (20,00).

Lá eu me hospedei na pousada lua branca, 60,00 a diária com café da manha. Quarto individual com banheiro. Essa pousada fica de frente pra praia e tem restaurante tbm.

Eu fui pra tutóia pq eu vi alguns relatos dizendo q o passeio do delta por lá é melhor, e tinha como ficar em Parnaíba ao fim do passeio ao invés de retornar pra tutóia. Mas sairia muito caro, pq eu teria q pagar pra outro barco me levar pra Parnaíba. E também não fechou nenhum barco pra fazer o passeio no sábado só tinha pro domingo. Então, fiquei um dia lá sem fazer nada.

 

Dia 7

O André da pousada lua branca arrumou um taxi coletivo pra mim q saia bem cedo de tutóia pra parnaiba, foi 30,00. Pro sábado os barcos do passeio já estavam todos lotados, então tive q deixar pro outro dia. Tive q tirar um dia de fortaleza pra conseguir fazer o passeio mas valeu a pena.

Em parnaiba me hospedei no Parnaiba hostel, 45,00 a diária com café da manha. Quarto pra 4 pessoas com banheiro. Fica bem localizado, perto de supermercado e de uma avenida onde passa circular. O pessoal la é muito legal.

Fui pra praia do coqueiro de manha, almocei por lá (+/- 40,00) e fui pra pedra do sal, fiquei la até o por-do-sol. Depois, fui pra uma cidadezinha la perto q estava tendo festival do caranguejo. Tinham varias barracas com vários pratos feitos com caranguejo. Jantei por lá e voltei pra parnaiba. Nesses lugares eu usei o transporte publico, ficou uns 15,00 tudo.

 

Dia 8

No domingo as 08:00, o transfer passou no hostel pra ir até o porto onde pegava o barco pro passeio do delta. A Ines la do hostel já tinha reservado o passeio. Foi 75,00 incluso transfer, almoço no barco e degustação de caranguejo. O barco faz duas paradas, uma no delta e outra numa prainha no rio. Bem legal o passeio, vale muito a pena.

 

Dia 9

Na segunda de manha fui pra Jericoacoara. A Ines reservou um transfer q levava até la. Como é 4x4 não precisou parar em jijoca pra ir de jardineira, foi direto e já me deixou no hostel (70,00). Tem como ir de ônibus, vai até jijoca e la pega a jardineira até a vila de jeri (fica uns 50,00).

La eu fiquei no villa chic hostel, 59,00 a diária com café da manhã. Quarto feminino pra 8 pessoas com 2 banheiros e tem uma repartição no quarto, ficam 2 beliches de um lado e 2 do outro. Tem piscina.

Curti a praia a tarde e fui na duna pra ver o por-do-sol, maravilhoso.

Lá em Jeri tem restaurantes pra todos os gostos e bolsos, com 15,00 da pra comer prato feito e a comida é boa.

 

Dia 10

De manhã fui pro passeio de bugui até a lagoa da tatajuba. Foi 60,00 cada um, pra 4 pessoas. Esse bugueiro não passou pelas dunas ele foi pela praia, então quando for fazer pergunta antes se passa pelas dunas pq é bem mais legal.

 

Dia 11

Na quarta fui pra pedra furada, pra chegar la é uma caminhada de uns 2km. Se a maré estiver baixa da pra ir pela praia, senão tem q ir pelo alto de um morro, q vale muito a pena pq a vista la de cima é incrível.

 

Dia 12

Quinta eu fui pra fortaleza. Lá no hostel eu me informei sobre como ir e o recepcionista reservou pra mim com a empresa sim7. Eles me pegaram no hostel as 9:00, foi até a lagoa do paraiso onde ficou até 12:30 pro pessoal ficar na lagoa e almoçar e depois levaram até um micro ônibus q vai pra fortaleza e me deixou em frente o hostel. Foi 65,00 esse transfer.

Em fortaleza eu me hospedei no hostel dragão do mar, 45,00 a diária com café da manha, quarto feminino pra 6 pessoas. Fica bem localizado em frente o centro cultural dragão do mar, próximo de restaurantes e pontos de ônibus.

Como eu perdi um dia por causa do passeio no delta, não deu pra conhecer muita coisa por lá, mas vale a pena ficar uns dois dias pq tem o mercado do peixe, mercadão, a catedral q vale um passeio. La eles tem um aplicativo pra alugar bicicleta, é o bicicletar, paga 5,00 e pode andar o dia todo.

 

Dia 13

Sexta fui pra canoa quebrada. Eu escolhi ir com uma empresa q faz o passeio das praias, passa por morro branco, uma outra praia e depois canoa quebrada. Mas a empresa q eu havia reservado (Girafa) não lotou o micro e passou eu e outra mulher q estava comigo la no hostel pra empresa Enseada. Essa enseada faz o inverso, vai primeiro pra canoa quebrada e depois pras outras praias mas nós não fomos avisadas. Já dentro do micro no caminho, o guia começou a falar e só então nós soubemos disso. Dessa forma, nós iriamos pagar por um passeio q a gente não ia fazer. Falamos com o guia, mas ele foi super grosso e falou q ele não podia fazer nada e q ele parava pra gente descer. Nós achamos um absurdo, e ele ligou pra empresa e acabou q eles não resolveram nada, a gente falou q ia continuar dentro do ônibus q não tinha cabimento algum descer la, sem nem saber onde estava. E fomos até canoa, não pagamos nada e falamos pra eles cobrarem da empresa girafa.

Em canoa eu fiquei no Hostel Ibiza, quarto pra 4 pessoas com banheiro e ar condicionado 59,00 a diária, com café da manha. O hostel fica na rua principal de canoa, em cima de um restaurante, tem uma sacada bem grande, muito bom ficar lá. Nessa rua não passa carro e a noite tem varias barraquinhas de artesanato.

 

Dia 14

Como não conseguimos fazer o passeio das praias no dia anterior, combinamos com um bugueiro de ir até morro branco pela praia. Ficou 225,00 pra cada (2 pessoas), foi caro mas valeu a pena, passa por vários lugares q não ia dar pra conhecer de outra forma. E quem faz o passeio com empresas como as q eu citei antes, quando chega em morro branco tem q alugar um bugui se quiser ir pra mais longe e custa 70,00 (mais os 65,00 do passeio).

Esse passeio eu fiz com o Argelson, recomendo muito. Chegou em uma praia e o bugui dele deu problema, então ele chamou outro bugueiro amigo dele q continuou o passeio com nós. O uga uga, muito gente boa tbm q ia falando bastante coisas sobre os lugares por onde a gente tava passando. Ele disse q faz de canoa quebrada até jeri de bugui, não perguntei o preço, mas deve ser muito bom.

Em morro branco ele parou num hotel q tem restaurante aberto ao publico e pode usar a piscina, o almoço foi uns 40,00.

Depois levou até o labirinto das falésias, la tem uns guias q vc paga o quanto quiser pra eles no final do passeio. Ele vai contando historias sobre a cidade e as falésias. Ele disse q estimam q em 10 anos as falésias vao ser destruídas pelo mar, pq está avançando muito rápido. Em algumas praias próximas de la tem casas q já foram destruídas e restou apenas os escombros.

Depois disso ele me levou até a rodoviária onde eu peguei o ônibus de volta pra fortaleza. Da rodoviária até o hostel eu fui de circular (2,75 se não me engano)

Dessa vez eu me hospedei no Albergaria hostel, 40,00 a diária, quarto feminino pra 6 pessoas, café da manha incluso. Fica bem localizado próximo da feirinha de artesanato q tem a noite na praia. Dos dois hostels q eu fiquei em fortaleza preferi o dragão do mar.

 

Dia 15

De manha fui passear pela orla com a bicicleta alugada e depois do almoço fui pro aeroporto de circular (2,75). O voo saiu as 15:30, fiz conexão em são Paulo e cheguei em Maringa meia noite.

 

Tenho fotos no facebook no grupo mochileiros https://www.facebook.com/groups/mochileiroscom/10153914324027260/?notif_t=like&notif_id=1482090662088585

 

e instagram @clara_mcs

 

 

Valeu galera..espero ter ajudado ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Clara! Show esse seu relato, deu até mais vontade de ir conhecer essa parte do Brasil. Estou querendo fazer a Rota das Emoções em maio, mas terei apenas 8 dias. Você acha que dá, ou fica muito corrido?

 

Outra coisa, o transporte de uma cidade a outra é tranquilo de encontrar? Tem bastante gente ofertando nas ruas? Você teve que fechar alguma coisa daqui, pela internet? Vejo várias operadoras oferecendo pacotes pela Rota das Emoções, mas eles são incrivelmente caros!

 

Obrigado!

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi boa noite,

Uma duvida, quanto foi $$ ao total para ir de atins para jericoacoara??

Voce foi para delta, depois parnaiba e de la para jeri??

 

Estou planejando ir em abril e estou em duvida se volto para são luis e vou de aviao para fortaleza ou se vou de tranfer por terra mesmo.

Voce indica algo??

Valeuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...