Ir para conteúdo

Roteiro Julho 2017 Europa Central


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, tudo bem?

Estou planejando uma viagem de aproximadamente 34 dias pela Europa com início e final em Viena (passagem em promoção) e gostaria de dicas para montar o roteiro. Sempre que pesquiso acho mais cidades que gostaria de visitar a acabo sem saber o que fazer. Nesse roteiro que montei até agora pensei em variar ao máximo as atrações (turismo cultural, histórico, natural e países), mas tenho dúvida quanto a quantidade de dias e locais e se consigo fazer esse tanto de trajetos sem comprometer a viagem.

 

Dia Noite (dormir)

Dia 1 Viena Viena

Dia 2 Viena ônibus/trem

Dia 3 Cracóvia Cracóvia

Dia 4 Cracóvia Cracóvia

Dia 5 Cracóvia ônibus/trem

Dia 6 Varsóvia ônibus/trem

Dia 7 Berlin Berlin

Dia 8 Berlin Berlin

Dia 9 Berlin ônibus/trem

Dia 10 Praga Praga

Dia 11 Praga Praga

Dia 12 Praga Praga

Dia 13 Cesky Cesky

Dia 14 Hallstatt Salzburg

Dia 15 Salzburg Salzburg

Dia 16 Liubliana Liubliana

Dia 17 Liubliana Liubliana

Dia 18 Zagreb Zagreb

Dia 19 Zagreb Zagreb

Dia 20 Zagreb Zagreb

Dia 21 Zadar Zadar

Dia 22 Zadar Zadar

Dia 23 Split Split

Dia 24 Split Split

Dia 25 Dubrovnik Dubrovnik

Dia 26 Dubrovnik Dubrovnik

Dia 27 Mostar Mostar

Dia 28 Sarajevo ônibus/trem

Dia 29 Belgrado Belgrado

Dia 30 Belgrado ônibus/trem

Dia 31 Budapeste Budapeste

Dia 32 Budapeste Budapeste

Dia 33 Budapeste Budapeste

Dia 34 Bratislava Avião

 

Muito obrigado, abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Pessoalmente eu acho que está um roteiro ruim, muito corrido e quantidade de dias mal distribuídos. Por exemplo você está colocando 3 dias em Zagreb, que sinceramente não precisa de mais do que meio-dia, passei por Zagreb a 3 semanas atras pela segunda vez, e continuo com a opinião que não é uma cidade que precise de mais que 1 dia, mas em fim, cada pessoa tem as suas preferências.

 

Em compensação, uma cidade enorme como Berlin, cheia de atrações tanto culturais, históricas, turismo e vida noturna agitada, pode ficar meio apertado com 2 dias e meio...

 

Ljubljana também é um local que você não gasta mais que meio dia para visitar as atrações turísticas da cidade, se for para lá, tire um dia para ir a Bled num bate-volta, se não, corte ela..

 

Na Croácia, você está deixando de fora um dos destinos mais bonitos e importantes e populares, que é Hvar, merece que você passe lá ao menos um dia e uma noite.

 

A parte de Mostar, Sarajevo e Belgrado, sinceramente seria uma maratona sem fim, empacotar mas malas, correr para a rodoviária, 5 ou 6 horas de busão, procurar o hotel, fazer check-in, etc para ter no máximo 2 horinhas livres em cada local.

 

A ordem das cidades e logistica de transporte também está ruim, por exemplo de Cesky Krumlov até Hallstat é quase impossível você chegar em 1 dia de viagem usando transporte público, não tem trem e ônibus direto, e as coisas não encaixam. Cesky Krumlov fica melhor como um bate-volta de Praga.

 

Resumindo, eu daria uma enxugada neste roteiro, tirando uns 2 ou 3 locais e redistribuindo este tempo, os mais prejudicados hoje seriam Berlin e Viena, que eu deixaria com mais 1 dia cada. A parte da Polônia também está muito apertada, são longas horas de viagem, depois que você descontar o tempo de fazer as malas, ir até o ponto, o tempo de viagem, achar o hotel, fazer check-in, vai sobrar quase nada de tempo...

 

Por fim, já comprou esta passagem chegando e voltando por Viena? A diferença de preço é tão grande assim para você ficar fazendo toda esta volta enorme, pessoalmente eu acho que há grandes possibilidades de que o valor total final gasto em passagens seja maior do que se você pegasse um voo "Multiplos Destinos" chegando por Berlin e terminando em Budapeste ou algo parecido...

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado pelas dicas, eu não tenho muita experiência em montar roteiro e fui colocando o que gostei pelas imagens e pudesse fazer um caminho.

 

Pensando no inicio e final em viena (diferença de 1250 na passagem, 2500 p duas pessoas), minha maior dificuldade é cortar cidades e estava pensando que o melhor no sentido de deslocamento seria cortar berlin e Varsóvia ou litoral croata, Sarajevo e Belgrado. Penso que os turismos na Polônia e Alemanha são mais parecidos com os da Áustria e da Hungria, mas deixaria de visitar 2 capitais com muita relevância se descartasse, por outro lado acho que se descartar o litoral, bósnia e servia perderia turismos naturais e deixaria de conhecer uma parte não tão rica da Europa.

Link para o comentário
  • Membros

Turismos naturais não ficam nas capitais e sim no interior, e no seu roteiro não tem quase nada de turismo natural.

 

Por exemplo, na Eslovênia, o turismo natural fica no interior, o lago em Bled, o parque natural de Triglav próximo de Bled e as cavernas de Postojna, Škocjan...

 

Na Croácia, Zagreb é só uma cidade média/grande, sem nada de muito especial, as belezas naturais ficam no interior ou no litoral. os destinos de turismo natural mais famosos da Croácia são o parque Plitvice, a ilha de Hvar e Dubrovnik que é indescritível, mistura belezas naturais e culturais num único destino, só mesmo indo lá para entender. Zadar, sinceramente não achei nada de espetacular, Split, Hvar e Dubrovnik dão de 10 a zero.

 

Acaba-se passando por Zagreb por causa dos deslocamentos, como tudo é muito longe e demorado lá pelo leste europeu, você acaba tendo que pernoitar em Zagreb para quebrar longos e cansativos deslocamentos de 12 a 15 horas em deslocamentos menores e menos cansativos.

 

Na Sérvia você não vai passar em nenhum local que tenha belezas naturais, só na capital, que é só uma cidade média/grande, daquelas que "não fede e nem cheira" na minha opinião pessoal..

 

Sempre é complicado cortar alguma cidade, mas é uma coisa que tem que ser feita, não dá para abraçar o mundo tudo numa única viagem, fica corrido demais, você gasta um monte de dinheiro em passagens para ficar pulando de cidade em cidade, e no final da viagem, não conseguiu aproveitar nada direito.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Realmente, a maior parte do seu roteiro se concentra no Sudeste europeu, Berlin e Polônia seriam os locais mais fora de mão no seu roteiro, olhando só pela parte logística da coisa, seriam as mais indicadas a cortar, mas em compensação, Berlin é uma cidade com uma história incrível...

 

Mas é algo que você vai ter que pensar e decidir, ainda falta muuuuito tempo até julho de 2017, faltam 10 meses ainda!!!!

 

Com certeza você vai mudar de opinião e roteiro várias vezes ainda até lá. Sinceramente, acho que está cedo demais para você comprar passagens, e já fechar num roteiro definitivo, pois muita coisa ainda vai mudar na sua cabeça até lá.

 

Utilize este tempo para pesquisar melhor sobre os locais, para ver se realmente é aquilo que você está esperando encontrar, por exemplo você comentou que queria "turismo natural", mas no seu roteiro não tinha quase nada de "turismo natural", basicamente um monte de capitais e 1 ou 2 locais com algum atrativo de turismo natural...

 

Por curiosidade, quanto que está esta passagem para Viena que você cotando, tão cedo assim, 10 meses para a viagem, costuma ser meio caro, e não serve muito de parâmetro para comparar preços...

Link para o comentário
  • Membros

Sim, quando eu falei do turismo natural foi no sentido de poder variar as atrações durante a viagem indo no litoral croata, porque já teríamos visto muito de história, de arquitetura, etc.

 

Por mim, eu já teria cortado Varsóvia e Berlim (não que a volta pague o que vamos ver), mas minha irmã queria bastante, então ainda estamos conversando hahaha.

 

Eu já fiz uns 30 roteiros aqui e pelas pesquisas tô tendendo a aumentar os bate voltas e diminuir as cidades o máximo possível, caso consiga eliminar Berlim, acho que vai ficar mais tranquilo os trânsitos e a distribuição dos dias.

 

A última vez que vi a passagem tava 720 dólares cada (2400 mais ou menos) e como a viagem é em julho e o dólar tem previsão de subir já queríamos comprar. Olhando de outros destinos e com início e final diferentes é no mínimo uns 3600 cada e ainda corre o risco do preço aumentar com o dólar.

Link para o comentário
  • Membros

Você realmente vai conseguir estes quase 40 dias de férias? Você tem certeza que vai conseguir as férias nestes dias? será que não pode acontecer de elas saírem 1 semana antes ou depois? Que você não vai mudar de ideia? Que o Euros não vai disparar e subir para R$ daqui a 1 ano, inviabilizando a sua viagem?

 

Pessoalmente eu acho que comprar cedo demais é ruim, qualquer mudança que você tenha que fazer depois acaba anulando toda a economia que você fez comprando tão cedo assim...

 

Mas em fim, se você acha que vale a pena arriscar, sem problemas, só torça para que não precise mudar nada...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...